O Último Concerto
para Vivaldi'
Fotos estúdio: Cléber Corrêa !Fotos ensaio: Felix Graça
Espetáculo “O Último Concerto para Vivaldi” reestreia dia 13 de agosto no Teatro Nair Bello, após passar pelo Centro Cultural da Diversidade e Viga Espaço Cênico em que fez 12 sessões com ingressos esgotados (dentro da capacidade de público permitido nos locais e seguindo todas as medidas de segurança).
A peça “O Último Concerto para Vivaldi” tem texto e direção de Dan Rosseto, em seu trabalho mais autoral. No elenco estão os atores Amazyles de Almeida, Bruno Perillo e Michael Waisman. O espetáculo é o primeiro a fazer temporada no Teatro Nair Bello desde o ano passado.
O “Último Concerto para Vivaldi” conta o último ano na vida de um professor de matemática universitário e um violinista profissional que ensaia um concerto de “As Quatro Estações” de Vivaldi. Um deles está com uma doença terminal incurável e tem apenas um ano de vida. Eles decidem transformar a casa em que moram em um hospital para que possam viver juntos durante este período.
O casal é assistido por Adilah (Amazyles de Almeida), uma enfermeira muçulmana que deixou o seu país após perder toda a sua família num confronto. Com o agravamento da doença vem uma descoberta que pode abalar a relação de Anton (Bruno Perillo) e Ben (Michael Waisman). Um deles se inscreveu num programa de morte assistida e precisa que o outro assine a documentação para que o procedimento aconteça. Neste embate entre vida e morte, o espectador é testemunha da difícil decisão entre antecipar ou não a partida quando o fim está próximo.
“O Último Concerto para Vivaldi” fecha um ciclo de obras de Dan Rosseto, iniciado com “Manual para Dias Chuvosos” em que o tema morte tem forte importância em sua obra. A peça é um drama em quatro quadros (Primavera, Verão, Outono e Inverno), passando pelas “As Quatro Estações de Vivaldi” e os estágios da doença que nos faz chegar até a morte. Na obra além da discussão sobre o tema, temos um outro assunto relacionado que é morte assistida e a sua discussão sobre ela.
“O Último Concerto para Vivaldi” é um texto realista que conta um pouco sobre a vida de Anton e Ben que vivem juntos há onze anos. O primeiro, matemático, professor universitário e pesquisador reconhecido. O segundo, um violinista profissional que toca em uma orquestra sinfônica e ensaia para um concerto de “As Quatro Estações” em homenagem a Vivaldi. Morando juntos desde que se conheceram, eles transformaram a casa onde vivem em um hospital com poucos equipamentos após a descoberta de uma doença grave em um deles, fazendo com que o outro viva os últimos meses ao lado do parceiro, como uma despedida.
Convivendo juntos e trabalhando em casa, eles passam as horas relembrando momentos de suas vidas, traçando um panorama sobre o comportamento dos casais no mundo contemporâneo, a convivência entre dois homens e tudo o que compreende esta condição. A medida que as estações do ano avançam, a doença se agrava e o público sabe enfim quem está se despedindo da vida.
O texto também relembra os anos de relação do casal, passando por momentos de ciúmes, reflexões importantes sobre o papel na sociedade, as escolhas de cada um, arte, viagens, entre outros assuntos. Eles revivem em um ano, durante as quatro estações momentos marcantes de suas vidas.
É importante ressaltar que esta obra fala de amor, em qualquer que seja a sua instância. E não trata do tema de forma a levantar bandeiras políticas ou sociais, apenas narra a relação de dois homens maduros e independentes que lutam dia após dia para um deles morrer dignamente, com a aliança e pacto de serem felizes por um ano ou até o término das quatro estações.
“O Último Concerto para Vivaldi” foi contemplado na pela Lei Emergencial Aldir Blanc, Inciso III, módulo I: Maria Alice Vergueiro; da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo.
FICHA TÉCNICA:
Texto e direção: Dan Rosseto
Direção de produção: Fabio Camara
Assistente de direção: Larissa Ferrara
Elenco: Amazyles de Almeida, Bruno Perillo e Michel Waisman
Figurinista: Thaís Boneville
Iluminador: César Pivetti
Cenografia: Dan Rosseto, Fabio Camara e Thaís Boneville
Visagista: Louise Hèlene
Cenotécnico: Matheus Fiorentino Nanci
Preparação vocal: Gilberto Chaves
Preparação corporal: Giovanna Marqueli
Operador de luz: Jackson Oliveira
Operador de som: Jorge Leal
Costureira: Lili Santa Rosa
Fotos estúdio: Cléber Corrêa
Fotos ensaio: Felix Graça
Arte gráfica: André Kitagawa
Redes Sociais: Kyra Piscitelli
Assessoria de imprensa: Fabio Camara
Produção: Applauzo Produções e Lugibi Produções
SERVIÇO:
LOCAL: Teatro Nair Bello – Shopping Frei Caneca 3º piso (Rua Frei Caneca, 569 – Consolação), 90 lugares. Com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
DATA: 13/08 até 22/08 (Sexta e sábado 20h e domingo 18h)
INGRESSOS: Gratuito, retirada através do Sympla. https://www.sympla.com.br/o-
INFORMAÇÕES: 11 3472-2414 e @oultimoconcerto
DURAÇÃO: 100 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
Protocolos de Segurança e Saúde:
Seguindo as recomendações e os protocolos autorizados pelos órgãos públicos e de saúde, o Teatro Nair Bello retoma as atividades presenciais, zelando pela segurança e bem-estar de seu público e funcionários. As apresentações presenciais serão limitadas a 45% da capacidade normal, com o mapa de lugares em xadrez, respeitando o distanciamento social de 1,5 metros. Tudo será realizado de acordo com as regras determinadas pelas autoridades sanitárias, portanto o uso de máscara é obrigatório nas dependências do teatro e a aferição da temperatura do público na entrada do espetáculo.
Sobre o Teatro Nair Bello:
Site: https://wolfmaya.com.br/
Instagram: @teatronairbello
EQUIPE:
Dan Rosseto (dramaturgo e diretor)
Diretor, dramaturgo, roteirista e ator; atua desde 1996 na área cultural. Formado em Comunicação Social e Cinema, Pós-graduado em Crítica de Arte, Teorias e Práticas da Comunicação e Semiótica; é professor de interpretação, dramaturgia e roteiro. Em 2018 recebeu o troféu Nelson Rodrigues como personalidade do teatro. No ano de 2020 trabalhou no desenvolvimento e roteiro de uma série nacional biográfica produzida pela O2 para o canal de streaming Globoplay. Tem 07 peças de sua autoria encenadas: “Manual Para Dias Chuvosos” (2014/2019), “Antes de Tudo” (2015), “Diga Que Você Já Me Esqueceu” (2016/2018), “Enquanto As Crianças Dormem” (2017), “Nunca Fomos Tão Felizes” (2019), “Doralice, Senhora Meretriz” (2020). Já assinou mais de 30 espetáculos tendo viajado para outros países para participar de Festivais de Teatro no México e Chile. Estreou no palco como ator em 1996 com uma peça de Augusto Boal. Esteve também em: “Madame Blavatsky” (1997), “Olinda, Olinda” (1998), “Ponto de Partida” (1999), “Bailei na Curva” (2000), “Mão na Luva” (2001), “Canaã – A Terra Prometida” (2005), “Ritual dos 7” (2006), “O Beijo no Asfalto “(2007), “Imperador e Galileu” (2008), “O Primo Basílio – O Musical” (2012), “Lisbela e o Prisioneiro – O Musical” (2015) e “Roleta-Russa” (2015 a 2017). Trabalhou com nomes como: Sergio Ferrara, Sônia Guedes, Cesar Baptista, Jarbas Capusso Filho, Lú Carion, Carlos Meceni, Cleto Baccic, Caco Ciocler, Silvio Zylber, Abrahão Farc, entre outros.
Amazyles de Almeida (atriz)
Formada em Teatro pela UFMG, já atuou em mais de 20 peças, com destaque para “Pessoas Absurdas”, “Side Man” e “As Mulheres da minha Vida”. Trabalhou com algum dos principais atores e diretores como Renato Borghi, Roberto Lage, Antônio Fagundes, Ester Góes, Regina Duarte, Otávio Martins, Clarisse Abujanra, Zé Henrique de Paula, Daniel Filho, Mika Lins e Marcelo Varzea. Na TV participou da novela “Mandacaru” da Rede Manchete e do seriado “Sandy e Junior” da Rede Globo. Além de atriz é também dubladora.
Bruno Perillo (ator)
Formado em 1994, começou sua carreira profissional em 1995, ao ingressar no Grupo Tapa. Atuou em várias montagens, dentre elas: “A Serpente” (de Nelson Rodrigues), “Moço em Estado de Sítio” (de Oduvaldo Vianna Filho), “Ivanov” (de Anton Tcheckov), “Rasto Atrás” (de Jorge Andrade), “Vestido de Noiva” (de Nelson Rodrigues) e “Morte e Vida Severina” (de João Cabral de Melo Neto). Em 2000, numa co-produção Tapa/Folias d’Arte, ingressou no Grupo Folias d’Arte para a montagem de “Happy End” (de Bertolt Brecht) e lá atuou em uma série de montagens sob a direção de Marco Antônio Rodrigues. Em 2009 foi indicado ao prêmio Shell pela direção musical de Querô, uma reportagem maldita (de Plínio Marcos). Na TV participou das novelas “Belíssima”, “Viver à Vida” e “Passione” da TV Globo.
Michel Waisman (ator)
Ao longo de mais de 15 anos de carreira estudou na Escola de Arte Dramática da EAD/ECA/USP, e também foi membro do Grupo Tapa por mais de 5 anos. No teatro trabalhou com grandes artistas como: Ulysses Cruz, Renato Borghi, Marcelo Várzea, Leopoldo Pacheco, Denise Weinberg, Eduardo Tolentino, Mariana Muniz, Clara Carvalho, Nelson Baskervile, Marco Antônio Brás, Silvana Garcia, Regina Duarte, dentre outros. Participou também da série “Na Forma da Lei”, da Rede Globo, “9mm” São Paulo, da FOX, “Experimentos Extraordinários”, da Netflix, e atualmente integra o elenco da série “3%”, no Netflix.
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