18º FESTIVAL DE ARTE
CONTEMPORÂNEA
SESC VIDEOBRASIL
Empresa |
- Associação Cultural Videobrasil
- SESC São Paulo
A edição de 2013 do Festival de Arte Contemporânea celebra um momento importante para o show bienal. O principal evento brasileiro dedicado à produção artística do sul geopolítico (América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Europa Oriental, do Sul e Sudeste Asiático e Oceania) vai trinta. É o único festival internacional de arte contemporânea brasileira, com exposições, atividades públicas, prêmios.Como nas edições anteriores, uma grande exposição estabelece um diálogo com o circuito de Sul: além da Panoramas do Sul mostra competitiva, este ano o destaque é as três décadas de experimentação e risco assumido pelo Videobrasil desde 1983, reuniu na exposição 30 Anos .
Conheça as instituições e empresas que apoiam o Festival .
Programa
mostra competitiva
Panoramas do Sul
94 artistas de 32 países. Composta por trabalhos apresentados durante uma chamada aberta, a exposição tem como objetivo mapear os temas, poética, discursos, procedimentos e estratégias que caracterizam a arte contemporânea do circuito sul.
exibição de filmes e / ou vídeo
exposição
30 Anos
O show 30 Anos propõe uma imersão nas alterações Videobrasil e cena artística submetidos nas últimas décadas. A instalação de vídeo amplo apresenta destaques da trajetória do Festival, apresentado sob visões distintas.
atuação
30 Anos | Reedição de "Coverman", Alexandre da Cunha
Originalmente realizado em 2001, no 13 º Videobrasil Festival Internacional de Arte Eletrônica .
30 Anos | Reencenação de "Reboot", Chelpa Ferro
Originalmente realizado em 1998, no 12 º Videobrasil Festival Internacional de Arte Eletrônica
Panoramas do Sul | "O Samba do crioulo doido", Luiz de Abreu
Baseando-se em elementos intrinsecamente associados ao Africano-brasileira, misturada com referências à patria branco, o artista cria imagens que falam de racismo, a transgressão como uma forma de resistência, bem como a importância do corpo na formação da identidade.
Panoramas do Sul | "Sem título", Cão
Em uma ação duradoura cerca de 40 minutos, o grupo cria uma atmosfera sombria pesado, e uma paisagem de preto sobre preto, com distorcida parece sugestivo de rock industrial, música eletrônica, e ruído.
programas públicos
Foco 1 | Invadir a Programação
Os fundadores da produtora independente Olhar Eletrônico e do jornalista Goulart de Andrade discutir importantes obras que contribuíram para a renovação da TV nos anos 1980.
Foco 1 | Tudo PODE serviços hum Programa de Televisão
Pioneira no uso ativista de vídeo, o criador do grupo de teatro Oficina discute caráter subversivo do médium com os diretores de Frau, um vídeo retratando a ex-run-in com o Festival de Gramado.
Foco 2 | curadores apresentam Exposições e Ações
Os curadores do Festival, da Panoramas do Sul show, e dosProgramas Públicos delinear o conteúdo do 18 º Videobrasil, incluindo exposições, programas de curadoria, contextos históricos e propostas de ativação e de reflexão.
Foco 2 | Desenho, Conceito e Espaço
Criadores de identidades visuais do Videobrasil discutir como o projeto dialoga com as narrativas descritas por os shows, contribuindo para renovar estratégias de triagem de vídeo em relação a outras linguagens artísticas.
Foco 2 | Natureza Mágica
Em muitos dos Panoramas do Sul obras, a natureza aparece como um campo ficcional. O painel irá discutir esta operação como uma alternativa para o estabelecimento de novas visões de mundo.
Foco 2 | Pelo mundo: Processos e Sentidos da Internacionalização na arte
Impulsionada pela globalização, a internacionalização ganhou força no Brasil na década de 1990, período em que o cenário da arte contemporânea abraçou outras narrativas. O painel irá discutir os novos desenvolvimentos trazidos pela internacionalização e sua interferência com narrativas de arte.
Foco 2 | Territórios do Sul: Experiências, Cidades e Fronteiras
O Sul é actualmente definida por fronteiras móveis, que dão origem a novas experiências territoriais. Artistas em destaque nos Panoramas do Sul mostram discutir o poder ea complexidade desses rearranjos.
Foco 3 | A "transnacionalidade" como horizonte
É a perspectiva "transnacional" traduzido em redes e políticas de trânsito aberto, ou é um modelo puramente discursiva que tem de enfrentar as formas tradicionais de intercâmbio cultural?
Foco 3 | Hospitalidade e Políticas da Mobilidade
Que valores permeiam hospitalidade? Como a pesquisa artística em deslocamento interferir com os espaços e agentes que lidam com a permeabilidade das fronteiras atuais?
Foco 4 | Performance: ato, reedição e Registro
Coverman (2001), de Alexandre da Cunha, foi o primeiro desempenho apresentado no próprio espaço de exposição do Videobrasil. Neste encontro, o artista irá abordar questões relacionadas com as diferentes temporalidades da performance.
Foco 5 | Geografias em Movimento
Inspirado em Rosi Braidotti, para quem "a identidade do sujeito nômade é um mapa de onde ele foi", Caderno SESC_Videobrasil 09: Geografias em movimento recomeça artista projeto Deslocamentos Marie Ange Bordas "Na reunião, o editor e três dos. colaboradores da publicação discutir conceitos como territorialização e cartografia afetiva.
Foco 6 | Estranhamento zero: o Vídeo Entre o cinema e como Artes Visuais
Partindo da idéia de um campo exclusivo para vídeo, Videobrasil dilata seus territórios, cruzando-a com o desempenho e cinema. O debate centra-se nas áreas de atuação do local pivo, com foco na transversalidade das práticas artísticas.
Foco 7 | Leitura performativa
O diretor propõe intervenções nos locais do Festival, convidando o público a participar numa acção in-entre as artes visuais e performativas.
Foco 8 | 30 Anos: Memórias e atualizações
O painel de revisão das principais ciclos de mudança do Videobrasil, relacionando-as com as mudanças sofridas pelo cenário da arte contemporânea Sul durante as últimas três décadas.
Foco 8 | Exposições los Contexto
A trajetória do Videobrasil seguiu absorção de vídeo pelo domínio das artes visuais. O painel associa os shows do festival e mostras de arte das últimas três décadas.
Foco 8 | Videobrasil + + Expoprojeçao Zanini
Aracy Amaral retoma a EXPOPROJEÇAO projeto (1973), a primeira lista compilada de produções audiovisuais no Brasil, e MAC de São Paulo (Museu de Arte Contemporânea) é uma homenagem ao seu ex-diretor, curador Walter Zanini (1925-2013).
lançamento
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário