MAC USP inaugura mais duas exposições
No próximo dia 15 de março, a partir das 11 horas, o Museu de Arte Contemporânea da USP inaugura mais duas exposições em sua Nova Sede, que abriga agora 16 mostras com cerca de 1000 obras à disposição do público, gratuitamente.
PINTURA COMO MEIO: 30 ANOS DEPOIS
Imagens em http://1drv.ms/1eldJpE
Em agosto de 1983, o MAC USP inaugurava a exposição Pintura como Meio. Organizada pela diretora do Museu, Aracy Amaral, a mostra trazia obras dos jovens artistas Sergio Romagnolo, Leda Catunda, Ciro Cozzolino, Sergio Niculitcheff e Ana Maria Tavares. A exposição revelava o desejo de toda uma geração de imprimir um contato mais próximo com a pintura, com uma iconografia que marcava a indústria cultural e as imagens retiradas da mídia, além da negação do imperativo conceitual que marcou, nos anos 1960 e 1970, a tendência da desmaterialização da arte. A exposição coletiva, no entanto, não consolidou um estilo ou um grupo propriamente dito. “Cada um dos cinco artistas manifestava um jeito próprio de entender a pintura. E essas singularidades entre eles se traduzem no trajeto de cada um exposto agora, trinta anos depois, com obras dos anos 1980 aos dias atuais”, explica a curadora Katia Canton, docente do MAC USP.
RAFAEL FRANÇA – ENTRE MÍDIAS
Em pouco mais de dez anos de produção artística, Rafael França transitou entre o desenho, a gravura, o xerox, o vídeo, as intervenções urbanas, as montagens fotográficas e as videoinstalações. Esta exposição busca lançar um foco sobre as experimentações fotográficas e as possíveis relações com o restante de sua produção. A mostra reúne montagens fotográficas, gravuras, xerox e vídeos buscando revelar que a imagem fotográfica não tinha existência autônoma pra o artista, mas funcionava como elemento de ligação entre as diferentes mídias com as quais trabalhou. “Ao incorporar a imagem fotográfica em sua poética, o artista aponta para a inevitabilidade da contaminação entre mídias e evidencia o fotográfico não apenas como uma forma de produzir imagens, mas como um modo de refletir sobre o próprio trabalho no universo mais amplo das imagens híbridas e seus desdobramentos” avalia a curadora Helouise Costa, docente do MAC USP.
Pintura como Meio: 30 Anos Depois
Curadoria: Katia Canton
Rafael França – Entre Mídias
Curadoria: Helouise Costa
Abertura
15 de março a partir das 11 horas
Funcionamento
Terça das 10 às 21, quarta a domingo das 10 às 18 horas
Local
MAC USP Nova Sede – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Telefone
11 2648.0254
Entrada gratuita
SÉRGIO MIRANDA - jornalista
imprensa e divulgação
imprensa e divulgação
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br
Comentários
Postar um comentário