Pular para o conteúdo principal

A VIDA NO CENTRO - O pão caseiro virou o símbolo da quarentena..,.



Visualizar como página web


O momento que todos estamos vivendo, em meio a uma pandemia sem precedentes para nossa geração, tem motivado mudanças de comportamento, reflexões e também estimulado as pessoas a conhecer e aprender coisas diferentes.
Nesse contexto, a cozinha assumiu um papel de destaque pra muita gente.
É claro que o isolamento em casa fez muita gente cozinhar para matar a fome. Mas não só. Muitas pessoas têm procurado experimentar pratos diferentes ou desenvolver aquele talento que já estava lá, mas talvez um pouco encoberto pela correria do dia a dia. E dentro disso o pão caseiro virou o símbolo da quarentena, como mostra a jornalista Denize Bacoccina neste artigo.
No artigo, ela escreve que a onda de pão caseiro durante a quarentena, seja com as pessoas fazendo em casa, seja comprando de pequenos produtores locais, representa o resgate de uma tradição que marcou a infância de muita gente.
E você, também já vem fazendo suas tentativas na cozinha? Nos últimos dias, vários leitores compartilharam suas criações nas nossas redes sociais. No Instagram, nossas # são #avidanocentrosp e #avidanocentro
Ou então compartilhe sua vista de dentro com a #avidanocentrodajanela.
Veja também nesta news o Especial Futuro das Cidades Pós-pandemia, com visões e análises de diferentes especialistas em arquitetura, urbanismo, cultura, direito e poder público.
Bom fim de semana, parabéns às mamães e #fiqueemcasa. O melhor presente, neste momento, é cuidar da saúde do outro.
DESTAQUES
Uma das tendências que ganham força em tempos de coronavírus, com as pessoas em casa, é a do “faça você mesmo”. É neste contexto que o pão caseiro se tornou o símbolo da quarentena, seja feito na própria cozinha ou comprado de um pequeno produtor, escreve a jornalista Denize Bacoccina.
Como será o futuro das cidades depois do fim da quarentena? Veja as reflexões de especialistas ligados às questões da vida urbana. As reflexões que você vai ler a seguir abordam, entre outros aspectos, o redesenho de políticas públicas, mobilidade, meio ambiente, trabalho, relação das pessoas com o espaço público, cultura e a necessidade de combater problemas históricos do país, como a desigualdade social. 
TENDÊNCIAS
Um dos setores profundamente impactados pela pandemia do coronavírus é o da gastronomia. Como os donos de estabelecimentos do Centro projetam o retorno depois do fim da quarentena e o que eles terão de fazer para que os clientes se sintam seguros novamente? Denize Bacoccina aponta as tendências para o setor.
Os efeitos da pandemia devem durar quase dois anos e mudar nossas vidas em vários aspectos – a relação com bares e restaurantes e o espaço público, por exemplo. Mas quais são as tendências para o mundo pós-pandemia? Clayton Melo analisa os prováveis cenários, a partir de uma análise do que dizem diferentes pesquisadores, bureaus de tendências e futuristas de diversas partes do mundo. Veja a lista no link no título.
BLOGS
A colunista Wans Spiess compartilha as reflexões abordadas em live com especialistas, que discutiram a relação com a cidade.
SOCIEDADE
E em meio ao isolamento social, muitas pessoas querem doar produtos e alimentos, mas têm dúvidas de onde e como colaborar. Neste post, temos uma lista de entidades e projetos que estão organizando as doações.  
DICAS PARA ASSISTIR, ESTUDAR OU LER EM CASA
Para você aproveitar bem esses tempos de isolamento social, selecionamos algumas dicas de coisas interessantes que você pode fazer em casa. Veja abaixo:
Cinema em casa: gosta de cinema? A Petra Belas Artes à la carte, plataforma de streaming criada pelo Cine Belas Artes, traz uma programação especial que pode ser acessada pelo computador ou celular. Veja mais detalhes aqui.
Outra opção é a SP Cine Play, a plataforma pública de streaming, que traz diversos filmes das principais mostras e festivais de cinema de São Paulo.  
Cursos online gratuitos:
ESPM: a Escola Superior de Propaganda e Marketing tem vários cursos online gratuitos, como um de estratégias para aumentar a produtividade no trabalho remoto e a importância da empatia e da solidariedade.
USPa universidade oferece diversos cursos, de História da Economia, Geografia, Ciências, História e Política.
Coursera: a plataforma de cursos a distância tem centenas de cursos gratuitos oferecidos por diversas universidades internacionais – a grande maioria dos casos só é necessário pagar se você quiser certificado. 
#avidanocentrodajanela
E nesses tempos em que não podemos sair de casa, que tal fotografar e compartilhar o que vemos lá fora? No nosso Instagram começamos a série #avidanocentrodajanela com fotos tiradas a partir das nossas janelas. Quer participar? Siga o nosso Instagram e use a #avidanocentrodajanela.
Enviado por A Vida no Centro
Centro de São Paulo. Email: contato@avidanocentro.com.br

Comentários