30ª
Bienal de São Paulo terá 30 cartazes
Iniciativa inédita reforça princípios fundamentais do evento,
reunindo curadores da mostra, designers convidados, equipe da Bienal e
participação do público
Multiplicidade de poéticas
A 30ª Bienal de São Paulo – A iminência das poéticas será
celebrada com trinta cartazes elaborados por trinta diferentes autores. A
iniciativa inédita é desdobramento do processo de definição da identidade
visual da mostra, que, pela primeira vez em seus sessenta anos de existência,
foi desenvolvida em um workshop aberto à participação do público no final de
2011. Um documentário sobre a iniciativa está disponível no site: www.id30bienal.org.br.
Os 30 cartazes do evento são assinados individualmente pelos membros da
equipe curatorial da exposição, da Coordenação de Design da Bienal, pelos doze
participantes selecionados para a oficina e seis designers convidados.
Segundo o curador Luis Pérez-Oramas, "os trinta cartazes respondem a um único conceito visual, que é o conceito da 30ª Bienal. Que um único conceito possa ter trinta versões diferentes é um princípio constitutivo da 30ª Bienal, no qual se materializam as ideias de multiplicidade das poéticas, de alterformação, de sobrevivência e de deriva das formas".
Segundo o curador Luis Pérez-Oramas, "os trinta cartazes respondem a um único conceito visual, que é o conceito da 30ª Bienal. Que um único conceito possa ter trinta versões diferentes é um princípio constitutivo da 30ª Bienal, no qual se materializam as ideias de multiplicidade das poéticas, de alterformação, de sobrevivência e de deriva das formas".
Para Oramas, "a 30ª Bienal acredita no valor intrínseco da
variação, na variedade como traço distintivo da experiência estética. As
soluções formais têm sempre um valor hipotético, da mesma forma que as obras de
arte são soluções possíveis, mas não necessárias, frente a uma diversidade de
necessidades, circunstâncias e problemas: a 30ª Bienal não será uma Bienal
dogmática".
A Fundação Bienal oferecerá ao público os arquivos originais para
download no site do workshop (www.id30bienal.org.br).
A identidade visual
Os trinta cartazes foram construídos com
base nos princípios da identidade visual da mostra, baseados na ideia de constelação,
ponto central do projeto curatorial.
O principal elemento da identidade é a família tipográfica Constelar Mono, caracterizada pela reunião de todas as fontes monoespacejadas que existem ou que venham a existir. (Fontes monoespacejadas são aquelas nas quais todos os caracteres ocupam o mesmo espaço horizontal, independentemente de seu desenho.)
O principal elemento da identidade é a família tipográfica Constelar Mono, caracterizada pela reunião de todas as fontes monoespacejadas que existem ou que venham a existir. (Fontes monoespacejadas são aquelas nas quais todos os caracteres ocupam o mesmo espaço horizontal, independentemente de seu desenho.)
O
resultado dessa escolha é que a identidade da 30ª Bienal de São Paulo se define
por um princípio constelativo, que induz à variação.
O
segundo elemento da identidade é o Sinal Constelar, formado pela
interseção também variável de quatro segmentos de reta. Além de sintetizar o
princípio constelativo da mostra, o sinal alude ao número trinta em algarismos
romanos
O
manual de identidade visual da 30ª Bienal, que servirá como guia para a
elaboração de todas as peças de comunicação do evento, está disponível para
consulta e download no site do workshop.
O Workshop
O
workshop para o desenvolvimento da identidade visual da 30ª Bienal foi uma
iniciativa inédita na história da exposição. A convocatória, feita em agosto de
2011 e aberta a todo maior de idade residente no Brasil, permitiu a seleção de
doze participantes através da avaliação de propostas de trabalho.
De
acordo com Pérez-Oramas, a 30ª Bienal “acredita fundamentalmente no valor da
deliberação e nos processos coletivos de pensamento e ação, razão de ser do
workshop”.
A
oficina foi conduzida pela Coordenação de Design da Bienal, pelos designers
brasileiros Daniel Trench, Elaine Ramos e Jair de Souza, que já elaboraram
projetos para exposições da Bienal, e pela dupla de designers holandeses Mevis
& Van Deursen. A curadoria da 30ª Bienal, liderada por Pérez-Oramas e
composta pelos curadores associados André Severo, Tobi Maier e com assistência
de Isabela Villanueva, teve participação decisiva.
Durante
cinco dias, todos trabalharam intensamente no desenvolvimento do projeto.
Depois de muita especulação, conversa e experimentação, os participantes
decidiram apresentar seis caminhos possíveis. Dois deles foram selecionados
para serem desenvolvidos pela equipe da Bienal em conjunto com a curadoria e em
contato com os participantes.
O
processo de trabalho do workshop foi uma experiência única, muito distante de
concursos tradicionais. A intensidade dos debates, das trocas e das
experiências realizadas foi, segundo os curadores, fundamental para ajudar a
pensar a própria Bienal.
Um
documentário de vinte minutos contendo a documentação do workshop e depoimentos
de seus participantes pode ser visto no site www.id30bienal.org.br.
Autores dos cartazes
Participantes
do workshop
Adriano
Guarnieri
Cecília
Oliveira da Costa
Daniel
Frota de Abreu
David
Francisco
Débora
Falleiros Gonzales
Miguel
Nobrega
Pedro
Moraes
Rafael
Antônio Todeschini
Renata
Graw
Renato
Tadeu Cardilli
Tatiana
Tabak
William Hebling Designers convidados
Armand Mevis & Linda Van Deursen
Daniel Trench
|
Elaine
Ramos
Jair
de Souza
Rico
Lins
Curadoria
Luis
Pérez-Oramas
André
Severo
Tobi
Maier
Isabela
Villanueva
Equipe
Bienal
André
Stolarski
André
Noboru
Ana
de Carvalho
Douglas
Higa
Felipe
Kaizer
Roman
Atamanczuk
Victor
Bergmann
Matheus
Leston
|
30ª
Bienal - A iminência das poéticas
De 7
de setembro a 9 de dezembro de 2012
Fundação
Bienal de São Paulo
Parque
Ibirapuera - Portão 3 - Pavilhão Ciccillo Matarazzo
04094-000
- São Paulo - SP - Brasil
www.bienal.org.br
- T +55 11 5576 7600
Informações para a
imprensa
A4 Comunicação – T +55 11 3897 4122 -
assessoria.imprensa@a4com.com.br
Login: Bienal / Senha: 25091212
Neila Carvalho -
neilacarvalho@a4com.com.br
Simon Widman – simonwidman@a4com.com.br
Alexandre Michelacci – alexandremichelacci@a4com.com.br
Tatiana Dias –
tatianadias@a4com.com.br
Comentários
Postar um comentário