ANTONIO PARREIRAS, PINTURAS E DESENHOS
DE 06.OUT A 03.MAR 2013
A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição Antonio Parreiras, pinturas e desenhos, com 20 trabalhos realizados entre 1887 e 1929. Antonio Parreiras (Niterói, RJ, 1860-1937) é considerado um dos principais paisagistas brasileiros entre o final do século dezenove e as primeiras décadas do século vinte.
GRAVURA BRASILEIRA NO ACERVO DA PINACOTECA DE SÃO PAULO
DE 21.ABR A 28.DEZ 2014
Gravura Brasileira no Acervo da Pinacoteca de São Paulo, mostra com obras e 105 artistas como Elisa Bracher, Fayga Ostrower, Ivan Serpa, Lasar Segall, Lívio Abramo, Maria Bonomi, Oswaldo Goedi, entre outros. A mostra é resultado de uma pesquisa que vem sendo realizada no acervo da Pinacoteca, que conta com mais de três mil gravuras e marca o inicio das atividades sistemáticas, propostas pela Pinacoteca, com foco na produção de gravura no Brasil.
GALERIA TÁTIL
DE 07.JUL A 01.JAN 2020
A exposição Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras, localizada no segundo andar do museu, foi especialmente elaborada para visitantes com deficiências visuais. Este é um projeto pioneiro realizado pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado em parceria com o Grupo Santander Brasil, que reúne os bancos Santander e Real.
MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO
DE 24.JAN A 01.DEZ 2015
Instalado na Estação Pinacoteca o espaço do Memorial da Resistência de São Paulo apresenta quatro eixos temáticos: O edifício e suas memórias, Controle, repressão e resistência: o tempo político e a memória, A construção da memória: o cotidiano nas celas doDEOPS/SP e Da carceragem ao Centro de Referência.
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ
DE 01.JAN A 01.DEZ 2020
Inaugurado em 1825 o Parque da Luz foi o primeiro espaço de lazer da população paulistana. Em 1981, o jardim foi tombado como patrimônio histórico e atualmente abriga cerca de 50 esculturas que integram o acervo da Pinacoteca do Estado. Entre os artistas apresentados estão Victor Brecheret, Leon Ferrari, Amílcar de Castro, José Resende, Marcelo Nietsche e muitos outros.
Comentários
Postar um comentário