Marcus Moreno apresenta “instante-já”
no Centro Cultural Olido
Inspirada em obra de Clarice Lispector, nova criação coreográfico resulta do encontro: com o tempo, com o espaço, com diferentes corpos e modos de fazer dança.
Foto Silvia Machado
“instante-já”, o mais recente trabalho de Marcus Moreno, inspirado nas poéticas que refletem sobre a passagem do tempo da obra ‘Água Viva’, de Clarice Lispector, atravessadas por ideias relativas à percepção, memória e produção de imagens presentes no universo das ciências cognitivas, ocupa a Sala Paissandu do Centro Cultural Olido, em pequena temporada de 28 a 30 de novembro.
Tudo o que acontece no cérebro se inicia a partir de células neurônios; nos pequenos vãos entre os neurônios, substâncias químicas são liberadas a cada disparo de um impulso elétrico, que indicam as inúmeras trilhas para ação e percepção e influenciam a produção de imagens provenientes do fluxo dos nossos pensamentos. ‘instante-já’ tenta acessar as imagens construídas neste momento fugidio e fugaz para traduzi-las em movimento.
O desejo de dançar uma imagem antes mesmo de conseguir nomeá-la se aprofundou a partir da imersão em uma residência artística realizada com a coreógrafa uruguaia Andrea Arobba, no Centro de Referência da Dança (CRDSP), e das trocas nos “Encontros Efêmeros” com Alex Ratton, Cora Laszlo, José Artur Campos, Márcio Greyk, Patrícia Árabe e Rafaela Sahyoun, durante o processo de criação.
Por isso, Marcus Moreno define “instante-já” como resultado do encontro: com o tempo, com o espaço, com diferentes corpos e maneiras distintas de fazer dança; “um solo construído por muitas presenças, em muitos instantes”, pondera.
Para “instante-já”, Marcus Moreno conta com Hernandes Oliveira, na criação da luz e do espaço cênico, e com Antonio Porto, na composição da trilha sonora original.
Cumprindo a proposta de circular pelos quatro cantos da cidade, em dezembro o espetáculo vai para o CEU Vila Curuçá, na zona Leste, na manhã do dia 3/12, e nas duas sextas consecutivas (dias 6 e 13/12), às 21h, para o Teatro Cacilda Becker, na zona Oeste. A agenda de apresentações prossegue em 2020.
As apresentações integram o projeto Novas Efemeridades, contemplado pela 25ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.
______________________________ ______________________________ _________
Serviço:
“instante-já” – Marcus Moreno
28 a 30/11 (quinta e sexta, às 20h; sábado, às 19h)
Centro Cultural Olido – Sala Paissandu
(Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo | SP – Estação República)
Lotação: 139 lugares
3/12 (terça, às 10h30)
CEU Vila Curuçá
(Avenida Marechal Tito, 3452 - Jardim Miragaia, São Paulo – SP – Zona Leste)
Lotação: 450 lugares
6 e 13/12 (sextas, às 21h)
Teatro Cacilda Becker
(Rua Tito, 295 - Lapa - São Paulo - SP – Zona Oeste)
Lotação: 198 lugares
Classificação Indicativa: 12 anos | Duração: 60 minutos
Grátis
Comentários
Postar um comentário