Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - ARTE CONTEMPORÂNEA -Últimos dias da exposição ‘Por Contato’ no MAR


VISUAL ARTV A SUA WEB TV DE ARTES PLÁSTICAS









ARTE CONTEMPORÂNEA


Últimos dias da exposição ‘Por Contato’ no MAR
Projeto pioneiro de artistas pernambucanos exibe trabalhos de fotógrafos surdos; mostra gratuita segue até domingo e museu ganha sinal em libras no sábado

O Rio tem até domingo (5/7) para a conferir a exposição Por Contato, que reúne trabalhos de fotógrafos surdos pernambucanos.  Em cartaz no Museu de Arte do Rio - MAR, a mostra reúne 73 imagens produzidas a partir do pioneiro projeto FotoLibras. Na abordagem, a fotografia se transforma em voz para quem não ouve, ampliando as possibilidades e diálogo com o entorno. Integrando as atividades de encerramento, às 15h do sábado (4/7), o MAR ganha seu próprio sinal em libras.

O conceito de fotografia participativa adotado pelo FotoLibras foca na capacitação para documentar e divulgar ideias e percepções sobre o mundo. “Voz” é uma metáfora para descrever o poder de comunicar, dialogar e participar em decisões políticas, sociais e culturais. O projeto conduzido por artistas do grupo GEMA permitiu a formação de uma geração de fotógrafos surdos em Pernambuco.

Sobre o GEMA

O GEMA (Grupo de Educação e Mudança pela Arte) é uma entidade sem fins lucrativos que conduz atividades educacionais e culturais a partir da fotografia participativa. Estimula a produção, uso e leitura da imagem de forma criativa, lúdica e crítica, a fim de construir uma sociedade mais justa e inclusiva. É composto pelos artistas Eduardo Queiroga, Mateus Sá, Rachel Ellis e Vládia Lima.
Batismo
A partir das 15h do sábado (4/7), o MAR ganhará seu próprio sinal em libras. "Há quase dez anos o FotoLibras busca diminuir a barreira entre surdos e ouvintes através de ações com fotografia participativa. Este ato que o Museu de Arte do Rio -MAR promove é um símbolo importante, marca um passo que o museu dá no sentido de ampliar a integração entre essas duas culturas”, observa Eduardo Queiroga, integrante do GEMA. “É um grande passo para uma sociedade mais igualitária e deve ser difundido por todos espaços culturais. Entender a função de um museu acessível e se apropriar dele é nossa proposta aos surdos do Rio de Janeiro e aos visitantes em geral”, explica a produtora Gisele Silgom.
SERVIÇO

Por Contato (exposição do Projeto FotoLibras)
Onde: Museu de Arte do Rio - MAR (Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro)
Quando: até domingo 5/7 (batismo em libras do MAR no sábado 4/7 às 15h)
Visitação: de terça a domingo das 9h às 18h. Entrada gratuita.
Informações: (21) 30312741 ou www.museudeartedorio.org.br

ENTREVISTAS E IMAGENS
Tatiana Diniz
Assessoria de imprensa/PR
Por Contato (exposição do projeto FotoLibras)
11 953839717

IMAGENS




Comentários