MAC USP recebe intervenção artística da rede Projetemos
Exibição na fachada do edifício do Museu ocorre no próximo domingo, 25, a partir das 20 horas e integra a programação da exposição Além de 2020. Arte Italiana na Pandemia.
No próximo domingo, a partir das 20 horas, a fachada do edifício do Museu de Arte Contemporânea da USP recebe intervenção artística do Projetemos, coletivo que participa da mostra Além de 2020. Arte Italiana na Pandemia, em cartaz no Museu. O prédio será iluminado através de um vídeo mapping com trechos da instalação “Trans Lu(z)cidez”, conjunto de obras da rede Projetemos. A instalação, que também fala sobre a democratização da vídeo projeção, conta com uma área de mais de 80 metros com diversas lanternas e lupas que se transformam em projetores feitos à mão e projetam palavras que criam narrativas.
“A projeção é uma forma estética de ecoar o que queremos falar para o mundo”, pontua Mamé Shimabukuro, curadora do Projetemos que participou da concepção da obra ao lado de Brunna Rosa, Mozart Santos e Felipe Spencer, fundadores do coletivo, um grupo de ações coletivas coordenadas, que surgiu como um alerta diante das angústias e incertezas políticas no Brasil. Emanado de um sentimento de comunidade e da necessidade de se conectar com o outro.
Tendo a projeção como ferramenta principal para levar arte, informação política e tecnologia para as pessoas, o grupo se potencializou com a chegada da Covid-19 ao país e a necessidade de se expressar e levar informações a partir do confinamento, intensificando o uso de janelas, fachadas e empenas de concreto das cidades. Como manifesto artístico e afetivo, com um projeto artístico ativista interdisciplinar que possibilita agregar muitas vozes e saberes, o Projetemos expõe uma forma de se relacionar com a cidade, a política, a comunicação e a arte, olhando o mundo com o desejo e a necessidade de recriá-lo.
Para acompanhar a exibição da projeção no local, do estacionamento do Museu, é necessário fazer o agendamento, gratuito, em sympla.com.br/visitamacusp.
SÉRGIO MIRANDA - jornalista
comunicação institucional
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br
Comentários
Postar um comentário