Pular para o conteúdo principal

MIS - Music Video Festival (m-v-f)


Music Video Festival (m-v-f)

O MIS apresenta a mostra Music Video Festival (m-v-f). O projeto reúne uma programação com exibição de videoclipes, filmes sobre música, DJ sets, bate-papos com convidados nacionais e internacionais, além da exposição inédita no Brasil Spectacle: the music video, que explora o videoclipe como uma importante e influente forma de arte na cultura contemporânea. 
Destaque do Festival, Spectacle: the music vídeo estreou em Março desse ano no Contemporary Arts Center (Cincinnati, EUA). Essa é a primeira exposição do gênero no Brasil, que pretende mostrar o videoclipe por meio de facetas diversificadas e detalhadas, utilizando ambientes imersivos, fotografia, apresentações de vídeos, objetos e instalações interativas.
Spectacle traz exemplos importantes da história do videoclipe musical, dos pioneiros e mestres da MTV, que sabiamente usaram esse veículo para definir sua identidade junto ao público (como as bandas Devo, Beastie Boys e a cantora Madonna) a artistas mais recentes como OK GO e Lady Gaga, entre outros. São cerca de 350 vídeos exibidos em telas de TV e projeções, além de objetos usados na gravação de clipes icônicos. A exposição também revela as contribuições importantes do videoclipe em outras áreas - muitas técnicas de filmagem que prevalecem até hoje foram testadas primeiro em vídeos musicais. E algumas das personalidades cinematográficas mais inovadoras do cenário atual (David Fincher, Michel Gondry, Spike Jonze, Mark Romanek e outros) desenvolveram sua assinatura pessoal através da experimentação com videoclipes. 
Para a montagem em São Paulo, o consultor Duda Leite selecionou clipes nacionais para integrarem o conteúdo internacional, incluindo trabalhos como Dylan Sings Bowie, do Jumbo Elektro, Made in Japan, do Pato Fu, Ex-quadrilha da fumaça, do Planet Hemp, entre outros. Algumas raridades também estão sendo consideradas, como o clipe “América do Sul”, de Ney Matogrosso, considerado o primeiro videoclipe exibido na TV brasileira. Duda é cineasta, jornalista e curador, com passagens nos canais Eurochannel, HBO e VH1,  créditos de direção do  “cult” “Serial Clubber Killer” e do longa-metragem “Tikimentary – Em Busca do Paraíso Perdido”.
Montada originalmente no Center of Contemporary Arts de Cincinnati (EUA), a exposição tem curadoria de Jonathan Wells e Meg Grey Wells (do estúdio Flux, em LA) e consultoria de Duda Leite para o conteúdo nacional. 
 M-v-f Screenings
13.12 QUINTA | 19h
Exibição do filme inédito no Brasil N.A.S.A: the spirit of Apolo (dir. Syd Garon& Sam Spiegel, EUA, 2011, 58 min), que mostra os bastidores do lançamento mundial do disco de estreia do N.A.S.A. (acrônimo para North America South America), retratando o processo de colaboração criativa entre os músicos e amigos - Sam Spiegel, que mora em Los Angeles, e o DJ Zegon, que reside em São Paulo - e seus ídolos musicais. O filme documenta e conta com um time fantástico de talentos: David Byrne, Karen O, Tom Waits, Kool Keith, Nick Zinner, Lykke Li, M.I.A., Kanye West, George Clinton, Chuck D, Seu Jorge, andthe RZA. O filme mostra ainda design e animação de SydGaron, Shepard Fairey, Splunny, SageVaughn, Marcel Dzama, The Date Farmers, Logan, Didiu Rio Branco, Three Legged Legs e Lorenzo Fonda. 
Após a exibição do filme, haverá apresentação do DJ Zegon.
 
20.12 QUINTA | 19h
Exibição do filme inédito no Brasil I’m Now: the story of Mudhoney (dir. Ryan Short & Adam Pease, EUA, 102 min), que conta a história das bandas fundadoras do movimento Grunge, com depoimentos de amigos, veteranos da indústria fonográfica e músicos de peso como Stone Gossard e Jeff Ament do Pearl Jam, Thurston Moore e Kim Gordon do Sonic Youth, Kim Thayil do Soundgarden, e da banda Mudhoney.
Após a exibição do filme, haverá DJ set com Chuck Hipolhito, músico, DJ e VJ da MTV Brasil, e Zé Antonio Algodoal, músico, fundador do Pin-Ups, jornalista e diretor de programas da MTV durante 17 anos, apresentando uma seleção de clássicos do rock baseada no documentário. 
Classificação: Livre

Comentários