Pular para o conteúdo principal







image.jpeg


VERVE GALERIA INAUGURA INDIVIDUAL DE LUISA MALZONI 
  
"Olho d`Água” apresenta o resultado de uma extensa pesquisa sobre técnicas antigas de fotografia e cinema, com obras criadas a partir de processos de impressão artesanais do século XIX 
  

A Verve Galeria encerra seu calendário expositivo de 2018 com a individual "Olho d`Água", da artista visual Luisa Malzoni, sob curadoria de Ian Duarte Lucas. A mostra tem como temática a memória, e apresenta 30 obras produzidas a partir de técnicas antigas de fotografia e cinema, compondo processos de impressão artesanais do século XIX, tais como o Cianótipo, a albumina e o Marrom Van Dyke em tecido, que em muitas obras também é bordado. A artista também explora releituras e desdobramentos de sua experiência em restauro de filmes de cinema antigos, utilizando filmes S8 resgatados entre seus familiares, os quais se transformam em suporte para pinturas. 

A produção de Luisa Malzoni se baseia em uma extensa pesquisa sobre processos ancestrais de imagem, sob o ponto de vista da memória: “A memória e as técnicas antigas estão quase sempre presentes no meu trabalho, pelo menos como inspiração. Gosto de misturar o antigo com o novo. O artesanal com o digital. As técnicas antigas são o embrião, a minha grande paixão”, comenta a artista. Peças elaboradas entre 2001 e 2018 integram a individual, cujo título faz referência a uma nascente de água - no sentido de que seus estudos recaem na origem da fotografia – e também ao nome de seu ateliê. 

Acerca do método de criação, Luisa Malzoni deixa a coloração de cada técnica assumir o resultado de suas obras, como no caso do Cianótipo, que rende uma cor azul, e do Marrom Van Dyke. Em outras peças, a artista colore fotografias e filmes à mão, obtendo novas possibilidades estéticas. “Sou muito apaixonada por fotografia antiga e pelo cinema silencioso. Tenho a grande sorte de poder trabalhar com ambos, que aliás estão super relacionados. Gosto muito de técnicas antigas e artesanais. Explicar como funciona meu método de produção eu não sei, mas tenho grande paixão por estudar e criar”, conclui. 
  

Anexo, press release completo.





Olho dÁgua.8.jpg
Luisa Malzoni, “Estereoscópica V” (2018)

  

Exposição: "Olho d`Água" 
Artista: Luisa Malzoni 
Curadoria: Ian Duarte Lucas 
Coordenação: Allann Seabra 
Abertura: 11 de dezembro de 2018, terça-feira, às 19h 
Período: 12 de dezembro de 2018 2 de fevereiro de 2019 
Local: Verve Galeria – www.vervegaleria.com 
Endereço: Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista, São Paulo – SP 
Telefone: (11) 2737-1249 
Horários: Terça a sexta-feira, das 11 às 19h / Sábado, das 11 às 17h 


Comentários