O Cine Belas Artes está salvo!!!
Depois de 3 anos de muita luta em sua defesa, o Cine Belas Artes voltará a ser um importante ponto de encontro e de construção cultural da Cidade, papel que cumpriu por décadas.
Tive a honra de participar de todos os principais eventos dessa batalha, cujo ator central foi a mobilização social, coordenada pelo Movimento Cine Belas Artes (MBA). Varias ações aconteceram nesse tempo, como o abaixo assinado com mais de 100 mil assinaturas pedindo a reabertura do cinema e a CPI do Cine Belas Artes que presidi na Câmara Municipal.
A partir do ano passado, já como Secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo, pude colaborar com o Secretário da Cultura Juca Ferreira e sua assessoria na busca de uma solução para o Belas Artes. A entrada do poder executivo, com o claro envolvimento do Prefeito Haddad, e contando sempre com a pressão legitima do MBA, foi importantíssima.
Depois de muita negociação, uma conquista fundamental foi a retomada do diálogo entre o dono do prédio e o exibidor. Conseguimos um patrocinador e também uma série de contrapartidas para a Prefeitura, a serem anunciadas na próxima semana, que muito beneficiarão o público.
Todos ganharam. A Prefeitura não gastará nada, a atividade econômica do empreendimento será retomada com mais força e a população terá de volta, com vantagens, as mais emblemáticas e importantes salas de cinema da cidade de São Paulo.
Trabalho e Empreendedorismo
Após 3 anos fechado, Cine Belas Artes
será reaberto em SP
Com problemas financeiros, local fechou portas em 2011.
Cinema será reaberto com apoio da Caixa Econômica Federal.
13 comentários
O Cine Belas Artes, fechado há três anos por problemas financeiros, vai ser reaberto com apoio da Caixa Econômica Federal até maio deste ano.
O Condephaat, órgão do governo do Estado que busca a preservação do patrimônio histórico, decidiu tombar a parte do edifício do Belas Artes, localizado na esquina da Avenida Paulista com a Rua Consolação, em outubro de 2012.
O tombamento refere-se à fachada e aos primeiros quatro metros interiores a partir da fachada. Isso porque o Condephaat não obriga que o local continue abrigando um cinema.
Desde que foi fechado, diversos grupos se mobilizaram para a reabertura do cinema que costumava exibir um circuito menos comercial e mais artístico.
Batalha
O Cine Belas Artes surgiu em 1943 e se tornou um dos cinemas mais tradicionais da capital, funcionando na movimentada esquina entre as avenidas Paulista e Consolação. A polêmica em torno de seu fechamento começou em 2010, quando o cinema perdeu seu patrocínio.
O Cine Belas Artes surgiu em 1943 e se tornou um dos cinemas mais tradicionais da capital, funcionando na movimentada esquina entre as avenidas Paulista e Consolação. A polêmica em torno de seu fechamento começou em 2010, quando o cinema perdeu seu patrocínio.
Em 2011, o dono do cinema, André Sturm, divulgou que havia conseguido novo patrocínio, mas isso não impediu que o espaço fechasse as portas em março daquele ano.
Fonte: G1 SÃO PAULO
Comentários
Postar um comentário