Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAL ARTV - GALERIA PILAR - " MANGUE " DE MAURÍCIO ADNOLFI

 
 
 
 
Galeria Pilar
apresenta:
" Mangue "de  Maurício Adnolfi
e
" O Avião NÃO Dá Marcha Ré ", de  Chico Togni
Abertura Hoje, Quinta-feira, 11 de dezembro de 2014, das 19h Às
 


"Da Série Mangue"
Nas pinturas de Maurício Adinolfi, o Brilho metálico da tinta prata impedir Que vejamos plenamente a Representação. Embora relevos OS PRESENTES na superficie da Tela pareçam fundidos e NÃO construidos cabelo gesto do pintor, o ritmo das pinceladas definir como Formas, criando Uma forte sensação táctil. E Possível perceber na fatura meticulosa, A Origem e Orientação de Cada Movimento. Por Meio desse Jogo Entre fosco e Brilhante, Adinolfi, sem Variações tonais, sem interior de Uma superficie monocromática, Produz luz e sombra.
A Visão dificultada da obra obriga o observador a Pequenos Deslocamentos, num Balanço Semelhante Ao hum de pescador em Uma canoa, sempre se reequilibrando. E desse Ponto de vista Que vemos como Paisagens, desviando das sombras e PROCURANDO como Luzes. Mas a Partir de Ângulos Alguns, como áreas foscas escondem Porções Enormes de Figuração e como áreas Brilhantes apresentam como Imagens APENAS POR Aspectos Gráficos: incisões e relevos. Se na Tradição da pintura, luz e sombra, AO dinamizarem OS Planos da Representação, São responsaveis POR CRIAR UM Espaço virtual, Entre o fosco OE Brilhante EXISTE UM dinamismo de Outra Ordem. O Seu Encontro parcial com uma Representação NÃO permite ver Completamente uma Paisagem, deixando sempre Alguma Coisa velada. Se não Jogo Entre o plano eA virtualidade, Por Um Lado, Os Intervalos Entre como Formas assumem o lugar do profundo, POR Outro o Brilho metálico rompe a Representação e vemos uma superficie Como relevo.
O Brilho prateado Que toma Conta de Todas As composições nsa coloca Dentro do Mangue, PODEMOS VER OS Gravatás parcialmente, rizophoras, Anturios, Cara de Cavalo etc. Faz Lembrar aquelas Horas do Amanhecer UO entardecer, Quando a Luz do Sol Muito inclinada nsa ofusca um Visão Tornando a Paisagem metalizada. Uma insolação Que Elimina OS contrastes e desbota como núcleos, Semelhante a hum muro Caiado não verão alto.
Segundo Adinolfi, uma série Mangue "guarda Relação com como intervenções realizadas em regions litorâneas de rio e março Reunem hum Estudo da flora nativa originaria dos mangues, mata atlântica e serras Tropicais. Tratam das Transformações e destruições devido à Ação humana ". EXISTE Alguma analogia Entre OS Procedimentos adotados na Realização das pinturas e OS Resíduos that degradam o Meio Ambiente. Nas pinturas de Adinolfi, como veladuras, como lacas, Vernizes OS, o pigmento prata Sobre óleo, also provocam hum sufocamento, SEJA da cor POR Baixo das Camadas de prata, SEJA da Própria Paisagem empalidecida.
José Spaniol.
Novembro de 2014


Obras de Chico Togni

Os Trabalhos PRESENTES na Exposição "O Avião NÃO Dá Marcha Ré" fazem Parte de Uma Série de Esculturas inéditas e divertidas that aludem à Utilidade da arte, fazer Mobiliário e fazer design. Como Peças São construídas com papelão, massa de papelação (pepelão e cola), Sucatas, garrafas pet e todo tipo de materiais descartados.
Por vezes, de Todos os São Todos pintados UO Mais Regulares em Uma Tentativa de ACABAMENTO da somatória Caótica de Coisas, POR Otras São experimentações com uma massa de papelão e Lixo, Onde o miolo aparente Entrega uma fórmula da Estranha Combinação de materiais that sofrivelmente se agregam em hum Objeto Sólido. A precariedade, o barato, o tosco, São Agentes atraídos Ao Referencial do Chico Já Como sabotadores em si. O papelão e SEUS congêneres contaminam a poética do artista POR ESSA via, aliando-SE SUAS inquietações, reiterando-as.
Um Cartaz, Que Será Distribuído gratuitamente AOS Visitantes, foi Produzido NUMA Parceria Entre o artista OE curador Antonio Ewbank.
_____________________
SERVIÇO:
"Mangue" de Mauricio Adinolfi 
"O Avião NÃO Dá Marcha Ré" de Chico Togni 
Abertura: 11 de dezembro de 2014, das 19h Às
Período expositivo: de 12 de dezembro a 13 de fevereiro de 2015
_____________________
@ Galeria Pilar
Santa Cecília: r. Barão de Tatuí, 389, tel. (11) 3661-7119. Ter. . a sex, 11h / 19h; sáb., 11h / 17h. www.galeriapilar.com 

Comentários