Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - SESC CAMPO LIMPO - PROGRAMAÇÃO INFANTIL



LogoVerbena-branco.jpg
Programação infantil
Sesc campo Limpo - Agosto/2015

Circo/espetáculo: O Concerto da Lona Preta
O Concerto da Lona Preta é um espetáculo inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular. Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertório, que abrange arranjos musicais concernentes às manifestações populares, eruditas e popularescas.
Com A Trupe da Lona Preta. Direção: Sergio Carozzi. Elenco: Alexandre Matos, Elias Costa, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado. Figurinos: O Grupo. Produção: Henrique Alonso.
Livre. Grátis.
01 a 02/08. Sábado e domingo, às 17h

BAGUNCINE - Filmes infantis pra divertir as crianças e toda a família. Toda quarta-feira, às 19 horas, com distribuição de pipoca.

Filme: Coraline
O filme conta a história de Coraline Jones, uma menina de 11 anos que se muda com sua família para uma enorme casa. Entediada, a garota descobre uma porta secreta que dá para outra dimensão, bastante similar a sua, porém, tudo aparenta ser melhor. Mas, Coraline logo descobre que há algo de errado com sua mãe alternativa; descobre que ela, na verdade, é uma bruxa que carrega consigo um demônio das trevas que aprisiona crianças, comem suas vidas e almas (matam-nas de forma brutal e cruel), capturam seus olhos e insere botões no lugar. Desesperada, Coraline foge desse mundo paralelo, mas descobre que seus pais verdadeiros foram aprisionados por sua mãe alternativa. Agora, ela terá que contar com sua bravura, coragem e esperteza para escapar desse mundo cada vez mais arriscado e salvar sua família. Animação. 100 min.
Livre. Grátis.
05/08. Quarta, às 19h

Filme: Em Busca do Vale Encantado
É uma aventura pré-histórica de cinco jovens dinossauros que são amigos, seus nomes são: Littlefoot, Saura, Espora, Patassaura e Petrúcio. Na distante época dos vulcões e perigosos terremotos, um jovem pescoçudo (brontossauro) chamado Littlefoot é repentinamente deixado sozinho. Saindo à procura do lendário Vale Encantado, ele encontra quatro outros jovens dinossauros que concordam em acompanhá-lo em sua jornada. Numa ousada aventura para cruzar uma paisagem cheia de perigos, o bravo grupo encontra predadores famintos e desafios assustadores, enquanto aprende novas lições de vida e a importância do trabalho em equipe.  Direção: Don Bluth. EUA/IRL, 1988, 69’, Animação.
Livre. Grátis.
12/08. Quarta, às 19h

Filme: Zarafa
Sob um baobá, um velho conta às crianças a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. O animal foi dado ao rei francês Charles X por Muhammad Ali, do Egito. Em meio a uma longa jornada que vai do Sudão até Paris, Maki e Zarafa vivem diversas aventuras.  Direção: Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie. FRA/BEL, 2012, 78’, Animação.
Livre. Grátis.
19/08. Quarta, às 19h

Filme: Up - Altas Aventuras
Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.  Direção: Bob Peterson e Pete Docter. EUA, 2009, 96’. Animação.
Livre. Grátis.
26/08. Quarta, às 19h

BONECOS: DA FANTASIA A CRIAÇÃO - Acompanhando uma linha de fantasia e criação, o projeto reúne espetáculos, workshop, oficinas e contação de histórias sempre com o tema bonecos.

Espetáculo: A Volta ao Mundo em 80 Dias - Com Cia Articularte
Um patrão e seu criado, Fogg e Faztudo, formam uma dupla dinâmica e impetuosa para provar que podem dar a volta ao mundo em 80 dias, através de vários e imprevisíveis tipos de transportes. Mas eles não estão sozinhos: uma Pulga palpiteira pegou carona e viaja nas roupas do criado Faztudo. Assim os três passam por desafios, dificuldades e também por grandes momentos de diversão, sempre perseguidos pelo infatigável detetive Fix que, com o seu faro fino, desconfia que eles sejam ladrões. Com muita peripécia e contando com cinco atores, formas animadas e diversos bonecos de vários tamanhos e técnicas, a Cia. encena uma divertida viagem infantil em volta de um mundo bem peculiar: o mundo da imaginação.  Para que nossos amigos consigam dar a volta ao mundo em 80 dias, terão que viajar por diversos brinquedos, construídos artesanalmente, por réplicas grandes de trem de ferro (maria fumaça), elefante, avestruz, gôndola, navio a vapor, águia, tartaruga, balão a gás.
Ficha técnica - Dramaturgo e diretor: Dario Uzam. Bonecos: Surley Valério. Cenografia, figurinos, fdereços: Carlos Colabone. Música e sonoplastia: Charles Raszl. Iluminação: Domingos Quintiliano. Pintura: Hernandes Oliveira.  Cenotécnico: construção de brinquedos: Flaviano Marcondes. Elenco/atores-animadores: Surley Valério, William Lobo, Renato Bego, Camila Lobo
e Gabriela Zenaro. Produção: Déborah Correa. Produção executiva: Cia. Articularte. Duração: 55 minutos.
Livre. Grátis. Não é necessário retiraringressos.
08 a 09/08. Sábado e domingo, às 17h

Espetáculo: Balonário (O Balão do Imaginário) - Com Cia Navega Jangada
Zé Gabriel (boneco) e sua amiga (manipuladora) são baloneiros aventureiros que vem não se sabe de onde, nem quando, parar em uma pequena ilha deserta, após cairem com seu balão por causa de uma forte corrente de vento. Atracados nesta ilha estão dois pescadores (músicos) em um pequeno barquinho, que se tornando cúmplices de Zé Gabriel e se divertem com suas. Sem saber o que fazer, Zé tenta se virar com o que tem: uma lona e um cesto de balão, um pente, um rádio e seu bom humor. Juntos eles rompem com a tradicional manipulação às escuras, são cúmplices e companheiros todo o tempo, estabelecendo uma nova relação boneco+manipulador, chamada personagem + cúmplice. Desafios também permeiam esta estadia na ilha, a fome que resulta em uma escalada ao coqueiro em busca de coco, uma noite escura iluminada pela cúpula do balão que se transforma em uma lua, um revolto mar, um sarcástico siri, uma romântica borboleta, uma pescaria mal sucedida, entre outras aventuras.  As aventuras de Zé são acompanhadas por dois músicos/atores que permanecem em cena, à meia luz, o tempo todo, trazendo ao palco os demais personagens e muitas músicas compostas especialmente para o espetáculo, além de diversos efeitos sonoros que acompanham e pontuam os movimentos dos personagens e suas situações.
Ficha técnica: Concepção: Talita Cabral. Dramaturgia e direção: Talita Cabral e Rodrigo Régis. Atriz manipuladora: Talita Cabral. Ator manipulador/músico: Luian Borges e Rodrigo Régis. Composição, direção musical: Rodrigo Régis. Concepção de figurinos: O grupo. Concepção de cenário: Talita Cabral. Concepção de bonecos e objetos de cena: Marcio Fidellis e Palhassada Ateliê. Concepção de luz: Victor Merseguel. Duração: 50 minutos
Livre. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.
16/08. Domingo, às 17h

Espetáculo: O Menino Que Abria Portas - Com Cia Articularte
A peça conta a história de um velho meio caduco e bem humorado que conta e vive as aventuras de Eruma Vezeu: um menino que gostava de abrir portas para conhecer o seu quintal, a rua e o seu mundo. Abrindo portas (metaforicamente), o menino Eruma Vezeu vive experiências divertidas e conquista amigos inseparáveis, entre eles o cachorro Trapo (que nasce a partir de um tapete) e o menino Lico. Juntos, eles aprontam muitas ‘artes’, para o desespero e diversão da vizinhança. Eruma Vezeu encontra ainda sua primeira namoradinha e continua com suas escapadas de liberdade até que as últimas portas de sua infância sejam abertas. Com Cia Articularte. Dramaturgo e diretor: Dario Uzam.
Livre. Grátis.
22 a 23/08. Sábado e domingo, às 17h

Espetáculo: O Casamento da Dona Baratinha - Com Cia. Stramboli
O casamento da Baratinha conta a história de uma Baratinha (Carú Lima) que quer se casar. Afim de encontrar o marido ideal, ela investiga diversos bichos: o Jacaré, o Sapo, o Carneiro, o Macaco e o Rato, bonecos de fio manipulados por João Grembecki e Affonso Lobo. A Baratinha tem como conselheira uma Coruja com quem discute aspectos de sua própria identidade. O espetáculo tem música original de Fernando Mastrocolla e João Grembecki, com músicas clássicas do imaginário infantil como O Sapo Mão Lava o PéCarneirinho, Carneirão e outras, cantadas ao vivo pelos atores. Com Cia. Stramboli.
Livre. Grátis.
29 a 30/08. Sábado e domingo, às 17h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias: O Palhaço Sem Graça e o Rei Aborrecido e A Terra do Povo da Graça
Sérgio Serrano conta duas histórias e estimula o público a participar de histórias de uma maneira divertida e descontraída, as pessoas são levadas a acompanhar o artista, mergulhando em contos de músicos, catadores, palhaços e diversos personagens curiosos.  Na primeira, O Palhaço Sem Graça, imaginem um palhaço que não tem graça nenhuma, embora continue sendo palhaço! Fazer o quê?... Agora imaginem u rei que não é possível agradar e, apesar de toda sua riqueza e poder, nunca sorri. Estes são os personagens principais desta história, uma pequena parábola sobre autoconhecimento, a busca por um propósito na vida e sobre o servir. A segunda, A Terra do Povo da Graça, ocorre em um futuro imaginado, no qual o planeta esgotou seus recursos naturais, toda sua cultura, e a civilização humana teve de ser reinventada a partir dos escombros da velha cultura, sendo a alegria a maior fonte de energia para o nascente Povo da Graça. Com Sérgio Serrano.
Livre. Grátis.
01, 15 e 29/08. Sábados, às 14h

Histórias: A Misteriosa Caixa do Contador de Histórias e O Criador de Joaninhas
Sérgio Serrano conta duas histórias e estimula o público a participar de histórias de uma maneira divertida e descontraída, as pessoas são levadas a acompanhar o artista, mergulhando em contos de músicos, catadores, palhaços e diversos personagens curiosos. No conto A Misteriosa Caixa do Contador de Histórias o Contador de Histórias traz consigo uma caixa misteriosa de onde tira temas e inspirações para suas performances. Um dia, sua caixa aparece vazia. E agora? De onde virão as histórias? De onde vêm as histórias? O que acontece com elas depois de serem contadas? Em O Criador de Joaninhas João tem uma bicicletaria bem lá longe, na periferia. Na selva de pedra, mar de casinhas, correntezas de automóveis... Mesmo assim, João tem uma floresta em seu quintal. Bem, ela não é muito grande, cabe numa latinha. Nessa floresta na latinha, João vê surgirem joaninhas que inspiram seus sonhos e mudam a vida de João. Com Sérgio Serrano.
Livre. Grátis.
02, 16 e 30/08. Domingos, às 14h

Histórias: Raimundo e a Menor Banda do Mundo e O Catador de Histórias
Sérgio Serrano conta duas histórias e estimula o público a participar de histórias de uma maneira divertida e descontraída, as pessoas são levadas a acompanhar o artista, mergulhando em contos de músicos, catadores, palhaços e diversos personagens curiosos. Na primeira história Raimundo vive solitário em sua ilha. Ele ama música e aprende com os pássaros e com a natureza a ouvir e interpretar seus sons. Ele constrói uma traquitana – a menor banda do mundo – e com ela viaja em busca de novas sonoridades. Em O Catador de Histórias Crispim deixa a roça onde nasceu e vai para a cidade grande em busca de um sonho. Porém o sonho vira pesadelo e ele se vê morando na rua, sobrevivendo como carroceiro recolhendo sucata. Aos poucos, ele percebe uma riqueza maior naquilo que é descartado e monta na sua carroça: o Museu de Histórias Catadas. Com Sérgio Serrano.
Livre. Grátis.
08 e 22/08. Sábados, às 14h

História: Navio de Rua: Eru e Cuia
Levamos em nosso navio a bagagem dos povos de cá, os indígenas, e os que para cá vieram, os africanos trazidos pelo mar. Mas nosso navio chega pelo asfalto. Somos piratas de nós mesmos, capitães de areia, asfalto e terra. A água, assim como a memória, escorre pelos dedos, porém nossas histórias não são escassas, transbordam mar afora e nos inundam. Com Julia Barnabé e Inayara Silva.
Livre. Grátis.
09 e 23/08. Domingos, às 14h

Artes Manuais / BONECOS: DA FANTASIA A CRIAÇÃO - Acompanhando uma linha de fantasia e criação, este projeto reúne espetáculos, workshop, oficinas e contação de histórias com o tema bonecos.

Oficina: Construção de Bonecos
Compondo uma programação especial sobre o tema, a oficina tem o intuito de mostrar diversas técnicas e materiais para cada um construir seu próprio boneco como, por exemplo, boneca de fio, boneca hippie, boneca de trança, boneca de fuxico, matrioska, bonecas aboyomi e bonecas de feltro. Com Cristine Torcchia.
Livre. Grátis. Inscrições com 1h de antecedência na central de atendimento. 20 vagas.
04 a 26/08. Terças e quartas, às 14h e às 18h

Oficina: Construção de Bonecos Manipuláveis
A oficina tem como tema a construção de diferentes técnicas de bonecos manipuláveis. Entre eles: kabuletê, fantoche de meia, pupi e boizinho. Com Anderson Gangla.
Livre. Grátis. Inscrições com 1h de antecedência na central de atendimento. 25 vagas.
06 a 28/08. Quintas e sextas, às 14h

JOGADAS DE MESTRES - Aulas, torneios relâmpagos, bate-papos e jogos simultâneos com mestres dos tabuleiros.

Vivência: Jogos de Tabuleiro do Mundo
Jogos de tabuleiro com origens em diversos lugares do planeta, entre eles: o Youté, do oeste da África; o Quarto, da França; e o Pancha Keliya, da Índia. Além de aprender regras, táticas e sentidos dos jogos, os participantes são estimulados interagir e cooperar. A equipe Corpo & Mente Eventos, que realiza oficinas e arbitragem no ramo desde 2002, demonstra os jogos e ministra as atividades.
Livre. Grátis.
08 e 22/08. Sábados, das 16h às 19h

Vivência: Cheque Mate! Coroe Minha Dama! - Aula aberta de Xadrez e Damas
Iniciação e aperfeiçoamento nos jogos de damas e xadrez. A equipe Corpo & Mente Eventos, que realiza oficinas e arbitragem no ramo desde 2002, ministra ensinamentos a quem nunca jogou e às pessoas que desejam ampliar seu repertório nestes jogos. Além das aulas, serão disponibilizados tabuleiros para recreação livre.
Livre. Grátis.
09/08. Domingo, das 16h às 19h

Vivência: Aprendendo Gamão
Jogo de tabuleiro de regras simples que, com o uso de estratégias, aprimora o senso matemático da subtração e adição pelas próprias jogadas, através da antecipação das ações do adversário. A equipe Corpo e Mente apresenta as regras do jogo e promove desafios.
Livre. Grátis.
15/08. Sábado, das 16h às 19h

Vivência: Simultânea de Damas e Jogada do Mestre
O mestre Oziel Carvalho, ex-campeão brasileiro, comanda um bate-papo sobre o jogo de damas e apresenta uma de suas complexas jogadas, além de desafiar até 30 pessoas para jogos simultâneos. Para participar do desafio é necessário obter conhecimentos básicos do jogo. A participação ocorre por ordem de chegada.
Livre. Grátis.
16/08. Domingo, das 16h às 19h

Vivência: Simultânea de Xadrez e Jogada do Mestre
O mestre Edson Kenji Tsuboi - integrante da equipe brasileira nas Olimpíadas de Xadrez disputadas nos Emirados Árabes (1986), na Sérvia (1990) e Filipinas (1992), e campeão paulista absoluto, em 1984 e 1987 - comanda um bate-papo sobre o jogo e apresenta uma de suas complexas jogadas, além de desafiar até 30 pessoas para jogos simultâneos. Para o participante desafiá-lo é necessário obter conhecimentos básicos do jogo. A participação ocorre por ordem de chegada.
Livre. Grátis.
23/08. Domingo, das 16h às 19h

Vivência: Festival de Xadrez
Torneio de xadrez realizado em um dia. A equipe Corpo em Mente faz a arbitragem e organização do festival. Necessário ter conhecimentos prévios do jogo para participação.
Inscrições gratuitas pessoalmente na central de atendimento de 01/08 a 27/08/15. 40 vagas.
Livre. Grátis.
29/08. Sábado, das 16h às 19h

Vivência: Festival de Damas
Torneio de um dia de Jogo de Damas. A equipe Corpo em Mente faz a arbitragem e organização do festival. É necessário ter conhecimentos prévios do jogo para participação.
Inscrições pessoalmente na central de atendimento de 01/08 a 29/08. 40 vagas.
Livre. Grátis.
30/08. Domingo, das 16h às 19h

ATIVIDADES ESPORTIVAS

Vivência: Tênis de Mesa
Vivência recreativa desta que é uma modalidade olímpica. Além de mesas e raquetes em dimensões aproximadas às oficiais, serão disponibilizadas mini mesas, que sugerem um jogo com as mesmas regras e dinâmicas, mas exigindo um maior controle dos gestos. Com equipe Sesc.
Livre. Grátis.
01 a 30/08. Sábados, das 19h às 21h30; Domingos, das 12h30 às 15h30
No dia 2/8 o horário será das 12h30 às 15h

Vivência: Ginástica Geral Pais e Filhos
Circuito lúdico de experimentação de elementos da ginástica geral. Orientado pela equipe de profissionais do Sesc, sugere o aprendizado e experimentação de movimentos como o rolar, saltar e parada de mão, além de promover a interação familiar. Recomendado para crianças de até 08 anos acompanhadas de seus familiares. Sugestão: utilizar de vestimentas leves.
Livre. Grátis.
02 a 30/08. Domingos, das 16h às 19h

Vivência: Jogos Gigantes
Vivência que propõe a experimentação de jogo de damas, xadrez, jogo da velha e dominó em grandes dimensões. A equipe Sesc fará orientações básicas e organizará as partidas, com o intuito de ensinar regras e promover a integração.
Livre. Grátis.
01 a 30/08. Terça a sábado, das 13h30 às 21h30. Domingos, das 11h30 às 19h30

Vivência: Circuito de Slackline
Vivência que explora o equlíbrio, a coordenação motora, a velocidade de reação e a consciência corporal. Praticado em uma fita de nylon estreita e flexível, esticada entre dois pontos fixos, o esporte traz benefícios que vão muito além do físico. Também trabalha atributos psicológicos, como a capacidade de superar dificuldades. Com orientação da equipe Sesc.
Livre. Grátis.
01 a 30/08. Terça a sábado, das 13h30 às 21h30. Domingos, das 11h30 às 19h30

Saúde / ROTINAS DO EQUILÍBRIO - Conjunto de atividades com ênfase em informações, estímulos e ações educativas relacionadas aos cuidados com a saúde.

Intervenção: Hora de Comer, Hora de Aprender
Atividade interativa - destinada a adultos e crianças - que convida o espectador a participar de uma vivência alimentar e nutricional. Através da montagem de uma feira - com hortaliças, frutas e legumes - é realizada uma encenação onde um feirante e uma nutricionista propõe uma dinâmica que busca refletir sobre a seguinte questão: Por que as pessoas não frequentam mais a feira? A partir daí, os participantes separam seus alimentos e, de forma particular, defendem seus gostos e justificam suas escolhas. Com Flavia Zanatta, nutricionista graduada em Saúde Pública, e com o ator Elton Vitor.
Livre. Grátis.
15/08. Sábado, das 15h às 16h30

Vivência/jovens: MOVM VD - Movimento Vídeo Dança
Proposta que envolve a linguagem artística de vídeo dança: apresentação das estruturas de dança contemporânea e alfabetização audiovisual, em especial os enquadramentos e o pensar fílmico. Recomendado para faixa etária de 11 a 16 anos.
Livre. Grátis.
06/06 a 29/08. Sábados, das 13h às 16h
IMAGENS














SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700

Informações à imprensa:

Sesc Campo Limpo
Juci Fernandes e Silvio Basilio
Tel: (11) 5510-2735 - imprensa@campolimpo.sescsp.org.br

Verbena Comunicação
Eliane Verbena / João Pedro / Bia Salgado
Tel: (11) 2738-3209 / (11) 99373-0181 - verbena@verbena.com.br

Comentários