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CASA TRIÂNGULO - EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL -AVAF - 04 DE ABRIL A 04 DE MAIO



CASA TRIÂNGULO

AVAF
04 de abri a 04 de maio de 2013

A exposição do coletivo internacional AVAF traz um discurso inspirado no desenvolvimento imobiliário brutal e crescente na cidade de São Paulo.

A mostra coloca em questão as políticas atuais de verticalização da cidade. As políticas tem sido implementada sem cuidados mínimos ligados à infra estrutura dos bairros - edifícios de 30 andares são erguidos em áreas sem transporte de massa próximo, sem cuidados com os efeitos no trânsito local, sem criação de mais áreas verdes, etc. e a cidade explode.

- Não sei se essa expo é uma homenagem à cidade ou um estatuto de ódio aos seus problemas que nunca se resolvem e a cada ano ficam mais infernais, diz Eli Sudbrack.

Na mostra, uma das peças centrais que exemplificam esses sentimentos é a escultura “Big Ben” - uma homenagem a um estabelecimento homônimo encontrado no "Baixo" Augusta - uma área que possivelmente perderá suas características atuais muito em breve, local conhecido pelos locais de diversão dos mais variados tipos (estabelecimentos de strip-tease, boites, puteiros, etc).

Vários de seus prédios, inclusive edificações históricas, são demolidas para dar lugar a mega torres, condomínios fechados, de arquitetura de gosto e qualidades extremamente duvidosos. As grandes coorporações e incorporadoras sequestraram a nossa cidade. O baixo augusta como ainda é conhecido hoje é uma área de integração social e urbana, mesmo que hedonista, é a representação de uma identidade específica de São Paulo. As mega torres ameaçam dizimar essa característica.

O Big Ben é o nome de uma casa de strip tease do baixo augusta, é o único imóvel que restou de pé - todos os outros imóveis deste bloco foram demolidos. O coletivo recria na Casa Triangulo uma mini versão da entrada deste estabelecimento, uma homenagem à sua resistência frente à exploração imobiliária selvagem. O tamanho diminuto confere um approach lúdico ao trabalho, uma espécie de altar/ode ao estabelecimento.

No piso principal da galeria o AVAF mostra três outros trabalhos ligados a esse tema.

O primeiro grupo são as “TRANSGEOMETRICAS”. Há anos o coletivo usa a imagem da travesti/transexual como símbolo da mudança, ou o medo dela. O conceito "trans" atua como desafiador do status quo e também como uma espécie de cavaleiras do apocalypse. As obras “Transgeométricas” são criadas a partir de pedaços de corpos com caráter surrealista nos quais, muitas vezes, bocas saem de seios com olhos, por exemplo.
Os corpos se unem a elementos geométricos, criando figuras supra sexuais, que remetem a um corpo futurista híbrido de geometria e travesti. As transgeometricas são uma homenagem à identidade (histórica) de São Paulo, obviamente ao baixo augusta.

 As partes geométricas são uma homenagem a tradição construtivista da cidade, e à paisagem urbana de São Paulo. As obras também são influênciadas por elementos geométricos do construtivismo russo, do movimento stijl e da arquitetura de Théo Van Doesburg, trazendo um novo sentido e novas perspectivas à arte, à arquitetura e à vida coletiva.


O segundo são intitulados como mesas calçada. Este projeto é uma colaboração do artista turco baseado em Berlim Yusuf Etiman, que durante residência artística em São Paulo, documentou o mismatch dos ladrilhos hidráulicos (calçadas) com a imagem do Estado de São Paulo. Com esse material foram criadas mesas de diferentes alturas e diferentes tamanhos, que serão empilahadas na galeria.

O terceiro elemento é uma pintura de parede inspirada nos alfabetos usados pelos pixadores de são paulo - um forte símbolo de revolta urbana para o coletivo, um símbolo de violência contra à própria violência desta cidade. Aidéia é "pixar" as paredes da galeria usando palavras (muitas vezes estrangeiras) usadas nos anúncios dos empreendimentos imobiliários novos do tipo: FEEL, THINK, SAO PAULO/LONDON, SP-NY, ART, JARDINS, CONCEPT, PASSIONE, NEW AGE, PRIVILEGIO, NEAR, SOFISTICACAO.AVAF
04 de abri a 04 de maio de 2013

A exposição do coletivo internacional AVAF traz um discurso inspirado no desenvolvimento imobiliário brutal e crescente na cidade de São Paulo.

A mostra coloca em questão as políticas atuais de verticalização da cidade. As políticas tem sido implementada sem cuidados mínimos ligados à infra estrutura dos bairros - edifícios de 30 andares são erguidos em áreas sem transporte de massa próximo, sem cuidados com os efeitos no trânsito local, sem criação de mais áreas verdes, etc. e a cidade explode.

- Não sei se essa expo é uma homenagem à cidade ou um estatuto de ódio aos seus problemas que nunca se resolvem e a cada ano ficam mais infernais, diz Eli Sudbrack.

Na mostra, uma das peças centrais que exemplificam esses sentimentos é a escultura “Big Ben” - uma homenagem a um estabelecimento homônimo encontrado no "Baixo" Augusta - uma área que possivelmente perderá suas características atuais muito em breve, local conhecido pelos locais de diversão dos mais variados tipos (estabelecimentos de strip-tease, boites, puteiros, etc).

Vários de seus prédios, inclusive edificações históricas, são demolidas para dar lugar a mega torres, condomínios fechados, de arquitetura de gosto e qualidades extremamente duvidosos. As grandes coorporações e incorporadoras sequestraram a nossa cidade. O baixo augusta como ainda é conhecido hoje é uma área de integração social e urbana, mesmo que hedonista, é a representação de uma identidade específica de São Paulo. As mega torres ameaçam dizimar essa característica.

O Big Ben é o nome de uma casa de strip tease do baixo augusta, é o único imóvel que restou de pé - todos os outros imóveis deste bloco foram demolidos. O coletivo recria na Casa Triangulo uma mini versão da entrada deste estabelecimento, uma homenagem à sua resistência frente à exploração imobiliária selvagem. O tamanho diminuto confere um approach lúdico ao trabalho, uma espécie de altar/ode ao estabelecimento.

No piso principal da galeria o AVAF mostra três outros trabalhos ligados a esse tema.

O primeiro grupo são as “TRANSGEOMETRICAS”. Há anos o coletivo usa a imagem da travesti/transexual como símbolo da mudança, ou o medo dela. O conceito "trans" atua como desafiador do status quo e também como uma espécie de cavaleiras do apocalypse. As obras “Transgeométricas” são criadas a partir de pedaços de corpos com caráter surrealista nos quais, muitas vezes, bocas saem de seios com olhos, por exemplo.
Os corpos se unem a elementos geométricos, criando figuras supra sexuais, que remetem a um corpo futurista híbrido de geometria e travesti. As transgeometricas são uma homenagem à identidade (histórica) de São Paulo, obviamente ao baixo augusta.

 As partes geométricas são uma homenagem a tradição construtivista da cidade, e à paisagem urbana de São Paulo. As obras também são influênciadas por elementos geométricos do construtivismo russo, do movimento stijl e da arquitetura de Théo Van Doesburg, trazendo um novo sentido e novas perspectivas à arte, à arquitetura e à vida coletiva.


O segundo são intitulados como mesas calçada. Este projeto é uma colaboração do artista turco baseado em Berlim Yusuf Etiman, que durante residência artística em São Paulo, documentou o mismatch dos ladrilhos hidráulicos (calçadas) com a imagem do Estado de São Paulo. Com esse material foram criadas mesas de diferentes alturas e diferentes tamanhos, que serão empilahadas na galeria.

O terceiro elemento é uma pintura de parede inspirada nos alfabetos usados pelos pixadores de são paulo - um forte símbolo de revolta urbana para o coletivo, um símbolo de violência contra à própria violência desta cidade. Aidéia é "pixar" as paredes da galeria usando palavras (muitas vezes estrangeiras) usadas nos anúncios dos empreendimentos imobiliários novos do tipo: FEEL, THINK, SAO PAULO/LONDON, SP-NY, ART, JARDINS, CONCEPT, PASSIONE, NEW AGE, PRIVILEGIO, NEAR, SOFISTICACAO.



Em abril a Casa Triângulo apresenta mais uma exposição do coletivo internacional Assume Vivid Astro Focus - AVAF, que já expôs em algumas das mais importantes instituições do mundo, como no MoMA, no The New Museum, no The Whitney Museum, no MOCA (The Museum of Contemporary Arte, Los Angeles) e no MCA Chicago, além de Bienais como Whitney Biennial e Bienal de São Paulo.

A mostra traz um discurso inspirado no desenvolvimento imobiliário brutal e crescente da cidade de São Paulo. Serão exibidasanimações psicodélicas geómétricas, dessa vez, inspiradas nos corpos mutantes das transexuais, que remetem a um corpo futurista híbrido de geometria e travesti. Mesas com ladrilhos hidráulicos do Estado de São Paulo e uma pintura de parede inspirada nos alfabetos usados pelos pixadores integram a exposição.


Segue press-release e algumas imagens.
Os artistas estão disponíveis para entrevistas e visitas ao ateliê.

Abraço,

Obrigado,

Tiago Santos
TSantos Assessoria de Comunicação
R. Doutor Vila Nova, 225, cj. 32
Tel. (11) 2679-6721 | 8489-8228



















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