Pular para o conteúdo principal

VISUAL ARTV - RICARDO CAMARGO GALERIA -A Hora e a Vez de Ranchinho








RICARDO CAMARGO
GALERIA



A Hora e a Vez de Ranchinho



 Uma exposição há muito aguardada, acontece de 21 de agosto a 21 de setembro próximos, reunindo 28 obras do artista Ranchinho, falecido em 2003, pouco antes de completar 80 anos. Nascido na região de Assis, SP, filho de lavradores muito pobres, e batizado Sebastião Theodoro Paulino da Silva, o artista era oligofrênico e manifestava também problemas de exibicionismo. Criado nas ruas, após o falecimento de sua mãe, era analfabeto e viveu boa parte de sua existência catando materiais descartáveis e morando em ranchos abandonados, daí seu apelido. Mas Ranchinho possuía grande habilidade para o desenho. Nunca teve uma lição de arte, não conhecia artistas, nem museus ou galerias, mas criava cenas com os precários materiais de que dispunha e os presenteava aos conhecidos. No final dos anos 1960 o pesquisador local José Nazareno Mimessi, que tinha contatos na Capital com pintores populares, forneceu a Ranchinho um estojo de guache, papéis adequados e lhe ensinou o manejo. Foi o que bastou para prontamente ser iniciada uma produção grandiosa e constante, depois estendida à pintura, que durou até seu desaparecimento. Apesar dos infortúnios que pontuaram sua comovente biografia, apesar do isolamento e da precariedade dos meios de que dispunha, a obra de Ranchinho evoca uma grande exaltação da vida. Seu inesgotável repertório de imagens e assuntos surpreende pela acuidade e poesia. É um mestre da composição e do colorido. Um caso único na arte brasileira. Frequentemente os que têm contato com sua obra conectam a força de suas múltiplas imagens ao legado de Van Gogh, apesar das diferenças de contexto e a dimensão de ambos.

Os trabalhos expostos, inéditos e de grande qualidade, provêm de uma seleção, realizada durante mais de 40 anos, agora disponibilizada.
É possível avaliar a conduta de um profissional do mercado por sua capacidade de reconhecer a importância de um artista, mesmo que este não faça parte do que habitualmente é o seu território de ação. Ao firmar com a Ricardo Camargo Galeria parceria para a realização da mostra de Ranchinho o ecletismo lúcido que tem caracterizado sua atuação acabou por ser decisivo.

                                                                                              Roberto Rugiero


 FICHA TÉCNICA
 EXPOSIÇÃO RANCHINHO

28 obras de c. 1976 a 1994

Técnicas:  caneta hidrográfica, guache, acrílica sobre suportes variados

Valores: R$9.000,00 a R$ 25.000,00

Coquetel para convidados: 21 de Agosto (terça-feira) das 19 às 22 h

Período da mostra: 22 de Agosto a 21 de Setembro de 2018

Horário: Segunda a Sexta-feira das 10 às 19 h

                Sábado das 10 às 14 h

Local: RICARDO CAMARGO GALERIA

Tels: +55 (11) 3031 3879 / 3819 0277

Rua Frei Galvão, 121 – Jardim Paulistano – SP

rcamargoarte@terra.com.br     www.rcamargoarte.com.br 

em parceria com Galeria Brasiliana





A Ricardo Camargo Galeria inaugura, no próximo dia 21 de agosto, a mostra "Ranchinho", do artista homônimo paulista, sob curadoria de Roberto Rugiero.






Assessoria de Imprensa: Balady Comunicação
Silvia Balady: silvia@balady.com.br | Zeca Florentino: zeca@balady.com.br
Tel.: 11 3814-3382


Comentários