LANÇAMENTO - TIKI - O MENINO GUERREIRO - BERARDI E IVO MILAZZO - COM TRADUÇÃO DE MARCELLO FONTANA E EDITADA POR LUCAS PIMENTA
No começo dos anos 70 a Rodovia Transamazônica prometia um futuro brilhante para o país.
E naqueles tempos, onde muitos ainda acreditavam que aquilo seria uma “revolução”, um governo totalitário impôs a ideia de progresso e modernidade.
Um período onde poucos tinham coragem de contestar.
Quatro décadas depois de sua inauguração em 1972, finalmente começam a serem discutidas de maneira séria as consequências que uma obra até hoje inacabada causou aos povos indígenas da região.
Em 1976, quando muitos ainda tinham medo de falar, dois italianos, às margens do mar da Ligúria, atentos ao que acontecia do outro lado do mundo, criaram um pequeno indiozinho.
Um jovem índio Carajá chamado Tiki.
Esse valente guerreiro viu toda sua aldeia ser dizimada pelos “pássaros brilhantes” – os aviões que jogavam, indiscriminadamente, suas bombas sobre a floresta.
Tiki – O Menino Guerreiro é a história de vingança de um jovem índio sem povo, uma parábola fantástica da obstinação de um guerreiro munido apenas de sua coragem contra a devastadora tecnologia militar. Uma história sobre a vida e a morte num tempo em que culturas milenares eram – e infelizmente ainda são – sistematicamente dizimadas em nome do progresso.
A bela e contundente obra de Giancarlo Berardi (roteiro) e Ivo Milazzo (arte) foi publicada originalmente em 1976 no Il Giornalino e ganhou a Europa.
Com uma visão surpreendentemente precisa de uma situação que horrorizou o mundo e que até hoje permanece impune, os dois italianos criaram um dos brasileiros mais legítimos e originais dos quadrinhos mundiais.
Inexplicavelmente, Tiki nunca havia sido publicado no Brasil.
Quase quarenta anos depois de sua publicação original, Tiki – O Menino Guerreiro finalmente ganha uma edição brasileira.
Dividida em capítulos, a epopeia do nosso herói apresenta as seguintes histórias: Tiki, o Menino Guerreiro; O Dia dos Pássaros Brilhantes; Petima, a Flor da Floresta; Macacos Brancos; A Perseguição; e Um Pequeno Grande Amigo.
Tiki – O Menino Guerreiro (106 páginas, P&B, formato 22 x 32 cm, preço sugerido de R$ 36,00) é um lançamento da Editora Quadro a Quadro.
Com a publicação da obra, o pequeno índio Carajá, finalmente, está em casa!
OBS.
A tradução do álbum Tiki - O Menino Guerreiro foi feita por Marcello Fontana e editada por Lucas Pimenta
OBS.
A tradução do álbum Tiki - O Menino Guerreiro foi feita por Marcello Fontana e editada por Lucas Pimenta
Giancarlo Berardi
Nascido em: Gênova
Data de nascimento: 15.11 1949
ficha elaborada por Fabrizio Gallerani
traduzida por Julio Schneider
Biografia
As primeiras experiências artísticas de Berardi acontecem no período universitário. No início, seus interesses parecem se distanciar do mundo dos quadrinhos, visto que naqueles anos debuta como autor e ator em teatro estudantil e se cimenta no campo da músicacantando e tocando guitarra numa típica formação dos anos 60, Gli Scorpioni (Os Escorpiões).
1970| Sua estréia nas HQ, todavia, não tarda a chegar. No início dos anos 70, enquanto ainda freqüenta a universidade, escreve sua primeira história com o desenhista Ivo Milazzo (que havia sido seu colega de classe no segundo grau e com o qual firmará uma união artística durante vários anos), Il Cieco, poucas páginas publicadas na revistaHorror do editor Sansoni. Também é desse período a publicação das tiras de Il Palafita nas páginas de Sorry, antológica revista de personagens vários daqueles anos, que nasceu na esteira do sucesso da histórica Linus de Giovanni Gandini.
1970| Em seguida, colabora de forma anônima - como era costume na época - com outras séries de quadrinhos, tanto de gênero aventuroso quanto humorístico. Em particular, por contatos com o estúdioBIERRECI (composto pelos conterrâneos Luciano Bottaro,Giorgio Rebuffi e Carlo Chendi) escreve roteiros para Tarzan eGatto Silvestro da Cenisio e para Topolino da Mondadori.
Giancarlo Berardi (desenho de Ivo Milazzo)
1971| As irmãs Giussani,Luciana e Angela (esta última, esposa do editor de Horror Gino Sansoni), criadoras de Diabolik, sempre contaram com um grande time de colaboradores para as idéias das histórias de sua criatura. Entre os tantos jovens que deram os primeiros passos com a série do rei do crime, Berardi também escreveu alguns argumentos. Sobre esta experiência, ele recorda: "Eu pensava em humanizar o personagem com um sopro de ar inovador; alguns dos meus argumentos, ao menos em parte, foram aceitos pelas Giussani, mas outros não. Para mim foi uma lição de modéstia: eu me dei conta que minhas idéias também eram fruto de presunção, porque Diabolik já tinha uma vida própria, e claro que não seria eu a mudá-la".
1971| Depois dessas primeiras abordagens, transcorre um longo período nos Estados Unidos, onde tem a ocasião de mostrar algumas de suas histórias de horror a John Romita (sênior). Seus trabalhos são tão apreciados que lhe é proposto de colaborar com a Marvel, com a condição de se mudar para a América. Berardi, vinte e dois anos recém completados, recusa e volta à pátria, não sem antes ter escrito uma série de artigos sobre quadrinhos para algumas revistas especializadas.
1973| Ao voltar à Itália, diploma-se em Língua Estrangeira(apresentando uma tese sobre a "Sociologia do romance policial") no Magistero di Genova, e decide se dedicar completamente aos quadrinhos.
1974| Junto com Milazzo, cria Ken Parker para a Bonelli (aindaEditoriale Cepim), escrevendo o primeiro episódio, que, originalmente, nasce para sair dentro da antológica Collana Rodeo. O personagem é claramente inspirado no Jeremiah Johnson de Robert Redford em "Mais forte que a vingança" ("Jeremiah Johnson", 1972) de Sidney Pollack, tanto que a idéia inicial era chamá-lo, com notável semelhança lingüística, de Jedediah Baker, nome que depois foi julgado muito complicado. Apesar desse primeiro número não mostrar suficientemente as características peculiares do estilo de Berardi, o personagem agrada tanto ao editor que ele decide lhe dedicar uma série própria. A série debutará nas bancas somente três anos depois, em junho de 1977.
1975-76| Os projetos de Berardi para a Collana Rodeo não compreendem apenas os episódios de Ken. No mesmo período, escreve duas outras histórias de ambientação western: Wyatt Doyle, desenhada por Gianni Forgiarini, e Terra maledetta, desenhada por Antonio Canale. Serão publicados quase ao mesmo tempo da estréia de Ken (respectivamente nos números 131 de abril de 1978 e121 de junho de 1977 da Collana Rodeo).
1976| Ainda em dupla com Milazzo, publica Tiki, uma minissérie em seis episódios, no Giornalino das Edizione Paoline. O personagem lhe é inspirado pela atualidade do genocídio dos índios da Amazônia, enquanto está escrevendo um episódio de Ken sobre destino semelhante dos índios da América. A respeito desta série, Berardi declara: "...talvez com Tiki se possa dizer aquelas coisas que não conseguimos dizer com Ken; eu diria que as duas séries são complementares". Talvez sejam as próprias características adultas do gibi que incomodam os redatores da edição semanal, que pedem um redimensionamento. Berardi e Milazzo recusam e preferem encerrar a série, fazendo às pressas os dois últimos episódios.
1977| Sai o primeiro número de Ken Parker. Apesar do formato ser o mesmo de todos os outros títulos bonellianos, o acabamento editorial, idealizado pelos próprios autores, mostra-se ousado para a época. Edições autoconclusivas, logotipo em posição fixa e elegantes capas duplas (a imagem da primeira capa continua na quarta capa) em estilo quase impressionista. Mas diferente, sobretudo, é a abordagem dos autores à temática western e à narrativa. Sobre isto, Berardi declarava, na época: "Ninguém havia tentado interpretar o faroeste com a mentalidade de hoje. Procuramos adotar uma escolha bem precisa, ou seja, a tentativa de deixar a linguagem a mais clara possível e de fazer textos com conteúdo. Na minha visão, o fato de se fazer um discurso ‘importante' não obriga à escolha de uma ‘sede importante' como poderia ser Alterlinus [na época, a mais famosa das assim chamadas ‘revistas de autor', que publicava quadrinhos aventurosos. nda], ou revistas do tipo. A escolha que direciona Ken Parker é o fato de tornar o discurso compreensível à maior parte do público - pode chamar de idéia populista - mas ao mesmo tempo de contrabandear o mesmo conteúdo que possa existir naquela tipo de revista que citamos. Não é necessário fazer uma história incompreensível para dizer coisas importantes. Este é o ponto". Berardi e Milazzo se ocupam de tudo em relação ao personagem, limitando a intervenção de outros colaboradores. Nesta primeira série (59 edições) Berardi é auxiliado, nos roteiros, porAlfredo Castelli e Tiziano Sclavi, autores de dois números cada, e pelo então estreante Maurizio Mantero, co-autor de 20 números. Os desenhistas são escolhidos com atenção, mas os resultados freqüentemente são decepcionantes se comparados com as páginas de Milazzo. São memoráveis as provas de Giorgio Trevisan e deRenzo Calegari (que continuarão a colaborar com Berardi até em outras séries), passáveis aquelas de Giancarlo Alessandrini e Carlo Ambrosini (ambos ainda longe de sua maturidade artística), enquanto são de nível modesto as contribuições de Bruno Marraffa, Giovanni Cianti, Sergio Tarquinio e Renato Polese.
1977| Aos episódios de Tiki, no Giornalino, alterna algumas histórias breves, entre as quais Un uomo onesto, com desenhos de Alessandrini, e Quasi sempre, desenhada por Milazzo, que, remanejada, constituirá o primeiro episódio da futura série Tom's Bar. No mesmo ano, escreve os números 167, 168 e 169 do Piccolo Ranger (intitulados, respectivamente, La vedova nera, Infamia! eL'ultimo atto) que saem nos meses de outubro a dezembro, com desenhos de Lina Buffolente. Em Skorpio, semanal gêmeo deLanciostory editado pela Lancio, inicia a publicação das histórias breves de Welcome to Springville, cuja parte gráfica fica aos cuidados de Milazzo e também de Calegari.
1978| Com o mesmo Calegari, projeta e realiza o calendárioImmagini del West, que é premiado na Mostra Internazionale del manifesto e del poster pubblicitario de Lerici.
1980| Na Bonelli, na coleção Un uomo un'avventura, sai o volumeL'uomo delle Filippine, textos de Berardi e desenhos, pintados com aquarela, de Milazzo.
1982| Nasce Orient Express, revista antológica editada pela Isola Trovata de Luigi Bernardi e, ao menos no início, completamente dedicada aos autores italianos. Berardi publica, a partir do segundo número, uma série de histórias breves, todas ilustradas por Milazzo (Una strana coppia no n.2, Dov'è Laura no n.3, Vecchio Frac no n.14, Jane, sweet Jane no n.21 e L'ultimo samurai no n.22) e retoma inclusive a série Welcome to Springville, escrevendo, para os desenhos de Calegari, uns dois episódios publicados nos números 5 e 9. Curiosa a publicação, no n.12, da história breve colorida I fondatori, extraída de um conto de ficção científica de Isaac Asimov: por trás do pseudônimo do misterioso autor M. M. Becami se escondem, de fato, as assinaturas de Maurizio Mantero, Berardi,Calegari e Milazzo.
1982| Ainda em Oriente Express, e sempre em dupla com Milazzo, cria Marvin il detective, protagonista de uma longa aventura (Il caso di Marion Colman - 48 páginas) publicada em capítulos: o primeiro sai no n.6, o último no n.13. No prólogo da história se vê uma deliciosa "participação" de Ken Parker, que faz o papel de um improvável vilão do cinema mudo.
1984| Em maio de 1984 sai o último número (o 59) da série regular de Ken Parker. Apesar de Berardi ter anunciado, em mais de uma ocasião, que a saga seria encerrada com a morte do protagonista, Ken sobrevive à série. O projeto dos autores é prosseguir as aventuras em revista, sem o peso de prazos editoriais fixos, como aqueles impostos pela mensalidade dos gibis bonellianos (aliás, já não respeitada nos últimos números). No n. 20 de Oriente Express (que, nesse meio tempo, passa à propriedade do editor Bonelli), que sai no mesmo mês, é publicada a história Cuccioli em cores e sem palavras. Quase ao mesmo tempo é inaugurada uma coleção de brochurados (no modelo dos álbuns franceses) que reedita as primeiras aventuras de Ken, remontadas e coloridas, alternadas à nova apresentação dos episódios de Welcome to Springville e outras histórias western de P. Eleuteri Serpieri. No n.23 de OE é publicado o primeiro capítulo da nova aventura longa de Ken Parker, Un principe per Norma, desenhada, além de Milazzo, também por Trevisan, que se concluirá no n.29, depois de 7 capítulos e 124 páginas no total.
1985| A crise das revistas de prestígio começa a fazer suas primeiras vítimas: com o n.30 OE fecha as portas e, para Ken, é hora de mais uma mudança. Quem o acolhe (de braços abertos) é o editor Rinaldo Traini, que começa a publicá-lo na sua revista, Comic Art. Em Comic Art são publicados os outros três episódios mudos (La luna delle magnolie in fiore, Soleado e Pallide Ombre) que, junto a Cuccioli, constituirão o volume Il respiro e il sogno, e outras duas longas aventuras em capítulos, Dove muoiono i titani e Un alito di ghiaccio.
1986| A colaboração de Berardi se estende também a L'Eternauta, em cujas páginas são publicadas adaptações curtas de alguns romances de Sherlock Holmes, com desenhos de Trevisan. As ambientações espelham com fidelidade os contos de Arthur Conan Doyle, e as feições de Holmes e do Doutor Watson são declaradamente inspiradas nos atores Basil Rathbone e Nigel Bruce, protagonistas, em dupla, das várias produções cinematográficas dedicadas ao famoso detetive.
1989| Sempre para a Comic Art, Berardi retoma o personagem deTommy Steele, protagonista da sua velha história publicada no Giornalino, inaugurando a minissérie Tom's Bar (que terá, ao todo, quatro episódios) e cria a série Giuli Bai & Co. que conta, de maneira leve e divertida, as despreocupadas aventuras de uns adolescentes da Gênova do final dos anos 50. Os primeiros três episódios são publicados em Comic Art: Come quella volta del prosciutto no n.59, Un ricco paio di stivaloni no n.66 e A tutto gasno n.67.
1989| Junto com Milazzo funda a Parker Editore, e dá início à reedição de todos os episódios de Ken no seu formato original. A coleção, chamada Serie Oro, se concluirá em agosto de 1994, depois de 62 números. Os últimos três reapresentam, em p/b e formato menor, as histórias publicadas em capítulos em revistas.
1989| São reatados os relacionamentos com a Bonelli: tanto Berardi quanto Milazzo começam a colaborar, separadamente, com Nick Raider. Berardi escreve argumento e roteiro do n.18, Mosaico per un delitto, publicado em novembro, com desenhos de Bruno Ramella.
1991| Na Bonelli se respira ares de renovação, e a Berardi é confiada até uma história do intocável Tex. Os desenhos das 344 páginas deOklahoma! (este é o título do roteiro) são confiados ao veteranoGuglielmo Letteri, mas no momento da publicação o editor resolve não publicá-la na série regular. Com isso, assim como já havia acontecido com o Tex desenhado por Buzzelli (que havia inaugurado a coleção fora-de-série dos Texoni), surge um novo suplemento que constituirá o precedente para a futura série dos Maxi Tex.
1992| Com o número zero, publicado em março de 1992, a Parker Editore apresenta a antológica Ken Parker Magazine, num formato (19,5 x 26cm) intermediário entre o bonelliano e aquele clássico das revistas de autor. A idéia é propor as novas aventuras de Ken junto a artigos relativos ao argumento da história enfocada e, eventualmente, outros não exclusivamente ligados ao nome de Berardi e Milazzo. Nos textos, Berardi volta a se valer da colaboração de Maurizio Mantero e da nova aquisição Valerio Rontini, enquanto que, nos desenhos, Milazzo reúne à sua volta um grupo de jovens colaboradores (Giuseppe Barbati, Pasquale Frisenda, Massimo Bertolotti,Laura Zuccheri) que têm em comum a etiqueta do Studio IM; de forma esporádica e solitária, colaboram nos desenhos Trevisan e o jovem talento Goran Parlov. Na Magazine, além das novas aventuras de Ken e da reapresentação de muitos personagens de Berardi (dentre os quais o último episódio inédito de Giuli Bai & Co., La spagnola sa amar così no n.4), também algumas velhas histórias do autor preferido de Berardi, Alex Toth.
1993| Entre os muitos reconhecimentos recebidos, leva o prêmioANAFI como melhor argumentista do ano, que consagra Berardi no olimpo dos quadrinhos italianos.
1994| Com a saída da edição dupla 19/20, a Ken Parker Magazineé adquirida pela Sergio Bonelli Editore e o personagem de Ken volta a fazer parte da escuderia que o viu nascer. A estrutura da revista não muda, e até se enriquece com a contribuição de vários autores e personagens da editoria milanesa. A engrandecer o time de desenhistas chegam os lápis de Renato Polese, Giovanni Freghieri e Josè Ortiz, enquanto que nos apêndices são publicados corposas histórias fora-de-série de Dylan Dog, Nick Raider, Nathan Never, Martin Mystère, Tex e Mister No.
1996| As mudanças editoriais de Ken parecem não ter fim: em janeiro sai o último número da Magazine. Depois de apenas três meses, porém, estréia a reedição das novas aventuras que haviam saído na revista, em volumes bimestrais monográficos no clássico formato bonelliano, que prosseguem a ordem da finada série Oro. A coleção é denominada Ken Parker Collezione, que é ladeada por algunsespeciais, com periodicidade semestral, trazendo novas aventuras inéditas: o primeiro sai em julho do mesmo ano.
1998| Em janeiro sai o último especial de Ken, Faccia di Rame, que, por enquanto, parece ter concluído de maneira definitiva a odisséia do personagem, deixando-o suspenso no limbo de uma prisão injusta e obrigando os leitores a se fazer perguntas que ficarão sem resposta. Já há alguns anos Berardi está completamente absorvido pelo seu novo personagem, Julia, cujo primeiro número sai em outubro do mesmo ano e que marca a interrupção do histórico relacionamento com o amigo Milazzo. A caracterização dos personagens é confiada ao talentoso Luca Vannini, também autor do primeiro número, enquanto que os onze episódios seguintes serão desenhados, na ordem, porCorrado Roi, Gustavo Trigo, Piero Dall'Agnol, Laura Zuccheri,Marco Soldi, Luigi Siniscalchi, Giorgio Trevisan, Giancarlo Caracuzzo, Valerio Piccioni, Sergio Toppi e Federico Antinori. Na ocasião, em seus raros momentos de relax, Berardi também voltou a tocar sua velha guitarra elétrica.
Dizem dele...
"Quando Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo me propuseram seu Ken, um loiro personagem de faroeste, inspirado, nas feições, em Robert Redford, imediatamente me dei conta de seu talento. E, apesar de não ser fácil, faço o possível para evitar de lhes impor os clássicos módulos expressivos bonellianos que fazem o grande sucesso, justo naqueles anos, de outras publicações por mim editadas. Ken Parker é um gibi cuja poesia freqüentemente se sobrepõe à ação, os diálogos têm mais importância que os tiros e os sopapos, e a montagem e estilo narrativo continuamente experimentam novas idéias e soluções."
Sergio Bonelli
"As boas histórias, para mim, são aquelas com bons personagens. Nesta sua frase (quase um aforismo), extraída de uma velha entrevista, Giancarlo Berardi desvenda o espírito de toda a produção com sua assinatura nos últimos vinte e cinco anos. Antes das histórias, vêm os personagens. E se estes são bons, também são boas as histórias. Quase um silogismo aristitotélico. Um ipse dixit.".
Moreno Burattini
"Conheci os queridos amigos Berardi e Milazzo num dia muito distante quando, no início de sua carreira, vieram me encontrar em meu estúdio e, desde então, confirmei que eram donos da matéria, tanto literariamente quanto graficamente. Muito tempo passou desde aquele dia e tanto Ivo quanto Giancarlo deram passos de gigante, queimando todas as etapas e afirmando-se com um estilo todo pessoal entre os maiores autores dos quadrinhos e da ilustração."
Aurelio Galleppini
Índice Pessoal
Testi
2003| 52' 53 59'
1985| 60
1986| 61a
1996| sp1' c5a
1998| sp4
1989| 18
1991| os1
1980| 27
Collana Rodeo 77| 121
78| 131
Il piccolo Ranger 77| 167 168 169
Orient Express
82| n.2, "Una strana coppia".
82| n.3, "Dov'è Laura?".
82| n.5, "Welcome to Springville".
82| n.6, "Marvin - Il caso di Marion Colman" I.
83| n.7, "Il caso di Marion Colman" II.
83| n.9, "Welcome to Springville".
83| n.11, "Il caso di Marion Colman" III.
83| n.12, "Il caso di Marion Colman" IV.
83| n.12, "I fondatori"
83| n.13, "Il caso di Marion Colman" V.
83| n.14, "Vecchio Frac".
84| n.21, "Jane, sweet Jane".
84| n.22, "L'ultimo samurai".
Ken Parker Magazine
92| n.4, "Giuli Bai & Co - La spagnola sa amar così".
93| n.8, "Tiki - Il ragazzo guerriero".
93| n.9, "Burocrazia".
93| n.10, "Tiki - Il giorno degli uccelli brillanti".
93| n.11, "S. Holmes - Uno scandalo in Boemia".
93| n.12, "Tiki - Petima fiore della foresta".
93| n.14, "WtS - Hatfield".
93| n.14, "Jane, Sweet Jane".
94| n.15, "S.Holmes - Un caso di identità".
94| n.16, "Tiki - Scimmie bianche".
94| n.16, "S. Holmes - Il mistero di Boscombe Valley".
94| n.17, "S. Holmes - La Lega dei Capelli Rossi".
94| n.17, "Notturno".
94| n.18, "WtS - Brian Walker".
94| n.18, "Una strana coppia".
94| n.19, "S. Holmes- L'uomo dal labbro storto".
95| n.28, "Tiki - L'inseguimento".
95| n.35, "L'inno".
96| n.36, "Tiki - Un piccolo grande amico".
96| n.36, "S. Holmes - I cinque semi d'arancia".
março 31, 2011
Tags: Ivo Milazzo
Por José Carlos Francisco
Devido ao interesse que já está a despertar a presença de IVO MILAZZO no próximo Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, Festival esse que decorrerá entre os dias 28 de Maio e 12 de Junho de 2011 e onde o autor italiano terá uma Exposição Individual com pranchas originais de Tex, Ken Parker, Tom’s Bar, Baden-Powell e Uomo Faber e onde comparecerá para gáudio dos seus fãs no fim de semana inaugural do Festival, dias 28 e 29 de Maio, publicamos hoje no blogue do Tex a sua extensa e completa bibliografia.
Bibliografia de Ivo Milazzo
ARNOLDO MONDADORI
Paperino (Pato Donald) e Topolino (Rato Mickey)
«Almanacco Topolino» nº 197, Topolino e il francobollo rivelatore (arte final de Giorgio Rebuffi).
«Topolino» nº 917, Paperino e il safari fotografico (arte final de Luciano Bottaro).
«Almanacco Topolino» nº 200, Topolino e la “Banda Ombra” (arte final de Giorgio Rebuffi).
«Topolino» nº 932, Paperone e la scomparsa di Paperopoli (arte final de Luciano Bottaro).
EDITORIALE CEPIM
Ken Parker
«Ken Parker» nº 1; 2; 3; 4; 5; 7; 8; 12; 15; 19; 25; 26 com Carlo Ambrosini; 30; 32 com Carlo Ambrosini; 35 com G. Cianti; 36; 40; 46; 50 com Renato Polese, Giorgio Trevisan e Carlo Ambrosini; 54; 58
Un uomo un’avventura
«Un uomo un’avventura» nº 27, L’uomo delle Filippine, 1980.
PARKER EDIZIONI
Ken Parker
«Ken Parker – Serie Oro» nº 60 com Giorgio Trevisan; 61; 62
«Ken Parker Magazine» nº 1 e 2 com Giuseppe Barbati e Pasquale Frisenda; nº 3, 4 e 5 com Giuseppe Barbati, Massimo Bertolotti, Pasquale Frisenda e Goran Parlov; nº 6 com Pasquale Frisenda; nº 7 e 8 com Giorgio Trevisan e Studio Iemme; nº 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15 com Giuseppe Barbati, Massimo Bertolotti, Pasquale Frisenda e Laura Zuccheri; nº 16, 17 e 18 com Massimo Bertolotti, Pasquale Frisenda e Laura Zuccheri.
Giuli Bai
«Ken Parker Magazine» nº 4.
Tiki
«Ken Parker Magazine» nº 8; 10; 12; 16
Storie libere
«Ken Parker Magazine» nº 14; 17; 18.
SERGIO BONELLI EDITORE
Ken Parker
«Ken Parker Magazine» nº 19 e 20 com Massimo Bertolotti, Pasquale Frisenda e Laura Zuccheri; nº 21, 22 e 23 com Renato Polese; nº 24; 25; 30; 31; 32.
«Ken Parker Speciale», 1996, La leggenda di Kennissuaq.
«Ken Parker Speciale», 1997, Ai tempi del Pony Express.
«Ken Parker Speciale», 1998, Faccia di Rame com Luca Vannini e Pasquale Frisenda.
Tiki
«Ken Parker Magazine» nº 28; 36.
Mágico Vento
«Magico Vento» nº 30; 36; 40; 44; 52; 57; 61; 69; 70; 79; 89.
Nick Raider
«Nick Raider» nº 5; 22.
Tex
«Tex», Albo Speciale nº 13, Sangue sul Colorado, 1999.
LIZARD
Impeesa. La grande avventura di Baden Powell, 2007.
Il boia rosso, 2007.
DE AGOSTINI
Uomo Faber, 2010.
Pesquisa de José Carlos Francisco baseada no livro Lezioni di Fumetto: Ivo Milazzo, de Davide G. G. Caci, publicado por Coniglio Editore; Outubro 2009.
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Autores por José Carlos Francisco
9 Responses to “Ivo Milazzo: A Bibliografia”
GCM
Non dimenticare il bel volume dedicato all’artista Fabrizio De André.
José Carlos Francisco
Grazie mille per la segnalazione di più questo volume del grandissimo Maestro Ivo Milazzo, carissimo Maestro Giancarlo.
Dovrei aggiornare subito questa informazione
Alberto
Não foi mencionada uma revista ou série sobre Batman (Gothan City) que inclusive foi publicada no Brasil.
Ezequiel Guimarães
Muito interessante o post dedicado ao mestre Milazzo.
Em Mágico Vento, além das citadas, Milazzo desenhou também as edições:
52 – Cadáveres Ilustres
57 – O Inimigo Invisível
79 – Cinco Balas de Ouro
E nas edições 61 e 62 com Pasquale Frisenda, a edição 61 é de Milazzo e a 62 é de P. Frisenda.
Abraços.
Ezequiel Guimarães
Ah, só outras observações:
de GIULI BAI & CO, além da Ken Parker Magazine 4 ( que é a 4a. história “LA SPAGNOLA SA AMAR COSI’), lembro também das outras três desenhadas pelo mestre:
1 – COME QUELLA VOLTA DEL PROSCIUTTO
Comic Art 59 – 9 Tavole COL – Editrice Comic Art – settembre 1989
2 – UN RICCO PAIO DI STIVALONI
Comic Art 66 – 6 Tavole COL – Editrice Comic Art – aprile 1990
3 – A TUTTO GAS
Comic Art 67 – 6 Tavole COL – Editrice Comic Art – maggio 1990
E Milazzo também desenhou:
DIABOLIK: VINCA IL MIGLIORE
Volume DIABOLIK VISTO DA LONTANO – 16 Tavole BN – Casa Editrice Astorina – novembre 2002
De TIKI, além das citadas ( que são as histórias 5 – L’INSEGUIMENTO e a 6 – UN PICCOLO GRANDE AMICO ), temos as 4 primeiras também desenhadas por ele:
1- IL RAGAZZO GUERRIERO
Bierreci Special Catalogo Mostra Internazionale dei Cartoonist di Rapallo – 12 Tavole BN – Comune di Rapallo – febbraio 1976
Il Giornalino 43 – 12 Tavole BN – Editrice Pia Società San Paolo – 1976
Collana Le Nuvole TIKI – 12 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – settembre 1980
Ken Parker Magazine 8 – 16 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Parker Editore – aprile 1993
Collana Le Mani Comics TIKI – 16 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Edizioni Le Mani – novembre 2002
2 – IL GIORNO DEGLI UCCELLI BRILLANTI
Il Giornalino 45 – 12 Tavole BN – Editrice Pia Società San Paolo – 1976
Collana Le Nuvole TIKI – 12 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – settembre 1980
Ken Parker Magazine 10 – 16 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Parker Editore – giugno 1993
Collana Le Mani Comics TIKI – 16 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Edizioni Le Mani – novembre 2002
3 – PETIMA FIORE DELLA FORESTA BRILLANTI
Il Giornalino 50 – 12 Tavole BN – Editrice Pia Società San Paolo – 1976
Collana Le Nuvole TIKI – 12 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – settembre 1980
Ken Parker Magazine 12 – 16 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Parker Editore – settembre 1993
Collana Le Mani Comics TIKI – 16 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Edizioni Le Mani – novembre 2002
4 – SCIMMIE BIANCHE
Il Giornalino 11 – 12 Tavole BN – Editrice Pia Società San Paolo – 1977
Collana Le Nuvole TIKI – 12 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – settembre 1980
Ken Parker Magazine 16 – 16 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Parker Editore – febbraio 1994
Collana Le Mani Comics TIKI – 16 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Edizioni Le Mani – novembre 2002
Abraços.
Ezequiel Guimarães
Desculpe ZECA, sobre TIKI, as outras já haviam sido citadas no texto; é que estão separadas por editoras, e como eu estava lendo e tive que parar algumas vezes ( não li o texto todo de uma vez), ao ler sobre TIKI em apenas dois KP Magazine, inclui a observação no comentário anterior, me desculpe, e desconsidere-a.
Obrigado.
Abraço.
Ezequiel Guimarães
Outras séries/histórias desenhadas pelo mestre:
TOM’S BAR
1 – QUASI SEMPRE
Il Giornalino 22– 4 Tavole BN – Editrice Pia Società San Paolo – maggio 1977
Gli Albi di Orient Express 24 FANTASTICHERIA DIECI STORIE BREVI – 6 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Edizioni L’Isola Trovata – marzo 1987
Volume TOM’S BAR – 6 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Parker Editore – aprile 1991
Collana Le Mani Comics TOM’S BAR – 6 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Edizioni Le Mani Comics – maggio 1999
2 – DELTA BLUES
Comic Art 27 – 9 Tavole BN – Editrice Comic Art – novembre 1986
Gli Albi di Orient Express 24 FANTASTICHERIA DIECI STORIE BREVI – 9 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – marzo 1987
Volume TOM’S BAR – 9 Tavole BN – Parker Editore – aprile 1991
Collana Le Mani Comics TOM’S BAR – 6 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Edizioni Le Mani Comics – maggio
3 – LADY BE GOOD
Comic Art 53 – 16 Tavole BN – Editrice Comic Art – marzo 1989
Volume TOM’S BAR – 16 Tavole BN – Parker Editore – aprile 1991
Collana Le Mani Comics TOM’S BAR – 6 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Edizioni Le Mani Comics – maggio
4 – BIANCO NATALE
Comic Art 62 – 16 Tavole BN – Editrice Comic Art – dicembre 1989
Volume TOM’S BAR – 16 Tavole BN – Parker Editore – aprile 1991
Collana Le Mani Comics TOM’S BAR – 6 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Edizioni Le Mani Comics – maggi
WELCOME TO SPRINGVILLE
2 – HORACE WARD
Skorpio 45 – 12 Tavole BN – Eura Edizioni – 1977
Collana Le Nuvole WELCOME TO SPRINGVILLE – 12 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – ottobre 1980
Collana West 5 OMBRE E POLVERE – 12 Tavole COL – Edizioni L’Isola Trovata – settembre 1985
Collana Le Mani Comics WELCOME TO SPRINGVILLE – 12 Tavole BN – Edizioni Le Mani – aprile 2000
6 – JOHN C. EBERHART
Skorpio 16 – 12 Tavole BN – Eura Edizioni – 1978
Collana Le Nuvole WELCOME TO SPRINGVILLE – 12 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – ottobre 1980
Collana West 5 OMBRE E POLVERE – 12 Tavole COL – Edizioni L’Isola Trovata – settembre 1985
Collana Le Mani Comics WELCOME TO SPRINGVILLE – 12 Tavole BN – Edizioni Le Mani – aprile 2000
9 – JOE HIGBY
Skorpio 31 – 12 Tavole BN – Eura Edizioni – 1978
Collana Le Nuvole WELCOME TO SPRINGVILLE – 12 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – ottobre 1980
Collana West 5 OMBRE E POLVERE – 12 Tavole COL – Edizioni L’Isola Trovata – settembre 1985
Collana Le Mani Comics WELCOME TO SPRINGVILLE – 12 Tavole BN – Edizioni Le Mani – aprile 2000
10 – MO-WO-THA
Skorpio 39 – 12 Tavole BN – Eura Edizioni – 1978
Collana Le Nuvole WELCOME TO SPRINGVILLE – 12 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – ottobre 1980
Collana West 5 OMBRE E POLVERE – 12 Tavole COL – Edizioni L’Isola Trovata – settembre 1985
Collana Le Mani Comics WELCOME TO SPRINGVILLE – 12 Tavole BN – Edizioni Le Mani – aprile 2000
FANTASTICHERIA
UNA STRANA COPPIA
Lancio Story 6 – 10 Tavole BN – Eura Edizioni – febbraio 1979
Gli Albi di Orient Express 24 FANTASTICHERIA DIECI STORIE BREVI – 10 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – marzo 1987
Ken Parker Magazine 18 – 10 Tavole BN – Parker Editore – aprile 1994
NOTTURNO
Il Mago 99 – 6 Tavole BN – Arnoldo Mondadori Editore – giugno 1980
Gli Albi di Orient Express 24 FANTASTICHERIA DIECI STORIE BREVI – 6 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – marzo 1987
Ken Parker Magazine 17 – 6 Tavole BN – Parker Editore – marzo 1994
DOV’E’ LAURA?
Orient Express 3 – 8 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – agosto 1982
Gli Albi di Orient Express 24 FANTASTICHERIA DIECI STORIE BREVI – 8 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – marzo 1987
VECCHIO FRACK
Noi I Cantautori Club Tenco E Dintorni – 4 Tavole BN – Lato Side Editori – agosto 1982
Gli Albi di Orient Express 24 FANTASTICHERIA DIECI STORIE BREVI – 8 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – marzo 1987
JANE, SWEET JANE
Glamour International Magazine 13 – 6 Tavole BN – Glamour International Production – novembre 1983
Gli Albi di Orient Express 24 FANTASTICHERIA DIECI STORIE BREVI – 4 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Edizioni L’Isola Trovata – marzo 1987
Ken Parker Magazine 14 – 4 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Parker Editore – novembre/dicembre 1993
L’ULTIMO SAMURAI
Orient Express 22 – 4 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – giugno 1984
Gli Albi di Orient Express 24 FANTASTICHERIA DIECI STORIE BREVI – 4 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – marzo 1987
STRIP BLUES
Volume BERARDI & MILAZZO GLAMOUR BOOK – 6 Tavole BN – Glamour International Production – GENNAIO 1985
Gli Albi di Orient Express 24 FANTASTICHERIA DIECI STORIE BREVI – 4 Tavole BN rimontate su 3 strisce – Edizioni L’Isola Trovata – marzo 1987
PARKER ADDERSON,FILOSOFO (12 tavole BN – disegni di I. Milazzo – ristampato in Gli Albi di Orient Express 24 FANTASTICHERIA DIECI STORIE BREVI – Edizioni L’Isola Trovata – marzo 1987
MARVIN, IL DETECTIVE
1 – IL CASO DI MARION COLMAN
Orient Express 6 – IL CASO DI MARION COLMAN – 1° parte 11 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – dicembre 1982
Orient Express 7 – OVER THERE – 2° parte 9 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – gennaio 1983
Orient Express 11 – MARVIN NON MOLLA – 3° parte 7 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – giugno 1983
Orient Express 12 – MARVIN INSACCA– 4° parte 11 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – luglio 1983
Orient Express 13 – IL CASO E’ CHIUSO – 5° parte 9 Tavole BN – Edizioni L’Isola Trovata – agosto 1983
I Protagonisti 6 MARVIN IL DETECTIVE: IL CASO DI MARION COLMAN – 47 Tavole COL – Edizioni L’Isola Trovata – dicembre 1984
Collana La Nuova Mongolfiera 26 – MARVIN IL DETECTIVE – 47 Tavole BN – Editori del Grifo – settembre 1990
Collana Le Mani Comics MARVIN – 47 Tavole BN – Edizioni Le Mani – novembre 2003
LUCI E OMBRE
SUPERFLY
Comic ART 73 – 8 Tavole COL – Editrice Comic Art – novembre 1990
Volume LUCI E OMBRE – 8 Tavole COL – Edizioni Lizard – aprile 2000
DRIIIN
Comic ART 75 – 4 Tavole COL – Editrice Comic Art – gennaio 1991
Volume LUCI E OMBRE – 4 Tavole COL – Edizioni Lizard – aprile 2000
OMBRE CINESI
Comic ART 78 – 4 Tavole BN – Editrice Comic Art – aprile 1991
Volume LUCI E OMBRE – 4 Tavole BN – Edizioni Lizard – aprile 2000
LA CONQUISTA DEL MESSICO
Comic ART 79 – 4 Tavole BN – Editrice Comic Art – maggio 1991
Volume LUCI E OMBRE – 4 Tavole BN – Edizioni Lizard – aprile 2000
ECOLOGICA
Ken Parker Magazine Dossier – 3 Tavole BN – Parker Editore – marzo 1992
L’INNO (Soggetto e Sceneggiatura G. Berardi & I. Milazzo)
Ken Parker Magazine 35 – 24 Tavole BN – Sergio Bonelli Editore – dicembre 1995
Volume LUCI E OMBRE – 24 Tavole BN – Edizioni Lizard – aprile 2000
Abraços
José Carlos Francisco
Amigo Ezequiel, obrigado pelas informações trazidas por si e que corrigem e complementam a bibliografia de Ivo Milazzo.
Quanto a Mágico Vento, actualizei o post até porque havia mesmo alguns erros que já vieram da edição italiana onde foi publicada esta bibliografia: “Lezioni di fumetto: Ivo Milazzo“.
Quanto ao porquê de por exemplo Tarzan ou Diabolik não constarem da bibliografia oficial do Milazzo, eis a resposta que ele próprio enviou ao blogue do Tex:
“Caro Josè, perché è un dettaglio legato al percorso di apprendimento ed esperienza di un autore. Non è così fondamentale per capire nell’essenza la formazione del mio linguaggio attuale.”
Ou seja, o Mestre Milazzo considera esses seus trabalhos como fazendo parte do seu percurso de aprendizagem e experiência de autor e por isso não é assim fundamental para a compreensão na essência da formação da sua linguagem actual.
Ezequiel Guimarães
IVO MILAZZO
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ALGUNS DESENHOS
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