Pular para o conteúdo principal

WEB TV VISUAL ARTV - ARTE CONTEMPORÂNEA -Últimos dias da exposição ‘Por Contato’ no MAR


VISUAL ARTV A SUA WEB TV DE ARTES PLÁSTICAS









ARTE CONTEMPORÂNEA


Últimos dias da exposição ‘Por Contato’ no MAR
Projeto pioneiro de artistas pernambucanos exibe trabalhos de fotógrafos surdos; mostra gratuita segue até domingo e museu ganha sinal em libras no sábado

O Rio tem até domingo (5/7) para a conferir a exposição Por Contato, que reúne trabalhos de fotógrafos surdos pernambucanos.  Em cartaz no Museu de Arte do Rio - MAR, a mostra reúne 73 imagens produzidas a partir do pioneiro projeto FotoLibras. Na abordagem, a fotografia se transforma em voz para quem não ouve, ampliando as possibilidades e diálogo com o entorno. Integrando as atividades de encerramento, às 15h do sábado (4/7), o MAR ganha seu próprio sinal em libras.

O conceito de fotografia participativa adotado pelo FotoLibras foca na capacitação para documentar e divulgar ideias e percepções sobre o mundo. “Voz” é uma metáfora para descrever o poder de comunicar, dialogar e participar em decisões políticas, sociais e culturais. O projeto conduzido por artistas do grupo GEMA permitiu a formação de uma geração de fotógrafos surdos em Pernambuco.

Sobre o GEMA

O GEMA (Grupo de Educação e Mudança pela Arte) é uma entidade sem fins lucrativos que conduz atividades educacionais e culturais a partir da fotografia participativa. Estimula a produção, uso e leitura da imagem de forma criativa, lúdica e crítica, a fim de construir uma sociedade mais justa e inclusiva. É composto pelos artistas Eduardo Queiroga, Mateus Sá, Rachel Ellis e Vládia Lima.
Batismo
A partir das 15h do sábado (4/7), o MAR ganhará seu próprio sinal em libras. "Há quase dez anos o FotoLibras busca diminuir a barreira entre surdos e ouvintes através de ações com fotografia participativa. Este ato que o Museu de Arte do Rio -MAR promove é um símbolo importante, marca um passo que o museu dá no sentido de ampliar a integração entre essas duas culturas”, observa Eduardo Queiroga, integrante do GEMA. “É um grande passo para uma sociedade mais igualitária e deve ser difundido por todos espaços culturais. Entender a função de um museu acessível e se apropriar dele é nossa proposta aos surdos do Rio de Janeiro e aos visitantes em geral”, explica a produtora Gisele Silgom.
SERVIÇO

Por Contato (exposição do Projeto FotoLibras)
Onde: Museu de Arte do Rio - MAR (Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro)
Quando: até domingo 5/7 (batismo em libras do MAR no sábado 4/7 às 15h)
Visitação: de terça a domingo das 9h às 18h. Entrada gratuita.
Informações: (21) 30312741 ou www.museudeartedorio.org.br

ENTREVISTAS E IMAGENS
Tatiana Diniz
Assessoria de imprensa/PR
Por Contato (exposição do projeto FotoLibras)
11 953839717

IMAGENS




Comentários