Pular para o conteúdo principal

WEB TV VISUAL-ARTV- GABINETE DO VEREADOR CEL TELHADA E ABACHL HOMENAGEIAM 120 ANOS DE ESCULTOR VICTOR

GABINETE DO VEREADOR CEL TELHADA E ABRASCI HOMENAGEIAM   "120 ANOS DE ESCULTOR VICTOR BRECHERET E OS 60 ANOS DA CONSTRUÇÃO DA ESCULTURA MONUMENTO ÀS BANDEIRAS"

       Dia 24 de fevereiro de 2.014 – 19h00, no 8 ºandar da Câmara Municipal  o auditório estava lotado pois ali iria ocorrer a Sessão Solene em homenagem a Fundação Escultor Victor Brecheret, comemorativa aos  “120 anos do nascimento do Victor Brecheret” e dos “60 anos da construção da Escultura Monumento às  Bandeiras”.
Iniciativa do Gabinete Vereador Cel. Telhada e a ABRASCI -  Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – Profº Michel Chelala.
      A solenidade aconteceu e foram prestadas homenagens a diversas personalidades do nosso mundo social, cultural e empresarial.
       O Gabinete do Vereador Cel. Telhada e ABACHL foram a única homenagem
Prestada com solenidades homenageando o  120 anos  do escultor na cidade de São Paulo.
Vejam a abaixo biografia com algumas imagens das obras do escultor e fotografias do evento realizado.

VICTOR BRECHERET - ESCULTOR






Escultor paulista (22/2/1894-18/12/1955). Fundador da escola modernista brasileira de escultura. Cursa o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e estuda arte em Roma de 1913 a 1919.

É influenciado pelos escultores Ivan Mestrovic, croata, Auguste Rodin e Emile-Antoine Bourdelle, franceses. De volta ao Brasil cria a medalha comemorativa do centenário da independência.

Continua expondo na Europa e ganha prêmio, em 1921, no Salão de Outono, em Paris. Liga-se a Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti e Menotti del Picchia e ajuda a fundar o movimento modernista.

Expõe 20 esculturas na Semana de Arte Moderna de 1922. No ano seguinte realiza o Monumento às Bandeiras, por encomenda do governo de São Paulo.

Em 1951 é premiado como o melhor escultor nacional na 1ª Bienal de São Paulo. Com uma obra de cunho nacionalista, na última década de vida funde a arte indígena com o abstracionismo europeu. Em sua produção destacam-se Ídolo (1921), Depois do Banho (1945), O Índio e Sasuapara (1951). Morre em São Paulo.


www.victor.brecheret.nom.br/obras1.htm

    MONUMENTO ÀS BANDEIRAS


BAILARINA







  MONUMENTO AS BANDEIRAS

TRÊS GRAÇAS

AVE MARIA



     MONUMENTO AS BANDEIRAS




FOTOGRAFIAS DA SOLENIDADE EM HOMENAGEM AOS 120ANOS DO E3SCULTOR4 VICTOR BRECHERET  NA CÂMERA MUNICICPAL DE SÃO
PAULO EM 24 DE FEVERERIO DE 2.014

































Comentários