Pular para o conteúdo principal

A VIDA NO CENTRO | História da Vila Itororó, esculturas do Centro e uma entrevista especial|A Vida no Centro #206

 


            


Como a cultura pode humanizar as cidades? E qual a importância da participação efetiva de todos nós, cidadãos, na construção de um lugar melhor? Foi sobre isso o nosso papo com Jorge Melguizoex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellín, no novo episódio do nosso podcast.

Um dos líderes do projeto de urbanismo social que transformou Medellín, na Colômbia, de cidade mais violenta do mundo a case internacional de transformação social, Jorge é uma daquelas pessoas inspiradoras, que têm uma visão humanista da vida e que arregaça as mangas para colocar as ideias em prática.

Foi isso o que ele fez durante o tempo em que foi secretário municipal de Medellín e também como ativista da cultura e de projetos sociais. A conversa é inspiradora e nos ajuda a pensar caminhos para a nossa cidade.   

Você pode ouvir em nosso canal no Spotify ou assistir à gravação no YouTube.

E aproveita pra seguir o nosso canal no Spotify.

E nesta temporada do podcast do A Vida no Centro, chamada de Hackeando a Cidade, temos o apoio do escritório de arquitetura Pitá, do estúdio de design de móveis Estúdio Paulo Alves e da Magik JC e parceria com a SP Escola de Teatro.

A news desta semana também tem uma matéria especial sobre a Vila Itororóum conjunto de casas e sobrados e um palacete construído entre 1911 e 1929, na encosta do vale do Rio Itororó, que ficava onde hoje passa a Avenida 23 de Maio.  

Parcialmente restaurado, foi reaberto agora como Centro Cultural Vila Itororó, e além de estar aberto à visitação vai receber sessões de cinema, programação musical e outras atividades culturais.

Veja também outras sugestões a seguir e boa leitura!

E se quiser indicar a news para os amigos, é só mandar esse link para eles assinarem.

Hackeando a Cidade #6 – Como a cultura pode humanizar as cidades

No episódio desta semana do podcast do A Vida no Centro, Jorge Melguizoex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellín, explica por que a convivência numa cidade se constrói com projetos sociais, educativos e culturais.

Você pode assistir à gravação no YouTube.

Ou escutar o podcast em nosso canal no Spotify

Vila Itororó: de residência luxuosa ao abandono e o retorno como centro cultural

O local que agora abriga o Centro Cultural Vila Itororó já teve palacete, um conjunto de casas e passou por várias fases. Conheça a história.

E se quiser ver um filminho da Vila Itororó de dia e à noite, é só acessar aqui e aqui

De onde vem a comida que você come na cidade?

Tem artigo novo na coluna do A Vida no Centro na Fast Company, publicação internacional sobre inovação e futuro dos negócios. Neste texto, Denize Bacoccina explica que, embora a produção de grãos e de carne esteja concentrada na região Centro-Oeste, em grandes propriedades, a comida do dia a dia é produzida bem mais perto dos núcleos urbanos. “Mesmo em São Paulo. E é muito bom que seja assim. Quanto menor a distância entre a produção e o consumo, mais sustentável”, escreve a jornalista.

Uma galeria de arte a céu aberto com esculturas em locais públicos

Esculturas em locais públicos permitem conhecer a obra de artistas famosos em um passeio pela cidade. Veja onde elas estão.

5 curiosidades sobre a fundação de São Paulo

A fundação de São Paulo tem histórias interessantíssimas, que envolvem a corrida entre Espanha e Portugal pelas riquezas do rio da Prata aos motivos que levaram à escolha do local para erguer o colégio dos jesuítas, escreve Clayton Melo em seu blog.

Agenda cultural

A agenda desta semana está repleta de atrações. Tem festival de música, show de samba jazz, saraus, teatro e muito mais. Veja tudo aqui.

 

Enviado por A Vida no Centro

Centro de São Paulo. Email: contato@avidanocentro.com.br

Comentários