Pular para o conteúdo principal

A semana na piauí #85

 
 

questões da desigualdade brasileira

“Sou uma pessoa que não existe”

Tema da redação do Enem, os brasileiros sem documentos protagonizam dramas e, por vezes, tragédias por não terem certidão de nascimento. Trecho do livro Invisíveis, da editora da piauí, serviu como texto motivador da prova. Confira aqui uma dessas histórias.

FERNANDA DA ESCÓSSIA

 
 

questões estratégicas

Continência para Biden

O alinhamento militar do Brasil com os Estados Unidos na área de Defesa foi elevado a outro patamar no governo Bolsonaro – e é cada vez mais automático. Quatro pontos ajudam a entender o que está por trás disso. Leia aqui.

ANA PENIDO E LÍVIA PERES MILANI

 
 

questões comerciais

Pânico nas livrarias

Não foi só a pandemia que gerou traumas no mercado de livros no Brasil. O esgotamento do modelo das megalivrarias, a expansão da Amazon e a perspectiva de taxação dos livros pelo governo são outros dramas à vista. Confira na reportagem.

GUSTAVO ZEITEL

 

anais da mpb

Que falta nos faz um país

Na piauí_182, os bastidores da gravação, dia a dia, de um álbum de doze músicas inéditas de Aldir Blanc.

LEONARDO LICHOTE

 
 

=igualdades

Pandemia sem transparência

Nos dez anos de Lei de Acesso à Informação (LAI), a agência Fiquem Sabendo faz um balanço de como a legislação tem funcionado no país. Confira no =igualdades.

TAÍS SEIBT, LUIZ FERNANDO TOLEDO E RENATA BUONO

 
 
 

podcasts

Foro de Teresina #178

Foro fala do adiamento das prévias do PSDB, o debate do cancelamento do carnaval para evitar uma alta de Covid-19 e a execução de oito pessoas após uma operação policial no estado do Rio.

 

O Sequestro da Amarelinha #1

O mesmo Maracanã do “maracanaço” de 1950 se tornaria, anos depois, “vítima” de outra vergonha nacional: um esquema de corrupção que desviou milhões de reais – alguns lavados em diamantes. Ouça no primeiro episódio do podcast.

 
 

colunistas

Boas e más notícias

O retorno parcial da Cinemateca após o incêndio e a queda progressiva na média móvel de mortes por Covid animam, mas a frequência do público nos cinemas continua baixa. “Há desconforto e insegurança para voltar.” Leia na coluna.

EDUARDO ESCOREL

 

cartuns

Cartum de Roberto Negreiros

 
 
 
 

Encontre-nos nas redes sociais

FacebookTwitterInstagram

Comentários