PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO
(Centro Cultural da Juventude)
Horário de Atendimento:
terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Todas as atividades do CCJ são gratuitas. Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Telefone: (11) 39842466.
CURSOS E OFICINAS
ARDUINO: CRIAÇÕES EM ARTE E TECNOLOGIA
Oficina de criação e manipulação da placa Arduino, uma plataforma em código aberto que pode ser usada para desenvolver objetos interativos e controlar uma variedade de sensores, luzes e motores. A Arduino pode funcionar de modo independente ou conectada a softwares como Flash, Processing e MaxMSP. Com: Karina Motenegro, artista multimídia, diretora de arte e criadora da instalação interativa Digital Interruption, exposta no MIS.
De 10 a 14 de dezembro, das 16h às 19h. Ateliê.
+14 anos. 8 vagas. Inscrições de 24/11 a 08/12, terça a sábado das 10h às 20h, domingo das 10h às 18h, na recepção do CCJ. Será necessário preencher ficha de inscrição. Haverá seleção.
DANÇA
JAM DE DANÇA DE RUA
Grupo: The King Crew; B’boys: Bob, Pivete, Atila, Zé, Giovani e Grilo. O grupo The King Crew convida todos os dançarinos e as dançarinas de break para participar da Jam de Dança de Rua. A Jam ocupará o espaço reservado ao projeto “Alameda: Arte de Rua”, com o objetivo de aproximar as linguagens do Hip Hop. Os encontros contarão com a participação de DJ’s convidados.
Dias 01/11 e 29/11, sextas, 18h. Alameda.
Livre. Não é necessário retirar ingresso.
AVEXUS
Grupo: Coletivo Cultural Sankofa. Com: Adriana Batista, Anderson Maciel, Brunno Dimitri e Sissa de Oliveira. “Avexus” é um espetáculo de dança contemporânea que investiga a pluralidade de significados de Exú, presente no imaginário dos brasileiros. Exú é o orixá de todas as versões, tem suas subversões, inversões, aversões, diversões, perversões e contradições. Esse movimento o aproxima da ambiguidade humana e, erroneamente, do diabo cristão, a partir de uma leitura maniqueísta. Avesso à ordem... Inverte e subverte. Nomeá-lo? Improvável, é múltiplo... Exus. Avexus... O espetáculo foi contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ.
Dias 09/11 e 23/11, sábados, 16h. Mirante.
40 minutos. Livre.
OFICINA: DANÇA AFRO BRASILEIRA
O Coletivo Cultural Sankofa realizará aulas abertas de dança afro brasileira, logo após as apresentações do espetáculo Avexus. Durante as aulas, os participantes farão aquecimento e preparação do corpo, experimentarão movimentos inspirados no arquétipo dos orixás e serão convidados para um bate-papo sobre o mito de Exú como uma analogia para a vida humana. As oficinas fazem parte do projeto “Avexus”, contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ.
Dias 09/11 e 23/11, sábados, das 17h às 19h. Mirante.
+15 anos. Inscrições até 22/11, pelo e-mail incricoes@ccj.art.br ou na recepção do CCJ.
CCJ CHAMPIONSHIP: BATALHA DE ANIVERSÁRIO THE KING CREW
O grupo The King Crew comemora seu 3º aniversário com uma batalha de break. As etapas acontecerão em 2 dias e as inscrições de b’boys e b’girls podem ser feitas até o dia 11/11 em: ccjchampionship@outlook.com. Jurados: B’boy Renan (Intrusos), B’boy Jonas (Davila Rockens e CR Breakers), B’boy William (Footwork Squad), Miwa e B’girl Maria Temporão (Portugal).
Dias 16/11 e 17/11, sábado e domingo, 14h. Teatro de Arena.
Livre. Não é necessário retirar ingresso.
MÚSICA
DIA DO METAL
KRISIUN + SHOW DE ABERTURA: NERVOCHAOS E MARRERO
Destaque do último Rock in Rio, referência mundial do death metal, a banda Krisiun faz seu último show do ano no CCJ, com a “The GreatExecution Tour”. O Krisiun é um dos fundadores do brutal death metal e é uma das bandas brasileiras com maior reconhecimento internacional. Seu álbum “The GreatExecution” está nas principais listas dos melhores álbuns de 2011! No mesmo palco, se apresentam NervoChaos, banda referência no metal nacional, e Marrero, trio de rock pesado, também formado na capital paulista.
Dia 24/11, domingo, 16h. Anfiteatro.
Livre. 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 15h, na recepção do CCJ.
E A TERRA NUNCA ME PARECEU TÃO DISTANTE
A banda vencedora da última edição do Festival 20 minutos, volta ao CCJ para apresentar seu show completo! O quarteto instrumental tem como base o post-rock, mas também mistura elementos de punk e música independente dos anos 90. As composições passeiam entre guitarras carregadas de delay com arranjos grandiosos acompanhados por linhas de bateria extremamente intensas e baixo minimalista. Com: Lucas Theodoro (guitarra), Luden Viana (guitarra), Marcelo Terreiro (baixo), Rafael Jonke Buriti (bateria).
Dia 29/11, sexta, 20h. Anfiteatro.
Livre. 80 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h, na recepção do CCJ.
DIA DO SAMBA
FABIANA COZZA + VELHA GUARDA MUSICAL DA CAMISA VERDE E BRANCO
Antecipando as comemorações do dia nacional do samba, festejado em 02 de dezembro, o CCJ reunirá duas gerações do samba paulistano: a cantora Fabiana Cozza, reconhecida como uma das principais intérpretes da nova cena nacional, e a Velha Guarda Musical da Camisa Verde e Branco. A cantora inicia a festa com uma apresentação dos vários sucessos de sua carreira e, depois, se junta numa roda de samba com os integrantes da Velha Guarda. O encontro comemora também o centenário da agremiação, resgatando os sambas enredos que marcaram a vitoriosa trajetória da Escola.
Dia 30/11, sábado, 19h30. Anfiteatro.
Livre. 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 16h30, na recepção do CCJ.
FEIRA CULTURAL DO VINIL
Apaixonados e criados pela cultura do vinil, o casal Marina Mello e Alan Fernandes lançaram a loja virtual Viva Vinil, em 2012. O projeto parte de um novo conceito, que contempla o contexto e a importância histórica destas charmosas bolachinhas, e assume como tarefa o resgate do vinil como algo significativamente representativo da diversidade musical no Brasil e no mundo. Desde a sua fundação, a loja vem realizando feiras de disco em diversos locais da capital paulistana e em outras cidades, como o Rio de Janeiro. Este ano, a Viva Vinil organizou diversos encontros no Boteco Pratododia e vem ao CCJ pela primeira vez, com stands de vinis para venda e troca, além de DJs convidados!
Dia 30/11, sábado, das 14h às 19h. Área de Convivência.
Livre. Não é necessário retirar ingresso.
DIY FEST
O DIY Fest é realizado pelo coletivo Sujo de Barro e promove o encontro de músicos, fotógrafos, veganos, punks e skatistas que, inspirados pelo lema punk do Faça Você Mesmo (Do It Yourself), realizam seus próprios eventos para se encontrar, conversar, expor suas produções, ouvir e tocar com as bandas que gostam, pela vontade de tocar, criar e se organizar. O encontro no CCJ contará com vários shows, com exposição de fotografia e ilustração e silk de camisetas (traga a sua!).
BANDAS: Good Intentions, Horace Green, Days of Sunday e Chuva Negra.
EXPOSIÇÕES: “Hardcore Jumpx”, de Wander Willian (fotografia); e “Atomic Biel”, de Italo Gabriel (ilustração).
DISCOTECAGEM: Sandrox Duarte.
SILK DE CAMISETAS
Dia 01/12, domingo, 17h. Anfiteatro.
Livre. 80 lugares. Retirar ingressos para os shows no dia do evento, a partir das 16h, na recepção do CCJ.
ENCONTROS E REFLEXÕES
CAFÉ CULTURAL 20 DE NOVEMBRO
A Biblioteca Jayme Cortez, em parceria com a Casa das Áfricas, traz um Café Cultural especial para tratar diferentes olhares da cultura negra com duas mesas de discussão e exibição de filme e debate.
DEBATE: Arte, religiosidade e sociedade em África
Com: Mahfouz Ag Adnane, nascido no Mali, é historiador pela Universidade do Cairo e mestrando em História na PUC/SP. Pesquisa "A música e a resistência cultural Tamacheque" dentro da área de História da África Contemporânea.
Dia 20/11, quarta, 14h. Espaço Sarau.
EXIBIÇÃO + DEBATE: “O Grande Bazar”
Dir.: Licinio Azevedo. Moçambique, 2006, 56 minutos.
Sinopse: Paíto é um garoto de 12 anos que, após ter sido roubado por um bando de rapazes, decide não voltar para casa enquanto não recuperar o que perdeu. Paíto passa a viver num mercado da capital moçambicana onde conhece Xano, um pequeno ladrão da sua cidade com o qual forja amizade e partilha aventuras. Vendedores, clientes, ladrões e a vida insólita do bazar constituem o pano de fundo. Pelos olhos do jovem Paíto percebemos bem de perto o que significa (sobre)viver numa cidade no sul da África. O filme faz pensar sobre a luta cotidiana e oferece uma lição de otimismo.
Dia 20/11, quarta, 16h. Espaço Sarau.
DEBATE: A Narrativa Africana como espaço revelador da Afro-Pedagogia
Com: Antonio Maia, graduado em Teologia pelo Centro Universitário Assunção em São Paulo. Apresentou a monografia “A morte e o culto aos Antepassados em religiões Afro-Brasileiras de Matriz Bantu”. É Mestre em Teologia Sistemática pela PUC-SP com pesquisa sobre saúde e doença na cultura Nyungwe. Atualmente está no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na Universidade de São Paulo-USP desenvolvendo pesquisas sobre etnomedicina. Também, tem assessorado palestras sobre literatura africana de expressão oral.
Dia 20/11, quarta, 18h. Espaço Sarau.
CCJ VISITA CASA DE CULTURA TAINÃ – CAMPINAS
A Casa de Cultura Tainã é uma entidade cultural e social sem fins lucrativos, fundada em Campinas, em 1989, por moradores da Vila Castelo Branco, “o outro lado da cidade”. Sua missão é possibilitar o acesso à informação, fortalecendo a prática da cidadania e a formação da identidade cultural, visando contribuir para a formação de indivíduos conscientes e atuantes na comunidade.
Dia 24/11, domingo, 10h.
Encontro no Hall de Entrada. Inscrições na recepção do CCJ, a partir de 20/10 às 14h e pela internet ccj.art.br. 43 vagas. Máximo de 02 inscrições por pessoa. Menores somente acompanhados dos pais.
OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AFRICANAS
Kiusam Oliveira vem contar histórias e mitos africanos para os jovens interessados em aprender e recontar os contos. Partindo da tradição da história oral, os participantes gravarão um CD que será distribuído gratuitamente no CCJ.
Dia 26/11, terça, das 10h às 14h. Estúdio.
Inscrições na recepção do CCJ.
TERÇA AFRO: ENCONTRO DE COLETIVOS NEGROS
O Projeto Terça Afro, ao longo de sua breve história, vem criando um espaço de estímulo ao diálogo como forma de produção e compartilhamento de conhecimento sobre as múltiplas facetas da identidade negra no Brasil. Em novembro, teremos o grande prazer de compartilharmos deste diálogo com três importantes coletivos que vem atuando em São Paulo e abordando partes desta faceta: Sambaqui, Manifesto Crespo e Ballet Afro Koteban.
Dia 30/11, sábado, 16h. Mirante.
EXPOSIÇÃO
QUEM DORME NA RUA PASSA O DIA DE PIJAMA
Com: Thiago Lima. A exposição mostrará, por meio de fotografias, moradores de rua de diversos pontos da cidade de São Paulo: as pessoas e as histórias encontradas por trás das imagens. A série de fotografias chama a atenção do público para as subjetividades destas pessoas, rompendo com a tradicional invisibilidade a que estão submetidas no cotidiano da cidade. Projeto contemplado pelo Programa VAI. Mais informações: quemdormenaruapassaodiadepijama.wordpress.com.
Visitação: de 02 a 16/11, terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Hall de Entrada.
Livre. Não é necessário retirar ingresso.
TEATRO
TEATRO: MÃES, PUTAS E VIRGENS
Grupo: Una. Elenco e textos: Carla Lopes, Laís Cintra e Rafaela Nascimento. O espectador é convidado a entrar na história destas 9 mulheres e testemunhar os momentos mais decisivos de suas vidas e os fatos que fizeram com que suas trajetórias mudassem completamente. Formado em 2009, o grupo Una tem como proposta um teatro contemporâneo, crítico, propositivo e provocador. Projeto contemplado pelo Programa VAI.
Dias 09/11 e 10/11, sábado às 20h e domingo às 18h. Anfiteatro.
60 minutos. +14 anos. 150 lugares. Retirar ingresso 1 hora antes do espetáculo, na recepção do CCJ.
O CIDADÃO PERFEITO
Criação e Encenação: Cia. Humbalada e Filipe Brancalião; Elenco: Bruno César Lopes, Vanessa Rosa e Tatiana Monte. Uma grande comédia que retrata a influência da mídia nas eleições presidenciais no Brasil. O reality show “O Cidadão Perfeito” pretende realizar a maior novidade dos últimos tempos: escolher o presidente do país por meio de um Big Brother. Por meio de situações cômicas como visitas ao Congresso, bastidores de programas de TV, cultos e cerimônias religiosas, o espetáculo se desenrola num tom engraçado e afiado, trazendo ao público um pensamento crítico e questionador.
A Cia. Humbalada de Teatro é um grupo de Teatro formado por inquietos artistas que vem traçando seu caminho desde o ano de 2004. Tendo sempre a comédia como forma de expressão, a Cia. criou diversos espetáculos que buscam no humor uma maneira de repensar a sociedade.
Dia 22/11, sexta, 20h. Anfiteatro.
75 minutos. +12 anos. 150 lugares. Retirar ingresso 1 hora antes do espetáculo, na recepção do CCJ.
ESPECIAL: FÓRUM HIP HOP
Criado em 2005, o Fórum é um canal de diálogo entre os jovens do Movimento Hip Hop e as representações da administração pública municipal com objetivo de discutir políticas públicas e criar critérios públicos que direcionem a relação entre o poder público e os jovens, garantindo que não haja privilégios de uns em detrimento de outros setores. Mais informações: forumhiphopeopoderpublico.blogspot.com.br
EXIBIÇÃO: NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR
Direção: João Moreira Salles e Kátia Lund. Brasil, 1999, 56 minutos.
O documentário retrata o cotidiano dos traficantes e moradores da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. Resultado de dois anos (1997 - 1998) de entrevistas com pessoas ligadas diretamente ao tráfico de entorpecentes, policiais e moradores que acompanham esta rotina de perto, o filme traça um paralelo entre as diversas falas, delineando um conflito de uma guerra que não é uma "guerra civil", mas uma "guerra particular".
Dia 15/11, sexta, 13h. Anfiteatro.
+ 16 anos. Não é necessário retirar ingresso.
SEMINÁRIO CONTRA O GENOCÍDIO DA JUVENTUDE PRETA, POBRE E PERIFÉRICA
Neste encontro serão debatidas ações possíveis de denúncia e combate ao genocídio da juventude negra numa linguagem não acadêmica, problematizando a questão. Com: Marcelo Gregório (Historiador / CCJ), Miguel (Fórum de Hip Hop), Regina Lucia dos Santos (MNU), Vagner Sampaio (Sarau da Brasa) e Valéria Silva (UNEAFRO).
Dia 15/11, sexta, 14h30. Espaço Sarau.
Livre. Não é necessário retirar ingresso.
OFICINA DE ZINE
Com: Priscila Costa.
Dia 15/11, sexta, 16h30. Ateliê.
Livre. 20 vagas. Inscrições no local.
OFICINA DE PRODUÇÃO DE MÚSICA RAP
Com: Hugo Comunarts (produtor), DJ Peck Lay e MC Wellington Comunist. A oficina abordará desde a criação das letras até produção final da música rap.
Dia 15/11, sexta, 16h30. Espaço Sarau.
Livre. 20 vagas. Inscrições no local.
SHOWS
Com: Afavel, CDR's MC's, Extremo Leste Cartel (Rud Rasta), Fantasmas Vermelhos, Lucas Matheus, Lul-Izzy, Rapper Pirata e Negreestyle.
Dia 15/11, sexta, 17h30. Anfiteatro.
Livre. 80 lugares. Não é necessário retirar ingresso.
ESPECIAL: DE FELA KUTI A ORCHESTRE POLY RYTHMO
Produção: Whellder Guelewar. O projeto tem por objetivo difundir a música africana de meados dos anos 1960-1970 (afrofunk e afrobeat). Serão apresentações musicais e rodas de conversa com especialistas em música africana tradicional e também no surgimento de ritmos africanos modernos e o processo de afirmação da identidade destes povos num contexto pós-independência. Projeto contemplado no Edital de Ocupação do CCJ.
DICOTECAGEM
Discotecagem de afrobeat, afrofunk e highlife com Whellder Guelewar.
Dia 08/11, sexta, das 16h às 17h. Área de Convivência.
BATE-PAPO
Bate papo com Nego Zara e Rafael Galante sobre a importância da musicalidade para as culturas de matrizes africanas.
Dia 08/11, sexta, das 17h às 18h. Espaço Sarau.
BATE-PAPO
Bate papo com o Dj Samuel Ahmaral e o produtor musical Fred, que discutirão a respeito do processo de formação do afrobeat e afrofunk ao longo dos anos 70. Apresentando algumas bandas e músicos importantes a este processo.
Dia 23/11, sábado, das 16h às 18h. Espaço Sarau.
SHOW BA KIMBUTA E KMT
Trazendo ao RAP influências rítmicas como reggae, jazz e afrobeat; com um suporte da Banda Makomba. Ba Kimbuta vem dando uma nova energia ao RAP de São Paulo, abordando com muita musicalidade e de maneira poética aspectos ligados aos conflitos raciais e demais problemáticas encontradas em nossa vida contemporânea. A abertura do show ficará por conta da dupla KMT, que vem buscando seu espaço através de letras com fortes pesquisas históricas ligadas ao universo da diáspora africana.
Dia 23/11, sábado, das 18h às 20h. Anfiteatro.
LINKS DE ACESSO DO
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE
FLICKR - FOTOGRAFIAShttp://www.flickr.com/photos/comunicacaoccj
CENTRO CULTURAL
Resultados da pesquisa
[ Centro Cultural da Juventude ]
ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/
FACEBOOK
Centro Cultural da Juventude - São Paulo, Brazil - Arts ... - Facebook
https://www.facebook.com/ccjuventude
TWITTER
CCJ (ccjuventude) on Twitter
https://twitter.com/ccjuventude
COMO CHEGAR
CCJ - Centro Cultural da Juventude
Como chegar
Seja o primeiro a avaliar
Endereço: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Limão, São Paulo - SP, 02720-200
Telefone:(11) 3984-2466
Horário:
quarta-feira 10:00–20:00 - Ver tudo
FLICKR - FOTOGRAFIAShttp://www.flickr.com/photos/comunicacaoccj
CENTRO CULTURAL
Resultados da pesquisa
[ Centro Cultural da Juventude ]
ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/
Centro Cultural da Juventude - São Paulo, Brazil - Arts ... - Facebook
https://www.facebook.com/ccjuventude
CCJ (ccjuventude) on Twitter
https://twitter.com/ccjuventude
COMO CHEGAR
CCJ - Centro Cultural da Juventude
Como chegar
Seja o primeiro a avaliar
Endereço: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Limão, São Paulo - SP, 02720-200
Telefone:(11) 3984-2466
Horário:
quarta-feira 10:00–20:00 - Ver tudo
Comentários
Postar um comentário