O mundo vive hoje uma pandemia que, além de mudar nossas rotinas, desperta medo, angústias e incertezas em relação ao futuro. É uma situação nova para a nossa geração. Mas, no início do século passado, o mundo enfrentou outra pandemia que também aterrorizou as pessoas: a gripe espanhola, que matou 1% da população de São Paulo. Como a doença afetou a na cidade? Que aprendizados ela deixou e quais as semelhanças com os dias de hoje?
Para saber mais sobre aquele período, conversamos com o historiador e escritor José Roberto Walker, autor de um romance histórico que se passa naquela época. Acesse aqui para ler a entrevista.
A news desta semana também tem atrações culturais online, cursos e outras sugestões de leitura.
Bom fim de semana e lembre-se: se puder, fique em casa.
DESTAQUE
Em 1918, São Paulo foi acometida por uma grande pandemia, a gripe espanhola. Nesta entrevista, o historiador José Roberto Walker, autor do livro Neve na manhã de São Paulo, que se passa naquele período, conta como era a cidade no começo do século passado e como a gripe espanhola afetou a vida dos paulistanos.
BLOGS
Museus virtuais, aplicativos de happy hour online, livros. A colunista Francine Costanti traz algumas dicas para você se divertir em casa durante os dias de quarentena.
Denize Bacoccina fala, em seu blog, sobre as mudanças que teve que fazer na sua rotina com a quarentena do coronavírus. Que tipo de adaptações são necessárias para quem gosta de andar pela cidade, encontrar com as pessoas, tomar um café, frequentar espaços culturais? Leia no blog.
Wans Spiess, do CalçadaSP, escreve que o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus também coloca em stand by a liberdade de locomoção e a possibilidade do encontro.
ARTIGOS
Caio Esteves, fundador da consultoria Places for us, escreve sobre o impacto do coronavírus na nossa vida urbana e o futuro dos lugares com a transformação do espaço público.
A médica Amália Pelcerman conta como a pandemia afetou sua rotina, mudou o ritmo de trabalho e acabou com a possibilidade de convivência social.
AGENDA CULTURAL ONLINE
O Mix Festival em Casa terá shows de artistas como Iza, Di Ferrero, Dinho Ouro Preto e Marcelo Falcão. Veja os detalhes no link do título.
Por conta da quarentena, o ator e dramaturgo Ivam Cabral, cofundador da Cia. De Teatro Os Satyros, apresenta seu espetáculo solo pelo Instagram.
REPORTAGENS
Em situação dramática, os estabelecimentos comerciais buscam diferentes caminhos para conseguir pagar salários e manter seus negócios.
Como moradores do Centro estão fazendo para lidar com o isolamento social? O A Vida no Centro pediu para que algumas pessoas contassem como é a rotina dentro de casa e compartilhassem suas reflexões e aprendizados com essa nova realidade.
HISTÓRIA
Maior conflito bélico da história de São Paulo, a revolta provocou quase mil mortes, cerca de 5 mil feridos e mais de 250 mil deixaram a capital paulista fugindo dos ataques. Conheça a história desse episódio e veja fotos.
GALERIA
De vilarejo de bandeirantes a metrópole em menos de 100 anos. É esta transformação que se pode ver nesta série de fotos antigas que documentam a história de São Paulo.
DICAS PARA ASSISTIR, ESTUDAR OU LER EM CASA
Para você aproveitar bem esses tempos de isolamento social, selecionamos algumas dicas de coisas interessantes que você pode fazer em casa. Veja abaixo:
Cinema em casa: gosta de cinema? A Petra Belas Artes à lá carte, plataforma de streaming criada pelo Cine Belas Artes, traz uma programação especial que pode ser acessada pelo computador ou celular. Veja mais detalhes aqui.
É Tudo Verdade Online: com os cinemas fechados, o tradicional festival anual de documentários terá exibições pela internet. Em parceria com a SP Cine Play, os filmes podem ser acessados online.
Cursos online gratuitos:
ESPM: a Escola Superior de Propaganda e Marketing tem vários cursos online gratuitos, como um de estratégias para aumentar a produtividade no trabalho remoto e a importância da empatia e da solidariedade.
USP: a universidade oferece diversos cursos, de história a Economia, geografia, ciências, história e política.
Coursera: a plataforma de cursos a distância tem centenas de cursos gratuitos oferecidos por diversas universidades internacionais – na maioria dos casos só é necessário pagar se você quiser certificado.
#avidanocentrodajanela
E nesses tempos em que não podemos sair de casa, que tal fotografar e compartilhar o que vemos lá fora? No nosso Instagram começamos a série #avidanocentrodajanela com fotos tiradas a partir das nossas janelas. Quer participar? Siga o nosso Instagram e use a #avidanocentrodajanela.
|
Comentários
Postar um comentário