Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

VISUAL ARTV - 11º ABCDança acontece de 3 a 5 de junho no Centro Cultural Diadema

Gumboot Dance Brasil - YEBO -b



Logo Registrado.jpg

11º ABCDança acontece de 3 a 5 de
junho no Centro Cultural Diadema

Associação Projeto Brasileiro de Dança realiza, entre os dias 3 e 5 de junho (de sexta a domingo), o 11º ABCDança no Centro Cultural Diadema (Teatro Clara Nunes), com entrada franca. Esta mostra de dança contemporânea é voltada para artistas, grupos e público da região do ABCD Paulista e cidade de São Paulo. Neste ano, reúne espetáculos realizados com apoio do ProAC, além da pré-estreia do novo trabalho da Companhia de Danças de Diadema.

A companhia paulistana DUAL cena contemporânea abre a décima primeira edição do ABCDança, no dia 3/6 (sexta, às 20h), com o espetáculo Profetas da Selva. No dia 4/6 (sábado), apresentam-se oProjeto CO (de Santo André), com duas coreografias do projeto Díptico das Multidões - Cosmos e Axis; e o Gumboot Dance Brasil (de São Paulo) com o espetáculo Yebo, respectivamente às 18h e às 20h. Fechando a programação, no dia 5/6 (domingo, às 19h), a Companhia de Danças de Diadema dá uma prévia de sua nova montagem, EU por detrás de MIM, com bate-papo ao final.

Programação

3 de junho. Sexta, às 20h
Grupo: DUAL cena contemporânea (São Paulo)
Espetáculo: Profetas da Selva
Local: Teatro Clara Nunes
Duração: 50 min. Classificação etária: Livre.

Sinopse - Espetáculo inspirada na busca por ‘yvy marã ey’, a ‘terra sem mal’ da qual nos fala o mito tupi-guaran. Uma longa e contínua jornada espacial conduz os espectadores para dentro de uma atmosfera ritualística, na qual guerreiros e poderosos profetas dançam em comunhão com os deuses. (Projeto aprovado no Edital ProAC nº 04/2015 - Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Dança pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo).

Ficha técnica - Direção geral e cênica: Ivan Bernardelli. Elenco: Junior Gonçalves, Kleber Cândido ou Ivan Bernardelli, Urubatan Miranda e Wellington Campos. Coord. de pesquisa e intercâmbio nas aldeias indígenas: Roger Muniz. Iluminação: Osvaldo Gazotti. Tatuagens: Mauro Nakata (Tattoos do Mauro). Cenografia: Mauro Martorelli. Trilha sonora: Edson Tosta Matarezio. Produção: Radar Cultural Gestão e Projetos - Solange Borelli.

4 de junho. Sábado, às 18h
Grupo: Projeto CO (Santo André)
Espetáculos: Díptico das Multidões - Cosmos / Axis
Local: Praça da Moça - Rua Graciosa, s/n. Centro. Diadema.
Duração: 55 min (30 min / 25 min). Classificação etária: Livre.

Sinopse Díptico das Multidões são duas peças criadas simultaneamente pelo Projeto Co - Cia de Dança em Espaço Urbano. Cosmos – peça para praças - e Axis – peça para esquinas - são as partes desse díptico coreográfico que olha para as paisagens da cidade e para as construções diversas dos corpos urbanos presentes nos lugares de pausa e de mudança de jornada, onde somos tantos, estamos juntos, sem que isso signifique uniformidade. Cosmos é a peça dos muitos, do corpo coletivo. Axis é a peça da esquina, do solo, é o corpo do ritual. A esquina é a grande dobra, portal para outras dimensões. O nome ‘díptico’ vem da ideia de criar dois materiais coreográficos distintos e complementares. A pesquisa surgiu de mapeamentos e observações registradas em derivas pelas ruas. Díptico das Multidões é um quadro vivo dos corpos na cidade, uma imagem panorâmica para as futuras gerações, duas peças irmãs, nascidas e criadas no fervor dos centros urbanos. (Espetáculo contemplado com o Edital N° 04/2015 - ProAC - Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Dança, pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo).

Ficha técnica - Direção artística e coreográfica: Paula Petreca. Criação corporal, performance e interpretação: Juliana Adorno, Juliana Silva Gonçalves, Harrison Rodrigues, Letícia Paschoaleti, Lucas Lopes, Paula Petreca, Rodrigo Rodrigues e Stela Ramos. Direção de arte: Bruna Petreca. Figurino: Danielle Yukari e Gabriela Cherubini. Adereços: Teresa Sbardellati. Trilha sonora: Denis Duarte. Dramaturgia: Rodrigo Monteiro. Provocação na pesquisa corporal: Alexandre Magno, Marcio Greyk e Sofia Neuparth. Assistência de produção: Dafne Nascimento e Rafaela Sousa. Direção de Produção: Kelson Barros (Cazumba Produções).

4 de junho. Sábado, às 20h
Grupo: Gumboot Dance Brasil (São Paulo)
Espetáculo: Yebo
Local: Teatro Clara Nunes
Duração: 50 min. Classificação etária: Livre

Sinopse - Gumboot dance (dança com botas de borracha) é uma forma de dança popular criada pelos trabalhadores no século XIX nas minas de ouro e de carvão da África do Sul. Contratados em regime praticamente de escravidão, os nativos sul-africanos trabalhavam nas minas em péssimas condições, impossibilitados sequer de falarem entre si. Yebo - segundo espetáculo do grupo Gumboot Dance Brasil - aborda a exploração (tanto das minas como dos povos sul-africanos levados para extração do minério), a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha e a espera das mulheres por seus maridos durante a temporada de exploração das minas.

Ficha técnica - Direção Geral: Rubens Oliveira. Direção musical: Lenna Bahule. Pesquisa e argumento: Rubens Oliveira. Elenco: Danilo Nonato, Diego Henrique, Fernando Ramos, Lenna Bahule, Munique Mendes, Naruna Costa, Pamela Amy, Rafael Oliveira, Samira Marana, Silvana de Jesus e Washington Gabriel. Músicos: Pedro LoboMauricio Oliveira. Produtor: Kelson Barros.

5 de junho. Domingo, às 19h
Grupo: Companhia de Danças de Diadema
Espetáculo: EU por detrás de MIM (pré-estreia)
Local: Teatro Clara Nunes
Duração: 40 min + bate-papo. Classificação etária: Livre. Bate-papo

Sinopse - Desde o primeiro contato com as obras do dinamarquês Olafur Eliasson, em ocasião da exposição Seu Corpo da Obra, na Pinacoteca de São Paulo, em 2012, Ana Bottosso se sentiu motivada a criar algo que tratasse dos espelhos e seus reflexos. A exposição trazia espelhos em locais inusitados que se revelavam de forma inesperada, aguçando a sensibilidade da coreógrafa, levando-a iniciar algumas pesquisas sobre o tema. A ambiguidade do “dentro” e “fora”, provocada pela exposição, foi transportada para o corpo pela coreógrafa que, posteriormente, foi somada à influência de uma obra literária - o conto O Espelho, de Guimarães Rosa. EU por detrás de MIM transita pelo mundo dos reflexos e das reflexões, supondo a possibilidade de existir um universo por detrás dos espelhos, um mundo à parte deste que conhecemos.  A pesquisa cênica e o processo de criação da companhia foram norteados, entre outras, pela indagação “seria este mundo mais real ou menos real?”. A coreógrafa explica que “encontrar ou ao menos ter a ciência da existência de outro(s) eu(s) que possa(m) existir ou coexistir com o ‘eu’ comum é o desafio desta obra e também à descoberta pelo espectador”. Haverá bate-papo com a plateia após a apresentação.

Ficha técnica: Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso. Assistente de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistente de coreografia: Carolini Piovani. Elenco: Carolini Piovani, Danielle Rodrigues, Daniele Santos, Dayana Brito, Elton de Souza, Fernando Gomes, Jean Valber, Rafael Abreu, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves. Trilha sonora: Fábio Cárdia. Concepção figurino: Ana Bottosso. Confecção de figurino: Cleide Aniwa. Professor de dança clássica: Eduardo Bonnis. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Assistente de produção e assessoria de comunicação: Renato Alves.
IMAGENS
Cia de Dançs de Diadema - ensaio EU por detrás de MIM -divulgação -2b 

Dual - Profetas da Selva - foto Silvio Barreto

Díptico das Multidões -foto de Suellen Leal -b

Gumboot Dance Brasil - YEBO -b




Cia de Dançs de Diadema - ensaio EU por detrás de MIM 
-divulgação -b 

Serviço

11º ABCDança
Local: Centro Cultural Diadema - Teatro Clara Nunes
Rua Graciosa, 300 - Centro, Diadema/SP. Tel: (11) 4056-3366
Grátis (ingressos 1h antes na bilheteria)
Informações: (11) 94024-0497 / 4024-0496 / 94024-0497 - abcdanca@apbd.org.br


Assessoria de Imprensa – VERBENA COMUNICAÇÃO
Eliane Verbena / Deborah Zanette
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181 – verbena@verbena.com.br


5 anexos
 
 

Comentários