Pular para o conteúdo principal

VISUAL ARTV- Visões Urbanas dança nas unidades do Sesc Santo Amaro e Campo Limpo





Visões Urbanas dança nas unidades do
Sesc Santo Amaro e Campo Limpo
image.png
                                                                           Luis Arrieta, em Umbral – Foto Lou Gaioto

Sexta e sábado (dias 12 e 13/4), o 12º Visões Urbanas – festival internacional de dança em paisagens urbanas, em seu circuito “Visões Periféricas”, que propõe estender as ações para espaços não centrais da cidade, concentra apresentações em duas unidades do Sesc: Santo Amaro e Campo Limpo.
Na tarde de sexta (16h30), o Santo Amaro acolhe “O Corpo no Desenho”, trabalho de Lara Dau Vieira (São Paulo) dirigido ao público infanto-juvenil, que propões dançar e desenhar. A partir das 20h, Luis Arrieta dança Primeiro Umbral, Segundo Umbral e Terceiro Umbral, que conduzem a espaços adivinhados, intangíveis ou concretos, entremeando as apresentações de “Transformações | O Tempo do Corpo”, de Dorothy Lenner, sobre a impermanência do tempo, do corpo, do espírito e da vida; e “Tabibito viajante”, performance fugaku do Núcleo Fu Bu Myo In, de Toshi Tanaka.
Sábado, no Sesc Campo Limpo, o programa é vespertino, entre 14h e 16h, com “Oximoro II”, de Cilô Lacava, que traz pensamentos e sentimentos de uma andarilha sobre a destruição do Planeta que nos abriga;  “Em Solilóquio”, com Maria Mommensohn, que mostra os contornos do corpo na intimidade do pensar e do sentir; “Senhor Calvino”, da Cia Artesãos do Corpo, inspirado no universo poético-urbano do escritor Ítalo Calvino, iluminando pequenos detalhes presentes no cotidiano das cidades, e “Travessia”, com o grupo Caixa de Imagens, que traz a boneca Gilda, de aproximadamente 10 cm, com seu vestido-cenário, que ganha vida nas mãos do ator manipulador, do ator que toca a trilha e do espectador.
Em São Paulo, o 12º Visões Urbanas se encerra na sextadia 19, com o Urbaninhas, uma seleção de trabalhos mais direcionados ao público infantil, que acontece na Casa das Rosas ao ar livre. A partir das 11h, o Grupo Caixa de Imagens apresenta “Travessia”, seguido de Lara Dau Vieira, com “O Corpo no Desenho” e “Sr. Calvino”, da Cia Artesãos do Corpo.
A dança em paisagens urbanas
Concebido em 2006, pelos artistas Mirtes Calheiros e Ederson Lopes (Cia Artesãos do Corpo), o Visões Urbanas faz parte da rede internacional de festivais “CQD – cidades que dançam”, conectando São Paulo com cidades da Europa e América Latina, para promover a circulação, a troca e o intercâmbio de artistas e trabalhos criados para espaços públicos.
Nesta edição, o festival repete a experiência de descentralização da produção cultural para outras cidades – já aconteceu em São Bernardo do Campo, Embu-Guaçu, Maceió (Al) e Campinas –, sendo acolhido pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, cidade litorânea de São Paulo, em versão poket,  com a apresentação de "Tabibito Viajante", com o Núcleo Fu Bu Myo In, "Travessia", da Caixa de Imagens, e "Sr. Calvino", com a Cia Artesãos do Corpo, que encerra o Festival no dia 20.
XII Visões Urbanas / 2019 foi contemplado pelo Proac – Festivais de Artes II.
Abaixo, confira a programação completa  - também em
__________________________________________________________
Serviço
XII Visões Urbanas – Festival internacional de dança em paisagens urbanas 
12/4 (sexta) – SESC Santo Amaro Rua Amador Bueno, 505 – Metrô Largo Treze
16h30 – “O Corpo no Desenho” (Lara Dau Vieira - SP)
20h – “Primeiro Umbral” (Luis Arrieta - SP); “Transformações | O Tempo do Corpo” (Dorothy Lenner - MG); “Segundo Umbral” (Luis Arrieta - SP); “Tabibito Viajante” (Núcleo Fu Bu Myo In - SP); “Terceiro Umbral” (Luis Arrieta - SP). 
13/4 (sábado) – SESC Campo Limpo (Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 - Metrô Campo Limpo)
14h - “Oximoro II” (Cilô Lacava - SP); “Em Solilóquio” (Maria Mommensohn - SP); “Senhor Calvino” (Cia Artesãos do Corpo - SP); e “Travessia” (Grupo Caixa de Imagens - SP).
19/4 (sexta) – Casa das Rosas – Urbaninhas
11h – “Travessia” (Grupo Caixa de Imagens - SP); “O Corpo no Desenho” (Lara Dau Vieira - SP); “Sr. Calvino” (Cia Artesãos do Corpo - SP).
_______________________________________________________________
Programação
12/4 (sexta-feira) – Visões Periféricas
Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505 – Metrô Largo Treze
16h30  O Corpo no Desenho  Lara Dau Vieira (São Paulo)
O Corpo no Desenho – Lara Dau Vieira (São Paulo)
Em “O Corpo no Desenho” os performers estimulam a relação com os transeuntes convidando-os a pausar o movimento do corpo para serem vistos e desenhados numa malha de papel. Como “nuvem de desenhos’, a malha sobrevoa os ares e se instala no espaço revelando memórias de corpos, escritas, traços e sonhos para serem observados.
Criação: Lara Dau Vieira | Performers: Lara Dau Vieira, Ligia Marthos, Ricardo Fornara e Tatiana Melitello | Registro fotos: Ricardo Fornara e Claúdia Rodrigues| Registro de vídeo: Tarsila Coury | Produção: Mibemol
Duração: 45 minutos
20h  ‘Primeiro Umbral’ – Luis Arrieta (São Paulo)
Aos 67 anos, Luis Arrieta, na sua intuição física, que é o seu modo de perceber o mundo, nos traz essa procura de umbrais que o conduzem a espaços adivinhados, intangíveis e concretos povoando o espaço invisível.
Concepção Geral e Interpretação: Luis Arrieta  | Música: Oliver Messiaen/ George Crumb
Duração: 3 intervenções alternadas de 6 minutos cada uma
20h10 – ‘Transformações | O Tempo do Corpo’ – Dorothy Lenner (Minas Gerais)
Performance de Dorothy Lenner sobre a impermanência do tempo, do corpo, do espírito e da vida. Celebração do reconhecimento da beleza na imperfeição e a incorporação de nossa finitude.
Performer: Dorothy Lenner | Direção cênica: Key Sawao | Espaço e Luz: Hideki Matsuka | Trilha sonora e operação de som: Rodrigo Gava
Duração: 20 minutos
20h40 – ‘Segundo Umbral’ – Luis Arrieta (São Paulo)
20h50 –  Tabibito Viajante – Núcleo Fu Bu Myo In (São Paulo)
“Tabibito Viajante” é uma performance fugaku inspirada nos haikus de Matsuo Basho.
Performers: Toshi Tanaka e Ciça Ohno
Duração: 20 minutos
21h20 – ‘Terceiro Umbral’ – Luis Arrieta (São Paulo)
13/4 (sábado) – Visões Periféricas
Sesc Campo Limpo
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 - Metrô Campo Limpo
14h – ‘Oximoro II’ – Cilô Laclava (São Paulo)
Uma andarilha é atravessada por pensamentos, sentimentos e acontecimentos de destruição do Planeta que nos abriga e observa as conexões vitais ignoradas entre todas as espécies
Concepção, figurino e performance: Cilô Lacava | Adereços: das Etnias Paresi ou Irantxe, Xavante (Mato Grosso), Tikuna e Kuripako (Amazonas) |     Produção: Tarcísio Tatit Sapienza | Musica: Gavin Bryars
Duração: 30 minutos
14h30 – ‘Em Solilóquio’ – Maria Mommensohn (São Paulo)
Um corpo e seus contornos na intimidade do pensamento/ sentimento. Falar de si, para si, em si, e o contato com o ar que se move no gesto.
Concepção e Interpretação: Maria Mommensohn
Duração: 20 minutos
15h – ‘Sr. Calvino’ – Cia Artesãos do Corpo (São Paulo)
Inspirados no universo poético-urbano do escritor Ítalo Calvino, os intérpretes lançam luz aos pequenos detalhes presentes no cotidiano das cidades. Com humor, leveza e poesia, a rua e a paisagem urbanas se transformam num caleidoscópio de situações surreais.
Contemplado com o Prêmio Funarte Artes Cênicas nas Ruas.
Direção: Mirtes Calheiros | Intérpretes: Dawn Fleming, Ederson Lopes, lder Sereni, Fany Froberville, Gisele Ross, Hiro Okita, Leandro Antonio, Maira Yuri, Mirtes Calheiros e Rodrigo Caffer | Sonoplastia: Marcelo Catelan | Figurino e cenografia: Cia. Artesãos do Corpo
Duração: 35 minutos
15h30 – ‘Travessia’ – Grupo Caixa de Imagens (São Paulo)
Na delicadeza de melodias executadas ao vivo, Gilda, uma boneca de aproximadamente 10 cm, tem como cenário o vestido de quem a manipula. Ganha vida nas mãos que se mesclam (do ator manipulador, do ator que toca a trilha e do espectador), criando elos e colocando lado a lado, como parceiros, atores e público.
Concepção, dramaturgia e elenco: Mônica Simões e Carlos Gaucho | Direção e figurino: Mônica Simões | Trilha Sonora: Carlos Gaucho
Duração: 45 minutos
19/4 (sexta-feira) – Urbaninhas
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Metro Brigadeiro
11h – ‘Travessia’ – Grupo Caixa de Imagens (São Paulo)
19/4 (sexta-feira) – Urbaninhas
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Metro Brigadeiro
11h – ‘Travessia’ – Grupo Caixa de Imagens (São Paulo)
11h45 – O Corpo no Desenho – Lara Dau Vieira (São Paulo)
12h30 – ‘Sr. Calvino’ – Cia Artesãos do Corpo (São Paulo)
Visões Urbanas – Extensão São Vicente
20/4 (sábado), 14h
Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente
Rua Frei Gaspar, 280  São Vicente  SP
14h –  Tabibito Viajante – Núcleo Fu Bu Myo In (São Paulo)
14h30 – ‘Travessia’ – Grupo Caixa de Imagens (São Paulo)
15h – ‘Sr. Calvino’ – Cia Artesãos do Corpo (São Paulo)

Informações adicionais
Elaine Calux – assessoria de imprensa
11 33689940 | 964655686

Links vídeos
Luis Arrieta
O Corpo no Desenho - Lara Dau Vieira
Dorothy Lenner (Minas Gerais)
Tabibito Viajante - Núcleo Fu Bu Myo In 
Senhor Calvino - Cia Artesãos do Corpo
Travessia - Grupo Caixa de Imagens

Imagens

5-Cilô Lacava+Oximoro II-Foto Sergio Dazzi pb 

6-Luis Arrieta+Umbral-Foto Fabio Pazzini  2 vert

8-Em Solilóquio+Maria Mommensohn 2 (Copy) (3)

9-Dorothy Lenner+O Tempo do Corpo-Foto Divulgação

11-Fu Bu Myo In+Tabibito-Foto Lou Gaioto 

12-Caixa de Imagens+Foto Bruno Cucio

13-Lara Dau Vieira+O Corpo no Desenho-Foto Divulgação 2

14-Artesão do Corpo-Sr Calvino-Foto Fabio Pazzini






Comentários