Pular para o conteúdo principal

Concerto na Cripta da Sé, Ópera no Municipal e agenda cultural | A Vida no Centro #237


Vamos começar a news desta semana com um agradecimento: o Festival Dia Mundial da Criatividade São Paulo 2022 foi um sucesso, e isso se deve à comunidade A Vida no Centro, começando por você, que nos acompanha por aqui toda semana!

O evento agitou o Centro durante três dias, com mais de 60 atividades gratuitas para diferentes gostos e públicos.

Deu um trabalhão danado, mas a alegria era tanta que a gente nem sentiu. 

Foi um grande aprendizado e uma felicidade imensa organizar, em São Paulo, o maior festival colaborativo de criatividade do mundo.

Tivemos discussões sobre o ecossistema de inovação e criatividade, futuro das profissões para estudantes de escola pública, tecnologias para acessibilidade, mobilidade urbana, feira de brechós, roda de samba, filmes no Cine Satyros Bijou, tours e diversas oficinas criativas.

E também várias conversas e atividades sobre economia criativa, sustentabilidade e experiências no espaço público para despertar uma nova relação com a cidade.

Você pode sentir um pouco da vibe maravilhosa do evento nesta matéria.

 

Gostaríamos de agradecer aos voluntários que nos ajudaram na organização, aos espaços que sediaram as atividades e principalmente a quem pôde ir ou acompanhou pelas redes sociais.

Agradecemos também às pessoas que compartilharam seu conhecimento oferecendo atividades no festival e aos patrocinadores, que foram fundamentais para que tudo acontecesse e o evento fosse um sucesso.

Obrigado, Magik JC (Bem Viver), Ecoe Coworking e Kyvo Design-Driven Innovation!  A sensibilidade de vocês para apoiar um projeto que tem o propósito de inspirar as pessoas no momento de retomada pós-Covid é admirável.  

E aos apoiadores: Fast Company Brasil, Sesc São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, Agência Fato Relevante, SP Escola de Teatro, Cine Satyros Bijou, Espaço Parlapatões e Learning Village.  

Veja as dicas de leitura e bom fim de semana!

Concerto na Cripta da Catedral da Sé

Conhece a Cripta ou quer rever esse espaço maravilhoso? Está aqui uma ótima oportunidade. As cantoras líricas Marly Montoni e Juliana Taino apresentam duetos e árias de grandes óperas de Verdi, Puccini, Mozart e outros. Entrada gratuita com retirada de ingressos uma hora antes. Veja os detalhes aqui.

Ópera baseada em texto de Mário de Andrade no Theatro Municipal

Em “Café”, música lírica e sinfônica se encontram com o samba de cururuquara, a caiumba, o catira e o jongo.

A poesia sonora e visual no espetáculo “Morte e Vida Severina”, por Marcio Aquiles

Texto mais popular de João Cabral de Melo Neto, "Morte e Vida Severina" retorna ao Teatro Tuca, local em que estreou, em 1965. E quais as semelhanças do Brasil daquela época com o atual? É sobre isso que escreve o crítico teatral Marcio Aquiles em seu novo texto na coluna no A Vida no Centro. 

Curso de cuidador de idosos

Como será o nome daquela senhora que vive nas bordas da Praça Roosevelt e qual a sua história? O ator e dramaturgo Ivam Cabral traz um olhar sensível sobre deslembranças, encontros e silêncios nas ruas do Centro de São Paulo.

E neste sábado o Ivam vai lançar seu novo livro de crônicas, “Entre o nada e o infinito”, na SP Escola de Teatro, na Praça Roosevelt, 210, a partir das 17h30.  Entrada gratuita.

Raízes do samba em roda de conversa no Bixiga

Mestres da cultura popular e sambistas históricos de São Paulo se apresentam no Teatro do Incêndio. Gratuito. Veja os detalhes aqui.

Uma conversa sobre privacidade de dados e a cidade

Nesta entrevista, a artista visual, curadora e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP Giselle Beiguelman fala sobre a importância e os cuidados com as imagens geradas no cotidiano.

Dicas para você curtir o Centro a pé ou de bike

Há várias maneiras de conhecer o Centro, e nos city tours em grupo a segurança é maior e a diversão é garantida. E o melhor, de graça.

Por que a região da República era chamada de “Centro Novo” no início do século passado?

Foi só no fim do século 19 que a cidade ultrapassou a barreira do Vale do Anhangabaú e se expandiu para o chamado Centro Novo de São Paulo. Entenda melhor essa história e veja fotos antigas.

AGENDA CULTURAL

Veja as dicas de shows, performance de dança nas ruas do Centro, chorinho no Sesc e muito mais em nossa agenda. Dá uma olhadinha aqui:

Gostou da nossa news?

Espalhe! Indique a news para os amigos. É só mandar esse link para eles assinarem gratuitamente.

Já conhece nosso canal no YouTube? Tem muito conteúdo legal lá, de entrevistas ao conteúdo do Festival A Vida no Centro 2020 e webséries. Aproveite para se inscrever. Acesse por aqui.

E já segue nosso canal no Spotify? Tem sempre um bom papo nos episódios da série Hackeando a Cidade. Aqui.

Também tem muitas sugestões no nosso Instagram. Se você ainda não conhece, aproveita aqui o link pra seguir.

Quer dar alguma sugestão ou comentar algo sobre a news ou nosso trabalho? Escreva pra gente: contato@avidanocentro.com.br.

Enviado por A Vida no Centro

Centro de São Paulo. Email: contato@avidanocentro.com.br

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Comentários