Pular para o conteúdo principal

MENDES WOOD - VENDAS DE SORVETES PROVOCAM ATAQUES DE TUBARÃO



RUA DA CONSOLAÇÃO 3358, JARDINS
SÃO PAULO, SP, 01416 000, BRASIL
 


ROBERTO WINTER
VENDAS DE SORVETE PROVOCAM ATAQUES DE TUBARÃO
ICE CREAM SALES CAUSE SHARK ATTACKS


28 DE SETEMBRO A 16 DE NOVEMBRO, 2013
SEPTEMBER 28 THRU NOVEMBER 16, 2013


ABERTURA: SÁBADO, 28 DE SETEMBRO, DAS 14H ÀS 19H
OPENING: SATURDAY, SEPTEMBER 28, 2PM - 7PM

 


 
No final do século XIX, durante o período de transição conhecido como Revolução Industrial, surgiu na Inglaterra o "eight-hour day movement" [movimento do dia de oito horas]. Sua principal reivindicação era a diminuição da jornada de trabalho para oito horas (num momento em que era normal trabalhar de dez a dezesseis horas por dia). Seguindo uma divisão racional do dia em três períodos iguais, o lema utilizado pelo movimento era "Eight hours labour, Eight hours recreation, Eight hours rest" [Oito horas de trabalho, Oito horas de recreação, Oito horas de descanso]. Mais que apenas uma redistribuição racional do tempo, sua radicalidade talvez residisse no objetivo de recuperar o próprio tempo.

Vendas de sorvete provocam ataques de tubarão, a primeira exposição individual de Roberto Winter na galeria Mendes Wood DM, tem como título o texto da obra "Correlação falsa". O texto é um exemplo de uma falácia lógica que atribui uma relação de causa e efeito a dois eventos que meramente acontecem ao mesmo tempo. Entre outras possibilidades, a existência de um terceiro fator, ignorado, pode ser a origem do equívoco. Neste caso, o verão.

E em toda a exposição, o verão; ou melhor, o que quer que seja este terceiro fator. Fator cuja presença é, geralmente, apenas perceptível quando tornada palpável em ausência, ou ainda, quando sua existência é exacerbada por subtração. Uma balança sem gravidade, um parafuso sem volta, um genoma sem organismo, um cubo sem espaço, um espaço sem dimensões ou a vida sem tempo. Num período de crise (logo transição), em que as relações entre trabalho, recreação e descanso tornam-se cada vez menos evidentes.

Roberto Winter, nasceu em 1983 em São Paulo, cidade em que vive e trabalha. Participou de mostras como "Betão à Vista", no Museu Brasileiro de Escultura - MuBe, em São Paulo, "El Estado del Arte", na galeria Elba Benítez em Madrid; "Mitologias", na Cité des Arts em Paris e "Repeat to Fade", na galeria Mendes Wood DM em São Paulo. Também publicou textos, como "Feedback", na 6ª edição do Caderno Videobrasil; participou de debates e seminários como a palestra "Do pornográfico ao social (e de volta)", no Simpósio da 6ª edição da Bienal de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural; atuou como co-curador, como na exposição "À sombra do futuro", no Instituto Cervantes em São Paulo.

Anexo: "Persistência da razão", 2011/2013 — Pastas em sistemas de arquivos de computador (arquivo '.zip').





By the end of the 19th century, during the transition period known as the Industrial Revolution, the "eight-hour day movement" emerged in England. Its main demand was the reduction of the workday to eight hours (at a time when working ten to sixteen hours a day was the norm). According to a rational division of the day in three equal periods, the slogan used by the movement was "Eight hours labour, Eight hours recreation, Eight hours rest". More than just a rational redistribution of time, its radical aspect maybe resided in the objective of recovering time itself.

Ice cream sales cause shark attacks, the first solo show by Roberto Winter at Mendes Wood DM, takes its title from the text of the artwork "False correlation". The text is an example of a logical fallacy that attributes a cause-effect relationship to two events that merely happen at the same time. Amongst other possibilities, the existence of a third element, initially ignored, may be the origin of the mistake. In this case, summer.

And in the entire exhibition, summer; that is, whichever this third element might be. An element, whose presence is usually only perceptible when it becomes palpable in absence, or yet, when its existence is magnified by subtraction. A scale without gravity, a screw without thread, a genome without organism, a cube without space, a space without dimensions or life without time. In a period of crisis (therefore transition), in which the relationships between labor, recreation and rest become increasingly less obvious.

Roberto Winter was born in 1983 in Sao Paulo, where he lives and works. He has participated in group shows such as "The state of the art" at Elba Benítez gallery in Madrid; "Mythologies" at the Cité des Arts in Paris and "Repeat to Fade", at Mendes Wood DM in São Paulo. He has also published texts, such as "Feedback" on the 6th edition of Caderno Videobrasil; taken part in debates and seminars, such as the lecture "From pornographic to social (and back)" delivered at a symposium in the 6th edition of Itaú Cultural's Art and Technology Biennial; co-curated shows, such as "Shadowed by the future", at Instituto Cervantes in São Paulo.

Roberto Winter was born in 1983 in Sao Paulo, where he lives and works. He has participated in group shows such as "The state of the art" at Elba Benítez gallery in Madrid; "Mythologies" at the Cité des Arts in Paris and "Repeat to Fade", at Mendes Wood DM in São Paulo. He has published texts such as "Feedback" on the 6th edition of Caderno Videobrasil; taken part in debates and seminars such as the lecture "From pornographic to social (and back)" delivered at the symposium of the 6th edition of Itaú Cultural's Art and Technology Biennial; co-curated shows as "Shadowed by the future", at Instituto Cervantes in São Paulo; and is one of the editors of "Dazibao", an independent art criticism magazine.
 
Attachment: "Persistence of reason", 2011/2013 — Folders in computer filesystem ('.zip' file).




 
MENDES WOOD DM
RUA DA CONSOLAÇÃO, 3358, JARDINS, SÃO PAULO, SP, 01416-000, BRASIL, +55 11 3081 1735
INFO@MENDESWOOD.COM | WWW.MENDESWOOD.COM

DE SEGUNDA A SÁBADO, DAS 10 ÀS 19H MONDAY - SATURDAY, 10AM - 7PM

Comentários