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PROGRAMAÇÃO DO MASP


MASP e Metrô de São Paulo levam arte à estação Trianon-MASP


Com curadoria de Regina Silveira, Projeto Vitrines traz quatro artistas à estação Trianon MASP Transformada em caixa de texto, uma das vitrines será ocupada por três artistas que trabalham visualmente a palavra, um vídeo feito a partir da produção musical de Itamar Assumpção fecha o conjunto. Na outra vitrine, Nicole Mouracade explora a produção em massa com "Tudo o que já foi, tudo o que é e tudo o que será?. Na terceira mostra de 2012, MASP e Metrô de São Paulo, com curadoria de Regina Silveira, recebem os trabalhos dos artistas Diego García, Laura Huzak Andreatto, Wallace V. Masuko e Nicole Mouracade. As vitrines da estação podem ser visitadas de segunda a sexta, das 6h às 20h30, sábados e domingos das 10h às 17h. Projeto Caixa de Texto ? 2012 Diego García, Laura Huzak Andreato e Wallace V. Masuko O projeto é composto por três obras, cada uma com quatro semanas de exibição. Utilizando-se do conceito do desenho gráfico de ?caixa de texto?, a vitrine transforma-se em uma espécie de mural que será editado ao longo da exposição. Caixa de Texto - Diego García De 10 de setembro a 5 de outubro A peça que dá nome ao conjunto trará seu título ? Caixa de texto ? em luminoso de neon no centro da vitrine. Paradiso - Laura Huzak Andreato De 10 de outubro a 7 de novembro Plantas artificiais ocuparão a vitrine, mas poderão ser vistas apenas através do recorte vazado da palavra ?Paradiso?. ei! - Wallace V. Masuko De 12 de novembro a 3 de dezembro A instalação ?ei!? traz um vídeo que cria interjeições monossilábicas a partir da produção musical de Itamar Assumpção. "Tudo o que já foi, tudo o que é e tudo o que será? - 2012 Nicole Mouracade Latinhas de alumínio descartadas foram os moldes utilizados para construir a obra. O ambiente, tomado por dejetos que nos são familiares, cria o que a artista chama de ?arqueologia da produção material atual?. Nascida em Beirute, no Líbano, e radicada no Brasil, Nicole Mouracade traz em suas obras elementos culturais do ocidente e oriente que procuram falar sobre a passagem do tempo. Projeto Vitrines De 10 de setembro a 03 de dezembro de 2012 ? Estação Trianon-MASP do Metrô - GRÁTIS Dados técnicos do projeto : Curadoria: Regina Silveira. Produção: Renato Pera. Realização: Artistas, MASP e Ação Cultural do Metrô de São Paulo. MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA InterComunique Assessoria de Comunicação Com Pedro Gatto e Renata Assumpção (masp@comunique.srv.br). Fones: (11) 3812.2780 / 8469.0176
CARAVAGGIO E SEUS SEGUIDORES


EXPOSIÇÃO INÉDITA TRAZ AO MASP OBRAS-PRIMAS DE CARAVAGGIO NA MAIOR EXPOSIÇÃO DO MESTRE ITALIANO JÁ REALIZADA NA AMÉRICA DO SUL De renomados museus italianos e coleções particulares, chega ao Brasil a maior exposição de obras do gênio italiano Michelangelo Merisi de Caravaggio, que nasceu em setembro de 1571 e morreu em julho de 1610 e é considerado o principal representante do Barroco. CARAVAGGIO E SEUS SEGUIDORES apresenta seis obras-primas do artista e outras 14 obras de artistas diretamente influenciados por sua obra e técnica, entre eles Artemisia Gentileschi, Bartolomeo Cavarozzi, Giovanni Baglione, Hendrick van Somer e Jusepe di Ribera. Passando por diversas fases da vida do gênio, a mostra pode ser divida em três grandes blocos: trabalhos consagrados e conhecidos; novas descobertas; e obras ?problema?, que ainda são objeto de estudo. Com curadoria de Fábio Magalhães no Brasil e Giorgio Leone na Itália, a exposição foi idealizada por Rossella Vodret, uma das principais autoridades em Caravaggio na Itália e chefe da Superintendência Especial para o Patrimônio Histórico, Artístico e Etnoantropológico e para o Pólo Museológico da Cidade de Roma. Pela primeira vez fora da Itália, a famosa Medusa Murtola (recentemente identificada como a ?Medusa original?) e o Retrato do Cardeal poderão ser vistos de 02 de agosto a 30 de setembro de 2012 no 1º andar do MASP. Para o curador italiano Giorgio Leone essa será oportunidade única para o público brasileiro: ?Das obras produzidas por Caravaggio em seus 38 anos de vida, apenas 62 chegaram aos nossos dias?, diz. Caravaggio usava sua técnica para impressionar o espectador: temática do cotidiano italiano de sua época; formato ?ao natural? das figuras, à semelhança do espectador; a cena toda retratada em primeiro plano, para envolver emocionalmente quem a olha; fundo neutro ou escuro, destacando o tema representado, contrastando com o forte feixe de luz que iluminava o objeto principal da obra, evidenciando sua técnica do claro-escuro, que tornava tudo mais ?real?, mais vivo. No MASP também poderão ser vistos 14 artistas que foram influenciados por Caravaggio. Conhecidos como caravaggescos, cada um deles, utilizava o chiaroscuro de uma maneira particular, de acordo com sua própria cultura. ?Dos caravaggescos sempre digo que era uma grande desventura para os artistas da época viver no mesmo período de um gênio. Eram grandes pintores, mas quando se tem o gênio, tudo fica obscurecido. Foi isso o que aconteceu. E é importante contextualizar para que o público compreenda a relação dos artistas da época com Caravaggio?, explica Vodret. Caravaggio tinha um temperamento explosivo. Encrenqueiro, envolveu-se em uma série de brigas e processos jurídicos ao longo de sua vida, tendo que fugir de diversas cidades, inclusive Roma, onde sua cabeça tinha sido posta a prêmio. A despeito de suas vida conturbada, sua técnica ímpar e a maestria com que retratava as cenas e os personagens de suas obras preservam até hoje o encantamento e emoção que causavam no século XVII. A exposição, que ficou de maio a julho na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, tem patrocínio da Fiat Automóveis e do Banco Bradesco, com o apoio das Embaixadas da Itália no Brasil e do Brasil na Itália e parceria institucional da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes ? APPA. Serviço Educativo Como para as demais exposições temporárias e mostras de obras do acervo realizadas pelo MASP, Caravaggio e seus seguidores tem um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas públicas e privadas. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações: 3251.5644, ramal 2112. CARAVAGGIO E SEUS SEGUIDORES Mostra com 20 obras-primas do mestre barroco e artistas por ele influenciados, os caravaggescos. De 02 de agosto de 2012, quarta-feira, a 30 de setembro de 2012, domingo, no MASP. MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand Av. Paulista, 1578. Acesso a deficientes. Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 10h às 18h. Às 5ªs: das 10h às 20h. A bilheteria fecha uma meia antes. Ingresso: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00. Até 10 anos e acima de 60 anos. Às 3ªs feiras: acesso gratuito. Informações ao público: www.masp.art.br Twitter: http://twitter.com/maspmuseu|Tel.: (11) 3251.5644 MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA InterComunique Assessoria de Comunicação Renata Assumpção e Pedro Gatto (masp@comunique.srv.br). Fone: (11) 3812.2780 / 8469.0176/ 9191.2625 
O ESPECTRO DIVERSO ? 600 ANOS DE CERÂMICA COREANA

10/09/2012
DESTAQUE EM MUSEUS INTERNACIONAIS, CERÂMICA COREANA CHEGA AO MASP EM MOSTRA COM 70 OBRAS-PRIMAS DO MUSEU NACIONAL DA COREIA Exposição concebida especialmente para o MASP traz raros exemplares da arte cerâmica em mostra organizada pela curadoria do Museu Nacional da Coreia. Obras-primas produzidas ao longo de séculos estarão ao lado de outras, contemporâneas, que reinterpretam os princípios tradicionais dessa arte. Nestes 600 anos de história, técnicas de elevado nível refletem o desenvolvimento de conceitos e ideologias que moveram os artistas coreanos ao longo do tempo. Aberta ao público de 17 de agosto a 25 de novembro. Uma das mais marcantes manifestações artísticas orientais, a arte cerâmica chega a São Paulo no próximo dia 17, sexta-feira, em exposição concebida especialmente para o MASP ? Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Com mais de 70 obras-primas da coleção do Museu Nacional da Coreia, todas inéditas no Brasil, O espectro diverso ? 600 anos de cerâmica coreana explora a tradição ousada e surpreendentemente moderna da cerâmica que floresceu na Coreia durante a dinastia Joseon. Com curadoria de Heagyeong Lee, do Museu Nacional da Coreia a exposição integra as comemorações dos 50 anos da imigração coreana ao Brasil e fica em cartaz até 25 de novembro no museu paulista. Destaque em museus como o Metropolitan de Nova York e Museu de História Natural de Washington, a cerâmica coreana ocupa lugar significativo no gênero e pela primeira vez será mostrada no Brasil. Na visão de Teixeira Coelho, curador do MASP, ?será uma ocasião singular para apreciar a manifestação da beleza em seu estado mais puro, apesar da funcionalidade que as peças mostradas possam ter?. Em texto de apresentação da mostra, ele escreve: ?A criação de recipientes em cerâmica é um dos mais antigos modos de unir a funcionalidade dos objetos aos mais elevados princípios estéticos e filosóficos. É nela que se distingue com clareza a ética da estética, ou a vinculação da busca da forma adequada e, se possível, perfeita, aos princípios que devem reger a vida e o comportamento humanos?. O espectro diverso ? 600 anos de cerâmica coreana é uma iniciativa conjunta do MASP, Fundação Coreia e Museu Nacional da Coreia e tem patrocínio da Korean Airlines. Dinastias e estilos As dinastias e ideologias religiosas e filosóficas eram fortes influenciadores das artes e manufaturas na Coreia e os motivos e técnicas usados nas porcelanas foram claramente pautados neste contexto. A Dinastia Joseon (1392-1910), que durou cinco séculos e sucedeu à Goryeo (918-1392), trouxe uma grande mudança de paradigmas e presenciou o desenvolvimento do que é considerada a época de ouro da produção ceramista. Inicialmente, esta porcelana só era usado pela família real e pela corte, para cerimoniais, rituais e utensílios de mesa, como copos e jarras, principalmente. Mas com o crescimento e difusão da técnica a população passou a demandar porcelana branca dos artesãos. E assim a produção deste tipo de cerâmica, iniciada nas províncias centrais e do sul, se espalhou por todo o país. A mostra apresenta também a continuidade desta expressão artística nos dias de hoje e revela que a cerâmica coreana contemporânea não só herdou os métodos tradicionais de produção e decoração como também se adaptou ao gosto de hoje, forjando uma nova estética. Serviço Educativo Como para as demais exposições temporárias e mostras de obras do acervo realizadas pelo MASP, O Espectro Diverso tem um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas públicas e privadas. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações: 3251.5644, ramal 2112. O Espectro Diverso ? 600 anos de cerâmica coreana Mostra com mais de 70 peças do Museu Nacional da Coreia De 17 de agosto de 2012, sexta-feira, a 25 de novembro de 2012, domingo, no MASP. MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand Av. Paulista, 1578. Acesso a deficientes. Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 10h às 18h. Às 5ªs: das 10h às 20h. A bilheteria uma meia hora antes. Ingresso: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00. Até 10 anos e acima de 60 anos. Às 3ªs feiras: acesso gratuito. Informações ao público: www.masp.art.br Twitter: http://twitter.com/maspmuseu|Tel.: (11) 3251.5644 MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA InterComunique Assessoria de Comunicação Renata Assumpção e Pedro Gatto (masp@comunique.srv.br). Fones: (11) 3812.2780 / 8469.0176 (Pedro) / 9191.2625 (Renata) 

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