GALERIA HOUSSEIN JAROUCHE DESTACA UM OUTRO OLHAR SOBRE SEU ACERVO EM NOVA COLETIVA
"Antes e Depois da Imagem – Um Olhar Sobre a Abstração Geométrica no Acervo Houssein Jarouche" abre espaço à produção de caráter construtivo e abstrato-geométrico, propondo pausa, silêncio e vazios
A Galeria Houssein Jarouche ex ibe "Antes e Depois da Imagem – Um Olhar Sobre a Abstração Geométrica no Acervo Houssein Jarouche", com curadoria de Luisa Duarte. Composta por 24 obras de Ann Hamilton, Ed Ruscha, Frank Stella, Iran do Espírito Santo, Ivan Serpa, Judith Lauand, Luiz Zerbini, Max Bill, Rodrigo Torres, a exposição sinaliza um olhar histórico que ultrapassa o movimento pop art, do qual é composta a maior parte do acervo do galerista, dando destaque à produção de caráter construtivo e abstrato-geométrico.
Tendo surgido após o auge do expressionismo abstrato, a pop art utiliza a sociedade de consumo do pós-guerra como crítica e, por vezes, ironia. As obras selecionadas para a nova exposição da Galeria Houssein Jarouche s ão produzidas logo após a arte pop, entre os anos de 1960 e 1970. "Se na arte pop temos uma atmosfera ruidosa, marcada por um excesso imagens, cores e referências a um universo amplo de signos que acompanham o cotidiano da vida nas cidades, a produção vista em 'Antes e Depois da Imagem – Um Olhar Sobre a Abstração Geométrica no Acervo Houssein Jarouche' tem como origem o concretismo, um tipo particularmente rígido de abstração geométrica que se desenvolveu na Suíça, no meio do século XX, tendo Max Bill (1908- 1944) - presente na mostra com uma série de serigrafias - como uma de suas figuras centrais", comenta a curadora Luisa Duarte.
Na direção contrária da carga imagética própria à arte pop, a ideia é voltar o olhar para uma parcela do acervo da galeria cujo conteúdo demonstra a economia de gestos, apostando, assim, na vocação de amplitude da Galeria Houssein Jarouche p ara também sugerir pausa, silêncio e vazios. Como conclui a curadora: "Não como sinônimos de passividade, mas como espaços abertos para um olhar e uma escuta atentos para o mundo ao nosso redor".
Max Bill, Sem título (1985)
Exposição: "Antes e Depois da Imagem – Um Olhar Sobre a Abstração Geométrica no Acervo Houssein Jarouche"
Artistas: Ann Hamilton, Ed Ruscha, Frank Stella, Iran do Espírito Santo, Ivan Serpa, Judith Lauand, Luiz Zerbini, Max Bill, Rodrigo Torres
Curadoria: Luisa Duarte
Abertura: 30 de novembro de 2017, quinta-feira, às 19h
Período: 1º de dezembro de 2017 a 27 de janeiro de 2018
Endereço: Rua Estados Unidos, 2.205 - Jardim América - São Paulo/SP
Telefone: +55 (11) 3061-0690
Horários: Terça a sexta-feira, das 10 às 19h / Sábado, das 10 às 17h
Comentários
Postar um comentário