Museu de Arte Sacra de São Paulo inaugura
individual de Allann Seabra
"Adagio” entra em cartaz na Sala MAS/Metrô
Tiradentes com esculturas e site specific em aço corten, abordando questões da
memória, da infância e do tempo
O Museu de Arte Sacra de São
Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia
Criativa do Estado de São Paulo, inaugura "Adagio”, do
artista visual paulistano Allann Seabra, sob curadoria de Bianca
Boeckel. Inspirado no andamento musical lento adagio – a que faz
referência tanto pelo tempo necessário para que o material utilizado (aço) se
corroa e adquira a estética desejada, como pelo ritmo de produção das peças -,
o artista apresenta esculturas e site specific em aço corten, os quais
abordam questões de uma memória afetiva, da infância e do tempo.
A música é uma arte muito
presente na vida de Allann Seabra desde criança, sendo também sua
primeira formação acadêmica, antes das artes visuais. Criado em torno de uma
fábrica da família, o artista utilizava aço que seria revendido como sucata
para criar suas primeiras esculturas, ressignificando o material. Nesse
sentido, a nova exposição temporária da Sala MAS/Metrô Tiradentes exibe
uma produção derivada desta memória afetiva, de algo que não teria mais uso. “A
estética industrial desta sala expositiva faz a obra voltar às suas origens,
retira o artista de uma memória da infância e o insere em um ambiente no qual
se sente confortável para voltar a esse tempo e produzir”, comenta a
curadora Bianca Boeckel.
Em “Adagio”, Allann
Seabra expõe obras antigas – algumas emprestadas de coleções particulares
-, esculturas e um site specific inéditos, produzidos especialmente para
esta individual, além de uma torre em aço corten que ocupará um dos jardins do MAS/SP.
O site specific será
feito na sala do metrô, com tramas de aço corten. Nos jardins do MAS serão
expostas algumas esculturas, fazendo uma comunicação dos dois jardins com a
sala Tiradentes do metrô.
Sobre o processo criativo, o
artista respeita o tempo da execução, que é relativamente lento como no
andamento adagio. Em suas palavras: “Não faço croqui, simplesmente
pego o material – geralmente uma chapa de aço – e vou moldando, testando tanto
limites do corpo (força) como da matéria (resistência)”. Para a curadora,
pensamento e execução estão juntos neste processo: “O artista não tem uma
ideia e segue um rascunho; ele respeita a matéria prima e o seu tempo. É a vontade
dele a favor do tempo que a peça precisa para estar pronta. Assim como no
trabalho de um músico, pensamento e ação se passam em conjunto, através de uma
inspiração que vem de dentro, sem forma predefinia”.
A expografia da mostra se
baseia na musicalidade do artista e propõe destacar o movimento das peças:
começam dentro de nichos e de uma vitrine fechada, e ultrapassam esses limites
físicos, usando a personalidade do metal em prol da obra em conjunto. Nos
dizeres de Bianca Boeckel: “A leveza do resultado final dialoga com a
rigidez do aço, unissonante. A obra avança, domina, se faz expressão maciça em
alto volume. É música para os olhos: enxergamos sua presença, mas não a
escutamos”.
Exposição: “Adagio”
Artista: Allann Seabra
Curadoria: Bianca Boeckel
Abertura: 25 de janeiro de
2019, sexta-feira, às 11 horas
Período: 26 de janeiro a 23
de março de 2019
Local: Sala MAS/Metrô
Tiradentes - www.museuartesacra.org.br
Estação Tiradentes do Metrô -
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3326-5393 –
agendamento/educativo para visitas guiadas
Horários: Terça-feira a
domingo, das 9 às 17h
Ingresso: Grátis aos usuários
do Metrô
Técnicas: Escultura e
site-specific em aço corten
Dimensões: Variadas
Imprensa:
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Silvia
Balady – silvia@balady.com.br /
Zeca Florentino – zeca@balady.com.br
Tel.:
(11) 3814-3382 | (11) 99117-7324
Secretaria
de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – Assessoria de imprensa
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3339-8243 | stgomes@sp.gov.br
Elisabete Alina Skwara | (11)
3339-8164 | easkwara@sp.gov.br
Monique Rodrigues | (11)
3339-8308 | morsantos@sp.gov.br
Allann
Seabra
Teve sua primeira formação em
piano erudito e música de câmara. Em seguida, concluiu graduação em artes
visuais pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Em sua trajetória
artística, destacam-se as exposições na Galeria Vicente di Grado, Belas Artes
de São Paulo (2012-2013), Red Corridor Gallery, Frankfurt/Alemanha (2013), e “Lo
spazio del tempo”, no Claustro da Basílica de Santo Stefano, em Bologna/Itália
(2018), e “Sudario”, na Bianca Boeckel Galeria, em São Paulo (2018).
Bianca Boeckel
Advogada (PUC/RJ), estudou Business Marketing e Non Profit Management na
Michigan University, e Integrated Marketing na NYU. Ainda em
Nova York, cursou Art Collections na Sotheby's. Sua carreira profissional teve
início como advogada, atuando em grandes escritórios do Rio de Janeiro. Optou
por mudar de área, tornando-se executiva de contas. Mudou-se para São Paulo em
2003 e, em 2004, para Ann Arbor, Michigan (EUA), onde estudou marketing e
trabalhou como voluntária na Ten Thousand Villages, organização que
comercializa obras de arte e objetos provenientes de países subdesenvolvidos.
Em 2006, mudou-se para Nova York e a partir de 2007 pôde finalmente se dedicar
a visitar galerias, museus, cursos e workshops. Neste período, trabalhou como
assistente na extinta Franklin Gallery, em Tribeca. Em 2010, volta para São
Paulo. Em 2013, inicia os projetos para abertura de sua própria galeria, na
Vila Nova Conceição. Aprofunda, então, seus estudos em curadoria e história da
arte e, apoiada em seu network e experiência internacionais, investe na Galeria
VilaNova (hoje denominada Bianca Boeckel Galeria), que até o início de 2019
promoveu 23 exposições. Além de dirigir seu estabelecimento, atua como
curadora, prestando também assessoria a colecionadores, iniciantes ou não, que
buscam investir em novos artistas.
O museu
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma
das mais importantes instituições do gênero no país. É fruto de um convênio
celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em
28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. Desde
então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar ala do
Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, na avenida Tiradentes,
centro da capital paulista. A edificação é um dos mais importantes monumentos
da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, raro exemplar
remanescente na cidade, última chácara conventual da cidade. Foi tombado pelo
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1943, e pelo
Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado
de São Paulo, em 1979. Tem grande parte de seu acervo também tombado pelo
IPHAN, desde 1969, cujo inestimável patrimônio compreende relíquias das
histórias do Brasil e mundial. O Museu de Arte Sacra de São Paulo detém
uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos 16 e 20, contando com
exemplares raros e significativos. São mais de 18 mil itens no acervo. O museu
possui obras de nomes reconhecidos, como Frei Agostinho da Piedade, Frei
Agostinho de Jesus, Antônio Francisco de Lisboa, o “Aleijadinho” e Benedito
Calixto de Jesus. Destacam-se também as coleções de presépios, prataria e
ourivesaria, lampadários, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas, livros
litúrgicos e numismática.
MUSEU DE
ARTE SACRA DE SÃO PAULO – MAS/SP
Presidente
do Conselho de Administração - José Oswaldo de Paula Santos
Diretor
Executivo - José Carlos Marçal de Barros
Diretor de
Planejamento e Gestão - Luiz Henrique Marcon Neves
Diretora
Técnica – Maria Inês Lopes Coutinho
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