Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAL ARTV - ZIPPER GALERIA - EXPOSIÇÕES

 
 
 
 
James Kudo
Curadoria de Denise Mattar
Diego Arregui
Curadoria de Denise Gadelha
+
Lançamento do catálogo Zip'Up 2014
Hoje, terça-feira, 24 de fevereiro de 2015, das 19 às 22h
Zipper Galeria 
 



Pinturas e instalações de James Kudo refletem sobre os impactos da ação humana e desequilíbrio da natureza

A Zipper Galeria tem o prazer de apresentar, a partir de 24 de fevereiro, às 19h, a exposição Oxímoros, do artista paulista James Kudo. A mostra reúne 13 pinturas e duas instalações site specific, nas quais o artista faz jorrar, metaforicamente, as águas aprisionadas em suas telas.
A água sempre foi um tema presente na produção de Kudo, que viu sua cidade natal submergir durante a construção de uma represa. Encantamento e reflexão são situações construídas no universo onírico do artista, que recorre à memória e a transformação para criar obras de qualidade técnica impecável e estética vibrante. Não por acaso James Kudo foi incluído no livro 100 painters of tomorrow, de Kurt Beers, e sua participação individual na ART15, em Londres, foi aprovada com entusiasmo pelo curador Jonathan Watkins.
Oxímoro é uma figura de linguagem que combina dois conceitos opostos, de forma a criar um terceiro, metafórico. Segundo Denise Mattar, autora do texto de apresentação, James Kudo é um criador de oxímoros:
“Nas suas colagens, pintadas à mão, as cores são estridentemente silenciosas e nas paisagens, docemente venenosas, tudo parece fixo - na eternidade do instante. O  trabalho de Kudo se constrói em relatos, onde a ficção e a não ficção estão continuamente mescladas. São memórias imaginadas borrando a linha entre o real e o irreal. Na reconstrução desse painel de memórias, Kudo cola os fragmentos opondo referências. Pinta superfícies de madeira imitando o revestimento que a imita, criando um duplo simulacro. Árvores e folhagens, sutilmente desenhadas, sobrepõem-se a explosões de cores cítricas, industriais, que permanecem em suspensão - no momento antes do grito. Na floresta, cuidadosamente recortada, colada sobre planos vigorosos e luminosos, mimetizam-se armas. Comportas e águas enfileiram-se hieráticas - em escalas de cor. Kudo cria, também, pequenas pinturas, como escudos de armas,  nas quais estabelece um equilíbrio flutuante dos elementos que aludem às suas vivências: a opressiva presença das comportas, a força cristalina da água e a memória afetiva dos piqueniques no rio. E eles afloram representados por signos criados pelo artista para encarná-los: os sólidos de falsa madeira, o degradé de azuis, os retalhos de xadrez...”




Instalação do peruano Diego Arregui cria intervalos no espaço ao segmentar os planos de uma fotografia em profundidade

A primeira exposição do projeto Zip-Up em 2015 inaugura também uma nova tendência nas atividades da Zipper Galeria, que passa a promover o intercâmbio internacional. Paralela à exposição de James Kudo, o artista peruano residente no Chile Diego Arregui foi convidado pela curadora Denise Gadelha a fazer sua primeira individual no Brasil.
Diego Arregui explora um jogo entre planos bidimensionais que flutuam no espaço, reconstituindo a totalidade da imagem pela soma cognitiva de suas partes. A obra cria uma ambiguidade na percepção de profundidade da representação. A estratégia consiste, basicamente, em escurecer um ambiente pintado de preto para projetar uma fotografia em grande escala, dialogando com a dimensão arquitetônica. No entanto, ao invés de simplesmente atingir o suporte final (a parede no fundo da sala), a projeção é interceptada por outras superfícies posicionadas estrategicamente no meio do caminho. Assim, a imagem é decomposta em áreas menores, reproduzindo fisicamente a separação original entre os ambientes da cena fotografada. O artista divide a projeção em três planos distintos e com isso produz intervalos que podem ser percorridos dentro da fotografia. O público é convidado a circular, literalmente, no interior da imagem.

_____________________
SERVIÇO:
James Kudo | Curadoria de Denise Mattar
Diego Arregui | Curadoria de Denise Gadelha
+
Lançamento do catálogo Zip'Up 2014
Abertura: terça, 24 de fevereiro de 2014, às 19h
Período expositivo: de 25 de fevereiro a 21 de março de 2015
_____________________
@ Zipper Galeria
Jardim América: r. Estados Unidos, 1.494, tel. (11) 4306-4306.
Seg. a sex., 10h/19h; sáb., 11h/17h.
www.zippergaleria.com.br

 
 
 

Comentários