As galerias são conhecidas por apresentarem os trabalhos que planejam levar para as feiras de arte, mas raramente são tão descaradas quanto a Kohn Gallery de Los Angeles. Um dia antes da chegada dos primeiros VIPs à Frieze London, a galeria anunciou que já havia vendido três obras em seu estande da pintora Caroline Kent, de Chicago, por preços entre US $ 10.500 e US $ 50.000. Melhor ainda, um é destinado ao Institute of Contemporary Art, Miami . Quando se trata das composições ousadas e planas de Kent de formas coloridas em blocos em fundos pretos, esse nível de demanda de colecionadores e instituições é consistente com as tendências recentes. Na Frieze New York em maio, Casey Kaplan esgotou seu estande solo de pinturas e trabalhos em papel de Kent, e na edição online da Art Basel em Miami Beach em dezembro passado, a Kohn Gallery vendeu uma das pinturas em grande escala de Kent para uma importante instituição dos EUA por $ 28.000.
A demanda generalizada pelas composições singulares de Kent é evidente no Artsy também. Seu trabalho foi oferecido pela primeira vez na plataforma em 2019, e a demanda aumentou no ano seguinte, com o número de colecionadores perguntando sobre seu trabalho aumentando mais de seis vezes. Apesar desse aumento, este ano já é o seu maior no Artsy, com esse número mais do que dobrando em relação a 2020. Mesmo em meio a todo esse interesse, seu trabalho ainda não apareceu no mercado secundário. Mas dada a velocidade com que as pinturas de Kent são vendidas nas feiras (antes mesmo de abrirem), provavelmente não demorará muito para que alguém teste o interesse do mercado secundário em seu trabalho.
Outro destaque Frieze Week, cujo trabalho tem aparecido em leilão é artista têxtil Sul Africano Kimathi Mafafo. A galeria EBONY / CURATED, sediada na Cidade do Cabo, vendeu seu bordado Klimt -esque Infinity (2021), que mistura costura à máquina e trabalho manual, por £ 13.000 ($ 18.000) em 1-54 para uma fundação europeia não identificada. Esse preço representa um salto significativo em relação à primeira aparição de Mafafo no mercado secundário no mês passado, quando seu quadro Voiceless II de 2019 foi vendido por US $ 6.000, diretamente dentro das estimativas de pré-venda. O preço também sugere um apetite crescente do colecionador por arte têxtil, o que está de acordo com a tendência geral de alta do mercado de mídias antes consideradas artesanais.
O sucesso da Frieze Week de Mafafo vai além de 1-54; ela também fará sua primeira exposição solo em Londres, com a Kristin Hjellegjerde Gallery , até o início de novembro. No Artsy, a demanda por seu trabalho aumentou dramaticamente em 2020 e não mostra sinais de desaceleração. Nos primeiros três trimestres de 2021, o número de colecionadores perguntando sobre seu trabalho na plataforma quase dobrou em relação ao mesmo período em 2020. Com uma curva de estrela em 1-54 e sua estreia solo no Reino Unido, o ímpeto por trás do cativante de Mafafo os têxteis parecem destinados a aumentar. |
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