Pular para o conteúdo principal

ABERTURA PROJETO RESPIRAÇÃO DEVIR INDÍGENA

 



Ver no navegador.

No sábado, dia 17 de setembro, a partir das 17h, estreia a 25ª edição do Projeto Respiração com a intervenção Devir Indígena, que conta com obras dos premiados artistas Denilson Baniwa e Gustavo Caboco, e curadoria de Marcio Doctors e Paula Alzugaray. A ideia desta edição é proporcionar o contato direto com a expressão artística dos povos Baniwa e Wapichana, no intuito de lhes dar lugar de fala e expressão. Não se trata de falar por, mas de amplificar suas vozes.


Se, na invenção da arte moderna, a arte ocidental tomou emprestada a forma das matrizes dos povos originários indígenas e africanos para se reinventar formalmente e se expressar, sem lhes dar a devida voz; hoje, são os povos originários de matriz indígena e africana e os marginalizados pela sociedade de poder patriarcal que tomam emprestado a forma da arte contemporânea para se expressar, diz Marcio Doctors, curador do projeto.


Nas palavras da curadora Paula Alzugaray: A arte indígena contemporânea vem relativizando códigos, cânones e certezas que a arte ocidental tentou naturalizar. Caboco e Baniwa atravessam a Casa Eva Klabin com a potência de nos fazer rever conceitos, palavras e a linguagem usada para dialogar com a arte.


Venha prestigiar a arte indígena contemporânea conosco!

No dia da abertura a entrada é gratuita.

Para os outros dias, adquira seu ingresso clicando aqui. 

Comentários