Pular para o conteúdo principal

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO (Centro Cultural da Juventude)

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO
(Centro Cultural da Juventude)


Horário de Atendimento:
terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Obs.: O Centro Cultural da Juventude estará fechado no dia 11 de agosto.

Todas as atividades do CCJ são gratuitas. Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Telefone: (11) 39842466.

FOTOGRAFIAS ACESSE O LINK ABAIXO DO FLICK

comunicacaoccj - Flickr

www. flickr.com / photos / comunicacaoccj 

CINEMA

CINEDU – A FORMAÇÃO DO OLHAR
(Brasil, 2011, 12 min, documentário). Livre para todos os públicos. Direção e roteiro: Jefferson Santos. Este é um documentário que aborda a relação entre a educação e o cinema no Brasil, tomando como eixo transversal a importância do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Após a exibição haverá um bate papo com o diretor do filme, Jefferson Santos.

CinEdu – A formação do olhar é um documentário que se propõe a refletir sobre a relação entre a educação e o cinema no Brasil e toma como eixo transversal a importância do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Este documentário conta com depoimentos de profissionais que fazem parte da cinematografia contemporânea brasileira e da educação como o cineasta Jefferson De e a professora e pesquisadora Ana Lúcia.


Ficha Técnica
Roteiro e direção: Jefferson Santos
Produção: Gabriela Watson
Fotografia: Emerson Ferraz
Som direto: Lúcia Helena
Iluminação: Indianara Nonzamo
Montagem: Emerson Ferraz e Jefferson Santos
Edição: Jefferson Santos
Ilustração: Marco ZX e Larissa Glebova
Animação e finalização: Glauco Valle
Gênero: Documentário
Cor: Color / NTSC
Formato: DV
Duração: 12min
Realização: TUDOJUNTO som e vídeo
Apoio: Afro Inca Produções / Luxo Para Todos

Dia 07/08, quarta, 18h. Espaço Sarau.


PRÉ-ESTREIA NACIONAL: GARIBOUS- O DIREITO DA CRIANÇA JÁ EXISTE, MAS NÃO PARA ELES
Antes de correr o país nos festivais de cinema o documentário GARIBOUS terá a sua estreia nacional no Centro Cultural da Juventude.

SINOPSE:
(Brasil, 2013, 47 min, documentário). +10 anos. Direção: Denis Franco Goedert. O filme relata a vida de mais de 1 milhão de meninos, entre 5 e 17 anos,  que vivem no oeste africano em situação de análoga-escravidão. O documentário busca apresentar este fenômeno social em Burkina Faso, mostrando ao público o motivo pelo qual estas crianças denominadas de “garibous” ou “talibês” vivem de forma desumana, sem nenhum direito.

Ficha Técnica
Diretor: Denis Franco Goedert
Elenco/Depoimentos: Amadou Diallo; André Nitiema;Aruna (garibou); Claudemir Silva ; Fanta Tíema; Ibrahim (garibou); Isa Traoré; Kote Cheriffo; Lamoussa Michel Bambara ; Lassina Traoré; Mahomet Ouedraogo ;Mamadou Coulibali; Mamadou Kologo; Mamoudou; Mohamed (ex-garibou) ;Rejane da Silva Kologo; Sidbe Cola; Sirima Sanata Palé; Soudra Drissa; Sr. Sebastião Neves; Yaya Sidbe

Dia 27/08, terça, 16h. Anfiteatro.

Distribuição de ingressos a partir das 15h, na recepção do CCJ.



CURSOS E OFICINAS

OFICINAS DE CIRCO
O projeto Circus CCJ, em parceria com a Trixmix Produções, reinicia suas oficinas de técnicas circenses em agosto! As aulas incluem técnicas de acrobacia e aparelhos aéreos (tecido, lira e trapézio). Entre os dias 07 e 09, o público interessado poderá participar das aulas livres, voltadas para a experimentação. Quem quiser integrar as turmas permanentes de aéreo e acrobacia tem até o dia 11 de agosto para se inscrever!

Horário das aulas por modalidade:

Aula para experimentação:
Dias 08/08, quintas, das 17h às 19h e das 19h30 às 21h30 – 20 vagas
Dias 07 e 09/08, quartas e sextas, das 14h às 17h – 25 vagas
Inscrições no local

Aéreo e Acrobacia:
Início: 14 de agosto
Quartas e Sextas, das 14h às 17h – 25 vagas

Aéreo (lira, tecido e trapézio):
Início: 15 de agosto
Quintas, das 17h às 19h – 20 vagas
Quintas, das 19h30 às 21h30 – 20 vagas

Inscrições para as oficinas permanentes: até 11/08, apenas na recepção do CCJ. Faixa etária: 15 a 29 anos. Caso haja mais procura que o número de vagas disponíveis para a oficina haverá sorteio.


PHOTOFASHION
Com: Diego46 e Dani Botelho. Por meio da fotografia de moda, o projeto Photofashion irá trabalhar a valorização da identidade e expressão dos jovens, além de técnicas específicas deste tipo de fotografia. As oficinas acontecerão em 8 encontros e o resultado final ficará exposto no CCJ durante o mês de setembro. Para participar será necessário trazer câmera fotográfica digital ou celular com câmera.  Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ.

De 09/08 a 04/09, quartas e sextas, das 15h às 19h. Ateliê.

+ 14 anos. 12 vagas. Inscrições de 23/07 a 06/08, na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes@ccj.art.br. Necessário entregar carta de interesse, de no máximo 10 linhas, dizendo por que gostaria de participar. Haverá seleção. Divulgação dos resultados: 08/08.


OFICINA DE VISAGISMO
Visagismo é a arte de revelar as qualidades interiores e criar uma boa imagem, a partir das características físicas de cada pessoa. Por meio da expressão corporal e vocal e da postura artística, o visagista e bacharel em Artes Cênicas, Gil Oliveira, irá apresentar técnicas para montagem de personagens no teatro.

Dia 18/08, domingo, 15h. Anfiteatro.

+14 anos. 30 vagas. Inscrições a partir de 23/07, na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes@ccj.art.br.


CRIAÇÃO DE ROTEIRO PARA CURTA-METRAGEM
A oficina apresentará o “conflito” como espinha dorsal da trama e orientará os participantes na elaboração de uma estória a partir de ideias originais ou da adaptação de estórias já existentes.
Serão abordados: criação de personagens, beats (os pontos de mudança dramática de cada personagem dentro das cenas), a curva dramática geral do filme e técnicas para elaboração de diálogos a partir de observação. Com: Matheus Parizi, roteirista e diretor de cinema e televisão. Atualmente, desenvolve o roteiro de seu primeiro longa-metragem, “Psicografia”, pela Torino Film Lab.

De 03 a 07 de setembro, terça a sábado, das 15h às 19h. Ateliê.

+16 anos. 16 vagas. Inscrições de 04 a 24 de agosto, terça a domingo, das 10h às 18h, na recepção do CCJ. Será necessário entregar carta de intenção. Haverá seleção.


OFICINA DE MÚSICA – PROGRAMA VOCACIONAL
Se você tem uma banda, canta ou toca algum instrumento e deseja receber orientações, ainda há vagas para as turmas do Vocacional Música. Todas às terças-feiras, em dois horários: das 14h às 17h ou das 17h30 às 20h30.

+14 anos. 20 vagas. Inscrições abertas na recepção do CCJ.



ENCONTROS E REFLEXÕES

DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE
Livre para todos os públicos. O Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, foi instituído em 1999 pela Assembleia Geral da ONU como resultado da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens. A data serve de referencial para dar visibilidade às lutas da juventude ao redor do mundo. Recentemente, os jovens foram mais uma vez protagonistas nas manifestações que tomaram as ruas de todo o país e marcaram o ano de 2013 na história das manifestações populares. Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Juventude, o Centro Cultural da Juventude organizará uma exposição e um debate sobre o tema.


DEBATE: O PAPEL DAS REDES NA COBERTURA E REPERCUSSÃO DAS MANIFESTAÇÕES
Convidamos pessoas que participaram das manifestações que tomaram as ruas de São Paulo no mês de junho para construir uma reflexão com o público do CCJ sobre temas como mídia, repressão policial, participação popular e juventude. A atividade integra o Ciclo de Debates sobre Juventude e Manifestações: "As redes e as ruas", organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Convidados?

Dia 10/08, sábado, 16h. Área de Convivência.


EXPOSIÇÃO: AUTONOMÍDIA
Curadoria: André Bueno. A mostra fotográfica reunirá registros das manifestações ocorridas em junho de 2013 em todo o país, além de registros de manifestações anteriores. A exposição será montada a partir de imagens enviadas por e-mail por participantes destas manifestações que, ao criar registros potentes e utilizar as mídias sociais como principal fonte de informação e meio de comunicação, puseram em xeque os registros e informações produzidos pela grande mídia. Os registros selecionados farão parte da exposição e os materiais recebidos ficarão disponíveis no site do projeto: autonomidia.ccj.art.br

Abertura da exposição: 10/08, sábado, 19h. Área de Convivência.

Visitação: de 11/08 a 31/08, terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.


ENCONTROS: TERÇA AFRO

BATE-PAPO: COLETIVO ESPERANÇA GARCIA
Comemorando um ano de existência, o Terça Afro traz novamente ao CCJ o Coletivo Cultural Esperança Garcia que foi disparador e inspirador do projeto. Formado por mulheres negras e periféricas, o grupo existe desde 2009 e procura discutir nossos direitos, diferenças e possibilidades.

Dia 13/08, terça, 19h. Espaço Sarau.

Livre para todos os públicos.

TEATRO: QUIZUMBA
Na peça, duas histórias se entrelaçam: a do menino Pastinha e do menino Francisco. Pastinha é um menino baiano do começo do século XX que vê sua passagem por uma determinada rua impedida por outro rapaz, que sempre acaba batendo nele. Um dia, vendo a cena por uma janela, o velho mestre Benedito convida o menino a aprender um jeito de se defender. Durante o aprendizado, ensinando-o a equilibrar covardia e valentia, mestre Benedito conta a história de Francisco, o Zumbi dos Palmares. 

Dia 17/08, sábado, 16h. Área de Convivência.

Livre para todos os públicos.


MÚSICA


NAME THE BAND
Gravado entre o verão e o outono de 2012, "Just Add Sugar" é o álbum de estreia da banda Name the Band, liderada pelo músico e compositor Zeh Monstro. As músicas do disco trazem influências do rock dos anos 70 e 80, de artistas como Lou Reed e David Bowie. Zeh Monstro já acompanhou os músicos Supla, Branco Mello, Thunderbird e integrou as bandas Holly TREE e Borderlinerz. A nova banda foi escalada este ano para compor o line up do Lollapalooza e se apresentou nos três dias de festival. Name the Band é Zeh Monstro, Gabriel Alves da Rosa, Vini Marmore e Beto Careca.

Dia 03/08, sábado, 19h. Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 50 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 18h, na recepção do CCJ.


MAHARAJA & FRIENDS: SELEÇÃO BRASILEIRA DE ROCK & ROLL
O ritmo e a harmonia são os componentes fundamentais na banda criada pelo talentoso músico Maharaja, um dos principais parceiros musicais do mais enigmático Beatle, George Harrison, nos anos 70. Maharaja e sua Seleção Brasileira de Rock & Roll vem chamando a atenção do público por sua musicalidade, seus beats poéticos e pelo formato do show que traz em sua concepção cênica a utilização de uma dinâmica de música e dança. Com: Maharaja (guitarras, violões, harmonium, tablas e voz); Caio Ignácio, percussionista de Ricky Martin (percussão); Eduardo Avena, que gravou com Jennifer Lopez e Mark Anthony (percussão); Felipe Barros (baixo); Gabriel Guilherme (bateria acústica, eletrônica e percussão); Juci Nascimento (voz, violões e percussão); e Lucas Vargas (teclados).

Dia 04/08, domingo, 18h. Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 300 lugares. Os ingressos poderão ser solicitados pela internet em ingresso.ccj.art.br ou retirados na recepção do CCJ, no dia do evento, a partir das 17h.


PAULO CARVALHO
Participação especial: Laura Lavieri. O cantor, compositor e escritor Paulo Carvalho circula no cenário musical paulistano desde 1999. Neste ano, ele está lançando o seu segundo álbum, “O Amor é uma Religião”, com 10 faixas autorais e versões de “Aeroplanos” (Jorge Mautner e Rodolfo Grani Jr) e “Solando no Tempo” (Luiz Melodia). O repertório do show traz músicas novas, canções do primeiro disco e versões especialmente escolhidas para este espetáculo. Com: Paulo Carvalho (vocal, violão e guitarra), Regis Damasceno (guitarra e baixo), Richard Ribeiro (vibrafone e programações) e Laura Lavieri (vocal).

Dia 10/08, sábado, 19h. Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 50 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 18h, na recepção do CCJ.


RHOSSI: PRÉ-LANÇAMENTO DO CD #AHORAÉAGORA
Considerado um dos rappers mais influentes no cenário nacional, Rhossi colecionou prêmios e elogios de crítica e público nos anos em que esteve à frente do Pavilhão 9. Em carreira solo desde 2008, o rapper agora se aventura em outros ritmos que também compõem sua essência como músico: o Soul, o Funk e o R&B. Livre de rótulos e estereótipos, suas rimas continuam afiadas e comprometidas com o alerta social, mas ganharam a versatilidade de novas sonoridades e novos temas. “#AHoraéAgora”, seu novo trabalho, promete surpreender os fãs com muito suingue e fusões musicais que mostram amadurecimento e ousadia experimental.

Dia 16/08, sexta, 20h. Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 50 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h, na recepção do CCJ.


RITA BENNEDITTO (EX-RITA RIBEIRO) APRESENTA TECNOMACUMBA
Ao longo de dez anos, o show Tecnomacumba – que se desdobrou em um disco de estúdio, um ao vivo e um DVD – já foi visto por mais de 500 mil pessoas em todo Brasil e no exterior, passando inclusive pelo Festival Mundial de Artes Negras em Dakar, no Senegal. Tecnomacumba é uma homenagem ao componente africano da MPB e da religiosidade brasileira. Contra todos os prognósticos de um mercado musical que desaprendeu a lidar com a longevidade dos shows, o espetáculo resiste forte, leve e renovado! Rita se apresenta acompanhada pela banda Cavaleiros de Aruanda, formada por Felipe Pinaud (guitarra e vocais), Lancaster (contrabaixo e vocais) e Lucio Vieira (bateria e programações).

Dia 24/08, sábado, 19h30. Teatro de Arena.

Livre para todos os públicos. 500 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 16h30, na recepção do CCJ. 1 ingresso por pessoa. Necessário apresentar RG.
                                                                                                               

EXPOSIÇÃO


ALAMEDA: ARTE DE RUA – “RURAIS EM PRETO E BRANCO”
A exposição “Rurais em preto e branco” traz nos traços da arte urbana uma reflexão sensível sobre a realidade do trabalhador rural. Por meio da pintura e das técnicas do graffiti, os artistas Leo_dco, Does e BTS buscam uma forma de expor a rotina deste trabalhador e transportar o ambiente rural ao meio urbano.

Visitação: de 13/07 a 27/09, terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Alameda.

Livre para todos os públicos.



TEATRO

IFIGÊNIA
Uma das passagens mais contundentes da dramaturgia universal, a tragédia Ifigênia em Áulis, de Eurípedes, é o ponto de partida de IFIGÊNIA, a nova montagem da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico. Na fábula, Agamêmnon, comandante das forças gregas que se preparam para atacar Tróia, é compelido a sacrificar sua filha Ifigênia para que a deusa Ártemis cesse o longo período sem ventos que impede o embarque dos gregos. Com direção de Marcelo Lazzaratto e dramaturgia de Cássio Pires, a peça parte do clássico de Eurípedes para uma reinvenção da fábula. Em cena, os nove atores, conscientes do texto integral da peça, improvisam e se revezam nos personagens e constroem, a cada apresentação, um espetáculo diferente.

Dia 25/08, domingo, 18h. Anfiteatro.

+14 anos. 150 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 17h, na recepção do CCJ.


GANHE INGRESSOS PARA ASSISTIR “DEUS É UM DJ” NO TEATRO JARAGUÁ
Após o sucesso de duas temporadas no Rio de Janeiro e de uma primeira temporada em São Paulo no Museu da Imagem e do Som, o espetáculo multimídia “Deus é um DJ” está agora no Teatro Jaraguá e distribuiremos, toda semana, pares de ingressos gratuitos na recepção do CCJ!

+ 16 anos. 90 minutos. Direção: Marcelo Rubens Paiva. Com: Marcos Damigo e Guta Ruiz. Na história, um casal de jovens artistas é contratado para viver dentro de uma galeria de arte, cercados por câmeras. Suas imagens são vendidas e veiculadas via internet.  Tudo parece falso e espontâneo ao mesmo tempo. O público é convidado a NÃO desligar os celulares e estimulado a tirar fotos e postar nas redes sociais. A vida parece uma constante fabricação de imagens e identidades.  “Deus é um DJ” é o texto mais famoso de Falk Richter, um dos maiores expoentes do teatro contemporâneo alemão. Com um humor ácido, o autor põe em xeque a cultura de massas e o apelo ao consumo.

De 03 de agosto a 08 de setembro, sextas, 21h30, sábados, 21h e domingos, 19h. No Teatro Jaraguá: Rua Martins Fontes, 71, Bela Vista.

Acesse ingresso.ccj.art.br e reserve seu ingresso! São 15 pares de ingressos gratuitos por apresentação.


ESPECIAL: SEMANA DA FOTOGRAFIA

Em 19 de agosto comemora-se o dia mundial da fotografia e o CCJ preparou uma semana com atividades que abordam a prática fotográfica em seus diversos aspectos.

+15 anos. 15 vagas por oficina. Inscrições a partir de 31/07, na recepção do CCJ. Público Alvo: fotógrafos, artistas visuais, interessados em fotografia em geral.


OFICINA: FOTOGRAFIA E LITERATURA
A atividade mescla fotografia e literatura em um trabalho que tem o objetivo de estimular o olhar perceptivo sobre o cotidiano. A partir da realização de fotos que registram o dia a dia, as imagens obtidas serão reinterpretadas poeticamente em pequenos textos e crônicas. Nos quatro dias de oficina, serão abordados temas técnicos de fotografia, gêneros literários e composição criativa. Com: Fernando Ferrari, publicitário, redator, escritor e fotógrafo, formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Comunicação Empresarial. Publicou 5 livros nos gêneros romance e crônica e foi premiado em concursos literários no Brasil e no exterior.

Dias 13, 15, 20 e 22/08, terças e quintas, das 15h às 18h30. Espaço Sarau.


OFICINA: FOTOGRAFIA DE SHOW
Com técnicas e conceitos bastante usados em seus trabalhos fotográficos, Avelino Regicida mostrará, com aulas práticas, como interagir nos eventos musicais de forma mais proveitosa em seus registros e abordagens. Os participantes deverão ter boas noções de fotografia, pois serão trabalhadas técnicas avançadas.

Dias 13, 15, 20 e 22/08, terças e quintas, das 19h às 21h. Ateliê.


DIÁLOGOS COM ANDERSON BARBOSA: FOTOJORNALISMO
O projeto Diálogos promove encontros mensais com personalidades dispostas a compartilhar suas experiências com o público jovem. Em agosto, o convidado é o fotógrafo Anderson Barbosa, que fará um bate-papo sobre o Fotojornalismo. Anderson dedica-se à documentação das ações dos movimentos de sem teto e ao desenvolvimento de outros projetos, sempre voltados a conflitos urbanos e sociais. Anderson Barbosa já teve seu trabalho publicado em livros de fotografia e diversos veículos de comunicação nacionais e internacionais. Atualmente, é colaborador da agência Fotoarena e integrante do coletivo Fractures Photo Collective.

Dia 15/08, quinta, 19h. Espaço Sarau.


OFICINA: PINHOLE
Pinhole (buraco de agulha) é um tipo de fotografia produzida com câmeras escuras sem lentes que podem ser produzidas de modo simples, barato e artesanal. Os participantes construirão sua própria câmera utilizando caixas de fósforos e filme fotográfico, para obter fotografias PB ou coloridas. Com: Luciana Castilho e Mauricio Silva.

Dias 16 e 23/08, sextas, 14h. Espaço Sarau.


WORKSHOP: PROCESSOS ALTERNATIVOS/CIANOTIPIA
A oficina, coordenada pela fotógrafa e professora do SENAC Patrícia Yamamoto, propõe a produção de imagens por meio da técnica de cianotipia: um processo de impressão fotográfica artesanal que utiliza sais de ferro sensíveis à luz ultravioleta, para produzir cópias com a mesma dimensão da imagem original. Os inscritos deverão trazer secador de cabelo, luvas de borracha e avental impermeável, vestir sapatos fechados e preferencialmente usar calças (que possam manchar). Com: Patrícia Yamamoto.

Dia 17/08, sábado, das 11h às 18h. Cozinha.


OFICINA: RETRATO
A oficina tem como objetivo o ensino da composição e exploração da luz para produzir retratos com uso de celular ou câmeras compactas ou mesmo câmeras digitais reflex. Serão apresentados trabalhos de grandes retratistas desde o início da fotografia até a produção contemporânea. Trazer: câmera digital ou celular. Com: Sharon Eve Smith.

Dia 17/08, sábado, das 15h às 18h. Espaço Sarau.


SAÍDA FOTOGRÁFICA
Produção de imagens nos entornos no CCJ, com orientação técnica do fotógrafo Marcos Marini. Após a saída, será realizada uma oficina para estudar e analisar imagens captadas durante a caminhada. Obs.: trazer máquina fotográfica digital ou celular com câmera. 

Dia 18/08, domingo, 10h. Encontro no Hall de Entrada.


OFICINA: EDIÇÃO DE IMAGEM COM GIMP
O editor Erick Santos Cardoso orientará os participantes na utilização das ferramentas de edição de imagem do software livre GIMP, alternativa gratuita ao Photoshop. O programa tem versões para Linux, Windows e Mac. Com: Erick Santos Cardoso.

Dia 18/08, domingo, das 15h às 18h. Sala de Projetos.



ESPECIAL: ESTÉTICAS DAS PERIFERIAS

Os processos criativos das periferias serão o foco das discussões da 3ª edição do Encontro Estéticas das Periferias. A ideia é sistematizar o acúmulo de reflexão gerado nos eventos realizados em 2011 e 2012, para produzir um amplo estudo sobre as práticas culturais das bordas da metrópole, a fim de identificar as propostas estéticas que emergem desta cultura.
A programação desta edição foi organizada a partir de quatro eixos curatoriais: Direito à Cidade; Culturas Negras; Cultura de Paz; e Produção e Difusão da Cultura de Periferia.

As atividades acontecerão na semana de 27 de agosto a 01 de setembro de 2013. A programação completa está disponível em esteticasdasperiferias.org.br. Realização: Ação Educativa, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e SESCSP.


Programação do Centro Cultural da Juventude:

PRÉVIAS

HIP HOP RUA
Parceria: Fábricas de Cultura (Vila Nova Cachoeirinha). Um dia inteiro dedicado a todos os elementos do Hip Hop! Todas as atividades acontecerão simultaneamente, na Praça do Cemitério da Vila Nova Cachoeirinha. A programação é uma prévia do projeto Estéticas das Periferias, que tem abertura marcada para o dia 27 de agosto.  

Dia 25/08, domingo, das 10h às 17h. Praça do Cemitério Cachoeirinha, em frente ao CCJ.

Livre para todos os públicos.

ENCONTRO DE GRAFFITI
Curadoria: Bonga. Parte do muro que cerca o Cemitério Cachoeirinha será renovado com o trabalho de diversos artistas da cidade. O graffiteiro Bonga, que atua nas artes urbanas desde 1996 e tem trabalhos nas ruas de diversas cidades do país, é quem organiza a pintura!

Horário: a partir das 10h

DANÇA DE RUA: THE KING CREW
O grupo de dança urbana The King Crew se formou no CCJ e nos 3 anos de existência já participou de importantes competições de dança. Neste ano, o grupo participou de nosso projeto piloto de residência em dança e apresentará alguns dos movimentos e coreografias resultantes dos treinos. Com: Bob, Pivete, Atila, Zé, Giovani e Grilo.

Horário: a partir das 13h

II FEIRA LITERÁRIA DO CCJ
Curadoria: Ruivo Lopes. O quinto elemento do Hip Hop, o conhecimento, está representado pela literatura da periferia, presente na II Feira literária do CCJ. A Feira será voltada para a difusão de publicações e produções culturais independentes e da periferia. Os interessados em expor e vender seus livros poderão se inscrever até 15 de agosto por meio de formulário online disponível em: inscricoes.ccj.art.br.

Horário: das 13h às 17h

TENDA LITERÁRIA
Durante a Feira Literária haverá um espaço especialmente dedicado ao encontro com autores presentes.  Além das conversas haverá doação e arrecadação de livros.

Horário: das 13h às 17h

RAP CONTRA A REDUÇÃO
Curadoria: Akins Kintê. MC’s convidados: Akins Kintê, Elizandra Souza, Fino du Rap, James Lino, Luisa Valente, Lurdez da Luz, Preto Win, Raphão Allafin, Roberta Estrela D’alva, Tati Botelho, Tiago Redniggaz e Tubarão DuLixo. DJ: Eduardo Brechó. O debate rimado contra a proposta de redução da maioridade penal é um projeto idealizado pelos rappers e poetas Akins Kintê e Tubarão DuLixo. Eles convidaram outros rappers e poetas de diversas cidades brasileiras para criar letras e poesias com argumentos contrários à redução. Reunimos alguns dos participantes do projeto para cantarem suas letras, acompanhados pelo DJ Eduardo Brechó.

Quem quiser ainda pode participar do projeto enviando seu vídeo para o canal do Youtube batizado de “Contra a Redução” ou entrando em contato pelo e-mail do projeto: contramaioridadepenal@gmail.com.

Horário: a partir das 14h


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA


OFICINA: COMO FAZER UM E-BOOK
A oficina introduzirá os participantes na produção de um e-book tratando dos formatos de arquivo mais comuns – como PDF, EPUB, MOBI; como formatar um texto em EPUB utilizando o programa SIGIL e como entrar nas principais livrarias com o formato digital. Com: Erick Santos Cardoso, desenhista de coração e editor de profissão. Mestre em comunicação, amante da cultura pop em todas as suas vertentes, Erick é editor da Globo Livros e da Editora Draco, onde põe em prática o seu projeto para produção e desenvolvimento da literatura de entretenimento nacional.

Dia 28/08, quarta, 18h. Sala de Projetos.

+15 anos. 15 vagas. Inscrições a partir de 31/07 na recepção do CCJ.


DEBATE: FINANCIAMENTO E SUSTENTABILIDADE
Editais! Crowdfunding! Financiamento coletivo! Bolsa Cultura! Quais as possibilidades de financiamento para a produção cultural independente? Quais caminhos devem ser percorridos? O encontro apresentará e debaterá os métodos de arrecadação de recursos e formas de sobrevivência no meio cultural. Com: Lucas Pretti (Change.org), Barbara Trugillo (Coletivo Baixo Centro), Luciana Lima (elaboradora da proposta do Bolsa Cultura), Thiago Vinicius Paula (Agência Solana Trindade) e representante do Minc.

Dia 28/08, quarta, 19h. Espaço Sarau.

+14 anos.


MÚSICA: BA KIMBUTA & MAKOMBA
Com foco na emancipação do povo negro, Ba Kimbuta trilha sua história nas artes há mais de 15 anos. Participou da associação Negroatividade, é co-fundador da Escola de Cultura Negra Bantu e militante pelo grupo da juventude negra Kilombagem. Na música, fundou o grupo Uafro (2012) e lançou seu 1º trabalho solo, “Universo Preto Paralelo”: um apanhado de sua história e musicalidade, onde aprofunda temas raciais de forma poética e contemporânea, fundindo o rap a diversas vertentes da música negra como: afrobeat, funk, jazz, soul, samba, reggae.

Dia 30/08, sexta, 20h. Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 50 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h, na recepção do CCJ.


DANÇA: BATALHA DO PASSINHO
Com: Equipe Dramatticallis. Pocket show: Bonde TNT, MC Garden e MC Leitão. O Passinho é um fenômeno cultural surgido nas favelas cariocas que virou febre no Rio de Janeiro mobilizando milhares de jovens em batalhas nas comunidades, chegou a São Paulo e agora ganha sua versão na Cachoeirinha! As coreografias surgiram do funk, mas agregam muitos outros ritmos como o break, o frevo e o kuduro angolano. A dança e as batalhas ficaram conhecidas por todo o país através do youtube. Na batalha do CCJ cada concorrente terá 45 segundos para mostrar tudo o que sabe! As batidas ficarão por conta dos DJs da Equipe Dramatticallis. Poderão participar meninos e meninas com idade a partir de 14 anos. Os três primeiros colocados serão premiados!

Como participar? Confira todas as informações no site passinho.ccj.art.br. Inscrições até 20/08, na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes@ccj.art.br.

Batalha: dia 31/08, sábado, 16h. Teatro de Arena.


 PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO
(Centro Cultural da Juventude)


Horário de Atendimento:
terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Obs.: O Centro Cultural da Juventude estará fechado no dia 11 de agosto.

Todas as atividades do CCJ são gratuitas. Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Telefone: (11) 39842466.



CINEMA

CINEDU – A FORMAÇÃO DO OLHAR
(Brasil, 2011, 12 min, documentário). Livre para todos os públicos. Direção e roteiro: Jefferson Santos. Este é um documentário que aborda a relação entre a educação e o cinema no Brasil, tomando como eixo transversal a importância do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Após a exibição haverá um bate papo com o diretor do filme, Jefferson Santos.

CinEdu – A formação do olhar é um documentário que se propõe a refletir sobre a relação entre a educação e o cinema no Brasil e toma como eixo transversal a importância do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Este documentário conta com depoimentos de profissionais que fazem parte da cinematografia contemporânea brasileira e da educação como o cineasta Jefferson De e a professora e pesquisadora Ana Lúcia.


Ficha Técnica
Roteiro e direção: Jefferson Santos
Produção: Gabriela Watson
Fotografia: Emerson Ferraz
Som direto: Lúcia Helena
Iluminação: Indianara Nonzamo
Montagem: Emerson Ferraz e Jefferson Santos
Edição: Jefferson Santos
Ilustração: Marco ZX e Larissa Glebova
Animação e finalização: Glauco Valle
Gênero: Documentário
Cor: Color / NTSC
Formato: DV
Duração: 12min
Realização: TUDOJUNTO som e vídeo
Apoio: Afro Inca Produções / Luxo Para Todos

Dia 07/08, quarta, 18h. Espaço Sarau.


PRÉ-ESTREIA NACIONAL: GARIBOUS- O DIREITO DA CRIANÇA JÁ EXISTE, MAS NÃO PARA ELES
Antes de correr o país nos festivais de cinema o documentário GARIBOUS terá a sua estreia nacional no Centro Cultural da Juventude.

SINOPSE:
(Brasil, 2013, 47 min, documentário). +10 anos. Direção: Denis Franco Goedert. O filme relata a vida de mais de 1 milhão de meninos, entre 5 e 17 anos,  que vivem no oeste africano em situação de análoga-escravidão. O documentário busca apresentar este fenômeno social em Burkina Faso, mostrando ao público o motivo pelo qual estas crianças denominadas de “garibous” ou “talibês” vivem de forma desumana, sem nenhum direito.

Ficha Técnica
Diretor: Denis Franco Goedert
Elenco/Depoimentos: Amadou Diallo; André Nitiema;Aruna (garibou); Claudemir Silva ; Fanta Tíema; Ibrahim (garibou); Isa Traoré; Kote Cheriffo; Lamoussa Michel Bambara ; Lassina Traoré; Mahomet Ouedraogo ;Mamadou Coulibali; Mamadou Kologo; Mamoudou; Mohamed (ex-garibou) ;Rejane da Silva Kologo; Sidbe Cola; Sirima Sanata Palé; Soudra Drissa; Sr. Sebastião Neves; Yaya Sidbe

Dia 27/08, terça, 16h. Anfiteatro.

Distribuição de ingressos a partir das 15h, na recepção do CCJ.



CURSOS E OFICINAS

OFICINAS DE CIRCO
O projeto Circus CCJ, em parceria com a Trixmix Produções, reinicia suas oficinas de técnicas circenses em agosto! As aulas incluem técnicas de acrobacia e aparelhos aéreos (tecido, lira e trapézio). Entre os dias 07 e 09, o público interessado poderá participar das aulas livres, voltadas para a experimentação. Quem quiser integrar as turmas permanentes de aéreo e acrobacia tem até o dia 11 de agosto para se inscrever!

Horário das aulas por modalidade:

Aula para experimentação:
Dias 08/08, quintas, das 17h às 19h e das 19h30 às 21h30 – 20 vagas
Dias 07 e 09/08, quartas e sextas, das 14h às 17h – 25 vagas
Inscrições no local

Aéreo e Acrobacia:
Início: 14 de agosto
Quartas e Sextas, das 14h às 17h – 25 vagas

Aéreo (lira, tecido e trapézio):
Início: 15 de agosto
Quintas, das 17h às 19h – 20 vagas
Quintas, das 19h30 às 21h30 – 20 vagas

Inscrições para as oficinas permanentes: até 11/08, apenas na recepção do CCJ. Faixa etária: 15 a 29 anos. Caso haja mais procura que o número de vagas disponíveis para a oficina haverá sorteio.


PHOTOFASHION
Com: Diego46 e Dani Botelho. Por meio da fotografia de moda, o projeto Photofashion irá trabalhar a valorização da identidade e expressão dos jovens, além de técnicas específicas deste tipo de fotografia. As oficinas acontecerão em 8 encontros e o resultado final ficará exposto no CCJ durante o mês de setembro. Para participar será necessário trazer câmera fotográfica digital ou celular com câmera.  Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ.

De 09/08 a 04/09, quartas e sextas, das 15h às 19h. Ateliê.

+ 14 anos. 12 vagas. Inscrições de 23/07 a 06/08, na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes@ccj.art.br. Necessário entregar carta de interesse, de no máximo 10 linhas, dizendo por que gostaria de participar. Haverá seleção. Divulgação dos resultados: 08/08.


OFICINA DE VISAGISMO
Visagismo é a arte de revelar as qualidades interiores e criar uma boa imagem, a partir das características físicas de cada pessoa. Por meio da expressão corporal e vocal e da postura artística, o visagista e bacharel em Artes Cênicas, Gil Oliveira, irá apresentar técnicas para montagem de personagens no teatro.

Dia 18/08, domingo, 15h. Anfiteatro.

+14 anos. 30 vagas. Inscrições a partir de 23/07, na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes@ccj.art.br.


CRIAÇÃO DE ROTEIRO PARA CURTA-METRAGEM
A oficina apresentará o “conflito” como espinha dorsal da trama e orientará os participantes na elaboração de uma estória a partir de ideias originais ou da adaptação de estórias já existentes.
Serão abordados: criação de personagens, beats (os pontos de mudança dramática de cada personagem dentro das cenas), a curva dramática geral do filme e técnicas para elaboração de diálogos a partir de observação. Com: Matheus Parizi, roteirista e diretor de cinema e televisão. Atualmente, desenvolve o roteiro de seu primeiro longa-metragem, “Psicografia”, pela Torino Film Lab.

De 03 a 07 de setembro, terça a sábado, das 15h às 19h. Ateliê.

+16 anos. 16 vagas. Inscrições de 04 a 24 de agosto, terça a domingo, das 10h às 18h, na recepção do CCJ. Será necessário entregar carta de intenção. Haverá seleção.


OFICINA DE MÚSICA – PROGRAMA VOCACIONAL
Se você tem uma banda, canta ou toca algum instrumento e deseja receber orientações, ainda há vagas para as turmas do Vocacional Música. Todas às terças-feiras, em dois horários: das 14h às 17h ou das 17h30 às 20h30.

+14 anos. 20 vagas. Inscrições abertas na recepção do CCJ.



ENCONTROS E REFLEXÕES

DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE
Livre para todos os públicos. O Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, foi instituído em 1999 pela Assembleia Geral da ONU como resultado da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens. A data serve de referencial para dar visibilidade às lutas da juventude ao redor do mundo. Recentemente, os jovens foram mais uma vez protagonistas nas manifestações que tomaram as ruas de todo o país e marcaram o ano de 2013 na história das manifestações populares. Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Juventude, o Centro Cultural da Juventude organizará uma exposição e um debate sobre o tema.


DEBATE: O PAPEL DAS REDES NA COBERTURA E REPERCUSSÃO DAS MANIFESTAÇÕES
Convidamos pessoas que participaram das manifestações que tomaram as ruas de São Paulo no mês de junho para construir uma reflexão com o público do CCJ sobre temas como mídia, repressão policial, participação popular e juventude. A atividade integra o Ciclo de Debates sobre Juventude e Manifestações: "As redes e as ruas", organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Convidados?

Dia 10/08, sábado, 16h. Área de Convivência.


EXPOSIÇÃO: AUTONOMÍDIA
Curadoria: André Bueno. A mostra fotográfica reunirá registros das manifestações ocorridas em junho de 2013 em todo o país, além de registros de manifestações anteriores. A exposição será montada a partir de imagens enviadas por e-mail por participantes destas manifestações que, ao criar registros potentes e utilizar as mídias sociais como principal fonte de informação e meio de comunicação, puseram em xeque os registros e informações produzidos pela grande mídia. Os registros selecionados farão parte da exposição e os materiais recebidos ficarão disponíveis no site do projeto: autonomidia.ccj.art.br

Abertura da exposição: 10/08, sábado, 19h. Área de Convivência.

Visitação: de 11/08 a 31/08, terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.


ENCONTROS: TERÇA AFRO

BATE-PAPO: COLETIVO ESPERANÇA GARCIA
Comemorando um ano de existência, o Terça Afro traz novamente ao CCJ o Coletivo Cultural Esperança Garcia que foi disparador e inspirador do projeto. Formado por mulheres negras e periféricas, o grupo existe desde 2009 e procura discutir nossos direitos, diferenças e possibilidades.

Dia 13/08, terça, 19h. Espaço Sarau.

Livre para todos os públicos.

TEATRO: QUIZUMBA
Na peça, duas histórias se entrelaçam: a do menino Pastinha e do menino Francisco. Pastinha é um menino baiano do começo do século XX que vê sua passagem por uma determinada rua impedida por outro rapaz, que sempre acaba batendo nele. Um dia, vendo a cena por uma janela, o velho mestre Benedito convida o menino a aprender um jeito de se defender. Durante o aprendizado, ensinando-o a equilibrar covardia e valentia, mestre Benedito conta a história de Francisco, o Zumbi dos Palmares. 

Dia 17/08, sábado, 16h. Área de Convivência.

Livre para todos os públicos.


MÚSICA


NAME THE BAND
Gravado entre o verão e o outono de 2012, "Just Add Sugar" é o álbum de estreia da banda Name the Band, liderada pelo músico e compositor Zeh Monstro. As músicas do disco trazem influências do rock dos anos 70 e 80, de artistas como Lou Reed e David Bowie. Zeh Monstro já acompanhou os músicos Supla, Branco Mello, Thunderbird e integrou as bandas Holly TREE e Borderlinerz. A nova banda foi escalada este ano para compor o line up do Lollapalooza e se apresentou nos três dias de festival. Name the Band é Zeh Monstro, Gabriel Alves da Rosa, Vini Marmore e Beto Careca.

Dia 03/08, sábado, 19h. Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 50 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 18h, na recepção do CCJ.


MAHARAJA & FRIENDS: SELEÇÃO BRASILEIRA DE ROCK & ROLL
O ritmo e a harmonia são os componentes fundamentais na banda criada pelo talentoso músico Maharaja, um dos principais parceiros musicais do mais enigmático Beatle, George Harrison, nos anos 70. Maharaja e sua Seleção Brasileira de Rock & Roll vem chamando a atenção do público por sua musicalidade, seus beats poéticos e pelo formato do show que traz em sua concepção cênica a utilização de uma dinâmica de música e dança. Com: Maharaja (guitarras, violões, harmonium, tablas e voz); Caio Ignácio, percussionista de Ricky Martin (percussão); Eduardo Avena, que gravou com Jennifer Lopez e Mark Anthony (percussão); Felipe Barros (baixo); Gabriel Guilherme (bateria acústica, eletrônica e percussão); Juci Nascimento (voz, violões e percussão); e Lucas Vargas (teclados).

Dia 04/08, domingo, 18h. Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 300 lugares. Os ingressos poderão ser solicitados pela internet em ingresso.ccj.art.br ou retirados na recepção do CCJ, no dia do evento, a partir das 17h.


PAULO CARVALHO
Participação especial: Laura Lavieri. O cantor, compositor e escritor Paulo Carvalho circula no cenário musical paulistano desde 1999. Neste ano, ele está lançando o seu segundo álbum, “O Amor é uma Religião”, com 10 faixas autorais e versões de “Aeroplanos” (Jorge Mautner e Rodolfo Grani Jr) e “Solando no Tempo” (Luiz Melodia). O repertório do show traz músicas novas, canções do primeiro disco e versões especialmente escolhidas para este espetáculo. Com: Paulo Carvalho (vocal, violão e guitarra), Regis Damasceno (guitarra e baixo), Richard Ribeiro (vibrafone e programações) e Laura Lavieri (vocal).

Dia 10/08, sábado, 19h. Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 50 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 18h, na recepção do CCJ.


RHOSSI: PRÉ-LANÇAMENTO DO CD #AHORAÉAGORA
Considerado um dos rappers mais influentes no cenário nacional, Rhossi colecionou prêmios e elogios de crítica e público nos anos em que esteve à frente do Pavilhão 9. Em carreira solo desde 2008, o rapper agora se aventura em outros ritmos que também compõem sua essência como músico: o Soul, o Funk e o R&B. Livre de rótulos e estereótipos, suas rimas continuam afiadas e comprometidas com o alerta social, mas ganharam a versatilidade de novas sonoridades e novos temas. “#AHoraéAgora”, seu novo trabalho, promete surpreender os fãs com muito suingue e fusões musicais que mostram amadurecimento e ousadia experimental.

Dia 16/08, sexta, 20h. Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 50 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h, na recepção do CCJ.


RITA BENNEDITTO (EX-RITA RIBEIRO) APRESENTA TECNOMACUMBA
Ao longo de dez anos, o show Tecnomacumba – que se desdobrou em um disco de estúdio, um ao vivo e um DVD – já foi visto por mais de 500 mil pessoas em todo Brasil e no exterior, passando inclusive pelo Festival Mundial de Artes Negras em Dakar, no Senegal. Tecnomacumba é uma homenagem ao componente africano da MPB e da religiosidade brasileira. Contra todos os prognósticos de um mercado musical que desaprendeu a lidar com a longevidade dos shows, o espetáculo resiste forte, leve e renovado! Rita se apresenta acompanhada pela banda Cavaleiros de Aruanda, formada por Felipe Pinaud (guitarra e vocais), Lancaster (contrabaixo e vocais) e Lucio Vieira (bateria e programações).

Dia 24/08, sábado, 19h30. Teatro de Arena.

Livre para todos os públicos. 500 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 16h30, na recepção do CCJ. 1 ingresso por pessoa. Necessário apresentar RG.
                                                                                                               

EXPOSIÇÃO


ALAMEDA: ARTE DE RUA – “RURAIS EM PRETO E BRANCO”
A exposição “Rurais em preto e branco” traz nos traços da arte urbana uma reflexão sensível sobre a realidade do trabalhador rural. Por meio da pintura e das técnicas do graffiti, os artistas Leo_dco, Does e BTS buscam uma forma de expor a rotina deste trabalhador e transportar o ambiente rural ao meio urbano.

Visitação: de 13/07 a 27/09, terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Alameda.

Livre para todos os públicos.



TEATRO

IFIGÊNIA
Uma das passagens mais contundentes da dramaturgia universal, a tragédia Ifigênia em Áulis, de Eurípedes, é o ponto de partida de IFIGÊNIA, a nova montagem da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico. Na fábula, Agamêmnon, comandante das forças gregas que se preparam para atacar Tróia, é compelido a sacrificar sua filha Ifigênia para que a deusa Ártemis cesse o longo período sem ventos que impede o embarque dos gregos. Com direção de Marcelo Lazzaratto e dramaturgia de Cássio Pires, a peça parte do clássico de Eurípedes para uma reinvenção da fábula. Em cena, os nove atores, conscientes do texto integral da peça, improvisam e se revezam nos personagens e constroem, a cada apresentação, um espetáculo diferente.

Dia 25/08, domingo, 18h. Anfiteatro.

+14 anos. 150 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 17h, na recepção do CCJ.


GANHE INGRESSOS PARA ASSISTIR “DEUS É UM DJ” NO TEATRO JARAGUÁ
Após o sucesso de duas temporadas no Rio de Janeiro e de uma primeira temporada em São Paulo no Museu da Imagem e do Som, o espetáculo multimídia “Deus é um DJ” está agora no Teatro Jaraguá e distribuiremos, toda semana, pares de ingressos gratuitos na recepção do CCJ!

+ 16 anos. 90 minutos. Direção: Marcelo Rubens Paiva. Com: Marcos Damigo e Guta Ruiz. Na história, um casal de jovens artistas é contratado para viver dentro de uma galeria de arte, cercados por câmeras. Suas imagens são vendidas e veiculadas via internet.  Tudo parece falso e espontâneo ao mesmo tempo. O público é convidado a NÃO desligar os celulares e estimulado a tirar fotos e postar nas redes sociais. A vida parece uma constante fabricação de imagens e identidades.  “Deus é um DJ” é o texto mais famoso de Falk Richter, um dos maiores expoentes do teatro contemporâneo alemão. Com um humor ácido, o autor põe em xeque a cultura de massas e o apelo ao consumo.

De 03 de agosto a 08 de setembro, sextas, 21h30, sábados, 21h e domingos, 19h. No Teatro Jaraguá: Rua Martins Fontes, 71, Bela Vista.

Acesse ingresso.ccj.art.br e reserve seu ingresso! São 15 pares de ingressos gratuitos por apresentação.


ESPECIAL: SEMANA DA FOTOGRAFIA

Em 19 de agosto comemora-se o dia mundial da fotografia e o CCJ preparou uma semana com atividades que abordam a prática fotográfica em seus diversos aspectos.

+15 anos. 15 vagas por oficina. Inscrições a partir de 31/07, na recepção do CCJ. Público Alvo: fotógrafos, artistas visuais, interessados em fotografia em geral.


OFICINA: FOTOGRAFIA E LITERATURA
A atividade mescla fotografia e literatura em um trabalho que tem o objetivo de estimular o olhar perceptivo sobre o cotidiano. A partir da realização de fotos que registram o dia a dia, as imagens obtidas serão reinterpretadas poeticamente em pequenos textos e crônicas. Nos quatro dias de oficina, serão abordados temas técnicos de fotografia, gêneros literários e composição criativa. Com: Fernando Ferrari, publicitário, redator, escritor e fotógrafo, formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Comunicação Empresarial. Publicou 5 livros nos gêneros romance e crônica e foi premiado em concursos literários no Brasil e no exterior.

Dias 13, 15, 20 e 22/08, terças e quintas, das 15h às 18h30. Espaço Sarau.


OFICINA: FOTOGRAFIA DE SHOW
Com técnicas e conceitos bastante usados em seus trabalhos fotográficos, Avelino Regicida mostrará, com aulas práticas, como interagir nos eventos musicais de forma mais proveitosa em seus registros e abordagens. Os participantes deverão ter boas noções de fotografia, pois serão trabalhadas técnicas avançadas.

Dias 13, 15, 20 e 22/08, terças e quintas, das 19h às 21h. Ateliê.


DIÁLOGOS COM ANDERSON BARBOSA: FOTOJORNALISMO
O projeto Diálogos promove encontros mensais com personalidades dispostas a compartilhar suas experiências com o público jovem. Em agosto, o convidado é o fotógrafo Anderson Barbosa, que fará um bate-papo sobre o Fotojornalismo. Anderson dedica-se à documentação das ações dos movimentos de sem teto e ao desenvolvimento de outros projetos, sempre voltados a conflitos urbanos e sociais. Anderson Barbosa já teve seu trabalho publicado em livros de fotografia e diversos veículos de comunicação nacionais e internacionais. Atualmente, é colaborador da agência Fotoarena e integrante do coletivo Fractures Photo Collective.

Dia 15/08, quinta, 19h. Espaço Sarau.


OFICINA: PINHOLE
Pinhole (buraco de agulha) é um tipo de fotografia produzida com câmeras escuras sem lentes que podem ser produzidas de modo simples, barato e artesanal. Os participantes construirão sua própria câmera utilizando caixas de fósforos e filme fotográfico, para obter fotografias PB ou coloridas. Com: Luciana Castilho e Mauricio Silva.

Dias 16 e 23/08, sextas, 14h. Espaço Sarau.


WORKSHOP: PROCESSOS ALTERNATIVOS/CIANOTIPIA
A oficina, coordenada pela fotógrafa e professora do SENAC Patrícia Yamamoto, propõe a produção de imagens por meio da técnica de cianotipia: um processo de impressão fotográfica artesanal que utiliza sais de ferro sensíveis à luz ultravioleta, para produzir cópias com a mesma dimensão da imagem original. Os inscritos deverão trazer secador de cabelo, luvas de borracha e avental impermeável, vestir sapatos fechados e preferencialmente usar calças (que possam manchar). Com: Patrícia Yamamoto.

Dia 17/08, sábado, das 11h às 18h. Cozinha.


OFICINA: RETRATO
A oficina tem como objetivo o ensino da composição e exploração da luz para produzir retratos com uso de celular ou câmeras compactas ou mesmo câmeras digitais reflex. Serão apresentados trabalhos de grandes retratistas desde o início da fotografia até a produção contemporânea. Trazer: câmera digital ou celular. Com: Sharon Eve Smith.

Dia 17/08, sábado, das 15h às 18h. Espaço Sarau.


SAÍDA FOTOGRÁFICA
Produção de imagens nos entornos no CCJ, com orientação técnica do fotógrafo Marcos Marini. Após a saída, será realizada uma oficina para estudar e analisar imagens captadas durante a caminhada. Obs.: trazer máquina fotográfica digital ou celular com câmera. 

Dia 18/08, domingo, 10h. Encontro no Hall de Entrada.


OFICINA: EDIÇÃO DE IMAGEM COM GIMP
O editor Erick Santos Cardoso orientará os participantes na utilização das ferramentas de edição de imagem do software livre GIMP, alternativa gratuita ao Photoshop. O programa tem versões para Linux, Windows e Mac. Com: Erick Santos Cardoso.

Dia 18/08, domingo, das 15h às 18h. Sala de Projetos.



ESPECIAL: ESTÉTICAS DAS PERIFERIAS

Os processos criativos das periferias serão o foco das discussões da 3ª edição do Encontro Estéticas das Periferias. A ideia é sistematizar o acúmulo de reflexão gerado nos eventos realizados em 2011 e 2012, para produzir um amplo estudo sobre as práticas culturais das bordas da metrópole, a fim de identificar as propostas estéticas que emergem desta cultura.
A programação desta edição foi organizada a partir de quatro eixos curatoriais: Direito à Cidade; Culturas Negras; Cultura de Paz; e Produção e Difusão da Cultura de Periferia.

As atividades acontecerão na semana de 27 de agosto a 01 de setembro de 2013. A programação completa está disponível em esteticasdasperiferias.org.br. Realização: Ação Educativa, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e SESCSP.


Programação do Centro Cultural da Juventude:

PRÉVIAS

HIP HOP RUA
Parceria: Fábricas de Cultura (Vila Nova Cachoeirinha). Um dia inteiro dedicado a todos os elementos do Hip Hop! Todas as atividades acontecerão simultaneamente, na Praça do Cemitério da Vila Nova Cachoeirinha. A programação é uma prévia do projeto Estéticas das Periferias, que tem abertura marcada para o dia 27 de agosto.  

Dia 25/08, domingo, das 10h às 17h. Praça do Cemitério Cachoeirinha, em frente ao CCJ.

Livre para todos os públicos.

ENCONTRO DE GRAFFITI
Curadoria: Bonga. Parte do muro que cerca o Cemitério Cachoeirinha será renovado com o trabalho de diversos artistas da cidade. O graffiteiro Bonga, que atua nas artes urbanas desde 1996 e tem trabalhos nas ruas de diversas cidades do país, é quem organiza a pintura!

Horário: a partir das 10h

DANÇA DE RUA: THE KING CREW
O grupo de dança urbana The King Crew se formou no CCJ e nos 3 anos de existência já participou de importantes competições de dança. Neste ano, o grupo participou de nosso projeto piloto de residência em dança e apresentará alguns dos movimentos e coreografias resultantes dos treinos. Com: Bob, Pivete, Atila, Zé, Giovani e Grilo.

Horário: a partir das 13h

II FEIRA LITERÁRIA DO CCJ
Curadoria: Ruivo Lopes. O quinto elemento do Hip Hop, o conhecimento, está representado pela literatura da periferia, presente na II Feira literária do CCJ. A Feira será voltada para a difusão de publicações e produções culturais independentes e da periferia. Os interessados em expor e vender seus livros poderão se inscrever até 15 de agosto por meio de formulário online disponível em: inscricoes.ccj.art.br.

Horário: das 13h às 17h

TENDA LITERÁRIA
Durante a Feira Literária haverá um espaço especialmente dedicado ao encontro com autores presentes.  Além das conversas haverá doação e arrecadação de livros.

Horário: das 13h às 17h

RAP CONTRA A REDUÇÃO
Curadoria: Akins Kintê. MC’s convidados: Akins Kintê, Elizandra Souza, Fino du Rap, James Lino, Luisa Valente, Lurdez da Luz, Preto Win, Raphão Allafin, Roberta Estrela D’alva, Tati Botelho, Tiago Redniggaz e Tubarão DuLixo. DJ: Eduardo Brechó. O debate rimado contra a proposta de redução da maioridade penal é um projeto idealizado pelos rappers e poetas Akins Kintê e Tubarão DuLixo. Eles convidaram outros rappers e poetas de diversas cidades brasileiras para criar letras e poesias com argumentos contrários à redução. Reunimos alguns dos participantes do projeto para cantarem suas letras, acompanhados pelo DJ Eduardo Brechó.

Quem quiser ainda pode participar do projeto enviando seu vídeo para o canal do Youtube batizado de “Contra a Redução” ou entrando em contato pelo e-mail do projeto: contramaioridadepenal@gmail.com.

Horário: a partir das 14h


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA


OFICINA: COMO FAZER UM E-BOOK
A oficina introduzirá os participantes na produção de um e-book tratando dos formatos de arquivo mais comuns – como PDF, EPUB, MOBI; como formatar um texto em EPUB utilizando o programa SIGIL e como entrar nas principais livrarias com o formato digital. Com: Erick Santos Cardoso, desenhista de coração e editor de profissão. Mestre em comunicação, amante da cultura pop em todas as suas vertentes, Erick é editor da Globo Livros e da Editora Draco, onde põe em prática o seu projeto para produção e desenvolvimento da literatura de entretenimento nacional.

Dia 28/08, quarta, 18h. Sala de Projetos.

+15 anos. 15 vagas. Inscrições a partir de 31/07 na recepção do CCJ.


DEBATE: FINANCIAMENTO E SUSTENTABILIDADE
Editais! Crowdfunding! Financiamento coletivo! Bolsa Cultura! Quais as possibilidades de financiamento para a produção cultural independente? Quais caminhos devem ser percorridos? O encontro apresentará e debaterá os métodos de arrecadação de recursos e formas de sobrevivência no meio cultural. Com: Lucas Pretti (Change.org), Barbara Trugillo (Coletivo Baixo Centro), Luciana Lima (elaboradora da proposta do Bolsa Cultura), Thiago Vinicius Paula (Agência Solana Trindade) e representante do Minc.

Dia 28/08, quarta, 19h. Espaço Sarau.

+14 anos.


MÚSICA: BA KIMBUTA & MAKOMBA
Com foco na emancipação do povo negro, Ba Kimbuta trilha sua história nas artes há mais de 15 anos. Participou da associação Negroatividade, é co-fundador da Escola de Cultura Negra Bantu e militante pelo grupo da juventude negra Kilombagem. Na música, fundou o grupo Uafro (2012) e lançou seu 1º trabalho solo, “Universo Preto Paralelo”: um apanhado de sua história e musicalidade, onde aprofunda temas raciais de forma poética e contemporânea, fundindo o rap a diversas vertentes da música negra como: afrobeat, funk, jazz, soul, samba, reggae.

Dia 30/08, sexta, 20h. Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 50 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h, na recepção do CCJ.


DANÇA: BATALHA DO PASSINHO
Com: Equipe Dramatticallis. Pocket show: Bonde TNT, MC Garden e MC Leitão. O Passinho é um fenômeno cultural surgido nas favelas cariocas que virou febre no Rio de Janeiro mobilizando milhares de jovens em batalhas nas comunidades, chegou a São Paulo e agora ganha sua versão na Cachoeirinha! As coreografias surgiram do funk, mas agregam muitos outros ritmos como o break, o frevo e o kuduro angolano. A dança e as batalhas ficaram conhecidas por todo o país através do youtube. Na batalha do CCJ cada concorrente terá 45 segundos para mostrar tudo o que sabe! As batidas ficarão por conta dos DJs da Equipe Dramatticallis. Poderão participar meninos e meninas com idade a partir de 14 anos. Os três primeiros colocados serão premiados!

Como participar? Confira todas as informações no site passinho.ccj.art.br. Inscrições até 20/08, na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes@ccj.art.br.

Batalha: dia 31/08, sábado, 16h. Teatro de Arena.
FOTOGRAFIAS DO MÊS DE AGOSTO
 ACESSE O LINK

comunicacaoccj - Flickr

www. flickr.com / photos / comunicacaoccj 

Comentários