Livro Noite Insular.1
RODRIGO SOMBRA LANÇA FOTOLIVRO PELA PAPER JOURNAL
“Noite Insular: Jardins Invisíveis” é resultado de uma imersão de cinco
meses em Cuba, e apresenta fotografias analógicas que tomam como ponto de
referência o imaginário marítimo e exploram um conceito subjetivo de
“insularidade”, evocando tensões entre o senso de isolamento e o anseio por
cruzar os limites da ilha
O fotógrafo baiano Rodrigo Sombra lança seu fotolivro “Noite
Insular: Jardins Invisíveis”, editado por Patricia Karallis e
publicado pela prestigiada editora britânica Paper Journal. O evento de
apresentação do fotolivro acontece simultaneamente em São Paulo, onde está com
exposição homônima em cartaz, e em Londres, na Tate Modern. A publicação é
resultado de uma imersão de cinco meses em Cuba e tem por referência o
imaginário marítimo da ilha, explorando uma concepção subjetiva de
“insularidade”. Traço decisivo da cultura cubana, a insularidade se faz sentir
na obra de Sombra para além do seu sentido meramente geográfico. Neste projeto
– composto por exposição na Galeria São Paulo Flutuante, sob curadoria
de Regina Boni, e pelo presente fotolivro -, o conceito serve como chave
para explorar as dinâmicas do desejo na Cuba contemporânea, evocando tensões
entre o senso de isolamento e o anseio por cruzar os limites da ilha.
Ao tomar conhecimento de uma convocatória de projetos a serem editados
como fotolivro pela Paper Journal, em 2018, Rodrigo Sombra inscreveu
“Noite Insular: Jardins Invisíveis” e, entre 421 projetos enviados, foi
um dos três selecionados. “A Paper Journal foi sempre uma referência, um
norte para mim. À Paper Journal devo muitas descobertas, ela foi sempre uma
clareira à qual eu podia recorrer, um espaço aberto ao risco no mundo
fotográfico. Ter sido selecionado para editar meu primeiro fotolivro com eles
foi como uma confirmação de que os caminhos que eu intuía no meu trabalho
poderiam encontrar ressonância com as coisas que eu mais me identifico na
fotografia contemporânea”, comenta o fotógrafo.
A edição do livro ocorreu ao longo de vários meses, a partir de um
diálogo frequente com a editora da Paper Journal, Patricia Karallis.
Nos dizeres de Sombra: “Sinto que as rimas visuais, a força
narrativa, o sentido de conjunto, cresceu muito a partir do olhar de Patricia.
Ela é uma editora engenhosa. Consegue não apenas extrair um sentido narrativo,
um efeito dramático, da combinação de imagens, como é atenta às variações de
cor e atmosfera no sequenciamento das fotos”. Em 2018, fotógrafo e editora
fizeram uma prévia do fotolivro, apresentada na feira de livros de arte do
MoMA, em Nova Iorque. Após colherem várias respostas e a partir desses
comentários sobre a prévia, foram realizadas seguidas revisões na edição. No
início de 2019, Sombra retornou a
Cuba para fotografar uma última vez, e assim foi fechada a edição final com
alguns acréscimos.
Acerca do projeto, Rodrigo Sombra destaca que fotolivro e
exposição são similares sob diversos aspectos, uma vez que várias das imagens
que estão expostas na Galeria São Paulo Flutuante aparecem no livro.
Além disso, o fotógrafo ainda comenta: “As relações contraditórias com o
estrangeiro em Cuba; a questão da insularidade, o imaginário marítimo; a
iconografia popular urbana; a estética construtiva: todos esses dados perpassam
as fotos que compõem a série nas duas plataformas, livro e galeria. Por outro
lado, sinto que o livro alterna a presença usual dos retratos com mais imagens
de paisagens e naturezas mortas. Sondar os espaços vazios, tentar entender como
como os dilemas da vida em Cuba se exprimem em vestígios dispersos pela
paisagem, era algo importante para mim, e isso aparece com força no livro”.
Mais sobre o projeto “Noite Insular: Jardins Invisíveis”:
“Sua ida a Cuba é o encontro com um nó histórico, cultural, geopolítico
e existencial”, afirma Caetano Veloso, a respeito da obra de Sombra,
no texto de apresentação. “Ao invés de esconder ou congelar as figuras
humanas e seus entornos em formalismo frio, tais composições sublinham-lhes o
mistério, a sensualidade, o desamparo e o prazer de ser. Sombra revela-se um
artista verdadeiro e um observador sensível. A beleza de suas fotos reside na
aventura humana de quem capta e de quem é captado. Isso leva quem as vê a
pensar mais longe e sentir mais fundo”, diz o compositor sobre “Noite
Insular: Jardins Invisíveis”.
O título da série é inspirado num poema do escritor cubano José Lezama
Lima. Para o fotógrafo Rodrigo Sombra, “Noite Insular: Jardins
Invisíveis” explora os estímulos da presença estrangeira em Cuba, cada vez mais
intensos desde a recente abertura cultural e econômica da ilha. Ao abordar as
relações contraditórias entre os cubanos e a influência estrangeira, Sombra
esboça uma estética de forte apelo geométrico. Com frequência, a base
documental de suas imagens se perde em jogos de linhas e sombras que aspiram à
abstração. Descortina-se assim a de visão uma Cuba insuspeitada, em tudo avessa
às imagens exóticas do turismo ou à grandiloquência da propaganda
revolucionária.
À diferença das multidões celebradas nas fotografias oficiais cubanas,
em suas fotos Sombra privilegia o indivíduo. Nelas, veem-se corpos
esquivos, frequentemente sombreados, que nos interrogam sobre o que vemos, e
também sobre aquilo que é ocultado. Sua câmera se abre ainda aos signos da cultura
popular: símbolos religiosos, tatuagens, logomarcas esportivas e bandeiras
estrangeiras, rastros dos novos imaginários a povoar a ilha interior dos
cubanos.
Imagens
Livro Noite Insular.2
Livro Noite Insular.3 |
Evento: Lançamento do
fotolivro “Noite Insular: Jardins Invisíveis”
Artista: Rodrigo
Sombra
Edição: Patricia
Karallis
Coordenação: Regina
Boni
Data: 20 de maio de
2019, segunda-feira, às 19h
Local: Galeria São
Paulo Flutuante
Endereço: Rua Estados
Unidos, 2.186 - Jardim América - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3064-4768
Fotolivro: “Noite
Insular: Jardins Invisíveis”
Autor: Rodrigo Sombra
Edição: Patricia
Karallis
Editora: Paper Journal
Preço: R$75,00
Assessoria de Imprensa:
Balady Comunicação
Silvia Balady / Zeca
Florentino
Tel.: 11 3814-3382 | 11
99117-7324
Rodrigo Sombra
Fotógrafo baiano, nasceu
em Ipiaú, em 1986. Em 2012, integrou a exposição coletiva “Uma visita ao Benin
– Fotografias de uma Viagem”, no Museu Afro Brasil, em São Paulo, com curadoria
de Emanoel Araújo. Também participou de coletivas no Rayko Photo Center e
Dryansky Gallery, em San Francisco, Califórnia, onde viveu por três anos. Em
2018, “Noite Insular: Jardins Invisíveis”, sua série sobre a Cuba
contemporânea, foi selecionada para ser editada como livro pela revista e
editora britânica Paper Journal. Foi um dos 3 artistas selecionados pela Paper
Journal em uma convocatória que recebeu mais de 400 projetos de todo o mundo. O
livro será lançado em maio de 2019, em Londres e em São Paulo.
Paper
Journal
Lançada em 2013, a revista impressa e on-line Paper Journal é atualizada
regularmente com entrevistas, reportagens, visitas a estúdios e resenhas de
fotolivros. Tem como objetivo oferecer o que há de melhor em artes visuais
contemporâneas. É única e apresenta tipos diferentes de fotografia, de
fotógrafos desconhecidos ou novos e de nomes estabelecidos. Nossos
colaboradores variam entre jornalistas, editores de moda, estilistas,
fotógrafos e profissionais do setor. Em 2018, passamos de on-line para
off-line, com nossa primeira edição impressa. Esta edição foi lançada em
Londres, na Webber Gallery, bem como na New York Art Book Fair, e foi nomeada
para o Lucie Award na categoria Revista de Fotografia do Ano. Paper Journal 01
é vendida em todo o mundo, em livrarias e lojas especializadas. Com sede em
Melbourne, Londres e em Nova York, e com colaboradores de todo o mundo, a Paper
Journal continua a crescer com uma série de exposições independentes,
publicações impressas, palestras e eventos.
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