Pular para o conteúdo principal

(22, 23 e 24/10) 14º VISÕES URBANAS - Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas

 


14º Visões Urbanas se despede neste final de semana


11-Amparo-Cia_Entremans-Carlota_Mosquera.jpg

 Ana Beatriz Pérez, da Cia Entremans, Cia. Espanhola formada por bailarinos cubanos, em “Amparo”.   Foto: Carlota Mosquera


O 14º Visões Urbanas – festival Internacional de dança em paisagens urbanas, que vem trazendo, desde o dia 15 outubro, mostra de videodança, oficinas e espetáculos apresentados por artistas de diversos lugares do Brasil e de outros países (EUA, México, Cuba e Espanha), tudo de modo online e gratuito  (acesso no link https://www.youtube.com/artesaosdocorpo  ), se encerra neste final de semana com uma programação intensa e muito especial.

Na sexta-feira, dia 22, a partir das 20h, a Entremans, companhia espanhola formada por bailarinos cubanos residentes na Galiza, apresenta “Amparo”, solo de Ana Beatriz Pérez, inspirado no romance “La Tribuna”, de Emilia Pardo Bazan, em homenagem às trabalhadoras de fazendas de fumo que lutaram por liberdade, direitos e justiça. Na sequência, a Cia Dual, de São Paulo, apresenta Pavão Misterioso”, uma co-produção com artistas mexicanos, com roteriro e interpretação de Ivan Bernadelli. Inspirada no cordel “O Romance do Pavão Misterioso”, que mescla dança, animação de bonecos e linguagem audiovisual, a peça reflete sobre o narcisismo, a construção narrativa e a criação artística na contemporaneidade.

O Urbaninhas, programa especialmente pensado para as crianças, apresenta nas tardes do sábado e domingo (23 e 24, às 16h), respectivamente, Karine Souza, de Trairi, cidade litorânea do Ceará, com “Maternar”, e “Senhor Tati, da Cia. Artesãos do Corpo. “Maternar” traz poéticas dançantes acerca dos desafios e inquietudes da maternidade no período do puerpério. É também uma tentativa de conecção entre mães e um convite a dançar acompanhando o desenvolvimento nos primeiros 1000 dias de vida dos bebês. “Senhor Tati” se inspira no personagem Monsieur Hulot, de Jacques Tati, e expressa o humor, a delicadeza e os sonhos que povoam o universo dos filmes do ator e cineasta francês, com suas praias, jogos de férias e carrosséis.

Na noite de sábado, Nefertiti Charlene Altan, artista queer afro-indígena da California de descendência guatemalteca, que reside em Salvador há nove anos, dança “Entre distâncias e silêncios”, improvisação realizada em março deste ano, no ‘Brooklyn Basin’, construído nas ruínas do terminal portuário em territórios não cedidos dos povos Chochenyo e Ramaytush Ohlone (Oakland, California, EUA). No segundo trabalho, “A Torre”, do Estúdio Aya+, Janette Santiago alerta para as estruturas capitalistas de ordenamento do corpo e para tragédias decorrentes da estratificação socioeconômica, da exploração e de desdobramentos contemporâneos das violências coloniais no Brasil.

No domingo, 24, o último dia do Festival, o Grupo Flying Low celebra a amizade em momento de máxima urgência, com “Even in the trash grows flowers”, interpretada por Lee Anderson  e Koide Ura. O encerramento do Visões Urbanas fica a cargo da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros, com “Tempo Submerso”, criação de 2021, resultado de residência artística que reuniu 28 pessoas, artistas ou não, de faixas etárias distintas, e trouxe a temporalidade como foco, compreendendo o corpo em constante movimento e transformação.

Oficinas

Nas manhãs do último sábado e domingo (das 10h às 13h), acontecem duas oficinas ao vivo online pela plataforma zoom: sábado (23), “Corpo Artesão, com Mirtes Calheiros, que propõe a criação de movimentos a partir de sensações, percepções e possibilidades em observação ao ambiente e as condições dadas; e domingo (24), "Enraizar, Fluir, Mover - Yoga como preparação do corpo cênico, proposta de Ederson Lopes que tem como intenção pesquisar a yoga como um treinamento para ativar a sensibilidade do corpo no silêncio, na permanência e na pausa. As inscrições devem ser feitas antecipadamente no link  https://linktr.ee/festivalvisoesurbanas  .

O Festival

Criado pelos artistas e pesquisadores Ederson Lopes e Mirtes Calheiros e realizado pela Cia. Artesãos do Corpo, o festival Visões Urbanas é um encontro artístico tendo a dança e a cidade como focos principais de sua programação. Já participaram do festival ao longo de suas 13 edições, artistas de vários estados do Brasil e diversos países: Portugal, Espanha, França, Argentina, Uruguai, Colômbia, Turquia, México, EUA, Cuba, Alemanha, Bélgica, Itália, Japão, Moçambique e Ucrânia. www.visoesurbanas.com.br

A 14ª edição do Festival Visões Urbanas foi contemplada pelo Proac, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

_____________________________________

Serviço

14o Visões Urbanas online  Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas

22 a 24/10

Link de acesso para espetáculos: Canal do Youtube da Cia. Artesãos do Corpo

https://www.youtube.com/artesaosdocorpo

(*sessões abertas sem necessidade de inscrição)

22/10 – 20h | Amparo - Cia Entremans | Pavão Misterioso - Cia Dual

https://youtu.be/ZfF0J3vexYg

23/10 – 15h – Urbaninhas | Maternar - Karine Souza - Arreios Cia de Dança  

https://youtu.be/qeVRIt3YFw0

23/10 – 20h  | Entre Distâncias e Silêncios - Nefertiti C. Altan | A Torre - Estúdio Aya+

https://youtu.be/INiC9cLjyUA

24/10 – 15h – Urbaninhas | Senhor Tati - Cia. Artesãos do Corpo

https://youtu.be/8NRKSFOtySU

24/10 – 20h   | Even in Trash Grows Flowers - Grupo Flying Low | Tempo Submerso - Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros

https://youtu.be/4V2XJMcysq0

Link inscrições antecipadas para oficinas

https://linktr.ee/festivalvisoesurbanas

Confira a programação completa nas redes do Festival e da Cia Artesãos do Corpo:

https://www.instagram.com/festivalvisoesurbanas/

https://www.facebook.com/artesaosdocorpo

https://www.youtube.com/artesaosdocorpo

Grátis


Fotografias

12-Pavão_Misterioso-Cia_Dual-AMANDA_LEONES_03
13-Maternar-Karine_Souza_–_Arreios_Cia_de_Dança_3
14-Entre_Distâncias_e_Silêncios-Nefertiti
15-A_Torre-Estúdio_Aya_
16-Senhor Tati-Cia Artesãos do Corpo 3
17-Even_in_the_trash_grows_flowers-Flying_2
18-Tempo_Submerso-Damas_em_Trânsito-Crédito__Clara_Gouvea
21-OFICINA_Corpo_Artesão_–_Mirtes_Calheiros
22-OFICINA_Yoga_Corpo_Cênico-Ederson_Lopes


14o VISÕES URBANAS - 15 a 24 de outubro - ONLINE E GRATUITO


 

Informações adicionais:

Elaine Calux – assessoria de imprensa

11 964655686 | 33689940


Teaser:

https://www.youtube.com/watch?v=ZYonMZNOtoQ


Comentários