VISUAL ARTV - ESLEY DUKE LEE ART INSTITUTE LEVA PARTE DE SEU ACERVO PARA A ART BASEL MIAMI BEACH 2017
WESLEY DUKE LEE ART INSTITUTE LEVA PARTE DE SEU ACERVO PARA A ART BASEL MIAMI BEACH 2017
O Wesley Duke Lee Art Institute, de Patricia Lee, anuncia sua primeira participação na Art Basel Miami Beach 2017, por meio de uma parceria inédita entre Ricardo Camargo Galeria e Galeria Almeida e Dale. Inserida na sessão "Survey" da feira internacional, a mostra é ambientada com parte do ateliê-casa onde funciona o Instituto – móveis, fotografias, pincéis e instrumentos utilizados pelo artista etc. -, e apresenta 9 obras criteriosamente selecionadas, realizadas em fases distintas da produção de Wesley Duke Lee, evidenciando seu estilo, a diversidade de seus trabalhos e de suas referências.
O início da projeção internacional de Wesley Duke Lee se dá após a premiação na Bienal de Tóquio (1965), onde é também selecionado para a Bienal de Veneza (1966), com a primeira obra arte ambiental “Trapézio”. Durante sua permanência em Nova York, recebe um convite do diretor do Museu Guggenheim e é chamado a expor junto aos mestres do Pop-Art – Robert Rauschenberg, Jasper Johns e Oldenburg – na Galeria Leo Castelli. Os trabalhos representativos do período após seu retorno ao Brasil, que causaram grande impacto no circuito local com séries de quadros-esculturas, culminam com os espaços de seus ambientes tornando-se uma das mais originais contribuições à arte contemporânea brasileira, reconhecido por Helio Oiticica como um dos precursores da “nova objetividade”, lembra a historiadora Cláudia Valladão de Mattos. "Sou um artesão de ilusões. O que realmente me interessa é a qualidade da ilusão. Se você conseguir atravessar o espelho e tiver a coragem de olhar para trás, você não vai ver nada", declarou Wesley em uma de suas entrevistas.
Após 2 anos da inauguração do Wesley Duke Lee Art Institute, é chegada a hora de recolocar o nome deste importante artista brasileiro no circuito internacional. As obras exibidas no stand da Art Basel Miami Beach 2017 são: (1) Capacete do mestre Khyrurgos, de 1962 - a mais antiga do conjunto, possui enorme importância histórica, pois traz duas fortes tendências na obra de Wesley, o experimentalismo de cunho mitológico e a colagem; (2) A Zona: I Ching, de 1964 – pintura a óleo e colagem sobre tela; (3) Cinco comentários ternos sobre o Japão ou Obrigado Japão!, de 1965 - enfocam diferentes símbolos da cultura japonesa atados por um cordão, formando uma unidade; (4) A Zona: Arino Boa Viagem, de 1969 - obra produzida em Los Angeles, quando viajava com dois amigos; (5) Retrato de Luzia ou a respeito de Titia, de 1969 – nesta série, Wesley agrega objetos e plantas, vegetais vivos às telas, tentando aprofundar o sentido de aproximação de mundos diferentes; (6) O/Limpo: Anima, de 1971 - conjunto de objetos em papel machê, metal, tecidos, madeira, plástico, ferro, palha, terra, pedra e osso; (7) A iniciação do mito de Narcisssus, de 1981 – um retrato inspirado na atriz Sonia Braga, feito em lápis, lápis de cor, guache, nanquim, carimbo, colagem, fita adesiva sobre cartão e papelão; (8) O Salto do Xhaman, de 1982 - tríptico feito com fotos, barbante, pena, fita adesiva, pastel e acrílica sobre cartão; (9) Tantratem, de 1999 - "(...) trabalho que remete à energia sexual do tantra, evidenciando o que sempre foi tão caro à poética de Wesley: a duplicidade dos seus temas, o real e o mágico, o diálogo entre o mundo presente e o mundo dos sonhos", nas palavras de Ricardo Camargo.
Wesley Duke Lee, "The Zone: I Ching" (1964)
Wesley Duke Lee Art Institute na Art Basel Miami Beach 2017
Período: 7 a 10 de dezembro de 2017
Local: Miami Beach Convention Center - Stand 53, Setor "Survey"
Endereço: 1900 Washington Avenue - Miami Beach, FL 33139
Horários: Quinta-feira, das 15 às 20h; sexta-feira e sábado, das 12 às 20h; domingo, das 12 às 18h
Ingressos: USD 60 (day ticket) / USD 130 (permanent ticket) / USD 36 (valor para estudantes e idosos)
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