Pular para o conteúdo principal

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE -PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO 2013 E JANEIRO 2014

Centro Cultural da Juventude
Programação de Dezembro 2013 /Janeiro 2014
Horário de Atendimento:
terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Todas as atividades do CCJ são gratuitas.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP.
Tel. (11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br

MÚSICA

BOOM BOOM KID, SHOW DE ABERTURA: COLLIGERE
A banda na verdade é um projeto solo de hardcore melódico, idealizado pelo vocalista da aclamada banda Fun People, Nekro. Boom Boom Kid oferece músicas que mesclam uma grande diversidade de estilos que vão do hardcore cru para baladas, do punk ao bolero. Suas letras ainda lidam com os mesmos problemas que a Fun People costumava falar: crítica dos papéis tradicionais de gênero, o vegetarianismo, a ação não violenta, celebração da alegria infantil, a ética do DIY e nostálgicas canções de amor.
A abertura fica por conta do Colligere, banda de hardcore curitibana formada em 2000. Em oito anos de carreira conquistaram uma leva de fãs por todo o Brasil. Com Letras inspiradas no cotidiano, poesia, filosofia e que falavam sobre mídia independente, amor, cooperação e amizade.
Dia 08/12, domingo, 17h. Arena.
+10 anos. 500 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 14h, na recepção do CCJ, 1 por pessoa, apresentar RG.


O RAP DA A LETRA – DEBATENDO O QUE SE FALA NO MIC
Com: Flávio Casimiro. O Rap dá a letra é um convite aberto para os jovens compositores de Rap que desejem refletir sobre as inspirações e sentimentos que colocam em suas letras. Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ 2013.
Debates
Ao longo de três encontros os participantes vão conversar sobre o que se escreve e se canta no cenário atual do HIP-HOP, dando atenção especial à poesia.
Dias 05, 07 e 12/12, quinta e sábado, das 18h às 20h. Espaço Sarau.
16 anos. 10 vagas por encontro. Inscrições de 18/11 a 04/12 na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes@ccj.art.br.
Show
Para encerrar o projeto, todos os participantes serão convidados a apresentar uma de suas composições no show de lançamento do disco “To a Fim” com o grupo Embate Verbal e participação especial da banda Rebel Roots.
Dia 13/12, sexta, 20h. Anfiteatro.
90 min. Livre. 80 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h na recepção do CCJ.

TARDE DE DISCOTECAGEM
Discotecagem Funk - Dj Dill
O DJ Dill solta o som e toca o melhor do Funk ao vivo na entrada do CCJ. Participe, peça sua música.
Dia 11/12, quarta, 16h. Hall de Entrada do CCJ.
Livre. Não é necessário retirar ingressos.

FESTIVAL DE FUNK DA PERIFERIA
O CCJ e a Liga do Funk convidam para o lançamento do FESTIVAL DE FUNK DA PERIFERIA - ZONA NORTE - Um Festival popular da Canção Funk que revelará novos talentos oriundos da periferia. Durante todo um dia serão apresentados vários MCs da ZN, a começar pela Nova Geração com nomes como:  MC Beicinho, MC Careca, Mc Dipodi, MC Visão, MC Marquinho SP, MC Pupinho, MC Gui D’Oeste entre outros. O dia ainda prometerá com a apresentação do badalado MC Menor do Chapa em na sequência, o inédito Coral dos MCs.
Dia 14/12, sábado, das 14h às 20h. Arena.
+14 anos. 500 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 13h na recepção do CCJ. 2 ingressos por pessoa.

PORTO
Porto é o projeto do baterista Richard Ribeiro, músico paulistano conhecido por acompanhar diversos artistas, entre eles Marcelo Jeneci, Gui Amabis, Guizado, Pélico, Dudu Tsuda, Chankas e Bodes & Elefantes.
Em Porto, destacam-se as bases sintetizadas e os arranjos rítmicos na bateria e no vibrafone com melodias e temas tocadas pelo guitarrista Regis Damasceno (Cidadão Instigado). A ideia central é apresentar ambientes e texturas diversas que convidam o público a criar imagens a partir do diálogo entre os temas da guitarra e os ritmos da bateria, acompanhados por arranjos de vibrafone e por sons sintetizados.
Dia 15/12, domingo, 18h. Anfiteatro.
Livre. 80 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 17h, na recepção do CCJ.

PROJETO ESPREMEDOR - 3º EDIÇÃO - RAPROCKANDROLLPSICODELIAHARDCORERAGGA
Extrair Arte. Este é o principio do Projeto, surgido em 2008,  organizando e apresentando diversas linguagens artísticas da periferia. Para comemorar esta terceira edição, o projeto contará com shows de: Xtreme Blues Dog, o rapper, ZoioO Mc, a banda de hard core, Estado Alterado, Miguellito e finalizando com Buyaka San e Kaya e o Select Ras Christopher do Coletivo Dub Sound, o evento contará com a apresentação do Jovem Escritor Paulista - Chellmí. Neste ano, será lançado o DVD com os registros dos eventos de 2011 e 2012.
Dia 21/12, sábado, às 17h. Anfiteatro.
+14 anos. 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 16h na recepção do CCJ.

Circo
TOMATE, Puro Tomate
Tomate é um palhaço, um bufão, um ser que por momentos é cruel e por momentos é inocente, com sua habilidade e ingenuidade faz rir e refletir. Em quase 20 anos de risadas e aplausos, já percorreu mais de 20 países com seu espetáculo solo inflando, soprando e dando vida a uma série de disparatados personagens feitos com balões., um mestre na cena com os balões.
Victor Tomate Avalos é um comediante argentino, palhaço extravagante, mordaz e balloon international showman. O artista centra seu trabalho todo na construção de balões, fazendo instrumentos, personagens e dispositivos para falar de tipos sociais, de estruturas políticas, e para fazer troça da vida.
Dia 07/12, sábado, 20h. Anfiteatro.
Livre. 80 min. 150 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h, na recepção do CCJ, 2 ingressos por pessoa.

DANÇA
MANGALÊ
Mangalê é um projeto de pesquisa e produção de um espetáculo artístico de dança, abordando duas Nações: Ketu e Angola. A palavra nação é usada no candomblé para distinguir seus segmentos, diferenciados pelo dialeto utilizado nos rituais, o toque dos atabaques, a liturgia. A nação também indica a procedência dos escravos que lhe deram origem na nova terra e das divindades por eles cultuadas. Distinguir as semelhanças e diferenças de linguagem de cada Orixá/ Nkise, ligado a sua história, mitologia e principalmente no pé de dança. Permitindo um maior acesso dessa cultura sem ser colocada a religião em pauta, abordar esse tema em São Paulo é basicamente tirar a pesquisa de dentro das casas de Candomblé e expandi-la até a comunidade, levantando resultados para uma consciência de preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro e o resgate das suas origens e valores. Projeto contemplado pelo Programa VAI 2013. Ficha Técnica: Direção: Preta Vani. Produção: Suely Durden. Fotografia: Diego 46. Canto: Negravat. Dança: Val Ribeiro e Preta Vani. Percussão: Alysson Bruno e Rômulo Nardes. Cenografia e Figurino: Alessandra Siqueira, Evaristo Moura, José Cezar Pinheiro Renzi. Design Gráfico: Tatu Paula. Luz e Som: Eduardo Alves. Composição Coreográfica: Preta Vani e Val Ribeiro.
Dia 11/12, quarta, 20h. Anfiteatro.
80 min. + 12 anos. 150 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h na recepção do CCJ.

CORPOS EM SINTONIA
Com: Família FK. O encontro de grupos de dança urbana “Corpos em Sintonia” contará com a participação dos grupos: A3 Hip Hop, AfroBreak, Cia da Vila, Marcinhas Crew, Stylo Loko e The Funk Men. O grupo de Danças Urbanas Família FK se formou em 2006, e desde então desenvolve oficinas de danças urbanas para jovens e adolescentes. O grupo também organiza apresentações de dança em espaços públicos como CEU'S, Escolas, espaços culturais e Ong’s da Vila Brasilândia. Produção: Elton Ramos.
Dia 20/12, sexta, 20h. Anfiteatro.
90 min. Livre. 150 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h na recepção do CCJ.

CINEMA
MOSTRA DE CINEMA NOSSOS OLHARES
Em parceria com o Projeto Terça Afro, os educadores e cineastas Renato Cândido e Jefferson Santos desenvolvem a 1ª Mostra Nossos Olhares, discutindo a invisibilidade do cinema negro no Brasil. A mostra procura problematizar a invisibilidade da produção cinematográfica negra.
De 7/12 a 12/12, a partir das 16h, Espaço Sarau.

MOSTRA “NOSSOS OLHARES”: BATE PAPO COM DIRETORES
Roberto Cândido e Jefferson dos Santos batem papo com o público sobre a importância da produção de cinema negro no Brasil, discutem representatividade e sobre a invisibilidade da produção cinematográfica.
Dia 07/12, sábado, às 16h. Espaço Sarau.

SESSÃO ESPECIAL: GARIBOUS - O DIREITO DA CRIANÇA JÁ EXISTE, MAS NÃO PARA ELES
SINOPSE:
(Brasil, 2013, 47 min, documentário). +10 anos. Direção: Denis Franco Goedert. O filme relata a vida de mais de 1 milhão de meninos, entre 5 e 17 anos,  que vivem no oeste africano em situação de análoga-escravidão. O documentário busca apresentar este fenômeno social em Burkina Faso, mostrando ao público o motivo pelo qual estas crianças denominadas de “garibous” ou “talibês” vivem de forma desumana, sem nenhum direito. Após a exibição do filme faremos um debate.
Ficha Técnica
Diretor: Denis Franco Goedert
Elenco/Depoimentos: Amadou Diallo; André Nitiema;Aruna (garibou); Claudemir Silva ; Fanta Tíema; Ibrahim (garibou); Isa Traoré; Kote Cheriffo; Lamoussa Michel Bambara ; Lassina Traoré; Mahomet Ouedraogo ;Mamadou Coulibali; Mamadou Kologo; Mamoudou; Mohamed (ex-garibou) ;Rejane da Silva Kologo; Sidbe Cola; Sirima Sanata Palé; Soudra Drissa; Sr. Sebastião Neves; Yaya Sidbe
Dia 10/12, terça, das 14h às 17h. Anfiteatro.
+10 anos. Distribuição de ingressos a partir das 13h, na recepção do CCJ.

ENCONTROS E REFLEXÕES

ALAMEDA: ARTE DE RUA – “REALIDADE VIRTUAL”
A exposição dos artistas Marcelo XUê, Vitor Zanini e Ross Checo pretende, através de uma experiência visual, demonstrar a relação de realidade e ficção na vida do indivíduo.
Abertura dia 06/12, sexta, às 20h. Alameda.
Visitação: a partir de 7/12, terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Alameda.
Livre para todos os públicos.

CCJ VISITA MEMORIAL DA RESISTÊNCIA
O Memorial da Resistência é uma instituição dedicada à preservação de referências da repressão política do Brasil republicano (1889 à atualidade) por meio da musealização de parte do edifício em que foi sede, durante o período de 1940 a 1983, do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP, uma das polícias mais truculentas do país, principalmente durante o regime militar.
Dia 15/12, domingo, 1ª Turma 10h ou 2ª Turma 13h. Encontro no hall de entrada.
83 vagas. Inscrições poderão ser efetuadas na recepção do CCJ ou na internet em www.inscricoes.ccj.art.br, a partir de 08/12, às 14h. As vagas serão disponibilizadas da seguinte forma:  41 vagas para inscrições na recepção do CCJ e 42 vagas para inscrições pela internet. Máximo de 02 inscrições por pessoa. Menores somente acompanhados pelos pais.

OCUPAÇÃO – LIBERTE SEUS SONHOS PARA 2014
Qual o Centro Cultural dos seus sonhos? Neste encontro de ocupação do CCJ os participantes serão convidados a refletir o espaço público que desejam por meio de diversas linguagens artísticas e da co-criação. O espaço também estará aberto para receber intervenções e apresentações não programadas. Entre as atividades confirmadas para o dia estão:
Graffiti – O grafiteiro Bruno Pastore realiza pintura de mural colaborativo “Liberte Seus Sonhos”. O mural ficará disponível para intervenções do público.
Música – Com o grupo Quilombrasa. Formado em 2007, o grupo musical traz em suas canções Rap instrumental e poesia. O coletivo mistura diversos ritmos musicais, além de organizar eventos culturais e intervenções na Brasilândia.
Intervenção – O projeto Costura Urbana propõe uma intervenção na qual os participantes bordam desejos e memórias em pequenos tecidos que formarão uma colcha de retalhos interativa.
Microfone Aberto – recados, poesia, música, faça seu sarau, todas as expressões são bem vindas.
Dia 15/12, domingo, Das 11h às 17h. Mirante.
Livre. Não é necessário retirar ingressos.

CURSOS E OFICINAS
OFICINA LIVRE DE HORTICULTURA ORGÂNICA
O curso tem como objetivo incentivar e facilitar o consumo sustentável de alimentos mais nutritivos e livre de agrotóxicos como: brotos, frutos, hortaliças, ervas e plantas aromáticas e medicinais em suportes não convencionais e espaços adaptados.
Os mediadores Rafael Bordon (ex monitor cultural do CCJ) e Isaque Gomes por meio de atividades técnicas e práticas de cultivo aplicam metodologias cooperativas, pedagógicas, sócio - educativas e ambientais a fim de estimular o planejamento e implementação de projetos coletivos ou empreendimentos individuais de plantações de hortas que têm como princípio o desenvolvimento pessoal, profissional e local.
Coordenação: Rafael Bordon (Projeto Povo Brasileiro) e Isaque Gomes (Arboreser)
Dias 4, 5, 6 e 7/12 e 10, 11, 17 e 18/01/2014 das 14h às 16h. Horta Comunitária.
Livre. 20 Vagas. Inscrições prévias em www.inscricoes.ccj.art.br, por telefone ou na recepção do CCJ.

ARDUINO: CRIAÇÕES EM ARTE E TECNOLOGIA
Oficina de criação e manipulação da placa Arduino, uma plataforma em código aberto que pode ser usada para desenvolver objetos interativos e controlar uma variedade de sensores, luzes e motores. A Arduino pode funcionar de modo independente ou conectada a softwares como Flash, Processing e MaxMSP. Com: Karina Motenegro, artista multimídia, diretora de arte e criadora da instalação interativa Digital Interruption, exposta no MIS.
De 10 a 14 de dezembro, das 16h às 19h. Ateliê.
+14 anos. 8 vagas. Inscrições de 24/11 a 08/12, terça a sábado das 10h às 20h, domingo das 10h às 18h, na recepção. Será necessário preencher ficha de inscrição. Haverá seleção.

CURSO DESENHO FANTÁSTICO
Em janeiro, teremos encontros de desenho fantástico na Biblioteca Jayme Cortez. Representação gráfica da fantasia, seus personagens, cenários e monstros! No fim do curso, os participantes produzirão um fanzine com suas criações.
Com Luiz Falcão.
Dias 16, 23 e 30/01/2014, das 17h às 20h. Espaço Sarau.
+15 anos. 20 vagas. Inscrições na recepção a partir do dia 07/01.

CRIAÇÃO E CUSTOMIZAÇÃO DE SINTETIZADORES
Quer aprender a criar objetos sonoros eletrônicos? Nesta oficina, o músico e educador Caleb Mascarenhas. apresentará os princípios eletrônicos para a customização de instrumentos. Ao término da oficina será realizado uma orquestra áudio hack, com performance dos participantes. Caleb é integrante do lavoura e do coletivo A Factory Tranzmidias. Esta oficina faz parte do Núcleo de Produção Áudio-visual e musical do CCJ.
Dias: de 21, 22, 23, 24 e 25 de janeiro, das 16h às 19h, Espaço Ateliê.
+ 14 anos. 8 vagas. Inscrições: 10/12 a 20/12 de 2013 e de 07/01 a 19/01 de 2014, ter a sábado, das 10h às 20h, domingo das 10h às 18h, na recepção. Será necessário preencher ficha de inscrição. Haverá seleção.

ESPECIAL SEMANA DOS DIREITOS HUMANOS
EXIBIÇÃO: CIDADE CINZA
“OsGemeos, Nunca e Nina são artistas famosos no mundo todo por seu estilo de grafite. No exterior, suas obras são expostas em museus e galerias. Em São Paulo, sua cidade de origem, os seus grafites são pintados de cinza pela prefeitura. Ao som da trilha original de Criolo e Daniel Ganjaman, CIDADE CINZA acompanha a repintura de um enorme mural que foi apagado, abre nossos olhos para as cores deste grupo de artistas e questiona o cinza que cerca nossas vidas nas grandes metrópoles.”
Nas ruas de uma das maiores e mais desorganizadas metrópolis do mundo nasceu uma nova forma de graffiti, na qual o hip hop americano foi substituído pela cultura regional brasileira. Rapidamente, as obras d’osgemeos e de sua crew se espalharam pelas ruas de São Paulo e depois pelas galerias do mundo. No entanto, uma nova lei de combate à poluição visual fez a prefeitura de São Paulo cobrir suas pinturas de cinza.
Após a exibição do filme haverá um debate com a participação de Coordenador de Juventude do Município de São Paulo, Gabriel Medina, Coordenador de Ocupação de Espaços Públicos, William Nozaki (a confirmar), Vereador do Município de São Paulo, Nabil Bonduki, Integrante do coletivo Casa da Lapa, Julio Dojcsar.
Ficha Técnica
Direção: Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo
Roteiro: Peppe Siffredi, Felipe Lacerda e Marcelo Mesquita
Produção Executiva: Daniela Aun, Raphael Bottino, Marcelo Mesquita e Mariana Moroni
Produção: Marcelo Mesquita, Peppe Siffredi, Raphael Bottino e Guilherme Valiengo
Direção de Fotografia: Tiago Tambelli
Direção de Arte: Ricardo Magrão
Animação: Gabriel Bittar
Montagem: Felipe Lacerda
Técnico de Som: Jorge Vaz
Trilha Sonora: Daniel Ganjaman e Criolo
Edição de som e Mixagem: Ultrassom
Dia 11/12, quarta, 19h. Espaço Sarau.
Livre. 80 minutos. 70 lugares. Os ingressos poderão ser solicitados pela internet em www.ingresso.ccj.art.br a partir do dia 1/12, ou retirados na recepção do CCJ, no dia do evento, a partir das 18h.

SEMINÁRIO: A CULTURA EM LUTA PELA PAZ
Debater sobre as juventudes enquanto vítimas de violação de direitos e promotores de uma cultura de paz através de novas formas de luta político-social. Em preparação para a Semana de Direitos Humanos, lançando o Observatório da Juventude – pólo Zona Norte.
Dia 07/12, sábado, das 10h às 16h. Espaço Sarau.
Livre. Não é necessário fazer inscrição.
Realização: Centro Cultural da Juventude, Centro de Direitos Humanos de Sapopemba (CDHS) e Pastoral da Juventude.
Apoio: Fé e Alegria.

SEMINÁRIO: JUVENTUDE, DIREITOS HUMANOS E TELEVISÃO
O CCJ em parceria com a Revista Viração promove um seminário com o tema “Juventude, Direitos Humanos e Televisão”, e duas mesas de debates discutindo “Comunicação e cultura: uma abordagem educativa” e “Televisão brasileira: as oportunidades, os avanços e desafios”.
Após o seminário será distribuída a agenda dos Direitos da Juventude 2014.
12/12, quinta, das 14h às 17h. Com transmissão em participatorio.juventude.gov.br.
Livre. Não é necessário fazer inscrição.

DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS
Atividade proposta por frequentadores do CCJ.

PALESTRA SOBRE HIV/AIDS
Atividade proposta por frequentadores do CCJ.
Será apresentado a história da AIDS, tratamentos, testes rápidos, vacinas etc, ministrada por Claudia Renata dos Santos Barros, pesquisadora e Doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP, técnica do setor de Pesquisa Científica do Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo.
Dia 14/12, sábado, Das 15h às 16h30. Espaço Sarau.

OFICINA DE PREVENÇÃO DE DST/AIDS
Ministrada por Marina Aragão Wahlbuhl Gonçalves, psicóloga e gerente de Serviço de Atendimento Especializado em DST/AIDS – SAE – Campos Elíseos.
Dia 14/12, sábado, Das 16h30 às 18h. Espaço Sarau.
Participação livre

FEIRA DA CIDADANIA NA SEMANA DE DIREITOS HUMANOS
Emissão e 2ª via de RG (0 a 17 anos)
Emissão Cartão do SUS
Orientação Jurídica
Bilhete Único
Orientação da Sabesp sobre tarifa social
Eletropaulo
CAT
Emissão Carteira de Trabalho
Seguro Desemprego
Consulta a Vagas de Emprego
Cursos de Qualificação Profissional
PROERD
Corte de Cabelo
Oftalmologia
Avaliação Dentária
Diabete e Glicemia
Aferição de Pressão
Atualização de Carteira de Vacinação
Distribuição de Preservativos
Todas atividades sujeitas a confirmação, pois são realizadas em parceria com organizações e diversos órgãos do setor público.
Dia 13/12, sexta, Das 10h às 18h. Vários espaços do CCJ.

PROGRAMAÇÕES DE JANEIRO/2014
MÚSICA
INVASÃO PARAENSE NO CCJ!
Centro Cultural da Juventude recebe, no dia 18 de janeiro de 2014, festa Brea na Garoa, que reúne o melhor da música paraense com participações especialíssimas de Dona Onete e Fafá de Belém.
A festa "Brea na Garoa" surgiu da vontade de fazer o povo paulistano ter a sensação vivencial de estar curtindo uma noite em Belém, aquecendo o corpo ao som dos maiores clássicos da música paraense e saboreando as delícias da culinária do norte, só que no frio da garoa paulistana.  Idealizada pelo produtor musical Betão Aguiar e por três dos principais artistas paraenses da nova geração: Felipe Cordeiro, Luê e Lia Sophia, o show passeia pelo repertório clássico do cancioneiro paraense em ritmos como o carimbó, o merengue, a lambada, o  zouk, a cúmbia e o brega.
O termo "brea", no Pará, é usado para definir o estado que o corpo humano fica antes de suar. É aquela fina camada de suor que traz o brilho da pele e traduz muito da sensualidade e da graça do povo de lá. O nome é uma provocação com o público não-paraense que, dificilmente resiste à animação da festa e acaba a noite "breado",  como se estivesse em Belém.
Depois de temporadas no bairro da Vila Madalena, quando surgiu a festa no Centro Cultural Rio Verde, a Brea na Garoa, mesmo com divulgação restrita apenas nas redes sociais e boca-a-boca,  foi um grande sucesso de público e crítica, sendo a novidade mais comentada do circuito noturno paulistano. Chegou a ganhar destaque na revista Billboard de outubro onde foi apontada como uma das mais interessantes festas do segundo  semestre de 2012.
A festa busca sempre promover encontros musicais inusitados e especiais em cada edição, proporcionando a troca entre artistas que dialogam de alguma maneira com a música do norte.
E agora, de volta aos palcos paulistas, Felipe Cordeiro, Luê, Lia Sophia terão a participação das duas maiores divas da música do Pará: Dona Onete e Fafá de Belém. Encontro de gerações que promete transformar o CCJ, com muita música boa, num pedaço do Pará em São Paulo.

Dia 18/01, sábado, às 18h. Arena.
Os ingressos serão distribuídos a partir das 15h, 02 por pessoa, necessário apresentar RG.

II FEIRA CULTURAL DO VINIL
Apaixonados e criados pela cultura do vinil, o casal Marina Mello e Alan Fernandes lançaram a loja virtual Viva Vinil, em 2012. O projeto parte de um novo conceito, que contempla o contexto e a importância histórica destas charmosas bolachinhas, e assume como tarefa o resgate do vinil como algo significativamente representativo da diversidade musical no Brasil e no mundo. Desde a sua fundação, a loja vem realizando feiras de disco em diversos locais da capital paulistana e em outras cidades, como o Rio de Janeiro. Em 2013, a Viva Vinil organizou diversos encontros no Boteco Pratododia e vem ao CCJ pela segunda vez, com stands de vinis para venda e troca, além de DJs convidados!
Dia 18/01, sábado, das 14h às 19h. Área de Convivência.
Livre. Não é necessário retirar ingresso.

ORQUÍDEAS DO BRASIL CONVIDA ZÉLIA DUNCAN
Nos anos 90, Itamar Assumpção convocou jovens instrumentistas e cantoras e formou a banda "Orquideas do Brasil". Juntos, gravaram a trilogia "Bicho de 7 Cabeças", tendo como convidados Tom Zé, Rita Lee e Jards Macalé, entre outros. Itamar entendia de orquídeas e, enquanto estava vivo, cuidou muito bem do seu viveiro musical! As Orquídeas do Brasil - Tata Fernandes, Simone Julian, Nina Blauth, Clara Bastos, Lelena Anhaia, Simone Sou, Adriana Sanches, Miriam Maria e Georgia Branco - continuam florindo aos cuidados dos arranjos do mestre jardineiro Itamar Assumpção. Para esse show único, a cantora Zélia Duncan, também conhecida por ser fã da obra de Itamar é convidada pelas próprias Orquídeas para florear mais esse jardim. Imperdível!
Dia 26/01, domingo, 18h. Anfiteatro.
300 Lugares. Ingressos a partir das 15h, 01 por pessoa, necessário apresentar RG.



Centro Cultural da Juventude - CCJ
Programação de Novembro
Todas as atividades do CCJ são gratuitas.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP.
Horário de Atendimento: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Tel. (11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br | ccj.art.br


ARTE DA CAPA
A Arte da Capa deste mês se apresenta sob a perspectiva de que juntos os novos monitores do CCJ – cada qual com sua vivência e influência cultural - podem construir um espaço público melhor, mais inclusivo e democrático. As mãos unidas mostram a força do nosso povo, a garra dos nossos jovens e o desejo por um país melhor.
Essa é a bandeira do Programa Jovem Monitor Cultural que, quem 2013, reforça seu caráter de “formação na ação”. Foram mais de 600 inscritos para as 30 vagas preenchidas. Os selecionados passam a compor a equipe do CCJ e, além de aprenderem na prática as tarefas exigidas por um equipamento de cultura, ainda passam por uma formação teórica em parceria com a Ação Educativa.
A arte da capa deste mês é um projeto coletivo finalizado pelo jovem monitor Pedro Barreto e os sorrisos oferecidos na contracapa são as “boas vindas” e o “muito prazer” de todo o grupo!
Aos jovens de todas as idades que frequentam o CCJ estendemos essa nova bandeira: Cheia de cores e espaços ainda a serem preenchidos.
MÚSICA
LANÇAMENTO: SELVA DE PEDRA E O LEÃO NORDESTINO
O lançamento do novo trabalho do Mc Russo ML “Selva de pedra e o leão nordestino” vai contar com a participação dos convidados Tião – Início Poderoso, NusCorre e Jader de Oliveira. O Mc baiano trás em sua letra e música toda ginga, malandragem e sotaque, com sons característicos da Bahia que deixam seu rap bem típico e regional levantando a auto-estima do afro brasileiro.
Dia 04/12, quarta, 20h. Anfiteatro.
60 min. Livre. 80 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h na recepção do CCJ.

LANÇAMENTO: “ETERNAMENTE BREAK DANCE”
O evento Eternamente Break Dance cria um espaço de celebração e homenagem às danças de rua, primeiro elemento da cultura hip hop a se difundir no Brasil. O evento propõe de forma espontânea, sem apresentadores, o trafego dos elementos da cultura hip hop no palco do CCJ. Nesta edição o som fica por conta de Mano Réu e convidados, com o lançamento do Vinil “Eternamente Break Dance”, trabalho que traz as influências da cultura das danças de rua para o Rap, por meio das batidas e rimas. Atrações: Dj Mc Jack, NusCorre, Carol Protesto, De loná e FL & Maskot.
Dia 05/12, quinta, 20h. Anfiteatro.
Livre. 80 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h na recepção do CCJ.

BOOM BOOM KID, SHOW DE ABERTURA: COLLIGERE
A banda na verdade é um projeto solo de hardcore melódico, idealizado pelo vocalista da aclamada banda Fun People, Nekro. Boom Boom Kid oferece músicas que mesclam uma grande diversidade de estilos que vão do hardcore cru para baladas, do punk ao bolero. Suas letras ainda lidam com os mesmos problemas que a Fun People costumava falar: crítica dos papéis tradicionais de gênero, o vegetarianismo, a ação não violenta, celebração da alegria infantil, a ética do DIY e nostálgicas canções de amor.
A abertura fica por conta do Colligere, banda de hardcore curitibana formada em 2000. Em oito anos de carreira conquistaram uma leva de fãs por todo o Brasil. Com Letras inspiradas no cotidiano, poesia, filosofia e que falavam sobre mídia independente, amor, cooperação e amizade.
Dia 08/12, domingo, 17h. Arena.
+10 anos. 500 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 14h, na recepção do CCJ, 1 por pessoa, apresentar RG.
TARDE DE DISCOTECAGEM
Discotecagem Funk - Dj Dill
O DJ Dill solta o som e toca o melhor do Funk ao vivo na entrada do CCJ. Participe, peça sua música.
Dia 11/12, quarta, 16h. Hall de Entrada do CCJ.
Livre. Não é necessário retirar ingressos.

O RAP DA A LETRA – DEBATENDO O QUE SE FALA NO MIC
Com: Flávio Casimiro. O Rap dá a letra é um convite aberto para os jovens compositores de Rap que desejem refletir sobre as inspirações e sentimentos que colocam em suas letras. Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ 2013.
Debates
Ao longo de três encontros os participantes vão conversar sobre o que se escreve e se canta no cenário atual do HIP-HOP, dando atenção especial à poesia.
Dias 05, 07 e 12/12, quinta e sábado, das 18h às 20h. Espaço Sarau.
16 anos. 10 vagas por encontro. Inscrições de 18/11 a 04/12 na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes@ccj.art.br.
Show
Para encerrar o projeto, todos os participantes serão convidados a apresentar uma de suas composições no show de lançamento do disco “To a Fim” com o grupo Embate Verbal e participação especial da banda Rebel Roots.
Dia 13/12, sexta, 20h. Anfiteatro.
90 min. Livre. 80 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h na recepção do CCJ.

FESTIVAL DE FUNK DA PERIFERIA
O CCJ e a Liga do Funk convidam para o lançamento do FESTIVAL DE FUNK DA PERIFERIA - ZONA NORTE - Um Festival popular da Canção Funk que revelará novos talentos oriundos da periferia. Durante todo um dia serão apresentados vários MCs da ZN, a começar pela Nova Geração com nomes como:  MC Beicinho, MC Careca, Mc Dipodi, MC Visão, MC Marquinho SP, MC Pupinho, MC Gui D’Oeste entre outros. O dia ainda prometerá com a apresentação do badalado MC Menor do Chapa em na sequência, o inédito Coral dos MCs.
Dia 14/12, sábado, das 14h às 20h. Arena.
+14 anos. 500 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 13h na recepção do CCJ. 2 ingressos por pessoa.

PORTO
Porto é o projeto do baterista Richard Ribeiro, músico paulistano conhecido por acompanhar diversos artistas, entre eles Marcelo Jeneci, Gui Amabis, Guizado, Pélico, Dudu Tsuda, Chankas e Bodes & Elefantes.
Em Porto, destacam-se as bases sintetizadas e os arranjos rítmicos na bateria e no vibrafone com melodias e temas tocadas pelo guitarrista Regis Damasceno (Cidadão Instigado). A ideia central é apresentar ambientes e texturas diversas que convidam o público a criar imagens a partir do diálogo entre os temas da guitarra e os ritmos da bateria, acompanhados por arranjos de vibrafone e por sons sintetizados.
Dia 15/12, domingo, 18h. Anfiteatro.
Livre. 80 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 17h, na recepção do CCJ.

PROJETO ESPREMEDOR - 3º EDIÇÃO - RAPROCKANDROLLPSICODELIAHARDCORERAGGA
Extrair Arte. Este é o principio do Projeto, surgido em 2008,  organizando e apresentando diversas linguagens artísticas da periferia. Para comemorar esta terceira edição, o projeto contará com shows de: Xtreme Blues Dog, o rapper, ZoioO Mc, a banda de hard core, Estado Alterado, Miguellito e finalizando com Buyaka San e Kaya e o Select Ras Christopher do Coletivo Dub Sound, o evento contará com a apresentação do Jovem Escritor Paulista - Chellmí. Neste ano, será lançado o DVD com os registros dos eventos de 2011 e 2012.
Dia 21/12, sábado, às 17h. Anfiteatro.
+14 anos. 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 16h na recepção do CCJ.

Circo
TOMATE, Puro Tomate
Tomate é um palhaço, um bufão, um ser que por momentos é cruel e por momentos é inocente, com sua habilidade e ingenuidade faz rir e refletir. Em quase 20 anos de risadas e aplausos, já percorreu mais de 20 países com seu espetáculo solo inflando, soprando e dando vida a uma série de disparatados personagens feitos com balões., um mestre na cena com os balões.
Victor Tomate Avalos é um comediante argentino, palhaço extravagante, mordaz e balloon international showman. O artista centra seu trabalho todo na construção de balões, fazendo instrumentos, personagens e dispositivos para falar de tipos sociais, de estruturas políticas, e para fazer troça da vida.
Dia 07/12, sábado, 20h. Anfiteatro.
Livre. 80 min. 150 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h, na recepção do CCJ, 2 ingressos por pessoa.

DANÇA
MANGALÊ
Mangalê é um projeto de pesquisa e produção de um espetáculo artístico de dança, abordando duas Nações: Ketu e Angola. A palavra nação é usada no candomblé para distinguir seus segmentos, diferenciados pelo dialeto utilizado nos rituais, o toque dos atabaques, a liturgia. A nação também indica a procedência dos escravos que lhe deram origem na nova terra e das divindades por eles cultuadas. Distinguir as semelhanças e diferenças de linguagem de cada Orixá/ Nkise, ligado a sua história, mitologia e principalmente no pé de dança. Permitindo um maior acesso dessa cultura sem ser colocada a religião em pauta, abordar esse tema em São Paulo é basicamente tirar a pesquisa de dentro das casas de Candomblé e expandi-la até a comunidade, levantando resultados para uma consciência de preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro e o resgate das suas origens e valores. Projeto contemplado pelo Programa VAI 2013. Ficha Técnica: Direção: Preta Vani. Produção: Suely Durden. Fotografia: Diego 46. Canto: Negravat. Dança: Val Ribeiro e Preta Vani. Percussão: Alysson Bruno e Rômulo Nardes. Cenografia e Figurino: Alessandra Siqueira, Evaristo Moura, José Cezar Pinheiro Renzi. Design Gráfico: Tatu Paula. Luz e Som: Eduardo Alves. Composição Coreográfica: Preta Vani e Val Ribeiro.
Dia 11/12, quarta, 20h. Anfiteatro.
80 min. + 12 anos. 150 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h na recepção do CCJ.

CORPOS EM SINTONIA
Com: Família FK. O encontro de grupos de dança urbana “Corpos em Sintonia” contará com a participação dos grupos: A3 Hip Hop, AfroBreak, Cia da Vila, Marcinhas Crew, Stylo Loko e The Funk Men. O grupo de Danças Urbanas Família FK se formou em 2006, e desde então desenvolve oficinas de danças urbanas para jovens e adolescentes. O grupo também organiza apresentações de dança em espaços públicos como CEU'S, Escolas, espaços culturais e Ong’s da Vila Brasilândia. Produção: Elton Ramos.
Dia 20/12, sexta, 20h. Anfiteatro.
90 min. Livre. 150 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h na recepção do CCJ.

CINEMA
MOSTRA DE CINEMA NOSSOS OLHARES
Em parceria com o Projeto Terça Afro, os educadores e cineastas Renato Cândido e Jefferson Santos desenvolvem a 1ª Mostra Nossos Olhares, discutindo a invisibilidade do cinema negro no Brasil. A mostra procura problematizar a invisibilidade da produção cinematográfica negra.
De 7/12 a 12/12, a partir das 16h, Espaço Sarau.

MOSTRA “NOSSOS OLHARES”: BATE PAPO COM DIRETORES
Roberto Cândido e Jefferson dos Santos batem papo com o público sobre a importância da produção de cinema negro no Brasil, discutem representatividade e sobre a invisibilidade da produção cinematográfica.
Dia 07/12, sábado, às 16h. Espaço Sarau.

SESSÃO ESPECIAL: GARIBOUS - O DIREITO DA CRIANÇA JÁ EXISTE, MAS NÃO PARA ELES
SINOPSE:
(Brasil, 2013, 47 min, documentário). +10 anos. Direção: Denis Franco Goedert. O filme relata a vida de mais de 1 milhão de meninos, entre 5 e 17 anos,  que vivem no oeste africano em situação de análoga-escravidão. O documentário busca apresentar este fenômeno social em Burkina Faso, mostrando ao público o motivo pelo qual estas crianças denominadas de “garibous” ou “talibês” vivem de forma desumana, sem nenhum direito. Após a exibição do filme faremos um debate.
Ficha Técnica
Diretor: Denis Franco Goedert
Elenco/Depoimentos: Amadou Diallo; André Nitiema;Aruna (garibou); Claudemir Silva ; Fanta Tíema; Ibrahim (garibou); Isa Traoré; Kote Cheriffo; Lamoussa Michel Bambara ; Lassina Traoré; Mahomet Ouedraogo ;Mamadou Coulibali; Mamadou Kologo; Mamoudou; Mohamed (ex-garibou) ;Rejane da Silva Kologo; Sidbe Cola; Sirima Sanata Palé; Soudra Drissa; Sr. Sebastião Neves; Yaya Sidbe
Dia 10/12, terça, das 14h às 17h. Anfiteatro.
+10 anos. Distribuição de ingressos a partir das 13h, na recepção do CCJ.

ENCONTROS E REFLEXÕES

ALAMEDA: ARTE DE RUA – “REALIDADE VIRTUAL”
A exposição dos artistas Marcelo XUê, Vitor Zanini e Ross Checo pretende, através de uma experiência visual, demonstrar a relação de realidade e ficção na vida do indivíduo.
Abertura dia 06/12, sexta, às 20h. Alameda.
Visitação: a partir de 7/12, terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Alameda.
Livre para todos os públicos.

CCJ VISITA MEMORIAL DA RESISTÊNCIA
O Memorial da Resistência é uma instituição dedicada à preservação de referências da repressão política do Brasil republicano (1889 à atualidade) por meio da musealização de parte do edifício em que foi sede, durante o período de 1940 a 1983, do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP, uma das polícias mais truculentas do país, principalmente durante o regime militar.

Dia 15/12, domingo, 1ª Turma 10h ou 2ª Turma 13h. Encontro no hall de entrada.
83 vagas. Inscrições poderão ser efetuadas na recepção do CCJ ou na internet em www.inscricoes.ccj.art.br, a partir de 08/12, às 14h. As vagas serão disponibilizadas da seguinte forma:  41 vagas para inscrições na recepção do CCJ e 42 vagas para inscrições pela internet. Máximo de 02 inscrições por pessoa. Menores somente acompanhados pelos pais.

OCUPAÇÃO – LIBERTE SEUS SONHOS PARA 2014
Qual o Centro Cultural dos seus sonhos? Neste encontro de ocupação do CCJ os participantes serão convidados a refletir o espaço público que desejam por meio de diversas linguagens artísticas e da co-criação. O espaço também estará aberto para receber intervenções e apresentações não programadas. Entre as atividades confirmadas para o dia estão:
Graffiti – O grafiteiro Bruno Pastore realiza pintura de mural colaborativo “Liberte Seus Sonhos”. O mural ficará disponível para intervenções do público.
Música – Com o grupo Quilombrasa. Formado em 2007, o grupo musical traz em suas canções Rap instrumental e poesia. O coletivo mistura diversos ritmos musicais, além de organizar eventos culturais e intervenções na Brasilândia.
Intervenção – O projeto Costura Urbana propõe uma intervenção na qual os participantes bordam desejos e memórias em pequenos tecidos que formarão uma colcha de retalhos interativa.
Microfone Aberto – recados, poesia, música, faça seu sarau, todas as expressões são bem vindas.
Dia 15/12, domingo, Das 11h às 17h. Mirante.
Livre. Não é necessário retirar ingressos.

SARAU DE FIM DE ANO
O grupo MIM MEI MAC vem fazer um sarau para fechar o ano com muitas histórias e poesias com uma apresentação feita especialmente para o Centro Cultural da Juventude.
Com Grupo: Mim Mei Mac.
Dia 22/12, domingo, às 16h. Espaço Sarau.

CURSOS E OFICINAS
OFICINA LIVRE DE HORTICULTURA ORGÂNICA
O curso tem como objetivo incentivar e facilitar o consumo sustentável de alimentos mais nutritivos e livre de agrotóxicos como: brotos, frutos, hortaliças, ervas e plantas aromáticas e medicinais em suportes não convencionais e espaços adaptados.
Os mediadores Rafael Bordon (ex monitor cultural do CCJ) e Isaque Gomes por meio de atividades técnicas e práticas de cultivo aplicam metodologias cooperativas, pedagógicas, sócio - educativas e ambientais a fim de estimular o planejamento e implementação de projetos coletivos ou empreendimentos individuais de plantações de hortas que têm como princípio o desenvolvimento pessoal, profissional e local.
Coordenação: Rafael Bordon (Projeto Povo Brasileiro) e Isaque Gomes (Arboreser)
Dias 4, 5, 6 e 7/12 e 10, 11, 17 e 18/01/2014 das 14h às 16h. Horta Comunitária.
Livre. 20 Vagas. Inscrições prévias em www.inscricoes.ccj.art.br, por telefone ou na recepção do CCJ.

ENCERRAMENTO E  APRESENTAÇÃO DE CENAS DA OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO
A oficina de Teatro encera o ano com a apresentação de um grupo convidado: "Pagú pra Ver", com Armindo Pinto.
Após a apresentação haverá uma troca de experiências entre os grupos e os demais participantes.
Tragam alguma guloseima pra partilharmos!
Dia 10/12, terça, das 19h as 22h. Espaço Sarau.
Livre. Não é necessário fazer inscrição.

ARDUINO: CRIAÇÕES EM ARTE E TECNOLOGIA
Oficina de criação e manipulação da placa Arduino, uma plataforma em código aberto que pode ser usada para desenvolver objetos interativos e controlar uma variedade de sensores, luzes e motores. A Arduino pode funcionar de modo independente ou conectada a softwares como Flash, Processing e MaxMSP. Com: Karina Motenegro, artista multimídia, diretora de arte e criadora da instalação interativa Digital Interruption, exposta no MIS.
De 10 a 14 de dezembro, das 16h às 19h. Ateliê.
+14 anos. 8 vagas. Inscrições de 24/11 a 08/12, terça a sábado das 10h às 20h, domingo das 10h às 18h, na recepção. Será necessário preencher ficha de inscrição. Haverá seleção.

CURSO DESENHO FANTÁSTICO
Em janeiro, teremos encontros de desenho fantástico na Biblioteca Jayme Cortez. Representação gráfica da fantasia, seus personagens, cenários e monstros! No fim do curso, os participantes produzirão um fanzine com suas criações.
Com Luiz Falcão.
Dias 16, 23 e 30/01/2014, das 17h às 20h. Espaço Sarau.
+15 anos. 20 vagas. Inscrições na recepção a partir do dia 07/01.

CRIAÇÃO E CUSTOMIZAÇÃO DE SINTETIZADORES
Quer aprender a criar objetos sonoros eletrônicos? Nesta oficina, o músico e educador Caleb Mascarenhas. apresentará os princípios eletrônicos para a customização de instrumentos. Ao término da oficina será realizado uma orquestra áudio hack, com performance dos participantes. Caleb é integrante do lavoura e do coletivo A Factory Tranzmidias. Esta oficina faz parte do Núcleo de Produção Áudio-visual e musical do CCJ.
Dias: de 21, 22, 23, 24 e 25 de janeiro, das 16h às 19h, Espaço Ateliê.
+ 14 anos. 8 vagas. Inscrições: 10/12 a 20/12 de 2013 e de 07/01 a 19/01 de 2014, ter a sábado, das 10h às 20h, domingo das 10h às 18h, na recepção. Será necessário preencher ficha de inscrição. Haverá seleção.

ESPECIAL SEMANA DOS DIREITOS HUMANOS

EXIBIÇÃO: CIDADE CINZA
“OsGemeos, Nunca e Nina são artistas famosos no mundo todo por seu estilo de grafite. No exterior, suas obras são expostas em museus e galerias. Em São Paulo, sua cidade de origem, os seus grafites são pintados de cinza pela prefeitura. Ao som da trilha original de Criolo e Daniel Ganjaman, CIDADE CINZA acompanha a repintura de um enorme mural que foi apagado, abre nossos olhos para as cores deste grupo de artistas e questiona o cinza que cerca nossas vidas nas grandes metrópoles.”
Nas ruas de uma das maiores e mais desorganizadas metrópolis do mundo nasceu uma nova forma de graffiti, na qual o hip hop americano foi substituído pela cultura regional brasileira. Rapidamente, as obras d’osgemeos e de sua crew se espalharam pelas ruas de São Paulo e depois pelas galerias do mundo. No entanto, uma nova lei de combate à poluição visual fez a prefeitura de São Paulo cobrir suas pinturas de cinza.
Após a exibição do filme haverá um debate com a participação de Coordenador de Juventude do Município de São Paulo, Gabriel Medina, Coordenador de Ocupação de Espaços Públicos, William Nozaki (a confirmar), Vereador do Município de São Paulo, Nabil Bonduki, Integrante do coletivo Casa da Lapa, Julio Dojcsar.
Ficha Técnica
Direção: Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo
Roteiro: Peppe Siffredi, Felipe Lacerda e Marcelo Mesquita
Produção Executiva: Daniela Aun, Raphael Bottino, Marcelo Mesquita e Mariana Moroni
Produção: Marcelo Mesquita, Peppe Siffredi, Raphael Bottino e Guilherme Valiengo
Direção de Fotografia: Tiago Tambelli
Direção de Arte: Ricardo Magrão
Animação: Gabriel Bittar
Montagem: Felipe Lacerda
Técnico de Som: Jorge Vaz
Trilha Sonora: Daniel Ganjaman e Criolo
Edição de som e Mixagem: Ultrassom
Dia 11/12, quarta, 19h. Espaço Sarau.
Livre. 80 minutos. 70 lugares. Os ingressos poderão ser solicitados pela internet em www.ingresso.ccj.art.br a partir do dia 1/12, ou retirados na recepção do CCJ, no dia do evento, a partir das 18h.

SEMINÁRIO: A CULTURA EM LUTA PELA PAZ
Debater sobre as juventudes enquanto vítimas de violação de direitos e promotores de uma cultura de paz através de novas formas de luta político-social. Em preparação para a Semana de Direitos Humanos, lançando o Observatório da Juventude – pólo Zona Norte.
Dia 07/12, sábado, das 10h às 16h. Espaço Sarau.
Livre. Não é necessário fazer inscrição.
Realização: Centro Cultural da Juventude, Centro de Direitos Humanos de Sapopemba (CDHS) e Pastoral da Juventude.
Apoio: Fé e Alegria.

SEMINÁRIO: JUVENTUDE, DIREITOS HUMANOS E TELEVISÃO
O CCJ em parceria com a Revista Viração promove um seminário com o tema “Juventude, Direitos Humanos e Televisão”, e duas mesas de debates discutindo “Comunicação e cultura: uma abordagem educativa” e “Televisão brasileira: as oportunidades, os avanços e desafios”.
Após o seminário será distribuída a agenda dos Direitos da Juventude 2014.
12/12, quinta, das 14h às 17h. Com transmissão em participatorio.juventude.gov.br.
Livre. Inscrições até dia 10/12 pelo e-mail inscricoes@viracao.org.

DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS
Atividade proposta por frequentadores do CCJ.

PALESTRA SOBRE HIV/AIDS
Atividade proposta por frequentadores do CCJ.
Será apresentado a história da AIDS, tratamentos, testes rápidos, vacinas etc, ministrada por Claudia Renata dos Santos Barros, pesquisadora e Doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP, técnica do setor de Pesquisa Científica do Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo.
Dia 14/12, sábado, Das 15h às 16h30. Espaço Sarau.

OFICINA DE PREVENÇÃO DE DST/AIDS
Ministrada por Marina Aragão Wahlbuhl Gonçalves, psicóloga e gerente de Serviço de Atendimento Especializado em DST/AIDS – SAE – Campos Elíseos.
Dia 14/12, sábado, Das 16h30 às 18h. Espaço Sarau.
Participação livre

FEIRA DA CIDADANIA NA SEMANA DE DIREITOS HUMANOS
Emissão e 2ª via de RG (0 a 17 anos)
Emissão Cartão do SUS
Orientação Jurídica
Bilhete Único
Orientação da Sabesp sobre tarifa social
Eletropaulo
CAT
Emissão Carteira de Trabalho
Seguro Desemprego
Consulta a Vagas de Emprego
Cursos de Qualificação Profissional
PROERD
Corte de Cabelo
Oftalmologia
Avaliação Dentária
Diabete e Glicemia
Aferição de Pressão
Atualização de Carteira de Vacinação
Distribuição de Preservativos
Todas atividades sujeitas a confirmação, pois são realizadas em parceria com organizações e diversos órgãos do setor público.
Dia 13/12, sexta, Das 10h às 18h. Vários espaços do CCJ.

PROGRAMAÇÕES DE JANEIRO/2014
MÚSICA
INVASÃO PARAENSE NO CCJ!
Centro Cultural da Juventude recebe, no dia 18 de janeiro de 2014, festa Brea na Garoa, que reúne o melhor da música paraense com participações especialíssimas de Dona Onete e Fafá de Belém.
A festa "Brea na Garoa" surgiu da vontade de fazer o povo paulistano ter a sensação vivencial de estar curtindo uma noite em Belém, aquecendo o corpo ao som dos maiores clássicos da música paraense e saboreando as delícias da culinária do norte, só que no frio da garoa paulistana.  Idealizada pelo produtor musical Betão Aguiar e por três dos principais artistas paraenses da nova geração: Felipe Cordeiro, Luê e Lia Sophia, o show passeia pelo repertório clássico do cancioneiro paraense em ritmos como o carimbó, o merengue, a lambada, o  zouk, a cúmbia e o brega.
O termo "brea", no Pará, é usado para definir o estado que o corpo humano fica antes de suar. É aquela fina camada de suor que traz o brilho da pele e traduz muito da sensualidade e da graça do povo de lá. O nome é uma provocação com o público não-paraense que, dificilmente resiste à animação da festa e acaba a noite "breado",  como se estivesse em Belém.
Depois de temporadas no bairro da Vila Madalena, quando surgiu a festa no Centro Cultural Rio Verde, a Brea na Garoa, mesmo com divulgação restrita apenas nas redes sociais e boca-a-boca,  foi um grande sucesso de público e crítica, sendo a novidade mais comentada do circuito noturno paulistano. Chegou a ganhar destaque na revista Billboard de outubro onde foi apontada como uma das mais interessantes festas do segundo  semestre de 2012.
A festa busca sempre promover encontros musicais inusitados e especiais em cada edição, proporcionando a troca entre artistas que dialogam de alguma maneira com a música do norte.
E agora, de volta aos palcos paulistas, Felipe Cordeiro, Luê, Lia Sophia terão a participação das duas maiores divas da música do Pará: Dona Onete e Fafá de Belém. Encontro de gerações que promete transformar o CCJ, com muita música boa, num pedaço do Pará em São Paulo.

Dia 18/01, sábado, às 18h. Arena.
Os ingressos serão distribuídos a partir das 15h, 02 por pessoa, necessário apresentar RG.

II FEIRA CULTURAL DO VINIL
Apaixonados e criados pela cultura do vinil, o casal Marina Mello e Alan Fernandes lançaram a loja virtual Viva Vinil, em 2012. O projeto parte de um novo conceito, que contempla o contexto e a importância histórica destas charmosas bolachinhas, e assume como tarefa o resgate do vinil como algo significativamente representativo da diversidade musical no Brasil e no mundo. Desde a sua fundação, a loja vem realizando feiras de disco em diversos locais da capital paulistana e em outras cidades, como o Rio de Janeiro. Em 2013, a Viva Vinil organizou diversos encontros no Boteco Pratododia e vem ao CCJ pela segunda vez, com stands de vinis para venda e troca, além de DJs convidados!
Dia 18/01, sábado, das 14h às 19h. Área de Convivência.
Livre. Não é necessário retirar ingresso.

ORQUÍDEAS DO BRASIL CONVIDA ZÉLIA DUNCAN
Nos anos 90, Itamar Assumpção convocou jovens instrumentistas e cantoras e formou a banda "Orquideas do Brasil". Juntos, gravaram a trilogia "Bicho de 7 Cabeças", tendo como convidados Tom Zé, Rita Lee e Jards Macalé, entre outros. Itamar entendia de orquídeas e, enquanto estava vivo, cuidou muito bem do seu viveiro musical! As Orquídeas do Brasil - Tata Fernandes, Simone Julian, Nina Blauth, Clara Bastos, Lelena Anhaia, Simone Sou, Adriana Sanches, Miriam Maria e Georgia Branco - continuam florindo aos cuidados dos arranjos do mestre jardineiro Itamar Assumpção. Para esse show único, a cantora Zélia Duncan, também conhecida por ser fã da obra de Itamar é convidada pelas próprias Orquídeas para florear mais esse jardim. Imperdível!
Dia 26/01, domingo, 18h. Anfiteatro.
300 Lugares. Ingressos a partir das 15h, 01 por pessoa, necessário apresentar RG.

 Centro Cultural da Juventude - CCJ
Programação de Novembro
Todas as atividades do CCJ são gratuitas.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP.
Horário de Atendimento: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Tel. (11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br | ccj.art.br


ARTE DA CAPA
A Arte da Capa deste mês se apresenta sob a perspectiva de que juntos os novos monitores do CCJ – cada qual com sua vivência e influência cultural - podem construir um espaço público melhor, mais inclusivo e democrático. As mãos unidas mostram a força do nosso povo, a garra dos nossos jovens e o desejo por um país melhor.
Essa é a bandeira do Programa Jovem Monitor Cultural que, quem 2013, reforça seu caráter de “formação na ação”. Foram mais de 600 inscritos para as 30 vagas preenchidas. Os selecionados passam a compor a equipe do CCJ e, além de aprenderem na prática as tarefas exigidas por um equipamento de cultura, ainda passam por uma formação teórica em parceria com a Ação Educativa.
A arte da capa deste mês é um projeto coletivo finalizado pelo jovem monitor Pedro Barreto e os sorrisos oferecidos na contracapa são as “boas vindas” e o “muito prazer” de todo o grupo!
Aos jovens de todas as idades que frequentam o CCJ estendemos essa nova bandeira: Cheia de cores e espaços ainda a serem preenchidos.
MÚSICA
LANÇAMENTO: SELVA DE PEDRA E O LEÃO NORDESTINO
O lançamento do novo trabalho do Mc Russo ML “Selva de pedra e o leão nordestino” vai contar com a participação dos convidados Tião – Início Poderoso, NusCorre e Jader de Oliveira. O Mc baiano trás em sua letra e música toda ginga, malandragem e sotaque, com sons característicos da Bahia que deixam seu rap bem típico e regional levantando a auto-estima do afro brasileiro.
Dia 04/12, quarta, 20h. Anfiteatro.
60 min. Livre. 80 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h na recepção do CCJ.

LANÇAMENTO: “ETERNAMENTE BREAK DANCE”
O evento Eternamente Break Dance cria um espaço de celebração e homenagem às danças de rua, primeiro elemento da cultura hip hop a se difundir no Brasil. O evento propõe de forma espontânea, sem apresentadores, o trafego dos elementos da cultura hip hop no palco do CCJ. Nesta edição o som fica por conta de Mano Réu e convidados, com o lançamento do Vinil “Eternamente Break Dance”, trabalho que traz as influências da cultura das danças de rua para o Rap, por meio das batidas e rimas. Atrações: Dj Mc Jack, NusCorre, Carol Protesto, De loná e FL & Maskot.
Dia 05/12, quinta, 20h. Anfiteatro.
Livre. 80 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h na recepção do CCJ.

BOOM BOOM KID, SHOW DE ABERTURA: COLLIGERE
A banda na verdade é um projeto solo de hardcore melódico, idealizado pelo vocalista da aclamada banda Fun People, Nekro. Boom Boom Kid oferece músicas que mesclam uma grande diversidade de estilos que vão do hardcore cru para baladas, do punk ao bolero. Suas letras ainda lidam com os mesmos problemas que a Fun People costumava falar: crítica dos papéis tradicionais de gênero, o vegetarianismo, a ação não violenta, celebração da alegria infantil, a ética do DIY e nostálgicas canções de amor.
A abertura fica por conta do Colligere, banda de hardcore curitibana formada em 2000. Em oito anos de carreira conquistaram uma leva de fãs por todo o Brasil. Com Letras inspiradas no cotidiano, poesia, filosofia e que falavam sobre mídia independente, amor, cooperação e amizade.
Dia 08/12, domingo, 17h. Arena.
+10 anos. 500 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 14h, na recepção do CCJ, 1 por pessoa, apresentar RG.
TARDE DE DISCOTECAGEM
Discotecagem Funk - Dj Dill
O DJ Dill solta o som e toca o melhor do Funk ao vivo na entrada do CCJ. Participe, peça sua música.
Dia 11/12, quarta, 16h. Hall de Entrada do CCJ.
Livre. Não é necessário retirar ingressos.

O RAP DA A LETRA – DEBATENDO O QUE SE FALA NO MIC
Com: Flávio Casimiro. O Rap dá a letra é um convite aberto para os jovens compositores de Rap que desejem refletir sobre as inspirações e sentimentos que colocam em suas letras. Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ 2013.
Debates
Ao longo de três encontros os participantes vão conversar sobre o que se escreve e se canta no cenário atual do HIP-HOP, dando atenção especial à poesia.
Dias 05, 07 e 12/12, quinta e sábado, das 18h às 20h. Espaço Sarau.
16 anos. 10 vagas por encontro. Inscrições de 18/11 a 04/12 na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes@ccj.art.br.
Show
Para encerrar o projeto, todos os participantes serão convidados a apresentar uma de suas composições no show de lançamento do disco “To a Fim” com o grupo Embate Verbal e participação especial da banda Rebel Roots.
Dia 13/12, sexta, 20h. Anfiteatro.
90 min. Livre. 80 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h na recepção do CCJ.

FESTIVAL DE FUNK DA PERIFERIA
O CCJ e a Liga do Funk convidam para o lançamento do FESTIVAL DE FUNK DA PERIFERIA - ZONA NORTE - Um Festival popular da Canção Funk que revelará novos talentos oriundos da periferia. Durante todo um dia serão apresentados vários MCs da ZN, a começar pela Nova Geração com nomes como:  MC Beicinho, MC Careca, Mc Dipodi, MC Visão, MC Marquinho SP, MC Pupinho, MC Gui D’Oeste entre outros. O dia ainda prometerá com a apresentação do badalado MC Menor do Chapa em na sequência, o inédito Coral dos MCs.
Dia 14/12, sábado, das 14h às 20h. Arena.
+14 anos. 500 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 13h na recepção do CCJ. 2 ingressos por pessoa.

PORTO
Porto é o projeto do baterista Richard Ribeiro, músico paulistano conhecido por acompanhar diversos artistas, entre eles Marcelo Jeneci, Gui Amabis, Guizado, Pélico, Dudu Tsuda, Chankas e Bodes & Elefantes.
Em Porto, destacam-se as bases sintetizadas e os arranjos rítmicos na bateria e no vibrafone com melodias e temas tocadas pelo guitarrista Regis Damasceno (Cidadão Instigado). A ideia central é apresentar ambientes e texturas diversas que convidam o público a criar imagens a partir do diálogo entre os temas da guitarra e os ritmos da bateria, acompanhados por arranjos de vibrafone e por sons sintetizados.
Dia 15/12, domingo, 18h. Anfiteatro.
Livre. 80 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 17h, na recepção do CCJ.

PROJETO ESPREMEDOR - 3º EDIÇÃO - RAPROCKANDROLLPSICODELIAHARDCORERAGGA
Extrair Arte. Este é o principio do Projeto, surgido em 2008,  organizando e apresentando diversas linguagens artísticas da periferia. Para comemorar esta terceira edição, o projeto contará com shows de: Xtreme Blues Dog, o rapper, ZoioO Mc, a banda de hard core, Estado Alterado, Miguellito e finalizando com Buyaka San e Kaya e o Select Ras Christopher do Coletivo Dub Sound, o evento contará com a apresentação do Jovem Escritor Paulista - Chellmí. Neste ano, será lançado o DVD com os registros dos eventos de 2011 e 2012.
Dia 21/12, sábado, às 17h. Anfiteatro.
+14 anos. 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 16h na recepção do CCJ.

Circo
TOMATE, Puro Tomate
Tomate é um palhaço, um bufão, um ser que por momentos é cruel e por momentos é inocente, com sua habilidade e ingenuidade faz rir e refletir. Em quase 20 anos de risadas e aplausos, já percorreu mais de 20 países com seu espetáculo solo inflando, soprando e dando vida a uma série de disparatados personagens feitos com balões., um mestre na cena com os balões.
Victor Tomate Avalos é um comediante argentino, palhaço extravagante, mordaz e balloon international showman. O artista centra seu trabalho todo na construção de balões, fazendo instrumentos, personagens e dispositivos para falar de tipos sociais, de estruturas políticas, e para fazer troça da vida.
Dia 07/12, sábado, 20h. Anfiteatro.
Livre. 80 min. 150 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h, na recepção do CCJ, 2 ingressos por pessoa.

DANÇA
MANGALÊ
Mangalê é um projeto de pesquisa e produção de um espetáculo artístico de dança, abordando duas Nações: Ketu e Angola. A palavra nação é usada no candomblé para distinguir seus segmentos, diferenciados pelo dialeto utilizado nos rituais, o toque dos atabaques, a liturgia. A nação também indica a procedência dos escravos que lhe deram origem na nova terra e das divindades por eles cultuadas. Distinguir as semelhanças e diferenças de linguagem de cada Orixá/ Nkise, ligado a sua história, mitologia e principalmente no pé de dança. Permitindo um maior acesso dessa cultura sem ser colocada a religião em pauta, abordar esse tema em São Paulo é basicamente tirar a pesquisa de dentro das casas de Candomblé e expandi-la até a comunidade, levantando resultados para uma consciência de preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro e o resgate das suas origens e valores. Projeto contemplado pelo Programa VAI 2013. Ficha Técnica: Direção: Preta Vani. Produção: Suely Durden. Fotografia: Diego 46. Canto: Negravat. Dança: Val Ribeiro e Preta Vani. Percussão: Alysson Bruno e Rômulo Nardes. Cenografia e Figurino: Alessandra Siqueira, Evaristo Moura, José Cezar Pinheiro Renzi. Design Gráfico: Tatu Paula. Luz e Som: Eduardo Alves. Composição Coreográfica: Preta Vani e Val Ribeiro.
Dia 11/12, quarta, 20h. Anfiteatro.
80 min. + 12 anos. 150 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h na recepção do CCJ.

CORPOS EM SINTONIA
Com: Família FK. O encontro de grupos de dança urbana “Corpos em Sintonia” contará com a participação dos grupos: A3 Hip Hop, AfroBreak, Cia da Vila, Marcinhas Crew, Stylo Loko e The Funk Men. O grupo de Danças Urbanas Família FK se formou em 2006, e desde então desenvolve oficinas de danças urbanas para jovens e adolescentes. O grupo também organiza apresentações de dança em espaços públicos como CEU'S, Escolas, espaços culturais e Ong’s da Vila Brasilândia. Produção: Elton Ramos.
Dia 20/12, sexta, 20h. Anfiteatro.
90 min. Livre. 150 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h na recepção do CCJ.

CINEMA
MOSTRA DE CINEMA NOSSOS OLHARES
Em parceria com o Projeto Terça Afro, os educadores e cineastas Renato Cândido e Jefferson Santos desenvolvem a 1ª Mostra Nossos Olhares, discutindo a invisibilidade do cinema negro no Brasil. A mostra procura problematizar a invisibilidade da produção cinematográfica negra.
De 7/12 a 12/12, a partir das 16h, Espaço Sarau.

MOSTRA “NOSSOS OLHARES”: BATE PAPO COM DIRETORES
Roberto Cândido e Jefferson dos Santos batem papo com o público sobre a importância da produção de cinema negro no Brasil, discutem representatividade e sobre a invisibilidade da produção cinematográfica.
Dia 07/12, sábado, às 16h. Espaço Sarau.

SESSÃO ESPECIAL: GARIBOUS - O DIREITO DA CRIANÇA JÁ EXISTE, MAS NÃO PARA ELES
SINOPSE:
(Brasil, 2013, 47 min, documentário). +10 anos. Direção: Denis Franco Goedert. O filme relata a vida de mais de 1 milhão de meninos, entre 5 e 17 anos,  que vivem no oeste africano em situação de análoga-escravidão. O documentário busca apresentar este fenômeno social em Burkina Faso, mostrando ao público o motivo pelo qual estas crianças denominadas de “garibous” ou “talibês” vivem de forma desumana, sem nenhum direito. Após a exibição do filme faremos um debate.
Ficha Técnica
Diretor: Denis Franco Goedert
Elenco/Depoimentos: Amadou Diallo; André Nitiema;Aruna (garibou); Claudemir Silva ; Fanta Tíema; Ibrahim (garibou); Isa Traoré; Kote Cheriffo; Lamoussa Michel Bambara ; Lassina Traoré; Mahomet Ouedraogo ;Mamadou Coulibali; Mamadou Kologo; Mamoudou; Mohamed (ex-garibou) ;Rejane da Silva Kologo; Sidbe Cola; Sirima Sanata Palé; Soudra Drissa; Sr. Sebastião Neves; Yaya Sidbe
Dia 10/12, terça, das 14h às 17h. Anfiteatro.
+10 anos. Distribuição de ingressos a partir das 13h, na recepção do CCJ.

ENCONTROS E REFLEXÕES

ALAMEDA: ARTE DE RUA – “REALIDADE VIRTUAL”
A exposição dos artistas Marcelo XUê, Vitor Zanini e Ross Checo pretende, através de uma experiência visual, demonstrar a relação de realidade e ficção na vida do indivíduo.
Abertura dia 06/12, sexta, às 20h. Alameda.
Visitação: a partir de 7/12, terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Alameda.
Livre para todos os públicos.

CCJ VISITA MEMORIAL DA RESISTÊNCIA
O Memorial da Resistência é uma instituição dedicada à preservação de referências da repressão política do Brasil republicano (1889 à atualidade) por meio da musealização de parte do edifício em que foi sede, durante o período de 1940 a 1983, do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP, uma das polícias mais truculentas do país, principalmente durante o regime militar.

Dia 15/12, domingo, 1ª Turma 10h ou 2ª Turma 13h. Encontro no hall de entrada.
83 vagas. Inscrições poderão ser efetuadas na recepção do CCJ ou na internet em www.inscricoes.ccj.art.br, a partir de 08/12, às 14h. As vagas serão disponibilizadas da seguinte forma:  41 vagas para inscrições na recepção do CCJ e 42 vagas para inscrições pela internet. Máximo de 02 inscrições por pessoa. Menores somente acompanhados pelos pais.

OCUPAÇÃO – LIBERTE SEUS SONHOS PARA 2014
Qual o Centro Cultural dos seus sonhos? Neste encontro de ocupação do CCJ os participantes serão convidados a refletir o espaço público que desejam por meio de diversas linguagens artísticas e da co-criação. O espaço também estará aberto para receber intervenções e apresentações não programadas. Entre as atividades confirmadas para o dia estão:
Graffiti – O grafiteiro Bruno Pastore realiza pintura de mural colaborativo “Liberte Seus Sonhos”. O mural ficará disponível para intervenções do público.
Música – Com o grupo Quilombrasa. Formado em 2007, o grupo musical traz em suas canções Rap instrumental e poesia. O coletivo mistura diversos ritmos musicais, além de organizar eventos culturais e intervenções na Brasilândia.
Intervenção – O projeto Costura Urbana propõe uma intervenção na qual os participantes bordam desejos e memórias em pequenos tecidos que formarão uma colcha de retalhos interativa.
Microfone Aberto – recados, poesia, música, faça seu sarau, todas as expressões são bem vindas.
Dia 15/12, domingo, Das 11h às 17h. Mirante.
Livre. Não é necessário retirar ingressos.

SARAU DE FIM DE ANO
O grupo MIM MEI MAC vem fazer um sarau para fechar o ano com muitas histórias e poesias com uma apresentação feita especialmente para o Centro Cultural da Juventude.
Com Grupo: Mim Mei Mac.
Dia 22/12, domingo, às 16h. Espaço Sarau.

CURSOS E OFICINAS
OFICINA LIVRE DE HORTICULTURA ORGÂNICA
O curso tem como objetivo incentivar e facilitar o consumo sustentável de alimentos mais nutritivos e livre de agrotóxicos como: brotos, frutos, hortaliças, ervas e plantas aromáticas e medicinais em suportes não convencionais e espaços adaptados.
Os mediadores Rafael Bordon (ex monitor cultural do CCJ) e Isaque Gomes por meio de atividades técnicas e práticas de cultivo aplicam metodologias cooperativas, pedagógicas, sócio - educativas e ambientais a fim de estimular o planejamento e implementação de projetos coletivos ou empreendimentos individuais de plantações de hortas que têm como princípio o desenvolvimento pessoal, profissional e local.
Coordenação: Rafael Bordon (Projeto Povo Brasileiro) e Isaque Gomes (Arboreser)
Dias 4, 5, 6 e 7/12 e 10, 11, 17 e 18/01/2014 das 14h às 16h. Horta Comunitária.
Livre. 20 Vagas. Inscrições prévias em www.inscricoes.ccj.art.br, por telefone ou na recepção do CCJ.

ENCERRAMENTO E  APRESENTAÇÃO DE CENAS DA OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO
A oficina de Teatro encera o ano com a apresentação de um grupo convidado: "Pagú pra Ver", com Armindo Pinto.
Após a apresentação haverá uma troca de experiências entre os grupos e os demais participantes.
Tragam alguma guloseima pra partilharmos!
Dia 10/12, terça, das 19h as 22h. Espaço Sarau.
Livre. Não é necessário fazer inscrição.

ARDUINO: CRIAÇÕES EM ARTE E TECNOLOGIA
Oficina de criação e manipulação da placa Arduino, uma plataforma em código aberto que pode ser usada para desenvolver objetos interativos e controlar uma variedade de sensores, luzes e motores. A Arduino pode funcionar de modo independente ou conectada a softwares como Flash, Processing e MaxMSP. Com: Karina Motenegro, artista multimídia, diretora de arte e criadora da instalação interativa Digital Interruption, exposta no MIS.
De 10 a 14 de dezembro, das 16h às 19h. Ateliê.
+14 anos. 8 vagas. Inscrições de 24/11 a 08/12, terça a sábado das 10h às 20h, domingo das 10h às 18h, na recepção. Será necessário preencher ficha de inscrição. Haverá seleção.

CURSO DESENHO FANTÁSTICO
Em janeiro, teremos encontros de desenho fantástico na Biblioteca Jayme Cortez. Representação gráfica da fantasia, seus personagens, cenários e monstros! No fim do curso, os participantes produzirão um fanzine com suas criações.
Com Luiz Falcão.
Dias 16, 23 e 30/01/2014, das 17h às 20h. Espaço Sarau.
+15 anos. 20 vagas. Inscrições na recepção a partir do dia 07/01.

CRIAÇÃO E CUSTOMIZAÇÃO DE SINTETIZADORES
Quer aprender a criar objetos sonoros eletrônicos? Nesta oficina, o músico e educador Caleb Mascarenhas. apresentará os princípios eletrônicos para a customização de instrumentos. Ao término da oficina será realizado uma orquestra áudio hack, com performance dos participantes. Caleb é integrante do lavoura e do coletivo A Factory Tranzmidias. Esta oficina faz parte do Núcleo de Produção Áudio-visual e musical do CCJ.
Dias: de 21, 22, 23, 24 e 25 de janeiro, das 16h às 19h, Espaço Ateliê.
+ 14 anos. 8 vagas. Inscrições: 10/12 a 20/12 de 2013 e de 07/01 a 19/01 de 2014, ter a sábado, das 10h às 20h, domingo das 10h às 18h, na recepção. Será necessário preencher ficha de inscrição. Haverá seleção.

ESPECIAL SEMANA DOS DIREITOS HUMANOS

EXIBIÇÃO: CIDADE CINZA
“OsGemeos, Nunca e Nina são artistas famosos no mundo todo por seu estilo de grafite. No exterior, suas obras são expostas em museus e galerias. Em São Paulo, sua cidade de origem, os seus grafites são pintados de cinza pela prefeitura. Ao som da trilha original de Criolo e Daniel Ganjaman, CIDADE CINZA acompanha a repintura de um enorme mural que foi apagado, abre nossos olhos para as cores deste grupo de artistas e questiona o cinza que cerca nossas vidas nas grandes metrópoles.”
Nas ruas de uma das maiores e mais desorganizadas metrópolis do mundo nasceu uma nova forma de graffiti, na qual o hip hop americano foi substituído pela cultura regional brasileira. Rapidamente, as obras d’osgemeos e de sua crew se espalharam pelas ruas de São Paulo e depois pelas galerias do mundo. No entanto, uma nova lei de combate à poluição visual fez a prefeitura de São Paulo cobrir suas pinturas de cinza.
Após a exibição do filme haverá um debate com a participação de Coordenador de Juventude do Município de São Paulo, Gabriel Medina, Coordenador de Ocupação de Espaços Públicos, William Nozaki (a confirmar), Vereador do Município de São Paulo, Nabil Bonduki, Integrante do coletivo Casa da Lapa, Julio Dojcsar.
Ficha Técnica
Direção: Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo
Roteiro: Peppe Siffredi, Felipe Lacerda e Marcelo Mesquita
Produção Executiva: Daniela Aun, Raphael Bottino, Marcelo Mesquita e Mariana Moroni
Produção: Marcelo Mesquita, Peppe Siffredi, Raphael Bottino e Guilherme Valiengo
Direção de Fotografia: Tiago Tambelli
Direção de Arte: Ricardo Magrão
Animação: Gabriel Bittar
Montagem: Felipe Lacerda
Técnico de Som: Jorge Vaz
Trilha Sonora: Daniel Ganjaman e Criolo
Edição de som e Mixagem: Ultrassom
Dia 11/12, quarta, 19h. Espaço Sarau.
Livre. 80 minutos. 70 lugares. Os ingressos poderão ser solicitados pela internet em www.ingresso.ccj.art.br a partir do dia 1/12, ou retirados na recepção do CCJ, no dia do evento, a partir das 18h.

SEMINÁRIO: A CULTURA EM LUTA PELA PAZ
Debater sobre as juventudes enquanto vítimas de violação de direitos e promotores de uma cultura de paz através de novas formas de luta político-social. Em preparação para a Semana de Direitos Humanos, lançando o Observatório da Juventude – pólo Zona Norte.
Dia 07/12, sábado, das 10h às 16h. Espaço Sarau.
Livre. Não é necessário fazer inscrição.
Realização: Centro Cultural da Juventude, Centro de Direitos Humanos de Sapopemba (CDHS) e Pastoral da Juventude.
Apoio: Fé e Alegria.

SEMINÁRIO: JUVENTUDE, DIREITOS HUMANOS E TELEVISÃO
O CCJ em parceria com a Revista Viração promove um seminário com o tema “Juventude, Direitos Humanos e Televisão”, e duas mesas de debates discutindo “Comunicação e cultura: uma abordagem educativa” e “Televisão brasileira: as oportunidades, os avanços e desafios”.
Após o seminário será distribuída a agenda dos Direitos da Juventude 2014.
12/12, quinta, das 14h às 17h. Com transmissão em participatorio.juventude.gov.br.
Livre. Inscrições até dia 10/12 pelo e-mail inscricoes@viracao.org.

DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS
Atividade proposta por frequentadores do CCJ.

PALESTRA SOBRE HIV/AIDS
Atividade proposta por frequentadores do CCJ.
Será apresentado a história da AIDS, tratamentos, testes rápidos, vacinas etc, ministrada por Claudia Renata dos Santos Barros, pesquisadora e Doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP, técnica do setor de Pesquisa Científica do Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo.
Dia 14/12, sábado, Das 15h às 16h30. Espaço Sarau.

OFICINA DE PREVENÇÃO DE DST/AIDS
Ministrada por Marina Aragão Wahlbuhl Gonçalves, psicóloga e gerente de Serviço de Atendimento Especializado em DST/AIDS – SAE – Campos Elíseos.
Dia 14/12, sábado, Das 16h30 às 18h. Espaço Sarau.
Participação livre

FEIRA DA CIDADANIA NA SEMANA DE DIREITOS HUMANOS
Emissão e 2ª via de RG (0 a 17 anos)
Emissão Cartão do SUS
Orientação Jurídica
Bilhete Único
Orientação da Sabesp sobre tarifa social
Eletropaulo
CAT
Emissão Carteira de Trabalho
Seguro Desemprego
Consulta a Vagas de Emprego
Cursos de Qualificação Profissional
PROERD
Corte de Cabelo
Oftalmologia
Avaliação Dentária
Diabete e Glicemia
Aferição de Pressão
Atualização de Carteira de Vacinação
Distribuição de Preservativos
Todas atividades sujeitas a confirmação, pois são realizadas em parceria com organizações e diversos órgãos do setor público.
Dia 13/12, sexta, Das 10h às 18h. Vários espaços do CCJ.







Comentários