Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAL ARTV - MAC - FUTURISTA FORTUNATO DEPERO GANHA EXPOSIÇÃO INÉDITA NO BRASIL


Futurista Fortunato Depero ganha exposição inédita no Brasil

Mostra em cartaz no MAC USP Ibirapuera integra programação do Ano da Itália na América Latina realizada pelo Istituto Italiano di Cultura de São Paulo

Imagens disponíveis em http://1drv.ms/1ls7rOP.

O Museu de Arte Contemporânea da USP e o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo (IIC) apresentam, a partir do dia 30 de janeiro, às 11 horas, a exposição Depero Futurista e Artista Global, que traz pela primeira vez ao Brasil um conjunto significativo de obras do artista italiano Fortunato Depero (1892-1960), um dos maiores nomes do Movimento Futurista e precursor da Pop Art. O curador Maurizio Scudiero, arquiteto e historiador de arte moderna, explica que selecionou 65 trabalhos de Depero para “documentar a verve criativa deste grande artista, que tinha o dom de migrar com absoluta facilidade de telas para tecidos ou para papéis coloridos em colagens”.

A exposição integra o Ano da Itália na América Latina, organizado pelo Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, órgão oficial de promoção da língua e da cultura italiana no Brasil. Depois de São Paulo, onde permanece no MAC USP Ibirapuera até 27 de março, a mostra seguirá para Lima, no Peru. No Brasil, a exposição tem o apoio da companhia aérea Alitalia. Para Renato Poma, diretor do IIC, a exposição é mais uma importante oportunidade para “unir ainda mais a cultura italiana com a cultura de um continente particularmente próximo à Itália”.

Depero Fortunato atuou intensamente como pintor e designer gráfico (é o responsável pelos cartazes de uma famosa marca de bebidas). Nascido no norte da Itália, na cidade de Rovereto, perto de Trento, o artista aderiu ao movimento futurista em 1914 e nele se engajou ao longo de toda a carreira. Em 1915, lançou ao lado de Giacomo Balla o manifesto Ricostruzione futurista dell’universo, defendendo a noção de obra de arte total: o homem moderno cercado de objetos. A Casa d’Arte (sua casa-ateliê-fábrica), transformada em museu em 1957 e localizada em sua cidade natal, é prova de sua intensa produção artística, entendida por ele num campo expandido.

A importância da exposição também é destacada por Ana Magalhães, docente e curadora do MAC USP, lembrando que “a verve de homem de negócios de Depero é conhecida e vem sendo revisada pela historiografia mais recente sobre o futurismo italiano. Seus cartazes publicitários ganharam novo estatuto e devem ser interpretados à luz da relação da arte moderna com os meios de comunicação de massa”.
O curador Maurizio Scudiero estará no Brasil para a abertura da mostra

Imagens disponíveis em http://1drv.ms/1ls7rOP.


Exposição Depero Futurista e Artista Global
Curadoria Maurizio Scudiero (Itália)
Abertura 30 de janeiro de 2016, a partir das 11 horas
Encerramento 27 de março de 2016
Funcionamento Terça a domingo das 10 às 18 horas
Local MAC USP Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Telefone 11 2648.0254 
Entrada gratuita


SÉRGIO MIRANDA - jornalista
comunicação institucional

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br



imprima com responsabilidade









Comentários