Pular para o conteúdo principal

EXPOSIÇÕES PINACOTECA

 




EXPOSIÇÕES 
PINACOTECA

DOIS MOMENTOS - GILBERTO SALVADOR

DE 20.JUL A 17.NOV 2013

 A Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição Dois momentos do artista plástico Gilberto Salvador (São Paulo, SP, 1946). Composta por 24 obras, entre pintura, objetos e instalações, a mostra revela os contrastes, encontros e releituras entre a produção do período de formação do artista, anos 1960, até os dias de hoje.

DEBRET - VASCO ARAUJO

DE 16.MAR A 25.AGO 2013

No contexto do Ano de Portugal no Brasil, a mostra Debret do artista português Vasco Araújo (Lisboa, 1975) propõe uma interpretação contemporânea das relações sociais entre brancos e negros, portugueses e africanos, senhores e escravos no Brasil do século XIX.
A exposição O Pensionato Artístico Paulista na República Velha (1889-1930) apresenta 17 obras realizadas entre 1889 e 1925, período em que alguns artistas atuantes na cidade de São Paulo foram bolsistas do Governo do Estado e tiveram como contrapartida ao custeio dos estudos o envio de obras e desenhos para a Pinacoteca do Estado. Participaram do programa: Pedro Alexandrino, Campos Ayres, Mario Villares Barbosa, Dario Villares Barbosa, Helena Ohashi, Marcelino Vélez, Oswaldo Pinheiro, Valle Júnior, Lopes de Leão, Monteiro França e Túlio Mugnaini. 

LUCY CITTI FERREIRA

DE 15.JUN A 19.OUT 2013

A Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição Lucy Citti Ferreira, com cerca de 60 trabalhos realizados entre 1930 e 1990. As obras fazem parte de um conjunto de 175 pinturas, cerca de 3000 obras sobre papel, além de seu arquivo pessoal, que foram doados por Lucy (São Paulo SP 1911 - Paris, França 2008) para Pinacoteca em 2008. Com curadoria de Regina Teixeira de Barros, curadora da Pinacoteca, e Rosa Esteves, pesquisadora do Museu Lasar Segall
A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a instalação 1 Homem entre 4 paredes do artista português Alexandre Estrela (1971). A instalação é composta por um túnel de 22m que termina numa sala onde imagem e som são apresentados em sincronia. Alexandre Estrela é considerado um dos principais artistas da nova geração portuguesa e esta é a primeira vez que seu trabalho é visto no Brasil. A mostra é realizada no âmbito do protocolo celebrado entre a Direção Geral das Artes, tutelada pelo Ministério da Cultura português, e a Pinacoteca do Estado de São Paulo e tem a curadoria de Valéria Piccoli, curadora chefe da Pinacoteca do Estado. O Projeto Octógono Arte Contemporânea da Pinacoteca do Estado de São Paulo - espaço para a experimentação de práticas artísticas - tem o patrocínio do Banco Bradesco para sua edição de 2013.
  1. 1 - 2 -
  2. Próximo »
  3. Fim

Comentários