Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - SESC CAMPO LIMPO -EXPOSIÇÃO DE ARTE


Tina Gomes - Uma Por Mês - Monogaleria - divulgação 1




logo-sesc-novo -b.jpg
Sesc Campo Limpo expõe obras
de Pierre Mendell e de Tina Gomes

Exposição/Monogaleria
Tina Gomes
Obra: Princesa do Gueto
Grátis. Livre.
07/06 a 03/07. Terça a sábado (13h às 22h), domingos (10h às 20h)

Monogaleria do Sesc Campo Limpo expõe, a partir do dia 7 de junho, a obra Princesa do Gueto, de Tina Gomes. Por algum tempo, Tina Gomes viu a cidade acontecer a partir de sua poltrona de cobradora de ônibus. Autodidata em fotografia, ela transformou um cômodo de prédio no bairro Cidade Tiradentes em estúdio. Nessa ‘caverna mágica’ ela transforma dor em arte por meio de técnicas adaptadas, caseiras e uso de material encontrado no lixo. Segundo ela, Princesa do Gueto nasce assim, do “nada”.

Monogaleria é uma galeria de arte diferente, onde apenas uma obra é exibida por vez. A cada mês um fotógrafo ou coletivo de fotografia, que ainda não está em evidência no circuito de exposições, é convidado a expor e discutir o tema proposto pela curadoria em uma única imagem. O projeto, iniciado em maio, tem curadoria Rogério Pixote e co-curadoria Equipe Sesc Campo Limpo.

A mostra mensal traz à tona as construções de memórias imagéticas que partem de territórios das periferias de São Paulo, mas que não trazem em seu bojo a visualidade com baliza em estereótipos. A origem é a região do Campo Limpo. O destino é uma relação franca entre periferias, subjetividades e memórias. Nessa viagem é possível passear em paisagens bucólicas, do sertão pernambucano a campos de futebol de várzea da zona sul da cidade e bailes black. A cada nova abertura ocorre um encontro com o público onde o artista ou coletivo apresenta seu portfólio em um bate-papo mediado pelo curador da mostra.

Tina Gomes (segundo nome do projeto) é fotógrafa moradora da Cidade Tiradentes. Hhá três anos desenvolve ensaios fotográficos em que utiliza as artes plásticas para os seus retratos. As sombras que desenham suas imagens parecem sair do ponto mais profundo de seus sentimentos.

Bate-papo
Bate-papo com Tina Gomes
Grátis. Livre.
07/06. Terça, às 20h

A fotógrafa Tina Gomes conversa com o público sobre sua carreira e sua história de vida; apresenta seu portfólio e sua obra, exposta na Monogaleria, com mediação do curador Rogério Pixote.

Tina Gomes, fotógrafa moradora da Cidade Tiradentes, há três anos desenvolve ensaios fotográficos utilizando-se das artes plásticas para os seus retratos. As sombras que desenham suas imagens parecem sair do ponto mais profundo de seus sentimentos.

Exposição
Pierre Mendell – Cartazes
Grátis. Livre.
Até 18/06. Terça a sábado (13h às 22h), domingos (11h às 20h)

O Sesc Campo Limpo apresenta a seleção Cartazes com obras do premiado designer alemão Pierre Mendell (1929-2008), até o dia 18 de junho. As obras - de cunho social e cultural – foram criadas para ocupar as ruas da Alemanha.

São peças impressas em offset no formato A0 (84x120cm) que seguem a linha da escola suíça de design, conhecida pela economia de elementos gráficos. "Ao criar um cartaz, Mendell se utilizava de símbolos universais com uma simplicidade que se equilibra entre a precisão e a poesia. É isso que nos permite compreender sua obra mesmo sem falar alemão", comenta Bebel Abreu, curadora da exposição.

Pierre Mendell nasceu em Essen, Alemanha. Estudou na Escola de Design da Basiléia, Suíça, de onde vem sua arte com poucos elementos e muitas referências universais. Em 1961, fundou com Klaus Oberer o Studio Mendell&Oberer, em Munique, que em 2000 foi reformulado e virou Pierre Mendell Design Studio. Seu trabalho já foi exposto nos EUA, diversos países da Europa, México, Brasil e Argentina. Entre seus numerosos prêmios estão medalhas de ouro do Art Directors Club Germany e New York, além do primeiro prêmio na Bienal Internacional do Cartaz de Teatro da Polônia. Suas obras já foram exibidas em locais como Die Neue Sammlung – Museu para Artes Aplicadas e Design de Munique, o Centro Internacional de Design de Berlim, o Museu do Cartaz de Varsóvia, o Centro da Imagem da Cidade do México, o Les Siles, em Chaumont, e a ggg  Ginza Graphic Gallery, uma das principais galerias de design do Japão. Foi membro da Alliance Graphique Internationale e membro honorário da Royal Society of Arts, em Londres. Faleceu em 2008, em Munique.

Oficina
Fotografia em Módulos - Retratos e Autorretratos
Ministrante: Dani Sandrini
Grátis. Acima de 16 anos.
03/06 a 01/07. Sextas, das 18h30 às 21h30

Passando pela história da fotografia, a oficina propõe gerar reflexões sobre o fazer fotográfico do retrato e propor novas formas de registrar a si mesmo e ao outro. Nada mais contemporâneo do que os selfies e as fotos dos amigos e famílias espalhados pelas redes sociais. Mas se engana quem acha que os retratos são exclusivos da atualidade. Com Dani Sandrini. Inscrições na Central de Atendimento.

IMAGEM

Pierre Mendell -Kirche und Kunst -b

Pierre Mendell -L'incoronazione di Poppea -b


SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP. Tel.: (11) 5510-2700
Local das atividades: Área externa. Capacidade: Indeterminada

Informações à imprensa:

Sesc Campo Limpo
Juci Fernandes e Silvio Basilio
Tel: (11) 5510-2735 - imprensa@campolimpo.sescsp.org.br

Verbena Comunicação
Eliane Verbena / Deborah Zanette
Tel: (11) 2738-3209 / (11) 99373-0181 - verbena@verbena.com.br
3 anexos

Comentários