Cônsul Geral do Japão entrega honraria a Mauricio de Sousa
Honraria é um reconhecimento à contribuição do desenhista
à integração cultural Brasil-Japão
Em evento que aconteceu no dia 17 de dezembro, às 15 horas, na Residência Oficial do Cônsul Geral do Japão, em São Paulo, o desenhista Mauricio de Sousa foi laureado com a “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta”, honraria concedida diretamente pelo Imperador do Japão para personalidades que de alguma forma contribuíram para a divulgação da cultura japonesa em seus países.
O Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima fez a entrega desta honraria que foi criada em 1875 pelo Conselho do Estado tendo em seu nome a expressão “Sol Nascente” que simboliza a energia e o poder dos raios do Sol para designar o Japão. O processo de escolha é estudado por meses sobre farto material captado a respeito dos possíveis laureados.
A homenagem se relaciona à criação de personagens como Tikara e Keika pelo cartunista para as comemorações dos 100 anos de Imigração Japonesa no Brasil (2008), a criação da Turma da Mônica Jovem misturando o estilo mangá com seu próprio (2008), sua amizade com o ícone japonês dos quadrinhos, Osamu Tezuka, que rendeu uma parceria “in memorian” entre a Turma da Mônica Jovem e os personagens clássicos do criador do mangá e a edição especial da Turma da Mônica Jovem convidando os jovens brasileiros a visitarem o Japão pós-tsunami para presenciarem sua reconstrução. Essas ações foram felizes em aproximar Brasil e Japão pela interação cultural.
Na ocasião, os convidados foram presenteados com uma breve apresentação dos personagens Mônica, Cebolinha, Tikara e Keika, autógrafos do Mauricio de Sousa e sessão de fotos. Entre os convidados estavam familiares do desenhista e profissionais da Mauricio de Sousa Produções, quatro escolas japonesas, com cerca de 20 crianças e seus professores.
Sobre Mauricio de Sousa
O desenhista Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo) escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970 lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. O autor já alcançou o extraordinário número de um bilhão de revistas publicadas. Suas criações chegam a cerca de 30 países.www.monica.com.br
Legenda:
Foto 168
Em pé: presidente da Aliança Cultural Brasil Japão, Anselmo Nakatani; presidente da Sociedade de Cultura Japonesa e de Assistência, Kihachiro Kita; presidente da Beneficência Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência , Yoshiharu Kikuchi; presidente da Kenren, Akinori Sonoda e Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima.Sentados: diretora de arte da Mauricio de Sousa Produções e esposa do desenhista Mauricio de Sousa, Alice Takeda e o desenhista Mauricio de Sousa
Foto 135
Mauricio de Sousa com o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima
Crédito: Bete Nicastro
Informações:
Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa - Consulado Geral do Japão em São Paulo
(11) 3254-0100
Mauricio de Sousa Produções – Assessoria de Imprensa:
Jal Comunicação
José Alberto Lovetro – (11) 99614-1623 e (11) 98107-6197
Way Comunicações
Bete Faria Nicastro – (11) 3862-1586 e (11) 99659-2111
Comentários
Postar um comentário