Para além das técnicas específicas ligadas às artes visuais, o seminário discute as pesquisas mais recentes que envolvem a presença das ciências para a elaboração de obras de arte, sobretudo a Física e a Matemática nos campos da dinâmica dos fluidos, da topologia geométrica e da inteligência artificial e suas relações com as artes visuais.
O seminário ocorre como uma programação paralela à exposição Manoel Veiga: cartografias de mundos inexistentes, em cartaz no MAC USP até janeiro de 2023. Em suas pinturas, o artista manipula diretamente fenômenos naturais como a difusão, em conexão com o campo da dinâmica dos fluidos. Nas séries fotográficas, Veiga ora manipula imagens da NASA, ora aciona conceitos da astronomia para reconectar a pintura barroca de Caravaggio com a ideia de cosmos.
Financiado pela National Science Foundation (EUA) e com a presença de especialistas dos Estados Unidos, Polônia e do Brasil, o seminário pretende adensar o debate em torno da exposição Manoel Veiga: cartografias de mundos inexistentes e inserir o MAC USP num debate internacional atualizado sobre arte e ciência envolvendo o diálogo sinérgico entre matemáticos, físicos, neurocientistas, artistas visuais e historiadores da arte. |
Comentários
Postar um comentário