GALERIA PILAR
Estimados,
Tudo bem?
A Galeria Pilar encerra o ano de 2013 com aposta na jovem produção contemporânea, para isso convidou artistas e curadores com menos de 35 anos que vem se destacando no cenário brasileiro e internacional. A primeira sala da galeria é ocupada pelo jovem paulistano Bruno Baptistelli. Intitulada “2”, a mostra exibe obras recentes, criadas entre 2012 e 2013, que buscam, através de uma frágil arquitetura, mostrar como a geometria e os objetos criados pelo homem podem ser corrompidos pela vida. Quem assina a apresentação de Baptistelli e a crítica mineira Isabella Rjeille.
A sala dos fundos e o jardim da galeria são transformados em um showroom de decoração na exposição “A-Market”. A proposta é do artista alemão Anton Steenbock, que apresenta diversas ambientações, tendo como referência lojas de decoração populares, como a Ikea ou a tok & stok. Os produtos em exposição são trabalhos de natureza minimalistas construídos com materiais industriais, contrastando com o ambiente kitsch e colorido dos papeis de parede e pisos falsos. O texto curatorial da mostra fica por conta da curadora portuguesa Marta Mestre.
Segue releases e imagens em anexo.
Imagens em alta podem ser baixadas através do link: http://we.tl/O1Ubfkx3pC
Um abraço,
Tiago
Artista alemão Anton Steenbock transforma Galeria Pilar em showroom de decoração
“O.T. (Flitting notebook)”, de Anton Steenbock
Artista transforma galeria em showroom de decoração para questionar a construção da imagem e do espaço
A Galeria Pilar apresenta a partir de 12/11/13, às 19h, a segunda individual em São Paulo do artista alemão , residente no Rio de Janeiro. Intitulada “A-Market”, a mostra discute, através de desenho, vídeo, fotografia e instalações, a apropriação como procedimento artístico, colocando em pauta as questões da originalidade, da autenticidade e da autoria da obra de arte, além de questionar a própria natureza da arte e sua definição. A curadora portuguesa Marta Mestre assina o texto curatorial da exposição.
Steenbock cria na segunda sala da galeria e no jardim diversas ambientações tendo como referência lojas de decoração populares, como a Ikea ou a Tok & Stok. Os produtos em exposição são trabalhos de natureza minimalistas construídos com materiais industriais – martelos, vidros, metais, etc, que contrastam com as ambientações kitsch e coloridas dos papeis de parede ou pisos falsos. Os trabalhos de arte, nessa concepção, são simplesmente objetos materiais e não veículos portadores de ideias ou emoções.
O artista nos traz peças criadas entre 2010 e 2013, que usufruem das barreiras que limitam a arquitetura formalista, a pintura, a escultura e a instalação para investigar a construção da imagem e do espaço. Sua verdade está na realidade física com que se expõe aos olhos do observador - cujo ponto de vista é fundamental para a apreensão da obra, despida dos efeitos decorativos do ambiente.
Entre as obras em exibição vale a pena destacar a instalação “O.T. (Flitting notebook)”, criada em Berlim em 2011, na qual dois ventiladores são instalados sobre os lados opostos de um suporte, entre eles um caderno de anotações é colocado.
Devido à corrente de ar que é criada pelos ventiladores, as páginas do caderno são folheadas aleatoriamente para frente e trás. A impressão de uma mão invisível que vira as páginas é criada.
|
Serviço:
“A-Market”, de Anton Steenbock
Abertura: 12 de novembro de 2012, das 19h às 22h
Período expositivo: 13/11/13 a 20/12/13
Grátis
Galeria Pilar apresenta individual de Bruno Baptistelli
“Intervalos” (2013), de Bruno Baptistelli
Galeria aposta em jovens artistas e curadores para encerrar calendário de exposições de 2013
A Galeria Pilar apresenta a partir de 12/11/13, às 19h, exposição do jovem artista paulistano Bruno Baptistelli. Intitulada “2”, a mostra exibe obras recentes, criadas entre 2012 e 2013, que buscam, através de uma frágil arquitetura, mostrar como a geometria e os objetos criados pelo homem podem ser corrompidos pela vida. A jovem curadora mineira Isabella Rjeille assina o texto curatorial. Paralelamente à exposição de Bruno Baptistelli, o jovem artista alemão que reside no Rio de Janeiro Anton Steenbock foi convidado para apresentar seus trabalhos em mostra individual.
Recém integrado ao time de artistas representados pela Galeria Pilar, Baptistelli reúne trabalhos que conflitam entre forma e vida, geometria e organicidade. ambiência instalativa que propõe entender em que momento o orgânico e o geométrico convivem em perfeita harmonia.
Sua produção percorre um arco que se inicia no espaço em que circula, passa pela apropriação de materiais e referências; e a manipulação desses para configuração de sua obra. Baptistelli devota atenção para o cotidiano, tendo a capacidade de doar um rigor formal (sem ser formalista) e uma força poética para toda sorte de objetos encontrados em diversos cantos das cidades. Em sua montagem a exposição cria uma uma ambiência instalativa que propõe entender em que momento o orgânico e o geométrico convivem em perfeita harmonia.
Paralelamente à exposição de Bruno Baptistelli, o jovem artista alemão que reside no Rio de Janeiro Anton Steenbock foi convidado para apresentar seus trabalhos em mostra individual. Com estas duas individuais, a galeria aposta na produção de jovens artistas e também convida jovens curadores para assinarem os textos críticos.
|
Serviço:
Exposição: “2”, de Bruno Baptistelli
Abertura: 12 de novembro de 2012, das 19h às 22h
Período expositivo: 13/11/13 a 20/12/13
Grátis
-
GALERIA PILAR
Santa Cecília: r. Barão de Tatuí, 389, tel. (11) 3661-7119.
Ter. a sex., 11h/19h; sáb., 11h/17h.
Obrigado,
Tiago Santos
TSantos Assessoria de Comunicação
R. Alameda Eduardo Prado, 723, cj. 13
Tel. (11) 2679-6721 | 98489-8228.
Comentários
Postar um comentário