Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo,por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Fundação Bienal de São Paulo e Itaú apresentam
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Afrotonizar: estratégias de livramento e práticas contracoloniais |
Detalhes de Andrielle Mendes, O eremita – Ocultação, 2021; Clébson Francisco, Fuga e desaparecimento n. 3, 2020; e Andrielle Mendes, O julgamento – Mudanças de posição, renovação e resultado, 2021 |
"E se pudéssemos criar um mundo onde usássemos nossa energia criativa apenas para viver livremente? E como seria esse mundo onde só pudéssemos viver para além da determinabilidade? Será que, apesar das diferenças, poderíamos viver em co-criação?" Essas são questões que levaram Naymare Azevedo, diretora da Afrotonizar, a convidar pessoas negras e indígenas a realizar obras a partir de ações da plataforma, como as fotografias de Andrielle Mendes, ou os vídeos de Wallef Dias, artistas que participam das atividades do coletivo. Leia aqui o artigo Afrotonizar: estratégias de livramento e práticas contracoloniais, publicado em +bienal, a área editorial do portal Bienal que conta com artigos, entrevistas e obras comissionadas. |
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Instituto Guimarães Rosa, Luanda (Angola) Pela primeira vez no continente africano, a itinerância em Angola conta com nove participantes e uma programação de vídeos especial. Em cartaz até 8 de dezembro. Foto: © Sander Telo / Fundação Bienal de São Paulo |
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MAES e Espaço Cultural Palácio Anchieta, Vitória (ES) Em cartaz até 3 de novembro em dois espaços em Vitória, as coreografias do impossível dialogam com o cenário local e global a partir das obras de quinze participantes. Foto: © Gustavo Louzada / Porã Imagens / Fundação Bienal de São Paulo |
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Museo Nacional de Arte, La Paz (Bolívia) Esta é a última semana para visitar a primeira itinerância da Bienal no país andino, com obras de nove participantes, e destaque para o histórico Melchor María Mercado. A exposição se encerra em 20 de outubro. Foto: © Christian Eugenio / Fundação Bienal de São Paulo |
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