Realidade e ficção povoam a Terça Aberta
dentro do projeto Kasulo em Diálogo
Parte do “Projeto Kasulo em Diálogo”, a Terça Aberta no Kasulo de agosto, que acontece no dia 10, às 19h, live transmitida ao vivo pelo Instagram diretamente do espaço - https://www.instagram.com/_
Em “Ritual de sacrifício de um cachorro de brinquedo”, jovens se propõem ao trabalho de realizar um ritual de sacrifício sem sacrificar uma vida. Num recorte apocalíptico, com destruição e teatralidade vulgar, os performers Giorgia Tolaini, Giovanna Paiva, Tadzio Veiga e Vinícius Andrade buscam produzir os efeitos de uma morte estetizada com a desfiguração de um objeto inanimado: um cachorro de brinquedo. Sob direção-provocação de Tadzio Veiga, o Teatro da Destruição é um núcleo de práticas e experimentações continuadas, que tem como recorte a destruição no sentido literal. Iniciado em 2019, desde então gerou performances, obras de arte, videoartes, composições musicais e formatos híbridos que compilem as linguagens citadas. Em 2021, participou da Mostra Em[curtas] da UFU e teve abertura de uma exposição virtual.
“Histórias da Mentira” é um livre ensaio de Tauã Teixeira sobre a sua própria história com a mentira - sua origem, sua cronologia, seu desenvolvimento, trajetória pessoal e, também, uma analogia dessa história biográfica com o que temos de registros históricos das grandes mentiras e farsas da humanidade. Para a peça, foi desenvolvido e programado um polígrafo - dispositivo popularmente conhecido como "detector de mentiras" - como forma de reafirmar o compromisso estabelecido com a verdade. Físico, escritor e performer, Tauã Teixeira trabalhou com diversos grupos e coletivos nacionais, como performer, dramaturgo/roteirista e curador independente. Em 2020, seu roteiro “Ya Soto” foi selecionado pelo edital Curta em Casa, promovido pelo Instituto Criar em parceria com a Spcine, que se encontra disponível na série 40m², da Globoplay. No mesmo ano, foi aprovado no ProAc Expresso com seu texto "Contato". É assistente de direção da série "Preto a porter" (Studio Uol, 2021). Participou de diversos festivais, mostras e residências artísticas no Brasil e na Europa, como a mostra Brazílica (Liverpool), off dOCUMENTA (Kassel), Galerie Loyal (Kassel), FIT 2019 (São José do Rio Preto).
Kasulo em Diálogo
Localizado na Barra Funda, em São Paulo, o Kasulo – Espaço de Arte, desde 2008, além de fomentar culturalmente a região do seu entorno, tem atuado na produção e expansão da arte cênica na cidade de São Paulo, acolhendo artistas de diversas estéticas para trocas e formação de um público plural.
Para além de manter as atividades ali já consolidadas, o Projeto Kasulo em Diálogo” propõe desenvolver atividades no espaço sede das companhias Fragmento de Dança e Carne Agonizante, por meio também de oficinas e cessão de espaço a artistas e grupos independentes que queiram levar temporadas de espetáculos e ações de compartilhamento de processos artísticos.
Com as ações, o Kasulo Espaço de Arte dá seguimento a sua consolidação como espaço de formação, criação e pesquisa na área das artes cênicas, criando pontes entre capital e interior, viabilizando a troca de experiências estéticas e expandido o seu elo cultural com a capital paulistana, em diálogo com a população do bairro e seus arredores.
O projeto foi contemplado com o edital do Proac – Programa de Ação Cultural para manutenção e modernização de espaços culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
______________________________
Serviço
Terça Aberta no Kasulo – Cia Fragmento de Dança
Com: Teatro da Destruição (“Ritual de sacrifício de um cachorro de brinquedo”) e Tauã Teixeira / Companhia Imaginária (“Histórias da Mentira”).
10/8 (terça-feira), das 19h às 21h
Ao vivo com transmissão direta do Kasulo pelo Instagram do espaço:
https://www.instagram.com/_
Mediação: Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).
Gratuito
Ficha técnica dos trabalhos:
“Ritual de sacrifício de um cachorro de brinquedo”, Teatro da Destruição
Performers: Giorgia Tolaini, Giovanna Paiva, Tadzio Veiga e Vinícius Andrade
Direção: Tadzio Veiga
Assistente de direção: Giovanna Paiva
Proposta de luz: Giorgia Tolaini
Som: Vinícius Andrade
Realização Teatro da Destruição
“Histórias da Mentira”, de Tauã Teixeira / Companhia Imaginária.
Concepção, dramaturgia e performance: Tauã Teixeira
Produção e cenário: Leonardo Bauab
Iluminação e vídeos: Soraia Costa
Trilha sonora: Raphael de Luca
Polígrafo: Gustavo Arão/Robô.art
Provocações cênicas: Janaina Leite e Maria Amélia Farah
Fotografias:
Historias da Mentira-Tauã Teixeira 2
Ritual de sacrifício-Teatro da Destruição 1
Ritual_de_sacrifício-Teatro_da_Destruição_2
Tadzio Veiga
Tauã Teixeira
Informações adicionais:
Elaine Calux – assessoria de imprensa
11 964655686 | 33689940
Comentários
Postar um comentário