Barco sobre um Rio Enterrado
A partir do dia 24 de junho, o artista Eduardo Srur inaugura a obra “Barco sobre um Rio Enterrado”, na margem do rio Pinheiros, em São Paulo. Diferente de suas intervenções anteriores realizadas no local, esta instalação ficará em caráter permanente para servir de reflexão sobre a atual condição degradada do rio. Um barco laranja de 8 metros de comprimento ficará exposto na ciclovia, próximo à ponte Cidade Jardim, no acesso da passarela do Parque do Povo, onde circulam centenas de ciclistas diariamente.
“Como é impossível navegarmos no Rio Pinheiros, fiz um barco que ficará atracado na margem como algo que existe, porém sem utilidade, até sua desintegração pelo tempo, pela sujeira, pelo descaso. A ideia é documentar a obra durante os próximos anos e acompanhar seu desaparecimento. Tal qual a esperança que a sociedade tem com a despoluição deste rio invisível”, conceitua Srur.
O artista explica que se trata de um work in progress com registros fotográficos mensais da obra e que ainda não sabe o resultado final do trabalho. “Talvez eu desapareça antes da obra, ou incomode a ponto de ser retirada. Mas certamente é algo que preciso fazer como um alerta insistente para os governantes e as futuras gerações que viverão em São Paulo”, afirma.
|
Comentários
Postar um comentário