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VISUAL ARTV - CINECLUBE ARAUCÁRIA EM CAMPOS DE JORDÃO - CINEMA CHINÊS E FILMES DE BANG BANG NO MÊS DE JUNHO



Por um Punhado de Dólares -Bang Bang -b
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Cinema chinês e filmes de bang bang são
atrações no Cineclube Araucária em junho

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Em junho, o projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão reverencia a estética do cinema asiático e também um dos estilos mais apreciados no século XX, o western, com duas mostras que têm ingressos grátis em todas as sessões.

Panorama do Cinema Chinês, que acontece entre os dias 2 e 5 de junho, busca evidenciar a qualidade e a diversidade de temas tratados por esse cinema recém-descoberto mundialmente. As obras selecionadas são Em Busca da Vida (de Jia Zhang-Ke), Flores do Amanhã (de Yang Zhang), Separados pelo Destino (de Xiaogang Feng) e O Sacrifício (de Kaige Chen).

E os adoráveis filmes de cowboys serão exibidos entre os dias 16 e 19 de junho. A mostra No Mundo do Bang Bang é formada pelos clássicos Butch Cassidy (de George Roy Hill), El Topo (de Alejandro Judorowsky), Por Um Punhado de Dólares (de Sergio Leone) e A Proposta (de John Hillcoat).

O Cineclube Araucária também promove matinês, aos domingos, com lindas obras para a garotada. Em junho, a programação segue as temáticas das mostras acima. No dia 5/6, excepcionalmente às 10 horas da manhã, será exibida a animação americana Mulan, de Barry Cook e Tony Bancroft, baseada em uma emocionante lenda chinesa, e no dia 19/6, no horário normal das 15 horas, é a vez de Nem que a Vaca Tussa, de Will Finn e John Sanford. Outro destaque são as sessões especiais para escolas municipais, neste mês com o tema “Meio Ambiente”: Os Sem-Floresta, de Tim Johnson e Karey Kirkpatrick, e Procurando Nemo, de Andrew Stanton, respectivamente, nos dias 1 e 2/6, às 09h e às 14h.

O projeto Cineclube Araucária - O Cinema de Volta a Campos do Jordão acontece com o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura e AMECampos (Associação dos Amigos de Campos do Jordão). Iniciado em fevereiro, prevê, até novembro, a realização de 20 mostras de cinema. A cada mês, até novembro, além das tradicionais mostras temáticas, um país terá a sua filmografia exibida para o público jordanense, entre eles: Turquia, Brasil, França, Canadá, China, continente africano e, os já contemplados, Polônia, Irã, Índia e Argentina.

A programação de 2016 inclui também uma série de Palestras e Seminários, visando à formação profissional de novos cineastas, com produção de curtas-metragens que serão o foco da segunda edição do Festival Curta Campos do Jordão, previsto para ocorrer em dezembro no antigo Cine Glória (atual Espaço Cultural Dr. Além). Outros destaques são a realização do 6º Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão e da exposição Cinema Ilustrado: A Oitava Arte, ambos em julho, na sede da AMECampos.

Formação Profissional

O Programa de Formação Profissional 2016 do Cineclube Araucária começa com a primeira etapa da Oficina de Cinema, sob a coordenação do cineasta Jeferson De, da roteirista e produtora Cristiane Arenas e do animador e designer gráfico Rafael Ervolino, no período de 6 a 10 de junho, das 19h às 22h, no Complexo Cultural Edmundo Ferreira da Rocha, localizado no piso superior do Espaço Cultural Dr. Além.

Panorama Contemporâneo do Cinema Chinês

Os filmes dos irmãos Lumière chegaram à China em 1896, mas só em 1913 foi produzido o primeiro longa-metragem no país: O Romance de um Vendedor de Frutas, de Sichuan Zhang. Os dramas realistas são os temas preferidos nos filmes dessa época. A partir de 1946, após a ocupação dos japoneses na II guerra Mundial, surgiram os grandes filmes clássicos chineses: Primavera Numa Pequena Cidade, de Mu Fei (1948), classificado, recentemente, como o melhor filme chinês de todos os tempos, e Corvos e Pardais, de Junli Zheng (1949). A partir de 1949, após a subida de Mao-Tsé-Tung ao poder, o cinema passou a ser visto apenas como um veículo de propaganda política. Com a revolução cultural nos anos 60 e o crescimento do cinema no Japão e na Índia, o cinema chinês se tornou cada vez mais inexpressivo, até que a Academia de Cinema de Pequim foi reaberta nos anos 80, criando espaço para o surgimento de realizadores que promoveram o seu renascimento para o mundo, com filmes de grande impacto como: Terra Amarela, de Chen Kaige (1984), O Sorgo Vermelho, de Yimou Zhang (Urso de Ouro em Berlim, 1987), e Adeus Minha Concubina, de Chen Kaige (Palma de Ouro em Cannes, 1993). Hoje, no entanto, apesar do cinema chinês concorrer em pé de igualdade no mercado interno, com os grandes da indústria cinematográfica mundial, só se consegue realizar filmes no país mediante aprovação do roteiro, e posterior verificação de fidelidade ao projeto aprovado, pelo Escritório do Cinema, órgão governamental de controle da produção nacional. Assim, os cineastas “chapa branca” têm total respaldo técnico, financeiro e material para a realização de grandes produções, enquanto os que não se submetem à censura oficial são obrigados a usar material contrabandeado, com o risco de não poderem exibir o resultado do seu trabalho em território nacional. “A nossa escolha buscou bons filmes nas duas vertentes”, comenta o curador Cervantes Souto Sobrinho.

No Mundo do Bang Bang

Com seus primeiros filmes lançados na virada do século XIX para o século XX, o western, rebatizado no Brasil como bang-bang, tem vital importância na evolução do cinema como arte. Além de ser um dos primeiros gêneros narrativos da história, os índios, bandidos e mocinhos do oeste americano deram uma imensa contribuição para a popularização do cinema entre o público mundial. Quem, com mais de 30 anos, no Brasil, por exemplo, nas tardes de domingo, não vibrou com as investidas de John Wayne, John Ford, Randolph Scott, Glenn Ford, William Holden, Ben Johnson, e mais recentemente, Paul Newman, Robert Redford, Clint Eastwood e Javier Bardem fazendo justiça com o rifle em punho, ou com as próprias mãos, contra todo tipo de bandidagem no velho e no novo oeste? Mas, a escola criada pelos americanos especializados no gênero, foi muito além das fronteiras. Tamanho sucesso não se limitou apenas ao público: sua influência sobre a cinematografia de outros países pode ser observada em filmes de samurais japoneses, cangaceiros brasileiros, produções indianas, russas, mexicanas e australianas, além das imitações em países como a Alemanha e a Itália, que desenvolveu a mais popular e bem sucedida de todas as versões, o western spaghetti. “A nossa homenagem ao mais puro estilo faroeste de cinema procurou contemplar justamente essa diversidade de linguagem, indo buscar o melhor da produção bang-bang no México, na Itália, na Austrália e, evidentemente, na sua terra de origem”, finaliza o curador.

PROGRAMAÇÃO – JUNHO/2016

Infantil para Escolas Municipais (mês do Meio Ambiente)

·         01/06 (quarta, às 9h e às 14h) - Os Sem-Floresta (Over the Hedge). De Tim Johnson e Karey Kirkpatrick. EUA. 2006. 83’. Livre.
Sinopse – Um dia os habitantes de uma floresta descobrem que estão cercados por uma cidade que se formou ao redor. Alguns deles percebem que na cidade dos humanos existem muitas guloseimas que eles não conheciam. Mas, outros não concordam em mudar os seus hábitos alimentares e uma grande confusão se forma.

·         02/06 (quinta, às 9h e às 14h) - Procurando Nemo (Finding Nemo). De Andrew Stanton. EUA. 2003. 96’. Livre.
Sinopse – Nas profundezas de um recife, Marlin embarca em uma ousada missão, quando descobre que seu filho Nemo foi capturado por um mergulhador. Com a ajuda de Dori, Marlin enfrenta um oceano cheio de personagens engraçados na tentativa de reencontrar Nemo.

Panorama do Cinema Chinês

·         02/06 (quinta, às 19h30) - Em Busca da Vida (Sanxia Haoren). De Jia Zhang-Ke. China. 2006. 100’. 12 anos.
Sinopse – A antiga cidade de Fengjie ficou submersa para a construção de uma represa no rio Yangtze. Han Sanming é um trabalhador de minas de carvão que viaja até o local para reencontrar sua ex-mulher, a qual não vê há 16 anos. Simultaneamente Shen Hong, uma enfermeira, também retorna ao local, na intenção de procurar seu marido. Os reencontros terão consequências diferentes para os dois personagens.
           
·         03/06 (sexta, às 19h30) - Flores do Amanhã (Xiang ri kui). De Yang Zhang. China / Holanda. 2005. 123’. 14 anos.
Sinopse – Em 1976, a morte de Mao Tsé-Tung põe fim à tirania na China. Após ser libertado de um campo de trabalho, o pintor Gengnian retorna para sua esposa e o filho de 9 anos. Porém o filho não aceita a presença do pai, se recusando a reconhecê-lo, e até mesmo rejeitando o próprio talento para a pintura. A situação familiar só se agrava até que o garoto se torne adulto.
           
·         04/06 (sábado, às 19h30) - Separados pelo Destino (Tang shan da di zhen). De Xiaogang Feng. China. 2010. 129’. 12 anos.
Sinopse – Em 1976, a cidade de Tangshan sofreu um terremoto que durou apenas 23 segundos, mas sua violência devastadora resultou na morte de centenas de milhares de pessoas. Neste cenário de horror, uma mulher precisará escolher, no meio dos escombros, qual dos dois filhos deve salvar.

·         MATINÊ - 05/06 (domingo, às 10h) - Mulan (Mulan). De Barry Cook e Tony Bancroft. EUA. 1998. 88’. Livre.
Sinopse – Quando os mongóis invadem a China, o imperador decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Mulan rouba a armadura e a espada de seu pai velho e doente e, disfarçada de homem, se apresenta em seu lugar. Os espíritos dos ancestrais decidem protegê-la e ordenam a um dragão que a convença a abandonar seu plano. Quando ele a conhece descobre que não pode dissuadi-la e decide ajudá-la na missão de ir para a guerra e voltar viva.
           
·         05/06 (domingo, às 18h) - O Sacrifício (Zhao shi gu er). De Kaige Chen. China. 2010. 116’. 14 anos.
Sinopse – A família Zhao domina a China há muitas gerações. Por cobiça, Tu’an Gu lidera o massacre de todo o clã. No entanto, pouco antes de morrer, a filha do imperador dá à luz um menino que é salvo pelo médico da família e adotado pelo próprio Tu’an Go, que nem desconfia se tratar do herdeiro de seu inimigo. Ao crescer, o órfão planeja uma terrível vingança

No Mundo do Bang Bang

·         16/06 (quinta, às 19h30) - Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid). De George Roy Hill. EUA. 1969. 106’. 12 anos.
Sinopse – Dois amigos inseparáveis: Butch Cassidy e Sundance Kid, lideram o Bando do Buraco na Parede e vivem de assaltar trens e bancos. Quando são caçados por todos os lados, resolvem sair do país e juntamente com Etta, a namorada de Sundance, rumam para a América do Sul. Mas esta decisão não lhes proporcionará grandes assaltos ou uma vida mais tranquila.

·         17/06 (sexta, às 19h30) - El Topo (El Topo). De Alejandro Judorowsky. México. 1970. 120’. 14 anos.
Sinopse – El Topo, um pistoleiro que veste negro, inicia uma transformadora jornada pelo deserto. Lá ele desafia quatro mestres guerreiros, testemunha a violência brutal de um mundo sádico e cruel e se declara Deus. Topo é acompanhado pelo filho, que deve enterrar sua infância para tornar-se um homem.

·         18/06 (sábado, às 19h30) - Por Um Punhado de Dólares (Per Un Pugno di Dollari). De Sergio Leone. Itália / Espanha / Alemanha. 1964. 99’. 14 anos.
Sinopse – Um pistoleiro sem nome chega à San Miguel, uma cidade no México que faz fronteira com os Estados Unidos. O lugar está em guerra, dividido entre duas facções poderosas, os Baxters e os Rojos, e ambas querem o apoio do pistoleiro. Para ganhar dinheiro, ele aceita as duas propostas e passa a trabalhar para as gangues rivais.

·         MATINÊ - 19/06 (domingo, às 15h) - Nem que a Vaca Tussa (Home on the Range). De Will Finn e John Sanford. EUA . 2004. 76’. Livre.
Sinopse – Uma ação de despejo ameaça acabar com a fazenda Caminho do Paraíso. Temendo ir para o matadouro, os animais decidem ajudar a dona da fazenda a pagar a hipoteca. O alvo escolhido é o perigoso bandido Alameda Slim, que tem uma grande recompensa reservada para quem capturá-lo.

·         19/06 (domingo, às 18h) - A Proposta (The Proposition). De John Hillcoat. Austrália / UK. 2005. 102’. 18 anos.
Sinopse – Século XIX. Austrália rural. Uma quadrilha ataca uma fazenda e mata toda a família que mora ali. Após um intenso tiroteio, Charlie Burns e seu irmão mais novo Mike acabam presos pelo Capitão Stanley. Porém, o mentor do crime escapa em direção às montanhas. Então, o capitão faz uma proposta para Charlie: se ele capturar o mandante em nove dias, o preso ganha o perdão. Se ele não conseguir, seu irmão mais novo será morto.

IMAGENS DOS FILMES

Butch Cassidy -Bang Bang -b

El Topo -Bang Bang -b
Em Busca da Vida -Cinema Chinês -b

Mulan -Cinema Chinês -b

Nem que a Vaca Tussa -Bang Bang -b

O Sacrifício -Cinema Chinês -b
A Proposta -Bang Bang -b 
Flores do Amanhã -Cinema Chinês -b
Separados pelo Destino -Cinema Chinês -b

Por um Punhado de Dólares -Bang Bang -b




Serviço

Projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão
2 a 5 de junho: Panorama do Cinema Chinês
16 a 19 de junho: No Mundo do Bang Bang
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Horários: quinta a sábado (às 19h30) e domingo (às 18h)
Matinê: domingo, às 15h
Grátis. Informações: (12) 3664-2300
Infantil para Escolas Municipais - 1º e 2 de junho (9h e 14h)


Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação
Eliane Verbena / Deborah Zanette
Tel: (11) 99373-0181 / 2738-3209 - verbena@verbena.com.br

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