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BIOGRAFIA DE ARTISTA: Fernand Léger


Fernand Léger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Fernand Léger

Fernand Léger fotografado porCarl Van Vechten , 1936
Nascido04 de fevereiro de 1881
Argentan , Orne , França
Morreu17 agosto, 1955 (74 anos)
Gif-sur-Yvette , França
NacionalidadeFrancês
CampoPintura , gravura e cineasta
MovimentoTubism , cubismo , modernismo
Joseph Fernand Léger Henri (em francês: [leʒe] ; 4 de fevereiro de 1881 - 17 de agosto de 1955) foi um francês pintor , escultor e cineasta . Em suas primeiras obras, ele criou uma forma pessoal de cubismo que ele gradualmente modificado para uma forma mais figurativa , populista estilo. Seu tratamento corajosamente simplificada do assunto moderna levou a ser considerado como um precursor da pop art .

Conteúdo 

 [hide

editar ]Biografia

Fernand Léger, La Femme en Bleu (Mulher em Azul), 1912, óleo sobre tela, 193 x 129,9 centímetros (76 x 51 1/8 polegadas), Kunstmuseum, Basiléia.Exposto no 1912 Salon d'Automne, em Paris.
Léger nasceu em Argentan , Orne , Baixa-Normandia , onde seu pai criava gado. Fernand Léger inicialmente treinado como um arquiteto de 1897-1899, antes de se mudar em 1900 para Paris, onde se sustentava como desenhista de arquitetura. Após o serviço militar, em Versailles , Yvelines , em 1902-1903, ele se matriculou na Escola de Artes Decorativas após sua aplicação àÉcole des Beaux-Arts foi rejeitada. Ele, no entanto, participou da Beaux-Arts como um estudante não-inscritos, gastando o que ele descreveu como "três anos vazios e inúteis" estudar com Gérômee outros, ao mesmo tempo, estudar na Académie Julian . [1] Ele começou a trabalhar seriamente como um único pintor com a idade de 25. Neste ponto o seu trabalho mostrou a influência deimpressionismo , como visto no Le Jardin de ma mère (jardim da minha mãe) de 1905, uma das poucas pinturas deste período que ele não mais tarde destruir. Uma nova ênfase no desenho e geometria apareceu em trabalho de Léger depois que viu o Cézanne retrospectiva no Salon d'Automne , em 1907. [2]
Em 1909 mudou-se para Montparnasse e conheceu tais líderes do avant-garde como Archipenko , Lipchitz ,Chagall , e Robert Delaunay . Sua pintura importante deste período é Nus na Floresta (1909-1910), em que Léger exibe uma forma pessoal de Cubismo -seus críticos chamaram de " Tubism "por sua ênfase em formas cilíndricas, que não fez uso da colagem técnica pioneira por Braque e Picasso . [3]
A cidade, de 1919, óleo sobre tela, O Museu de Arte Moderna , Nova York
Em 1910, ele juntou-se com vários outros artistas, incluindoDelaunay , Villon, Jacques , Le Henri Fauconnier , Metzinger Jean , Albert Gleizes , Francis Picabia , e Marie Laurencin para formar um desdobramento do movimento cubista, o Grupo de Puteaux , também chamado de Seção d ' ou (A Seção de Ouro).Léger foi influenciado durante este tempo pelo italiano Futurismo , e suas pinturas, desde então, até 1914, tornou-se cada vez mais abstrato . Suas formas tubulares, cónico, e cubos são laconicamente prestados em manchas ásperas de cores primárias , mais verde, preto e branco, como visto na série de pinturas com o título formas contrastantes.
Experiências Léger na Primeira Guerra Mundial teve um efeito significativo sobre o seu trabalho. Mobilizados em agosto de 1914 para o serviço no exército francês , ele passou dois anos na frente em Argonne . Ele produziu muitos esboços de peças de artilharia, aviões e soldados companheiros enquanto nas trincheiras, esoldado pintado com Cachimbo (1916), enquanto em licença. Em setembro de 1916 ele quase morreu depois de um gás mostarda ataque dos alemães tropas em Verdun . Durante um período de convalescença em Villepinte pintou Os Jogadores de Cartas (1917), uma tela cujo robô-como, figuras monstruosas refletem a ambivalência de sua experiência de guerra.Como ele explicou:
... Eu estava atordoado com a visão da culatra de um milímetro 75 à luz do sol. Era a magia da luz sobre o metal branco. Isso é tudo o que levou para eu esquecer a arte de 1912-1913. A crueza, variedade, humor e perfeição absolutamente de certos homens ao meu redor, seu sentido preciso da realidade utilitarista e sua aplicação em meio ao drama da vida-e-morte estávamos em ... me fez querer pintar na gíria com toda a sua cor e mobilidade. [4]
Este trabalho marcou o início de seu "período de mecânica", durante o qual as figuras e objetos que pintou foram caracterizados por sleekly prestados formas tubulares e máquina semelhante. A partir de 1918, ele também produziu as primeiras pinturas da série Disco, em que discos sugestivos de semáforos a figura principal. [5] Em dezembro de 1919 ele se casou com Jeanne-Lohy Agostinho, e em 1920 ele conheceu Le Corbusier , que continuaria a ser um amigo ao longo da vida.
Natureza morta com uma caneca de cerveja, de 1921, óleo sobre tela, a Tate
O "mecânico" funciona Léger pintado em 1920, em sua clareza formal, bem como no seu objecto a mãe ea criança, o nu feminino, figuras em um ordenado-paisagem é típica do pós-guerra " retorno à ordem "no artes, e ligá-lo à tradição da pintura figurativa francês representado por Poussin e Corot . [6] Em animés seus paysages(paisagens animadas) de 1921, figuras e animais existem harmoniosamente na paisagem composta de formulários simplificados. As composições frontais, contornos firmes e cores bem combinadas destas pinturas freqüentemente lembrar as obras de Henri Rousseau , um Léger artista muito admirado e que ele havia conhecido em 1909.
Eles também compartilham características com a obra de Le Corbusier e Ozenfant Amédée que juntos fundaramPurismo , um estilo concebido como uma racional, matematicamente com base corretiva para a impulsividade do cubismo. Combinando o clássico com o moderno, Nudez Léger sobre um fundo vermelho (1927) descreve uma mulher, monumental inexpressivo, maquinal em forma e cor. Suas composições vida ainda deste período são dominados por estáveis, bloqueando formações retangulares na orientação vertical e horizontal. Sifão de 1924, uma natureza morta baseado em um anúncio na imprensa popular para a Campari aperitivo, representa o ponto alto da estética purista no trabalho de Léger. [7] Sua composição equilibrada e formas caneladas sugestivos de colunas clássicas estão reunidos com um quase-cinema close-up de uma mão segurando uma garrafa.
Como um entusiasta do moderno, Léger foi muito atraídos para o cinema , e por um tempo ele considerou desistir da pintura para o cinema. [8] Em 1923-24 ele projetou o conjunto para a cena em laboratório Marcel L'Herbier'sL'Inhumaine ( Aquele Desumanos). Em 1924, em colaboração com Dudley Murphy , George Antheil , e Man Ray , Léger produziu e dirigiu o icônico e Futurismo , influenciado filme, Ballet Mécanique (Ballet Mecânico). Abstrata nem narrativa, é uma série de imagens de lábios de uma mulher e dentes, close-up tiros de objetos comuns, e imagens repetidas de atividades humanas e máquinas em movimento rítmico. [9]
Em colaboração com Amédée Ozenfant fundou uma escola livre, onde lecionou de 1924, com Alexandra Exter e Laurencin Marie. Ele produziu a primeira de suas "pinturas murais", influenciado pelas teorias de Le Corbusier, em 1925. Destinados a ser incorporados na arquitectura policromada, eles estão entre os seus quadros mais abstratos, com áreas planas de cor que aparecem para avançar ou retroceder. [10]
A partir de 1927, o caráter de obra de Léger mudou gradualmente como formas orgânicas e irregulares assumiu maior importância. [11] O estilo figural que surgiu na década de 1930 é totalmente exibido nas Duas Irmãs de 1935, e em várias versões de Adão e Eva. [12] Com o humor característico, ele retratou Adam em um maiô listrado, ou ostentando uma tatuagem.
A Travessia Ferroviária, 1919, óleo sobre tela, 53,8 x 64,8 centímetros, o Instituto de Arte de Chicago
Em 1931, Leger visitou Nova York e decorados Nelson Rockefeller apartamento 's. [13] Em 1935, o Museu de Arte Moderna de Nova York apresentou uma exposição de seu trabalho.
Durante a Segunda Guerra Mundial Léger viveu nos Estados Unidos. Ele ensinou na Universidade de Yale , e encontrou inspiração para uma nova série de pinturas à vista romance de resíduos industriais na paisagem. O choque de justapostas formas naturais e elementos mecânicos, as "toneladas de máquinas abandonadas com flores surgindo de dentro e aves empoleirar em cima deles", exemplificou o que chamou de "lei do contraste".[14] Seu entusiasmo por tais contrastes resultou em obras como A Árvore da Escada de 1943-44, e Paisagem romântica de 1946. Uma grande obra de 1944, Três Músicos (Museu de Arte Moderna de Nova York), reprisa uma composição de 1930. Uma composição que lembra como folk-de Rousseau, que explora a lei de contrastes em sua justaposição realista dos três homens e seus instrumentos.
Após o seu regresso à França, em 1945, ele se juntou ao Partido Comunista . Durante este período, a sua obra tornou-se menos abstrato, e ele produziu muitas composições de figuras monumentais que retratam cenas da vida popular que caracteriza acrobatas, construtores, mergulhadores e passeios país. O historiador de arte Charlotta Kotik tem escrito que a determinação Léger "para retratar o homem comum, bem como para criar para ele, foi o resultado de teorias socialistas difundidas entre a vanguarda, antes e depois da Segunda Guerra Mundial. Entanto, consciência social Léger foi não a de um marxista feroz, mas de um humanista apaixonado ". [15] Seus projetos variados incluiu ilustrações de livros, murais, vitrais, mosaicos, esculturas de cerâmica, policromada e set e figurinos.
Após a morte de sua esposa em 1950, Léger casado Nadia Khodossevitch em 1952. Em seus últimos anos, lecionou em Berna , mosaicos desenhados e vitrais para a Universidade Central da Venezuela , em Caracas , Venezuela , e pintado Outing País, o Camper, e da série The Big Parade. Em 1954, ele iniciou um projeto para um mosaico para o São Paulo Opera, que ele não viveria para terminar. Fernand Léger morreu em sua casa em 1955 e está enterrado em Gif-sur-Yvette , Essonne .

editar ]Legado

Léger escreveu em 1945 que "o objeto na pintura moderna deve se tornar o personagem principal e derrubar o assunto. Se, por sua vez, a forma humana torna-se um objeto, ele pode liberar consideravelmente as possibilidades para o artista moderno." Ele discorreu sobre essa idéia em seu ensaio de 1949, "Como Eu concebo da Figura Humana", onde ele escreveu que "a arte abstrata veio como uma revelação completa, e então fomos capazes de considerar a figura humana como um valor plástico, não como um valor sentimental. É por isso que a figura humana se manteve deliberadamente inexpressiva ao longo da evolução do meu trabalho ". [16] Como o primeiro pintor a tomar como seu idioma o imaginário da era da máquina, e para tornar os objetos da sociedade de consumo dos sujeitos de suas pinturas, Léger foi chamado um progenitor de arte pop . [17]
Ele era ativo como professor por muitos anos. Entre seus alunos estavam Nadir Afonso , Robert Colescott ,Paul Georges , Charlotte Gilbertson , Hananias Harari , Asger Jorn , Michael Loew , Beverly Pimenta , Victor Reinganum , Marcel Mouly , George LK Morris , René Margotton , Erik Olson e Charlotte Wankel .
Em 1952, um par de murais Léger foi instalado no Salão da Assembleia Geral da sede das Nações Unidas emNova York , Nova York . [18]
Em 1960, o Museu Fernand Léger foi inaugurado em Biot, Alpes-Maritimes , França.
Em novembro de 2003, sua pintura, La femme en rouge et vert vendido por 22407500 dólares dólares dos Estados Unidos . Preços de venda de suas esculturas ultrapassaram 8 milhões de dólares.
Em agosto de 2008, um dos quadros de Léger detidas pela Wellesley College Museu de Davis, mãe e filho, foi dado como desaparecido. Acredita-se que desapareceram em algum momento entre 09 de abril de 2007 e 19 de novembro de 2007. Uma recompensa de US $ 100.000 é que está sendo oferecida por informações que leve ao retorno seguro da pintura. [19]

editar ]Notas

  1. ^ Néret 1993, p. 35.
  2. ^ Néret 1993, pp 35-38.
  3. ^ Néret 1993, pp 102 e 242.
  4. ^ Néret 1993, p. 66.
  5. ^ Buck 1982, p. 141.
  6. ^ Cowling e Mundy 1990, pp 136-138.
  7. ^ Eliel 2001, p. 37.
  8. ^ Néret 1993, p. 119.
  9. ^ Eliel 2001, p. 44.
  10. ^ Eliel 2001, p. 58.
  11. ^ Carenagem e Mundy 1990, p 144.
  12. ^ Buck 1982, p. 23.
  13. ^ "Artes absolutos" Referenciado 01 de junho de 2009
  14. ^ Néret 1993, pp 210-217.
  15. ^ Buck 1982, p. 58.
  16. ^ Néret 1993, p. 98.
  17. ^ Buck 1982, p. 42.
  18. ^ "elemento de inspiração e calma" Uma na sede da ONU - a arte na vida das Nações Unidas Retirado 13 de outubro de 2010
  19. ^ www.boston.com

editar ]Referências

  • Buck, Robert T. et al. (1982). Fernand Léger. Nova Iorque: Publishers Abbeville. ISBN 0-89659-254-5
  • Cowling, Elizabeth; Mundy, Jennifer (1990) On Ground clássico: Picasso, Léger, De Chirico eo novo classicismo 1910-1930.. Londres:. Tate GalleryISBN 1-85437-043-X
  • Eliel, Carol S. et al. (2001) L'Esprit Nouveau:. Purismo em Paris, 1918-1925. New York: Harry Abrams, Inc. ISBN 0-8109-6727-8
  • Léger, Fernand (2009). F.Léger, catálogo da exposição. Paris:. Galerie Malingue ISBN 2-9518323-4-6
  • Néret, Gilles (1993). F. Léger. New York: Livros Ilustrados BDD. ISBN 0-7924-5848-6

editar ] Ligaçõesexternas

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