Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL-ARTV - CCJ - Centro Cultural da Juventude PROGRAMAÇÃO


CCJ - Centro Cultural da Juventude
 
PROGRAMAÇÃO DE 05 A 09/08
​. 
Dia 10/08, domingo, estaremos fechado em virtude do dia dos pais.
Confira a Programação do CCJ - Centro Cultural da Juventude para esta semana e participe!
A última seção é referente a programações futuras às quais já é possível fazer a inscrição.
E para saber tudo sobre o CCJ
 ​,​
 visite a página principal
​ ​
ccj.art.br
 ​.​

O CCJ abre espaço para artistas gráficos em começo de carreira
​ ​
para
 ​ ​
o
​ p
rojeto Arte da Capa. Basta se inscrever e enviar uma imagem que poderá ser utilizada no Guia Mensal e ou em cartazes, pode ser foto, desenho, graffite, colagem, etc.
Para participar, é só enviar uma arte própria cujo tema seja um dos que iremos trabalhar no mês. Em setembro, os temas serão: Direito à Mobilidade, Inclusão, Acessibilidade. Já em outubro, serão: Direito à Comunicação, Dia das Crianças, Pessoas Idosas, Professores (as), Erradicação da Pobreza e Exclusão Social.
Mais informações em www.artedacapa.ccj.art.br ou pessoalmente com a equipe de comunicação do CCJ.

A juventude brasileira protagonizou importantes transformações políticas do país. Seja na luta contra o governo militar, nas décadas de 60, 70 e 80, ou no movimento Fora Collor, em inicio dos anos 90, os jovens mostraram sua voz e foram ouvidos. Junho de 2013 foi marcado por intensas mobilizações nas ruas lideradas por jovens.
Promovido em parceria entre a Coordenação de Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o CCJ - Centro Cultural da Juventude da Secretaria Municipal de Cultura, o Mês da Juventude vai ocupar a cidade com debates e apresentações artísticas durante todo o mês de agosto – período em que a ONU celebra o Dia Internacional da Juventude.
Procurando discutir o papel dos jovens nos rumos da política brasileira, resgatando a cultura de ocupação dos espaços públicos e de participação nas mudanças da cidade, o Festival quer unir as lutas dos jovens de hoje às causas da juventude que também alterou o rumo da história nas ruas.

DEBATE ‘NAS RUAS É QUE SE MUDA O BRASIL: JOVENS NOS PROCESSOS DE MUDANÇA POLÍTICA’
O debate reúne representantes de movimentos que consagraram a luta da juventude nas ruas, em diferentes momentos da história, desde a ditadura militar, passando pelo movimento Fora Collor e chegando às jornadas de junho. Com: Vera Paiva, professora de sociologia da USP, participou do DCE/USP no período ditatorial; Ricardo Abreu, liderança do Movimento Caras Pintadas pela União Nacional dos Estudantes (UNE); Sérgio Silva, fotojornalista do projeto Piratas Urbanos, perdeu a visão de um olho durante ação da Polícia Militar nas manifestações de junho. Mediação: Lira Alli, ativista do Levante Popular da Juventude. 
Dia 5/08, terça, 19h. Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
​. 
ATENÇÃO AO LOCAL, NÃO É NO CCJ.

CINE DIREITOS HUMANOS: ‘CIDADE CINZA’
(Brasil, 2013, 80 min). Dir.: Guilherme Valiengo e Marcelo Mesquita. Livre.
Em julho de 2008, um muro de 700 metros quadrados no centro de São Paulo foi recoberto de tinta cinza, seguindo uma política de limpeza urbana da Prefeitura. O documentário acompanha a reconstrução da obra de arte registrando o trabalho dos artistas Os Gêmeos, Nina e Nunca. A trilha sonora é assinada por Criolo e Daniel Ganjaman.
Dia 9, sábado, 11h. Local: Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca
​. 
ATENÇÃO AO LOCAL, NÃO É NO CCJ.

ENCONTROS E REFLEXÕES
NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NO CCJ - NEC
“Deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso desta vida preciso demais desabafar!”
Quem tem muita coisa pra falar não encontra espaço pra dizer o que pensa. Não é mesmo? Comunicar é um DIREITO e o CCJ quer ajudar a garantir isso! Se liga no que vem por aí...
As duas primeiras oficinas, em julho, foram ótimas, os jovens e adolescentes se conheceram melhor. E agora vão conhecer melhor o lugar onde moram, do que gostam e o que querem comunicar. Também vão conhecer um pouco sobre os meios de comunicação e como funcionam de uma forma geral.
Dias 05, 12, 19, 26/08, 02/09, das 15h às 17h. Espaço Sarau.
Recomendado para jovens entre 14 e 29 anos. 30 vagas. Só chegar.

O CCJ acredita que a leitura é uma arte que precisa ser compartilhada, e para compartilhar o gosto e se apaixonar por essa arte todos os sábados têm contação de histórias na biblioteca do CCJ.
ANDREIA
Dia 09/08, sábado. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 50 minutos. É só chegar.

O projeto Terça Afro promove em Agosto no CCJ quatro encontros com o objetivo de discutir a seguinte temática: as histórias que não nos contam.
Quais histórias não nos são contadas em nossas salas de aula ou em nossas redes de televisões? Quais interesses que estas histórias não nos sejam contadas? E quais impactos elas podem acarretar sob a população negra quando são contadas?
KILOMBAGEM – GENOCÍDIO DA POPULAÇÃO NEGRA, POR QUE NÃO NOS CONTAM?
Dentre muitas histórias que não nos contaram, uma delas está pulsando pelas periferias das nossas cidades. Da Praça 7 meninos, na Brasilândia, ao Morro da Rocinha;  Cláudias, Amarildos e Ricardos, engordam uma triste realidade: o genocídio da população negra no Brasil.
​Confirme presença no facebookwww.facebook.com/events/305078206318409


Dia 5/08, terça, 19h. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

EXPOSIÇÃO DOS GRANDES MESTRES DA CAPOEIRA
Imagens dos grandes mestres da capoeira acompanhado de um breve histórico.
De 02 a 09/08, de sábado a sábado. Alameda.
Durante o horário de funcionamento do CCJ
​.​



MÚSICA
A MÚSICA DE PAULINHO DA VIOLA
O Grupo Zumbido surgiu no início de 2014, atrelado a um forte trabalho de pesquisa, o grupo desenvolve apresentações que não se restringem a apreciação musical, pois buscam também a disseminação dos conhecimentos, saberes e cultura relacionados ao samba, através de homenagens a grandes compositores do gênero. Neste show, o grupo pretende explorar a vida e obra do maior representante em atividade do samba no Brasil, Paulinho da Viola, e mostrar toda sua riqueza e importância musical.
Dia 09/08, sábado (excepcionalmente), 11h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingressos.

CURSOS E OFICINAS
Com Kena Chaves e Clarissa Moser.
Oficina de foto na lata a partir do tema paisagens urbanas. Os participantes poderão aprender os princípios da fotografia artesanal: a formação da imagem, como construir uma máquina fotográfica e todo o processo de revelação. Utilizaremos técnica conhecida como pinhole por permitir o contato com processos fotográficos pouco usuais na era digital, facilitar a compreensão da formação da imagem como fenômeno natural e desmistificar a complexidade de suas etapas. O material produzido pela oficina ficará disponível para possível exposição ou intervenção urbana.
Dias 09, 16, 23 e 30/08, sábados, das 12h às 15h.
Não recomendado para menores de 10 anos. 20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ.
  
CINEMA
“Pontos MIS” é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão, o programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e o CCJ - Centro Cultural da Juventude.
A VIAGEM DE CHIHIRO
Chihiro, uma menina esperta de 10 anos, e seus pais estão de mudança. Nos arredores do novo bairro, eles se deparam com um parque de diversões abandonado. Como num sonho ela começa a viver uma grande aventura num mundo encantado, habitado por fantásticas criaturas e passa a ser protegida por Haku, um menino com poderes mágicos. Para salvar seus pais e voltar ao nosso mundo, Chihiro terá de ter muita humildade, coragem e determinação.
Dia 06/08, quarta, 18h. Alameda.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

CINE MIRIM
Um espaço para crianças e adolescentes até 14 anos assistirem filmes e conhecerem um pouco sobre cinema. Toda a semana um filme diferente.
Todas as quintas, 16h. Ateliê.
Não é necessário inscrição, basta chegar.

CIRCUITO SÃO PAULO DE CULTURA
O Circuito São Paulo de Cultura é um programa da Secretária Municipal da Cultura que busca incentivar o diálogo entre as culturas centrais e periféricas, com um novo modelo de programação que integra todas as regiões de São Paulo.

DANÇA
O bailarino e coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni apresenta seu mais novo espetáculo Ricercari de graça no CCJ. A apresentação tem como inspiração a investigação das relações entre música e dança, misturando o espírito Barroco e a linguagem instigante da improvisação contemporânea.  Na espetáculo, temos dois solistas, o próprio Bongiovanni e o violoncelista Dimos Goudaroulis. Juntos, eles exploram as possibilidades de articulação de seus universos e constroem uma ponte entre o antigo e o moderno.
Ficha técnica:
Concepção e Interpretação: Luiz Fernando Bongiovanni & Dimos Goudaroulis.
Iluminação: Lígia Chaim.
Figurino: Madalena Machado.
Cenografia: Luiz Fernando Bongiovanni.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Dias 08 e 09/08, sexta e sábado, 20h. Arena.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
A intervenção artística da Companhia de Teatro Enlatado traz para o CCJ uma adaptação do seu espetáculo com sucesso de público Drive In,  dessa vez focada nas crianças e intitulada Divinho.  A apresentação fala sobre a vida na cidade grande e as suas facilidades, e seus problemas, e está no CCJ no dia 09 de agosto. Durante a intervenção artística a garotada escolhe qual cena quer assistir e entra dentre de uma caixa teatral onde ela ser encenada.  Com uma abordagem inovadora e muito bom humor, os monólogos refletem questões de identidade e de relação com o outro.
Dia 09/08, sábado, 15h e 17h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 45 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Neste mês de agosto o CCJ celebra o mês da fotografia, apresentando diferentes potenciais desta arte e tecnologia que ocupa cada vez mais espaço na sociedade atualmente.
A fotografia pode expressar de diversas formas a cultura popular e urbana, a beleza ou o caos, tudo depende de um olhar e um momento.  Esta oficina propõe o desenvolvimento de um olhar criativo e reflexivo sobre o cotidiano da cidade e o aprendizado básico sobre composição de imagem fotográfica. Com a utilização de qualquer material fotográfico digital, celulares ou câmeras compactas, os participantes  são convidados a fazer uma exploração  urbana  e socializar suas experiências, com o objetivo de resignificar o olhar sobre a nossa cidade a partir do bairro da Vila Nova Cachoeirinha.
Dias 16, 23 e 30/08, sábados, 15h. Ateliê.
Não recomendado para menores de 16 anos. 20 vagas.  As inscrições a partir do dia 5/08 até 12/08 na recepção do CCJ ou online em www.inscricoes.ccj.art.br.

 STOP MOTION – ANIMANDO UMA IDEIA!

A oficina vai fazer com que os participantes vivenciem todas as etapas de uma produção de um vídeo de animação Stop Motion (quadro a quadro). Desde a criação do roteiro, storyboard, confecção de personagens com massa de modelar, confecção de cenários, captação de imagem e edição. Será também apresentado um resumo da história e dos princípios da animação através da exposição dos brinquedos ópticos (praxinoscópio, zootropio, flip book) e da exibição de trechos de filmes de animação Stop Motion. Em parceria com o Pontos MIS.
Dia 15/08, sexta, 13h. Ateliê.
Somente para crianças e jovens de 7 a 16 anos. 20 vagas. 4 horas de duração. Inscrições a partir de 5/08, na recepção do CCJ ou online em www.inscricoes.ccj.art.br.

Produção de trufas e bombons desde o derretimento do chocolate, ponto para colocar a receita na forma e elaboração dos recheios. Depois de retiradas da forma, haverá a finalização e degustação.
A oficina é dada pelo Gustavo Peroni que é formado em Gastronomia pelo curso Universitário SENAC e foi professor de culinária por 5 anos no projeto Profisionalizante do Jovem Aprendiz Empreendedor.
Turma 1 | Dia 14/08, quinta, 15h. Cozinha Experimental.
Turma 2 | Dia 21/08, quinta, 15h. Cozinha Experimental.
Não recomendado para menores de 12 anos. 15 vagas por turma. 180 minutos. Inscrições na recepção do CCJ ou online em www.inscricoes.ccj.art.br.

 DE INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

Com Anderson Santos (turma 1) ou Carolina Custódio (turma 2).
Como utilizar os recursos básicos do sistema operacional Windows e de programas pertencentes ao pacote Office gerenciando janelas e arquivos, formatando documentos e apresentações, navegando na internet e realizando cálculos a fim de integrar informações e apresentar trabalhos objetivos, atraentes e de qualidade. 
Turma 1 | De 06/08 a 03/09, quartas e sextas, das 10h às 11h30. Sala de Projetos.
Turma 2 | De 14/08 a 12/09, terças e quintas, das 19h30 às 21h30. Sala de Projetos.
Não recomendado para menores de 12 anos. 15 vagas por turma. Inscrições na recepção do CCJ.

O Núcleo de Produção Musical do CCJ abre vagas para bandas e músicos que querem dar um gás no seu trabalho. Em 28 encontros, Markito Alonso (Africa la em casa e Terno Rei), Guilherme Chiappetta (Rancore e Da Lua) e Eric Barbosa (Fóssil e Ode ao mar atlântico) discorrerão sobre: Produção artística, criação de batidas, apreciação musical, técnicas de gravação, divulgação, direção de palco, roadies, técnicos de palco, contato com imprensa e história da música.
De 05/09 a 06/12, sextas, das 15h às 19h e sábados, das 10h às 14h. Ateliê.
Não recomendado para menores de 14 anos. 10 vagas. Inscrições de 5 a 24/08 na recepção do CCJ. Necessário preencher carta de intenção. Haverá seleção.

Programa Vocacional tem como objetivo a instauração de processos criativos emancipatórios por meio de práticas artístico-pedagógicas. Nesse contexto, abrem possibilidades de o indivíduo se tornar sujeito de seus próprios atos e seus próprios percursos. Para tanto, essas práticas artístico-pedagógicas buscam a apropriação dos meios e dos modos de produção ao instaurar novas formas de convivência, territórios de aprendizado e de transformação mútua.
Vocacional | Artes Integradas
Todas as terças, das 18h30 às 21h30.
Todas as quartas, das 14h às 17h.
Todas as quartas das 18h às 21h.
Todos os sábados, das 10h às 13h.
Vocacional | Música
Todas as terças, das 15h às 18h e das 19h às 22h.
Não recomendado para menores de 14 anos. Inscrições permanentes na recepção do CCJ.

O PIÁ (Programa de Iniciação Artística) é um programa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo que tem como proposta iniciar e despertar o interesse das crianças e adolescentes pelas linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro.
Horários das aulas:
TERÇA – Das 10h às 13h – De 11 a 14 anos – Ítalo e Val
TERÇA – Das 13h às 16h – De 11 a 14 anos – Telma e Val
QUARTA – Das 10h às 12h – De 05 a 07 anos – Fabi e Telma
QUARTA – Das 13h às 16h – De 08 a 10 anos – Fabi e Telma – Não há vagas
QUINTA – Das 10h às 13h – De 08 a 10 anos – Ítalo e Telma
SÁBADO – Das 10h às 13h – De 08 a 10 anos – Fabi e Ítalo – Não há vagas
SÁBADO – Das 13h às 15h – De 05 a 07 anos – Fabi e Ítalo – Não há vagas

As técnicas circenses promovem o desenvolvimento das capacidades físicas, tais como força, equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade. Também contribuem no aprendizado de importantes habilidades como saltar, correr, aterrissar, arremessar, rolar, agachar, pular, entre outras.
Crianças, de 7 a 13 anos.
Turma 1 | Quartas e Sextas, das 10h30 às 12h00
Turma 2 | Quartas e Sextas, das 13h às 14h30
Adultos, acima de 14 anos | ACROBACIA + AÉREOS
Turma 3 | terças, das 17h às 19h
Turma 4 | terças, das 19h às 21h
Turma 5 | Quartas e Sextas, das 15h às 18h

CCJ - Centro Cultural da Juventude
Todas as atividades do CCJ são gratuitas
Horário de Atendimento: terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP.
(11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br | ccj.art.br
www.facebook.com/ccjuventude



Comentários