Processos curatoriais: reconhecer a rede São Paulo
Programação completa em www.mac.usp.br
Entre 22 de setembro e 27 de outubro, às terças-feiras, o MAC USP realiza série de webinários para discutir a questão curatorial, tendo como base o Projeto Temático FAPESP "Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a Produção do Conhecimento", com sede no próprio Museu, que envolve a pesquisa e preparação para a reformulação da mostra permanente de acervo, prevista para o segundo semestre de 2021.
Os encontros pretendem ampliar a compreensão de curadoria para além do momento de extroversão dos acervos, mas também como processo de produção de conhecimento que envolve diversos saberes. A curadoria reconhecida como um conjunto de ações que se desenvolve em diversas etapas e abrange desde a aquisição/coleta de obras, passando pela documentação, catalogação, conservação, pesquisa, educação e extroversão por diferentes meios.
Participam das mesas pesquisadores que se utilizam de práticas curatoriais na extroversão de seus objetos de estudo, contribuindo para a reflexão sobre o ciclo curatorial e sua interação com as equipes técnicas. São representantes de uma rede de instituições na cidade de São Paulo, com a qual o Museu pretende trabalhar colaborativamente em projetos de pesquisa em processos curatoriais.
22 de setembro, 14h30
O ciclo curatorial no MAC USP
29 de setembro, 14h30
Pesquisa e curadoria de arte na USP
Pesquisa e curadoria nos Museus e Coleções da USP
13 de outubro, 14h30
Pesquisa e curadoria nos Museus de São Paulo
20 de outubro, 14h30
Pesquisa e curadoria nos Institutos Culturais
27 de outubro, 14h30
Pesquisa e curadoria nas Instituições de Ensino Superior
Programação completa em www.mac.usp.br
SÉRGIO MIRANDA - jornalista
comunicação institucional
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br
imprima com responsabilidade
Comentários
Postar um comentário